Gnome 3.8 já está disponível e com muitas novidades
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
Após seis meses da ter sido apresentada a ultima versão, eis que chegou o Gnome 3.8 com muitas interessantes novidades.
A equipa responsável pelo projecto Gnome, anunciou durante o dia de ontem a disponibilização do Gnome 3.8. Esta versão chega seis meses depois da ultima versão estável e traz consigo novas funcionalidades, actualizações e melhorias significativas e um conjunto de pequenos bugs corrigidos com o objectivo de satisfazer as necessidades dos utilizadores e dos novos projectos que têm como objectivo oferecer a melhor integração com o utilizador.
Na prática, esta versão reúne cerca de 35.936 contribuições que foram proposta por cerca de 960 utilizadores.
Esta nova versão foi aplaudida por algumas empresas de peso no mundo tecnológico, como é o caso da INTEL. Para Imad Sousou, director do centro de tecnologia open source da Intel,
A Intel está feliz em participar na comemoração do lançamento do GNOME 3,8. Muitos de nossos engenheiros fazem parte desta comunidade forte, que mais uma vez se reúnem para impulsionar a inovação e oferecer constantemente melhorias ao desktop Linux.
Além de Imad Sousou, o líder do projecto Debian, Stefano Zacchiroli, também felicitou a equipa do Gnome pelo que tem sido conseguido neste projecto. Outras reações, podem ser visualizadas aqui
Nesta versão a privacidade foi um dos pontos onde a equipa de desenvolvimento mais apostou. O Gnome 3.8 inclui novos mecanismos que permitem um melhor controlo das informações presentes no sistemas. Além disso, esta é a primeira versão que apoia e aposta no projecto OwnCloud.
Resumo das novidades do Gnome 3.8
- Mais fácil encontrar a aplicação pretendida, uma vez que foi redesenhada a aplicação launching view
- Melhorias na pesquisa, com novos filtros e controlo dos resultados
- Novas definições de privacidade, que permitem controlar o acesso aos conteúdos do computador
- Uma nova aplicação de relógio, que oferece o horário para diferentes países do mundo, alarme, entre outras funcionalidades
- Modo clássico para quem prefere um ambiente de trabalho mais tradicional
- Melhorias no rendering das animações, que resultam em transições mais suaves entre janelas e também aquando do redimensionamento de janelas.
- Muitas melhorias na interface que aumentam a performance de todos os módulos que fazem parte do GNOME.
Aqui fica um vídeo produzido pelo site webupd8, com todas as novidades
São muitas as novidades presentes nesta versão. Nos próximos dias o Pplware irá apresentar de uma forma mais detalhada cada uma das novas funcionalidades/inovações presentes nesta versão.
Homepage: Gnome 3.8
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Como atualizar o sistema para utilizar este novissimo GNOME 3.8?
Obrigado
se queres um método independente da distro tems que compilar
Depende do SO, no ubuntu terás de esperar até que a versão seja lançada no ppa (ppa:gnome3-team/gnome3)
O pessoal do Gnome esta de parabéns, isto é o que se chama de inovar. Pode ser que outros consigam seguir o exemplo…
Inovar?
Caneco, isto mais um bocado e é o OS X…
Parece um cruzamento do Unity do Ubuntu com o iOS com o OS X!
Sim é verdade que tem muitas ( muitas mesmo ) parecências com outros, mas continua a ser uma inovação ou não?
Acho bem melhor este Gnome 3.8 do que o anterior.
Eu diria que grande parte do design do UI tenta copiar o Mac, por isso a inovação é só quando comparas com versões antigas do Gnome
Copia o Mac em quê, concretamente? Somente na paleta cromática? Já usaste o Gnome 3? Em que é que este workflow tem alguma coisa a ver com o paradigma de interface do Mac OS? O burro devo ser eu, até porque hoje em dia tudo é inventado pela Apple, desde o smartphone à roda e a máquina a vapor…
E já usaste um Mac?
Eu falo no design do UI! Vai muito além da paleta, vários dos elementos gráficos são idênticos, apresenta uma organização das janelas muito parecida, utiliza os efeitos Expose para navegar nas janelas e organizar os desktops, etc!
AIAI É um bocado disto outro daquilo e tem algumas semelhanças com o vizinho do lado.
No fundo no fundo o que querias dizer é que não é parecido com nada, é gnome!
É mais que justa fazer a copia do sistema OS X devido ao facto que a apple tambem copiou o Linux para criar o seu SO.
:S
Copiou o Linux? isso é para rir?
O sistema da Apple tem as suas origens no NextStep, que foi desenvolvido pela outra empresa que Steve Jobs fundou, a NEXT. Foi no NextStep que Tim Berners-Lee criou o primeiro browser e o primeiro servidor da World Wide Web! Tudo isto quando o Linux ainda nem tinha sido imaginado.
O OS X é UNIX certificado, tem um sistema gráfico ultra desenvolvido e moderno. O Gnome (e outros) continua dependente do X11, que já tens uns aninhos. Onde é que o OS X copiou o Linux?
Algum dia usaste Gnome 3? Eu uso diariamente e a sério que não consigo ver de que forma é que isto é cópia do OS X.
Mac OS pertence diretamente a familia Unix já que por sua vez veio também do BSD… o Linux, na verdade veio de um “fork” chamado “Minix”, lembrando que este foi reescrito desde o ZERO!, mesmo assim dizemos que Mac Os e Gnu/Linux pertencem ao Unix, em partes talvez sim, pois se nota a mesma ierárquia nos sistemas de arquivos e alguns comando Ex: root, mas no maximo seriam primos de 3º grau.
o Minix não é fork do Unix, nem o Linux é fork do Minix. Ambos, o Minix e o Linux, são S.O.s escritos do zero. Ambos inspiram-se em Unix (sim são pormenores), e ambos seguem as normas UNIX (Unix != UNIX), apesar de o Linux ter criado a norma LINUX, inspirada na norma UNIX. Isto não quer dizer que as distribuições Linux ou Unix sigam à letra as normas UNIX/LINUX. Um mau exemplo do não seguimento das normas são os pacotes DEB x RPM.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Unix_history-simple.png
De momento ainda estou a usar o Gnome 3.4 no Fedora 17, mas quando sair o Fedora 19, acho que não resisto a actualizar.
De resto, para quem gosta do Gnome, recomendo instalarem o Fedora como a distribuição que o tem em “estado puro”.
Sempre que experimentei o gnome 3.X fiquei de pé atrás por causa da “renderização” de textos em notificações e coisas semelhantes. Era utilizador incondicional do gnome desde o Ubuntu 7.04, mas desde o Unity e do Gnome 3 terem saído que tenho andado a explorar novas possibilidades. Nenhuma me satisfaz como o velhinho gnome 2.x. “Old habits die hard”
Exactamente como eu. Mas há uns tempos atrás, com o lançamento do Fedora 18, lembrei-me de o experimentar novamente. E devo dizer que, apesar de início o estranhar, rapidamente me habituei e agora já não o troco por outro.
os paradigmas colocados pela equipe do Gnome para a construção dessa interface Gnome 3.x prometiam e muito; parece que agora amadureceu. vale o teste!
Eu estou a utilizar o 3.6 no CaixaMágica e gosto muito mesmo… Tem coisas que adoro e coisas que odeio e as coisas que odeio tem vindo a ser resolvidas com o amadurecimento do Gnome.
A chatice disto tudo é que para se fazer update para as versões mais recentes é uma complicação. Provavelmente vou ter que ficar pelo 3.6 durante bastante tempo. Pode ser que isto seja resolvido com o ubuntu gnome.
Quem anda para aqui a dizer que o gnome 3 é uma mistura de Unity e OSX além de não saber do que está a falar nunca usou o gnome 3, mac ou o unity a sério.
Eu estou mais virado para ambiente do KDE ,mas tenho que reconhecer que este Gnome tem um ambiente de trabalho quase perfeito.