Giver – Partilhe ficheiros facilmente na rede com o Ubuntu 11.10
As redes informáticas são as vias de comunicação de todo o tipo de informação. Para que haja partilhada de informação, é importante que os utilizadores possuam aplicações capazes de simplificar essa tarefa.
Quando vários utilizadores se encontram num mesma rede, há normalmente a tendência de quererem trocar informação (ex. filmes, musica, documentos, etc). Como o processo de partilhar pastas e dar privilégios em Linux não é muito amigável (Apesar do Ubuntu já disponibilizar algumas funcionalidades que simplificação a partilha), fomos à procura de uma aplicação que simplificasse essa tarefa e encontramos o Giver.
Como instalar o Giver no Ubuntu 11.10?
Para instalar facilmente o Giver no Ubuntu 11.10 devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Uma vez que o giver não está nos repositórios, podem fazer download do .deb. Para isso executem o seguinte comando:
wget https://launchpad.net/ubuntu/+source/giver/0.1.8-6/+build/1472606/+files/giver_0.1.8-6_all.deb |
Passo 2 – Vamos agora instalar o libx11-dev
sudo apt-get install libx11-dev |
Passo 3 – vamos agora proceder à instalação do Giver
sudo dpkg -i giver_0.1.8-6_all.deb |
Passo 4 – O próximo passo é fazer uma pequena alteração no ficheiro giver.desktop. Abrimos o ficheiro.
sudo gedit /usr/share/applications/giver.desktop |
Passo 5 – Agora substituimo a linha:
Exec= Giver |
por
Exec= /usr/bin/mono --runtime=v4.0 /usr/lib/giver/Giver.exe |
E está feito. Agora basta ir ao Dash Home e procurar por giver.
Para quem gosta de partilhar facilmente “material” numa rede local, o Giver é uma aplicação que pode dar jeito. É extremamente simples de instalar e configurar, “camuflando” a complexidade que às vezes existe nos sistemas Linux. De referir que os utilizadores do giver devem estar na mesma LAN ou alcançáveis. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Homepage: Giver
Este artigo tem mais de um ano
Isto permite partilhar “pastas” do linux numa rede com computadores com Windows?
Não. Apenas dá para partilhar com outras pessoas que tenham o Giver instalado.
Já agora , fica a sugestão. Sempre que vejo artigos sobre ubuntu, aparecem screenshots de versões betas, temas estranhos… janelas sem temas, etc… O que quero dizer é, já que estão a fazer publicidade ao Ubuntu, porque não fazer isso em condições, mostrando também o seu lado de “good looking” 😉
boas
posso instalar no OpenSuse e partilhar com outra distribuiçao (Fedora, Ubuntu, Gentoo, etc) ?
Pelo que percebi do padrinho Pinto, esta aplicação facilita a partilha de pastas com maquinas que suportam o protocolo de rede CIFS(Common Internet File System, da Microsoft) com uma maquina que suporte o mesmo protocolo e tenha o ubuntu instalado. O OpenSuse é um SO(sistema operativo) muito completo e o + provável é que tenhas boas alternativas para esta aplicação no repositório de aplicações do opensuse. Talvez possas encontrar respostas no: http://www.novell.com/products/linuxpackages/opensuse/giver.html
Abraço
esta no repositorio OpenSuse Build Service, obrigado
giver.ymp
Sim
Boas…
Antes de mais,Pedro os meus parabéns pelo artigo, acho-o de estrema importância.
Nos dias de hoje quem é que não precisa de partilhar informação entre maquinas??!!Eu falo por mim tenho 4 maquinas, vou adquirir a 5ª e também eu preciso de manter info disponível por todas, estou a pensar em algo para sincronizar pastas.
Mas esta opção vai ser tida em conta para aceder a info facilmente…poderei adicionar regras a esta ferramenta?Do género permissões a determinados mac’s?
Estou a experimentar mint lmde, e ja vinha instada…mas nunca tinha reparado nela, obrigado pela dica 😉
cmps
Para os que fizeram perguntas, este software parece-me ser do género do airdrop que vem no osx lion. Corrijam-me se estiver errado.
http://www.home.unix-ag.org/simon/woof.html
Bem mais fácil.
Boas, achei o artigo interessante, mas fiquei com uma dúvida. Acontece que eu prefiro usar o Linux Mint, e sabendo que o Mint é baseado no Ubuntu, esta ferramenta também pode ser instalada no Mint? Obrigado.
Pelo que vi o Giver não tem desenvolvimento desde 2007.
Tentem este, o DuktoR5, que pelo que parece está com desenvolvimento a todo o vapor e para todos os OS. Para fazer o download da última versão:
http://www.msec.it/blog/?p=429