Jogar numa distribuição Linux? Aqui ficam 2 boas sugestões
Muitos utilizadores criticam as distribuições Linux pela falta de aplicações multimédia e especialmente pela falta de compatibilidade ao nível dos jogos. É verdade que, no segmento dos jogos, o sistema operativo Windows é incomparável mas há algumas distribuições Linux que foram pensadas para garantir a melhor jogabilidade.
Hoje deixamos duas boas sugestões para quem acha que jogar é só (e apenas) no Windows!
#1 Ubuntu Game Pack
Como todos sabem o Ubuntu tem várias variantes como é o caso do Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu Studio, que têm como base o Linux Debian. O que se calhar muitos não sabem é que existe uma distribuição Linux direcionada para o mundo dos jogos.
Chama-se Ubuntu Game Pack e tem suporte para mais de 28 924 jogos e aplicações que foram desenhados para Windows. Esta distribuição traz vários emuladores e também vem com o Steam, Lutris, Wine e PlayOnLinux pré-instalados.
Pré-Requisitos
- CPU Intel ou AMD com velocidade superior a 2 GHz;
- 1 GB de RAM;
- 9 GB de espaço livre em disco
- Gráfica NVIDIA serie 4000, Radeon serie 8500 ou Intel HD
#2 - Steam OS
Esta distribuição Linux, usada nas “consolas” Steam Machine, tem revolucionado no mundo dos jogos. O SteamOS é um fork do Debian Linux, e tem várias alterações ao nível do Kernel Linux com o objetivo de garantir o melhor rendimento dos jogos no sistema. O ambiente gráfico é o GNOME, oferecendo uma interface bastante simples e robusta.
O Steam OS oferece suporte para jogos de última geração e suporta ainda um conjunto vasto de acessórios de gaming.
Pré-Requisitos
- CPU Intel ou AMD de 64 bits (Pentium 4 o Athlon 64);
- 4 GB de RAM;
- Disco de 200 GB
- Gráfica NVIDIA serie 4000, Radeon serie 8500 ou Intel HD
Pipplware é uma autêntica consola de jogos...
Para quem tem um Raspberry Pi, não esquecer que a distribuição desenvolvida pelo Pplware, o Pipplware consegue transformar o mini PC numa autêntica consola de jogos. Se ainda não tem um Raspberry Pi veja aqui a nossa promoção que vem já com o Raspberry PI 3 Model B+ e com o novo PiPplware 6.1.
Além destas distribuições existem mais algumas cujo foco é o gaming. Num próximo artigo iremos apresentar mais algumas sugestões que consideramos bastante interessantes.
Este artigo tem mais de um ano
Jogo no Ubuntu 16.04, principalmente o CS-Go, mas depois que a Steam mudou o meu inicial do jogo não consegui mais jogar, ele fica travado, não reconhece o mouse o que torna impossível tentar mudar alguma configuração… E para fechar o CS_GO só matando o processo no monitor do sistema…
Também uso o steam no ubuntu e não tenho o mínimo problema. O novo layout está bem à maneira. Faz um backup dos jogos do steam, desinstala, reinicia a máquina, confirma que as pastas /Steam e /.Steam foram eliminadas e instala a nova versão.
Pérolas, curioso que eu entro em propriedades do jogo na aba “Arquivos Locais” e clico em “verificar integridade dos arquivos locais”, e após a verificação indica que está tudo perfeito… Mas vou seguir tua dica, vou desinstalar e reinstalar o jogo novamente…. Valeu!!
Há um commando no inicio no steam para voltar ao menu anterior. Se tudo não resultar pode jogar desta forma.
Rui Castro, eu segui um tutorial que recomendava fazer o seguinte: Ir nas propriedades do jogo (no caso CS-GO), e na aba “Geral” clicar em “Defenir opções de inicalização”, ai abre uma pequena janela onde deve-se digitar o comando “scaleform”, ao fazer isso o jogo a princípio inicializaria com o menu antigo…fiz isso mas não funcionou.
Também já desinstalei e reinstalei o jogo novamente, mas continua com o mesmo problema, curioso que antes da atualização o jogo rodava perfeitamente…rsrs
Não conseguindo resolver, podes reportar o problema aqui:
https://github.com/ValveSoftware/csgo-osx-linux/issues
Parece com o novo update de ontem há um novo comando:
-legacyscaleformui
Mas eles pedem que se houver problemas para os contactar
“– Users who experience technical issues running CS:GO Panorama UI are encouraged to email CSGOTeamFeedback [at] valvesoftware.com and include #PanoramaUI in the subject line.”
http://blog.counter-strike.net/index.php/2018/08/20877/
Rui Castro, comentei sem ver que você já tinha comentado como resolver o problema, foi mal…rsrsr
Encontrei como mudar a interface inicial do CS-Go (panorama UI) para a versão anterior, o comando correto é: -legacyscaleformui
http://blog.counter-strike.net/index.php/2018/08/20877/
Jogo csgo no windows porem quero jogar no linux, me mande um email para me ajudar a trocar, ate hj so nao sai do windows por causa disso!
Nunca o fiz mas sei que há gente a fazer pricipalmente cheaters. Instala o Steam no Ubuntu e depois instala o CSGO. Há vários videos a mostrar o csgo no linux
Instalar steam no ubuntu 16.04 LTS: sudo apt update && sudo apt install steam
Enjoy 😀
SteamOS não serve como desktop.
sim serve ou podes instalar o Steam em qualquer outro Distro. Steam OS é somente debian com steam
Não serve, macOS é tudo de bom.
Mas não falei nada sobre o MAC. Tambem é um sistema viavel para jogar. Por vezes há jogos que ainda não funcionam no Mac e com dual boot podes jogar tanto com o Steam para Windows como o Steam para Linux. Escolha é sua
Boas pessoas, há grande diferença entre jogar no Ubuntu 18.04 (com Gnome) e jogar no Lubuntu 18.04 com LXDE? A interface gráfica muda muita coisa no quesito “performance”? Quais vossas opiniões?
Boas William, dá uma olhada no seguinte vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=J6pCHM10RQk
Ele fala muito, mas mais ou menos a partir dos minutos 08:45 ele começa a falar sobre qual a melhor distribuição para jogos.
Resumo da questão: se a máquina tiver hardware com bons recursos não faz muita diferença a interface gráfica.
Jogar no Linux, meu deus é cada pérola
Tá, vamos jogar jogo de cartas, super tux, pacman – o que há de mais moderno no linux
Tu deves viver no seculo passado só pode….
OK. Tu podes jogar a esses, os outros jogam aos jogos do século XXI !
Qualquer jogo decente e preciso Mac ou Windows. Linux para jogos em wine e de rir…so um toto
Esquece o wine! É como beber um bom vinho em copo de plástico! Com o Steam não precisas de wine e existem «N» jogos para linux campeões de «bilheteira»! Mais, o facto de hoje em dia se jogar, cada vez mais, on-line, a melhor plataforma e mais económica, para servidores, ser linux, faz com que os desenvolvedores construam os jogos, de raiz, para rodar em servidores linux que depois podem, mais facilmente, converter para uma versão cliente linux.
Se fosse isso mesmo tu não irias dar-se ao trabalho de comentar neste artigo.
Trollagem de fanboy em busca de flamewar.
Windows até concordo tem uma biblioteca maior, mas Mac ? tem pouquíssimos.
Tenho 59 jogos para Linux na minha biblioteca da Steam… dos quais 4700 horas em Dota 2, dos mais jogados da Steam, e nem 1 hora em Windows/wine.
Olha João Migo o windows pode ter mais jogos mas os do linux tem mais qualidade. E eu sei do que falo mas tu não sabes 🙁
Lutris + DXVK para rodar jogos DX11 com performance nativa. Atualizares-te um pouco so te fazia bem 🙂
Pra jogos AAA o Linux não serve, eu que sou gamer hardcore, sinto lhes informar que Linux não serve pra nada.
Linux falhou no desktop.
Tu não sabes é o k dizes. Também sou gamer hardcore, e só uso Linux já faz 18 anos.
Então não és, quem é gamer de verdade, usará sempre Windows. Quando todos os jogos que existem no Windows rodarem de forma oficial no Linux (sem gambiarras de Wine e similares) então a gente conversa.
Enquanto isso, o desktop como conhecemos provavelmente vai morrer e o Linux ainda vai tá como está hoje.
Só não sou pk não jogo os jogos todos que tu jogas? Podia dizer o mesmo, não jogas o que eu jogo logo também não és. Agora dizer que só és hardcore gamer se jogares em windows é que é grande treta.
Claro, o Windows é a plataforma oficial dos gamers de PC.
A não ser que prefiras uma consola.
Aceita logo, é melhor que ficar batendo na mesma tecla.
Linux tem games, mas nada comparado ao Windows.
@AlexD
Uma coisa é ter mais jogos, outra coisa é ser “gamer”. Faço praticamente tudo o k fazes em windows, algumas coisas mais, outras menos, e jogo os jogos que quero, com a qualidade igual ou melhor que windows.
Não tou a ver o pk de menosprezar a plataforma.
Ser gamer extreme não é jogar bem no windows….
É jogar bem EM QUALQUER PLATAFORMA.
Agora cria vergonha e volta para seu lugar “gamer” de araque.
Quem Usa o LINUX é porque não tem saco para o Rwindows. Vc está certissimo: O GNU|LINUX NUNCA será igual ao Rwindows! Os Mibs são muito melhores p viver de apertar botões. Estamos falando sobre DESENVOLVEDORES que costumam usar mais de 10% da cabeça animal… O dia em que algguem do Rwindows zerar um FPS do Linux, será quase igual a #rms
Viva Carlos,
Que distro usas? Apenas uso windows para jogar World of Warcraft… apesar das minhas tentativas nunca consegui por a funcionar em linux (apenas com o wine, mas tive problemas na altura).
Any tips?
WoW não é suportado nativamente em Linux, mas pelo que sei funciona muito bem em wine. Uso o Arch Linux mas é capaz de ser “hardcore” demais para novatos no linux. Podes tentar o Solus OS ou o Antergos.
Os jogos que tenho na library da Steam correm todos em Arch Linux, não noto qualquer diferença em termos de qualidade. Não volto a usar Windows porque hoje em dia os obstáculos que existiam já não existem. Anda aqui muita gente que não sabe do que fala, mas entende-se…Linux não é para quem quer a papinha toda feita e dar uso à mente não é para todos. É melhor ter um Windows a mamar recursos com porcaria que não faz falta, ter aplicações instaladas sem consentimento e ser controlado pela Microsoft.
Enquanto não rodar os principais jogos e lançamentos, fica para 2° opção para emular ou não jogos antigos ou pouco jogado pela grande maioria do jogadores.
+1
Gosto muito de jogar no RaspberryPi com o Retropie. Vou experimentar o Pipplware.
Eu não uso steam pois prefiro ter os jogos instalados no meu pc.
Mas a Steam não instala os jogos no PC?
Sim, mas na Steam tens de as comprar 1º 😉
“Esta distribuição Linux, usada nas “consolas” Steam Machine, tem revolucionado no mundo dos jogos.”
Bahahahahahahahahah!
Ó, espera, ele está a falar a sério.
É que basta ir ao site GamingOnLinux para se ver que o SteamOS é quase um erro de arredondamento, nem 1% dos utilizadores desse site o usam.
E se formos ver ao Steam, o SteamOS nem aparece nas estatísticas de hardware e software. Mas bom, o Linux só é usado por 0,46% dos utilizadores do Steam, por isso…
O que revolucionou foi Valve dedicar ao Linux. Fez com que vários motores como o Unity produzisse jogos tanto para windows, mac, switch, ps, xbox, android e linux. Se reparares cada jogo novo que sai vai dando suporte para linux. Ainda ontem li um artigo que a valve alem de suporte nativo para linux tambem vai fazer um fork do PlayOnLinux e correr jogos do windows no linux com wine mas com configurações automatics.
A Valve não pode estar dependente da Microsoft, tem de ter a sua propria plataforma caso os acordos com a Microsoft começar não ser favoravel, por isso a razão do Steam OS. Claro está ainda muito verde mas está ali sempre como plano B da Valve e assim consegue manter a Microsoft no seu lugar.
Pouquíssimos jogos têm versões para macOS e Linux,porque apesar de em teoria o Unity, e não só, suportarem ambos, na prática a coisa nunca é assim tão simples. E mesmo por mais simples que seja, acaba sempre por ser mais versões do jogo a que depois é preciso dar suporte, e isso custa dinheiro.
E no fim das contas, literalmente, se não houver gente suficiente a pagar, não há razão nenhuma para fazer esse investimento. Mais facilmente vês versões para iOS e Android…
Quero jogare FIFA no meu Ganoo/Shittux
Tem um rumor de que a Valve estaria trabalhando em um recurso que permitiria executar os games Windows no Linux.
https://www.gamingonlinux.com/articles/valve-may-be-adding-support-for-using-compatibility-tools-for-playing-games-on-different-operating-systems.12349
Se o Steam OS é uma valente “banhada” que distro aconselhariam para dar uns tirinhos e conduzir uns camiões?
Como vou evoluir o meu Pentium 4 para algo um pouquito melhor e que vai funcionar a 64 Bits (Intel E7300) com 4 GB de RAM deverei manter-me nos Mint?
Eu usaria talvez o Lubuntu, usaria menos memoria
Lubuntu não é mau e mais bonito que o Xubuntu mas eu gosto mais do Mint… 😀
Para máquinas menos musculadas, a nível profissional, instalo em clientes o xubuntu e é sempre a abrir…
Há o MINT Xfce que é mais leve. No fundo é igual ao XUBUNTU
Boas pessoal
Tenho o Ubuntu 16.04 e gostava de saber como poderei fazer para instalar e jogar o World of Warcraft. Alguém pode me ajudar por favor? Obrigado pela atenção
Cumprimentos
Segundo o WineHQ sim
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=1922
Vai à app store do Ubuntu e instala o PlayonLinux porque está na lista deles e deve configurar tudo sem muito stress:
https://www.playonlinux.com/en/supported_apps-1-0.html
Irei tratar disso.
Muitissimo obrigado 🙂
Muitissimo obrigado 🙂
Gostava de instalar o Steam OS num PC virgem mas o que a Steam disponibiliza não é um ficheiro ISO e ainda por cima tem um ficheiro com extensão “.exe”. Nõa deveria existir em ISO?
AlexD, deves ser gamer hardcore da nabiça, não tens ideia do que se pode fazer em Linux atualmente, especialmente na área do gaming.