Froxlor: Uma alternativa ao CPanel para Linux
Grande parte dos administradores de sistemas GNU/Linux usam normalmente o terminal para a realização das mais diversas acções. No entanto existem várias ferramentas que permitem, através de um simples browser, fazer a gestão de todo o sistema de uma forma muito simples e intuitiva.
Depois da apresentação do Webmin, ajenti e Cockpit hoje vamos conhecer a ferramenta Froxlor.
Tal como o CPanel, o Froxlor é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que permite gerir múltiplos serviços por utilizador.
Principais funcionalidades
- Permitir que os utilizadores usem certificados SSL por domínio
- Escolher qual o endereço IP e porta a usar por domino
- Disponíveis vários temas personalizáveis
- Definir configuração para o php
- Monitorização de vários serviços através de gráficos interactivos
- FTP
- Utilizadores podem fazer upload e download de ficheiros
Como instalar o Froxlor?
Para instalar o Froxlor no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository "deb http://debian.froxlor.org wheezy main" sudo apt-get update sudo apt-get install froxlor php5-curl |
Nota: O utilizador deve ter já instalado o MySQL.
Depois de instalado basta abrir o browser com o seguinte endereço: http://localhost/froxlor
Nota: Se der erro devem mover o directório /var/www/froxlor para /var/www/html/.
Para instalar o Froxlor devem carregar em Start Install
Depois é feita a validação de todos os módulos necessários para que o Froxlor funcione correctamente. Se tudo estiver OK, basta que carreguem em Continue.
Indicamos agora os dados de acesso à Base de Dados, com o utilizador root e definimos as credenciais que deverão ser usadas para acesso à plataforma.
E está feito! O Froxlor está pronto a ser usado.
Para acedermos ao Froxlor basta fazer a autenticação no sistema usando as credenciais definidas anteriormente .
E temos finalmente acesso à plataforma. Agora cabe a cada um explorar todas as funcionalidades que são disponibilizadas.
O Froxlor é sem dúvida um excelente painel de controlo para sistemas Linux, oferecendo as mais diversas funcionalidades. Esta plataforma é bastante rápida, está bem organizada e é gratuita. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
Boas Pedro Pinto, deixo outra alternativa que tenho vindo a testar e parece muito boa:
http://centos-webpanel.com
Muito interessante. Obrigado pela dica Pedro.
Já agora também dou a dica para o ZPanel ou Sentora (fork do ZPanel), que penso serem mais userfriendly quer a nível de utilização, quer a nível de instalação e configuração.
São soluções out-the-box com Apache HTTPd, PHP, ProFTPd, MySQL/MariaDB, Postfix e Dovecot.
São modulares e funcionam em multiplataforma. O Sentora suporta oficialmente CentOS 6, CentOS 7, Ubuntu 12.04 and Ubuntu 14.04. O ZPanel acrescenta ainda o suporte para Windows.
O ZPanel teve muitos problemas de segurança e alguns bugs críticos no passado. Não o uso há cerca de 3 anos, por isso não sei como evoluiu, mas tenho lido que algumas das falhas de segurança se mantiveram no Sentora.
Vou testar, sempre é mais uma alternativa ao CPanel. Mesmo assim ainda confio mais no CPanel e também no Webmin, sabendo que já têm uma certa ‘idade’ e sempre temos aquela confiança 🙂
Sim, são mais “batidos” no mercado. Mas experimenta este.
Outra alternativa:
Sentora (fork do ZPanel)
Obrigado Ricardo. Queres escrever sobre o Sentora que eu publico?
CWP é mto bom, venho utilizando ele a alguns meses, mas vou testar esse froxlor também. Obrigado
Obrigado Davi. Vou ver, não conhecia.
Por aqui tem estado sempre a ser usado e até a data nunca tive problemas 🙂
Já agora, quem quiser fazer gestão de VPS sem ter de instalar um Control Panel pesado, pode experimentar o Centminmod. É um script bastante completo para o CentOS e faz a gestão de virtualhosts, contas de ftp e etc, mas na linha de comando. Para VPS com poucos recursos é porreiro.
Uso o Webuzo da Softaculous, é gratuito, a versão paga apenas adiciona mais uns instaladores automatizados de scripts/CMS PHP
Para mim é o mais intuitivo e com a interface mais semelhante ao cPanel
E é possível instalar tudo com 1 único clique no painel, desde NGINX, ao Apache, múltiplas versões do PHP até à ultima, Perl, Python, Java, Go, Memcached, Varnish cache, uma selecção de uns 10 tipos de base de dados,…
Aconselho-vos a ver este tópico:
http://www.lowendtalk.com/discussion/60748/info-best-free-vps-control-panels
Cpanel é Cpanel já usei o Froxlor e CentOS Panel mas existe bugs e consumos exagerados que teimam a persistir ao longo do tempo.
Já migrei 4 servers para Cpanel perdi a paciência.
Há alguma solução para separar o servidor de email do painel de controlo de um site ? Isto para que uma empresa, quando entrega o desenvolvimento do seu site a alguma entidade, não tenha que entregar também todos os acessos à sua gestão de email.
Este artigo fez-me lembrar o VHCS (http://www.vhcs.net)… Que foi o primeiro que usei para alojamentos com Ubuntu 5.04 e 6.06… Até parece que foi há muito tempo!
Pena terem parado o desenvolvimento… 🙁
Novo kernel …. mais uma vez anda a arder tudo la para os lados do pinguim……..assim não não lá.
https://github.com/mjg59/linux
Vesta CP, uso-o no meu servidor privado! Espetacular e traz embutido phpmyadmin, roundcube e toda a gestão de domínios, clientes, etc! Recomendo
ispconfig
Já experimentaram o ISPConfig? Bem profissional. modular, e instalando no modo expert ainda tem a opção de dizer que uma instalação é filha de outra e assim tem um ISP Master controlando vários Slaves de uma única tela.
http://www.ispconfig.org/page/home.html
Abraços do Brasil!
se quiserem simplicidade e bom desempenho, usem o Vesta – vestacp.com
Achei bem instável esse sistema, alem de exigir bastante recurso. Eu recomendo o VestaCP que é leve e funcional.
vestacp
Boa tarde. Eu sei que o tópico já e antigo mas estou a ter dificuldade em instalar.
Já formatei e experimentei com o Ubuntu 16, 18 segui os passos aqui apresentados e nada. Na 3° linha diz algo como ” não encontrado a biblioteca Froxlor”, mas não fala como resolver.
Eu acredito que o erro e meu, mas caramba, para quê tantos códigos quando queremos instalar alguma coisa? Se queremos instalar algo, e porque queremos que funcione. Um código já devia conter todos os procedimentos para que ficasse pronto a usar. Desculpem não estou a falar mal, mas no Windows e só Next, Next, aceitar os termos e já está. Não levem a mal mas uso o Sentora e ontem a esbarrar neste tópico quis testar para ver se me dava jeito. E estive até às 2h da manhã e nada. Se alguem me poder ajudar, agradeço .