FreeNX – Acesso remoto ao Ubuntu
O FreeNX é um sistema que permite o acesso ao desktop de uma máquina a partir de outra através da Internet. É possível por exemplo fazer login gráfico na máquina remota a partir de qualquer lugar.
O FreeNX Server é considerado por muitos como o sucessor do VNCServer. Uma das vantagens que apresenta é a compressão mais eficiente de dados e a segurança e rapidez uma vez que recorre ao SSH.
Como instalar o freeNX Server no Ubuntu
Abrimos o terminal e adicionamos o seguinte repositório:
sudo add-apt-repository ppa:freenx-team |
Em seguida mandamos actualizar a lista de repositórios
sudo apt-get update |
Passamos agora a instalação e criação de um utilizador especial “x”
sudo aptitude install freenx sudo /usr/lib/nx/nxsetup –install |
Como já referi anteriormente, o FreeNX recorre ao SSH para estabelecer ligações seguras. Quando se manda instalar o freenx, ele verifica se já temos o SSH instalado. No caso de não estar ele pergunta se o deseja fazer. Por motivos de segurança, quem pretender alterar os portos de comunicação poderá fazê-lo no ficheiro de configuração do SSH ( /etc/ssh/sshd_config) ou do nxserver (/etc/nxserver/node.conf) O freenx não funciona como um serviço tal como o SSH, mas pode-mos por exemplo pará-lo para não receber ligações através do comando:
sudo /etc/init.d/freenx-server stop |
Depois de tudo bem configurado, podemos aceder à nossa máquina a partir de qualquer lado. No caso de possuírem routers Wifi, não se esqueçam de configurar o port forwarding de forma a que todos os pedidos para o porto 22 seja encaminhados para a máquina que possui o FreeNX Server.
Aplicação cliente para o Windows
Como aplicação cliente, pode-mos efectuar o download do NX Cliente a partir do site NoMachine.
Depois de instalada a aplicação, necessitamos de introduzir os parâmetros de acesso à maquina Ubuntu
Feitas as configurações, fazemos ok e mandamos estabelecer a ligação. É-nos pedida as credenciais de acesso à máquina Ubuntu
Processo de autenticação
Sessão do Ubuntu Linux, aberta no Windows
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Vamos lá testar isto.
Obrigado.
O vnc também pode usar o ssh e com uma ligação adsl normal o vnc não é muito lento.
Do pouco tempo que testei o nx notei que as transições entre fullscreen e janela nem sempre correm muito bem.
Sinceramente, e da comparação que fiz entre os dois, o NX parece-me ser uma solução bastante mais eficaz e económica do ponto de vista da utilização de recursos.
Apenas como curiosidade, a própria Google tem uma implementação própria e opensource de um servidor NX: http://code.google.com/p/neatx/
Boas pessoal!
Qual é a diferença entre ter isto instalado num pc ou ter um servidor?
Obrigado…
Geralmente não é muito comum instalar servidores/ambientes gráficos num servidor. Habitualmente instala-se apenas os serviços essenciais, para diminuir a área de ataque, e onde o acesso à máquina é feita através de interfaces de texto, como a consola.
Num PC, tendencialmente opta-se por instalar mais algum software uma vez que o fim é mais produzir e não tanto servir, pelo que se a máquina for comprometida os resultados não são potencialmente tão catastróficos como seriam num servidor que responde a milhares/milhões de pedidos.
O NX é uma excelente tecnologia que utilizo como porta de entrada para a minha estação de trabalho no serviço, e de onde posso depois aceder aos nossos servidores.
Ou seja, este programa é independente de um servidor?… Posso ter um servidor e usar este programa para aceder ao servidor?…
Mas não dá para trabalhar com servidores através do Ubuntu, sem mais nenhum programa extra?
Desculpa lá, mas não percebo mesmo nada de servidores…
Por partes:
Servidor é apenas o nome que dás a um equipamento que tem a função de desempenhar um dado serviço. Nada impede que um pc normal se torne num servidor e vice-versa. Tipicamente um servidor é uma máquina a executar um ou mais serviços (por exemplo, o conjunto LAMP para servir páginas Web, DNS, etc) que está numa área independente, onde o acesso físico é controlado, ou seja, geralmente não é o teu PC de trabalho.
Sim, podes ter um computador a fazer de servidor e utilizares este programa para aceder, mas isto não é algo muito comum num servidor: geralmente um servidor não tem ambientes gráficos instalados, o que te impediria se utilizar o NX. O acesso aos servidores habitualmente é feito via SSH, utilizando um terminal de texto (a habitual linha de comandos).
O Ubuntu é apenas um nome de uma distribuição Linux, que contém uma série de aplicações que a comunidade considera úteis no âmbito da filosofia da distribuição. No entanto estas aplicações são diferentes consoante o “sabor”, ou seja, as aplicações que tens instaladas por omissão no Ubuntu não são obrigatoriamente as mesmas que tens instaladas no Kubuntu ou no Ubuntu Server. Por omissão penso que o Ubuntu já tem um cliente de ssh instalado (o cliente de texto que mencionei à pouco), e com isto podes aceder e administrar a grande maioria das distribuições Linux; não é é um cliente gráfico como o NX.
Não sei se esclareci as tuas dúvidas… Isto pode ser um bocadinho confuso no inicio, mas com o tempo tudo fará sentido 😉
Acho que já entendi um bocado pelo menos… obrigado pela paciência! 😉
Já agora, se me puderes esclarecer numa dúvida que tenho… Saquei um programa web-based “IRADIA” (http://sourceforge.net/projects/iradia/). Aquilo dá para gerir clientes, processos, documentos de clientes… O programa é de 2005. Será que é seguro? Ou seja, não há grandes riscos de colocar documentos através dele? Tem username e password, mas como é antigo… Tenho-o instalado num alojamento gratuito que suporta tudo o que é necessário (PHP, Mysql, etc)
Achas que é seguro? Achas que vale a pena o risco, pelo menos enquanto não tenho um servidor meu a funcionar?
Obrigado pela ajuda…
Sinceramente, é muito relativo.
Começando pelo alojamento, independentemente de ser gratuito, tens de consultar os termos de utilização do serviço e saber até onde vai a responsabilidade dos fornecedores, se garantem a confidencialidade dos dados e suporte técnico em caso de problemas.
Quanto à solução propriamente dita, acho um pouco arriscado utilizares um software cuja última actualização foi à quase 4 anos. Isto na informática são séculos, o que pode indicar que a solução foi descontinuada. Recomendo que faças um levantamento de requisitos e/ou pesquisa por uma solução mais recente e mais actualizada, onde possas reportar reportar problemas e obter uma resposta. Pessoalmente tentava ver dar uma vista de olhos ao WordPress, pois podem existir já extensões que podes integrar e que fazem o que pretendes (mas isto é apenas uma sugestão).
Boa sorte.
Desculpa os erros ortográficos, mas isto de escrever numa caixa tão pequena, tem os seus problemas.
Um servidor é um computador normal mas onde alguns serviços estão disponíveis para outros computadores/interfaces. Este programa pode ser usado em qualquer computador.
Obrigado! 😉
outra coisa com a qual nao consigo viver:D!
mt bom mesmo
Aparece em duas ocasiões no artigo “pode-mos” quando deveria ser “podemos”.
Obrigado pelo reparo. Feitas as devidas correcções. 😀
Finalmente, muito muito muito bom, faz uma sessão à parte tá excelente e cheio de outros recursos e muitissimo rápido.
Obrigado pplware 😀
Já trabalho com o nx a bastante tempo. É muito bom! Apenas um problema, sempre que nos conectamos a uma maquina remota o nx cria uma sessão diferente. Ou seja, podemos estar a utilizar um determinado número de programa, quando abrimos outra sessão eles não estão lá(ssh). Não temos controlo sobre isso.
Para quem usa firefox ainda há outro problema. Que eu saiba o firefox é controlado por sessões. Quem estiver a utilizar o firefox numa sessão e tentar abrir novamente em outra sessão, o firefox não vai abrir, mostra uma dialogbox a dizer que já se encontra aberto.
Quanto a aplicações OpenGL e GTK+/Cairo já tive alguns problemas.
Para finalizar, dúvido que o flash funcione em qualquer browser.
Eu penso que esse funcionamento das sessões seja normal, dado que ele não está a utilizar um sessão local mas sim uma sessão remota. No entanto, caso já tenhas uma sessão aberto com o NX, poderás fazer resume da mesma.
No caso do Firefox, esse problema acontece a sessão é associada à pasta do utilizador e não à sessão. Penso que tens duas hipóteses: ou envias um sinal para terminar o processo aberto na outra sessão (killall -9 firefox) e abres uma nova instância do Firefox na sessão actual, ou crias um novo perfil no firefox para utilizares com o NX, sincronização a informação entre perfis com o weave, por exemplo.
Utilizar o NX para utilizar aplicações OpenGL, parece-me exceder os limites do protocolo, uma vez que nunca conseguirás um grande frame rate – directamente proporcional à largura de banda. Penso que não tens nenhum protocolo de remote desktop que te permita ter um desempenho aceitável em opengl.
Pessoalmente tenho alguns problemas é com o compiz no NX, pois parece que existem incompatibilidades. Geralmente tenho de recorrer ao metacity para conseguir ter um gestor de janelas funcional.
O Flash, apesar de ter as mesmas limitações que o opengl, em elementos sem necessidade de um grande frame rate, até se consegue utilizar sem problemas. O teste que fiz, foi no Firefox.
Obrigado pelas dicas. No entanto já há bastante tempo que não utilizo o firefox. Quanto ao OpenGL é normal não poderes correr certas aplicações. O flash se conseguires correr não vais ter muito performance. Mas isso são aspectos secundarios. Não uso o nx para ver videos no youtube nem para jogar quake xD.
Contudo é a melhor aplicação remote desktop para linux.
Cara isso não funcionou não
Olá amigo, grande site, vocês está de parabéns!
Este procedimento funciona na versão 14.04 LTS do Ubuntu x64?
Tentei executar mas ocorre o erro.
Aceita me ajudar?
Te passo o erro.