Jekyll – Crie sites e blogs em poucos segundos
Com os avanços das tecnologias direcionadas para a Internet é comum hoje encontrarmos plataformas para quase tudo. Um desses exemplos é a plataforma Jekyll que permite criar sites em poucos segundos, a partir de qualquer nota pessoal, e sem qualquer complicação.
Vamos aprender a instalar esta plataforma.
Uma das vantagens do Jekyll comparativamente a muitos outros CMS é o facto de não necessitar de base dados! A plataforma tem sistema de comentários (incluindo moderação de comentários) e suporte HTML e CSS.
Como instalar no Ubuntu 15.10?
Para instalar o Jekyll basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Instalar o Ruby
sudo apt-get install ruby-full |
Passo 2) Instalar o Jekyll usando o gem
sudo gem install jekyll |
Uma vez instalada a plataforma vamos criar o nosso primeiro website. Para isso vamos posicionarmos-nos em /home e executar o seguinte comando:
sudo jekyll new pplware.try |
Acedendo à directoria criada deveremos ver a seguinte estrutura.
Vamos agora meter o site online. Para isso basta usar o seguinte comando, sendo que 192.168.1.187 é o endereço IP da máquina que usamos para este tutorial.
sudo jekyll server --host 192.168.1.187 & |
Depois basta abrir um browser com o endereço definido, seguido do porto 4000. O resultado deverá ser idêntico ao apresentado na imagem seguinte.
Para quem precisa de um serviço rápido de publicação de conteúdos, o jekyll é sem duvida uma boa opção. Para quem precisar de perceber como funciona a gestão de conteúdos/posts, basta que consulte a página do projecto aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendi bem o objetivo deste projeto. Por exemplo eles têm layouts pre-definidos de sites ou somos nós que teremos de os fazer?
Não entendi…
O Jekyll tem um template muito básico, e mais voltado para blogs. No entanto, há bastantes templates disponíveis. Por exemplo em http://jekyllthemes.org/
O Pedro Pinto é o maior 🙂
Bom artigo!
Coisas interessantes que o pessoal pode seguir.
Fica aqui a sugestão para outra solução na mesma linha, https://hexo.io
Na verdade o Jekyll não é um CMS, mas sim um gerador de sites estáticos. Ficou muito por dizer, nomeadamente a sua principal diferença para os muitos concorrentes, que é o facto do Jekyll ser o motor do Github Pages.
Quem quiser saber mais sobre geradores de sites estáticos basta ir a http://www.staticgen.com/