GNOME 2.26 lançado
Foi lançada recentemente mais uma versão do popular ambiente gráfico, multi plataforma GNOME. Mas afinal, o que traz esta versão de novo?
Brasero
Embora as versões anteriores do GNOME tivessem já suporte de gravação de CD's e DVD's, nesta versão, o suporte é expandido e melhorado numa nova aplicação que passa a fazer parte do projecto, o Brasero.
Este programa inclui novas funcionalidades que não eram suportadas pelo Nautilus, tal como gravar CD's de Audio, com a funcionalidade de preview das suas tracks, track splitting e normalização de volume.
Outras funcionalidades mais avançadas, como suporte total de multi sessão, verificador de integridade e suporte para múltiplos sistemas de gravação, fazem do Brasero uma solução de gravação moderna.
Partilha simplificada de ficheiros
O GNOME 2.26 inclui agora um plugin para o gestor de ficheiros Nautilus, que permite partilha fácil de ficheiros, via protocolos WebDAV, HTTP e Bluetooth.
Evolution melhora a migração de correio
O cliente de email e produtividade Evolution ganhou duas novas funcionalidades que ajudam à migração de utilizadores Windows para esta plataforma.
A primeira nova característica é a possibilidade do utilizador poder importar as pastas Microsoft Personal Outlook (ficheiros PST) directamente para o Evolution. Dados de email, contactos, eventos, tarefas e entradas de jornais, são suportadas nesta importação.
A segunda e interessante nova funcionalidade é o suporte total do protocolo MAPI da Microsoft. Isto é o protocolo que a empresa de Redmond, utiliza para comunicar com o serviço Exchange.
Melhorias ao Media Player
O GNOME media player, contém algumas novidades interessantes. Uma das novas funcionalidades presentes em alguns media players actuais permitem, utilizando os protocolos UPnP ou DLNA, oferecer a opção de partilhar conteúdo digital. Seguindo esta tendência e incluindo o Cliente Coherence DLNA/UPnp é possível navegar e correr conteúdos multimédia dentro do Media player da GNOME.
Desde algumas versões atrás que o media player suporta legendas no formato *.SUB e *.SRT. Pois uma excelente nova funcionalidade é que não terá que procurar mais por legendas, o media player GNOME, traz um plugin que lhe permite automaticamente encontrar as melhores legendas para o seus filmes e séries.
Novo controlo de volume PulseAudio
A tecnologia PulseAudio é cada vez mais o standard ao nível do encaminhamento, das entradas e saídas e mistura de áudio nas plataformas de software livre. Esta tecnologia tem suporte para controlo individual de som por aplicação, suporte plug-and-play e reencaminhamento de dispositivos de som (isto é por intermédio de placas de som USB).
O novo controlo de volume do GNOME, permite-lhe tirar partido destas funcionalidades e ter acesso a mais opções nas novas configurações, de preferências de som, do controlo de volume.
Suporte para múltiplos monitores e projectores
A nova ferramenta de opções de visualização permite-lhe ter uma melhor visão dos monitores e projectores que tem ligado e torna mais fácil que nunca, configurar os seus monitores usando diferentes opções.
Comunicação quase "Telepática"
O novo cliente de mensagens instantâneas Empathy evolui a passos largos. Parte desse processo, deve-se ao estado de maturação do framework Telepathy. Foi esta plataforma que deu um passo em frente, incluindo no Empathy suporte para transferência de ficheiros (protocolos Jabber e ligação local por XMPP), suporte de convite para sala de conversação, temas de som e notificações e melhorada experiência VoIP. A utilização de VoIP utilizando os codecs Theora e Speex, é agora possível entre clientes Jingle que os suporte.
Epiphany, Barra de endereços
O navegador de internet Epiphany ganha uma nova funcionalidade, uma nova barra de endereços, com um aspecto mais sóbria e organizada, muito similar à existente no Firefox 3.0
Integração de leitor de impressões Digitais
O GNOME 2.26 tem integração out-of-the-box, com o serviço fprintd, serviço esse que permite aos utilizadores o reconhecimento da sua impressão digital, para se autenticarem numa sessão GNOME.
Existem, contudo, outras funcionalidades menos visíveis, tais como uma nova versão GTK+ 2.16 do seu toolkit base, que inclui novas funcionalidades para programadores da plataforma GNOME, melhoramentos na usabilidade, correcção de bugs e claro um suporte invejável de nada mais nada menos que 48 Línguas.
É de facto interessante a progressão sólida, que o GNOME é alvo, não quebrando raízes com elementos que têm sido a sua imagem de marca em distribuições como Ubuntu, Fedora e OpenSuse, tais como usabilidade, simplicidade e estabilidade. Teremos que esperar que as nossas distribuições de Linux favoritas, nos tragam estas novas funcionalidades.
Fico de uma forma apreensiva à espera da nova funcionalidade automática de descarregamento de legendas e do suporte para múltiplos monitores/projectores.
Fonte: Gnome
Este artigo tem mais de um ano
Isso do download automático de legêndas é uma vulnerabilidade gravíssima em qualquer leitor que o tenha. Basta mandar-te um email com um vídeo que mande fazer o download de uma legenda com virus e tás tramado.
Para mim tudo o que seja automático tem que ser olhado com muito cuidado.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Atenção às calinadas!
“trAZ”, do verbo “trazer”
“trÁS”, de estar atrás de alguém
http://aospapeis.blogspot.com
O ambiente grafico do linux e tao bonito… LOL
@Morbus
meu caro, isto não é para Windows.
@aospapeis
Sim, eu sei a diferença, foi mero lapso. De qualquer forma está corrigido, obrigado pela chamada de atenção.
@Morbus
Desafio-te a fazer isso em Linux 😀 Virus? aonde ? 😛
Ainda a dias andava a procura de uma melhoria nos monitores externos para o meu portatil….. e finalmente chegou! eheh 😀
Funcional, estavel, seguro.
What else?
A ver se isto chega aos repositórios do Arch. 😀
Não sei se se aplica, mas, faço a pergunta na mesma.
Eu, quando instalo o Ubuntu 8.10 no meu fixo, veijo-me “lixado” pois sempre que instalo o driver da placa grafica, o ubuntu fica com uma resolução tão baixa que não consigo mexer nele, e tenho que o formatar. No ubuntu 8.04 LTS existe ainda (tal como nas versões anteriores) uma opção que é activada nas opçoes de menus, nessa opção eu posso escolher o meu monitor e o problema dos driver acaba, mas no ubuntu 8.10 o senhores programadores fizeram o favor de remover a opção que activa a opção pa escolher os monitores, tradução = não consigo instalar o driver da grafica e aquilo ficar a funcionar decentemente.
Nesta versão do Gnome, este problema poderá ter sido corrigido, ou isso é algo “do ubuntu”?
Nota: caso queiram ver qual é o tal procedimento no 8.04:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=8u4rkv0b9059k72m2o5f0dmu05&/topic,34838.0.html
Eu tenho kubuntu, posso instalar este gnome?
Está com muito bom aspecto 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Boas pessoal.
Convido-vos a todos a lerem o artigo de opinião de antónio vidigal, ceo da edp inovação de hoje no diário económico.
Eu não sou propriamente um grande defensor do open source, mas acredito que tem muitas vantagens. Por isso fica aqui o convite.
Um abraço
@Emannxx
Eu tive o mesmo problema que resolvi da seguinte forma:
Terminal:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
dentro do editor procurei pela secção “Screen” e acrescentei alguns dados após “DefaultDeph” e ficou assim:
Section “Screen”
Identifier “Default Screen”
Device “nvidia”
Monitor “VM192S”
DefaultDepth 24
SubSection “Display”
Depth 24
Modes “1440×900” “1280×1024” “1024×768” “800×600”
EndSubSection
EndSection
Nos “Modes”, coloquei em primeiro a resolução nativa do meu monitor, se souberes as taxas de refresh horizontal e vertical podes alterar a secção “Monitor” da seguinte forma:
Section “Monitor”
Identifier “VM192S”
HorizSync 30-75
VertRefresh 50-80
EndSection
Grava, sai do monitor e reinicia.
Dá para ser contornado o obstáculo do gnome ser mais simples e ter (muito) menos recursos que o KDE.
Agora o gerenciador de arquivos “Nautilus” é horrível, MUITO RUIM, classifico-o como “débil”. Não tem os botões recortar / copiar / colar / mover / nova aba – e parece que nem tem jeito de inserir.
O Nautilus é tão ruim como o Windows Explorer do VISTA.
Pelas grandes melhorias este ambiente merecia um gestor de arquivos mais decente como o Konqueror
As mesmas guerras de sempre. Se é um SO da empresa X é porque é imperialista. Se tem o logo da maçã porque é só para quem tem massa, se é
gnome é porque é gnome se é KDE é porque é o melhor. Caramba todos os So e ambientes gráficos têm qualquer coisinha de errado. Não sejam ignorantes nem venham atirar areia para os olhos. Qualquer deles desde que dê para trabalhar como quero e sem ter quem me cheteie a cabeça para mim tudo bem. Obviamente estou mais inclinado para tudo o que é open source… mas mesmo assim em windows há coisas interessantes. Não se pode ter o melhor de todos os mundos faz-se o possível para ter a melhor experiência possível.
Muito bom
gnome………..
kk se ha de fazer…
http://technewspt.blogspot.com
como posos fazer update so do gnome sem ter k compilar e tal?
@Rian
Não sou contra o Gnome, apenas contra o Nautilus, que é muito RUIM
O Nautilus não serve nem pra engraxar sapato do Konqueror – use os dois e compare !!!!
Gnome rula. Em linux é para mim o melhor. Nao consigo gostar do KDE. Já para não falar que o DKE esta cada vez mais “apalhaçado”.
@Fernando_BR
“O Nautilus não serve nem pra engraxar sapato do Konqueror – use os dois e compare !!!!”
Eu já comparei e utilizei os 2. O KDE (Konqueror) é simplesmente MUITO complicado para mim. Não o consigo usar!!!
O Nautilus é extremamente simples e consigo fazer TUDO com ele de uma forma rápida e produtiva. O Nautilus está pensado para ajudar as pessoas a fazerem o trabalho sem se preocuparem nos procedimentos de como o fazer, simplificando a interface ao máximo. Aliás é essa a filosofia subjacente ao Gnome.
As experiências que tive com KDE foram frustrantes e decepcionantes devido à elevada curva de aprendizagem (demasiadas opções, demasiados botões e demasiadas confusões 🙂 ), mas com Gnome sinto-me “em casa” 🙂 .
A minha opinião é que quem gosta do Windows adora KDE e quem gosta de Mac OS adora Gnome… eu pertenço ao segundo caso.
@Morbus
“Isso do download automático de legêndas é uma vulnerabilidade gravíssima em qualquer leitor que o tenha. Basta mandar-te um email com um vídeo que mande fazer o download de uma legenda com virus e tás tramado.”
Deves estar a comparar as vulnerabilidades do Windows Media Player que faz o download automático dos codecs, que por vezes trazem consigo vírus.
Eu ainda não testei este plugin do novo Gnome mas duvido que funcione de forma 100% automática… deve existir um botão ou algo assim que te permita, caso queiras, procurar legendas compatíveis com o vídeo que estejas a ver.
Mas mesmo que fizesse o download automaticamente de um ficheiro SRT isso NUNCA poderia infectar o computador porque os ficheiros SRT são somente ficheiros de texto e, por defeito, não são executáveis em Linux.
Linux não é, definitivamente, Windows 🙂 .
Finalmente suporte prático para múltiplos monitores!!! É algo que já desejava à muito tempo!!
Eu no meu pc fixo tenho uma soundblaster live. Com o Ubuntu só consigo ter som nas colunas da frente com o Kubuntu com o KMix consigo ter som nas 5… Gostava que este novo controle de volume do Gnome me suportasse as colunas todas como o Kmix mas duvido..
Na generalidade antes gostava mais do KDE, agora gosto mais do Gnome se puser a dock e compiz e tal.. mas tenho que concordar com o Fernando_BR no que respeita ao Nautilus… Podiam por como o do KDE que ficava bem melhor
Há sempre coisas que gosto mais no Gnome e outras no KDE.. Era bom poder fundir o melhor dos dois..
Que burro (aqui o moi), sempre pensei que o Gnome fosse apenas um ambiente gráfico, mas isto é quase um sistema operativo, só lhe falta o kernel…
@Morbus
1) Não é o video que sabe onde sacar as legendas, mas sim o leitor que vai sempre ao mesmo sitio.
2) Esta funcionalidade não esta pre-activa.
3) O leitor interpreta como texto, se nao o for (virus) não carrega.
Ser windows ou nao é igual, e o Linux tem virus sim.
@SFG: é só baixar o pacote: “ubuntu-desktop” (sem as apas)
@Marco Sousa: desde quando Linux tem vírus? pelo emnos desses “comuns” em Windows, tipo dos q vem da Internet tem não. Bug tem, mas é diferente de vírus.
“Agora o gerenciador de arquivos “Nautilus” é horrível, MUITO RUIM, classifico-o como “débil”. Não tem os botões recortar / copiar / colar / mover / nova aba – e parece que nem tem jeito de inserir.”
Ja experimentaram usar o “botao do meio” do rato?
Testem em cima de uma folder.
Testem arrastando um ficheiro usando o “botao do meio” do rato…
“LM” kk valeu pela dica eu morria e num sabia disso, pra mim só servia pro firefox