FISH – O terminal do Linux fixe e interactivo
Para quem usa a linha de comandos (terminal) durante muito tempo como eu, é hora de dar uma lufada de ar fresco e adicionar novas funcionalidades de forma a tornar o terminal mais interactivo.
Para isso, vamos instalar o fish shell que é uma excelente ajuda na utilização da tão “temida”(por alguns utilizadores) shell Linux.
O fish shell é uma modificação à shell BASH, que torna a mesma mais interactiva e de certa forma mais simples de usar. O fish shell é bastante útil para os utilizadores iniciantes, já que permite que o utilizador aprenda de forma simples os imensos comandos disponibilizados pela Shell.
Como alterar a shell no Ubuntu para a fish shell?
Começamos por instalar o fish shell. Para isso abrimos o Ubuntu Software Center e procuramos por fish shell. Para instalar, basta carregar no botão Install
Depois de instalado, abrimos o terminal e inserimos o comando:
chsh –s /usr/bin/fish |
E em seguida inserimos a respectiva password do utilizador em uso.
Para aplicar as novas configurações e terem disponível a nova shell, devem fazer logoff/login no sistema. Depois de entrarmos novamente no sistema, abrimos o terminal e podemos começar a explorar as novas funcionalidades do mesmo.
O fish shell permite ao utilizador identificar se o comando escrito está correcto (informação através da cor verde/vermelho) e através da tecla TAB é possível executar a função “auto-complete” de comandos, de uma forma muito interactiva.
O fish shell permite adicionar algumas funcionalidades interessantes à tradicional shell Bash tornando-a mas interactiva e de certa forma mais simples de usar. Experimentem e contem-nos o resultado. shutdown –r now !
Artigos relacionados
- Byobu – O terminal do Linux todo “pipi”
- Dica Ubuntu: Terminal no Nautilus
- BashStyle-NG – Mude o aspecto do terminal Linux
- Linux: Dicas para descarregar ficheiros pelo Terminal
Homepage: Fish Shell
Este artigo tem mais de um ano
o auto-complente (tecla TAB) funciona na shell normal (do ubuntu)
Sim, funciona. Mas aqui funciona de forma diferente, mais intuitiva.
como assim?
shutdown –r now é reboot, não halt. Não quereriam dizer shutdown -h now?
O auto-complete (TAB) funciona bem em qualquer bash, que é a shell normal nos Linux), entre outras. Nas que não funciona, é uma questão de configuração.
Basicamente, essa shell apenas adiciona cor aos comandos, ou seja, é uma inutilidade, ou quase.
init 0
shutdown –r now é reboot sim!!! Foi apenas um comando no final do artigo.
Quanto ao TAB todos sabemos que ha em todos os terminais Unix-based no entanto com o fish shell são adicionadas novas fucnionalidades.
Quanto ao ser util ou inutil…isso depende daquilo que precisamos.
Um terminal bastante simpático esse Fish.
Agora ficou mais animado os meus exercicios na shell do Linux. (Tenho um monte deles).
Boa, PPlware.
E como voltar a repor a shell anterior? Talvez fosse interessante explicar, para quem quiser voltar atrás.
Nada de novo, apenas uma funcionalidade que já existe no próprio ubuntu :S tirando a parte das cores.
off topic
Boas noites pessoal do linux, já me foi pedido para fazer uma review do pclinuxos mas devido a falta de tempo não consigo, a todos os fãs de linux acho que o mundo do linux não é só Ubuntu, neste caso eu convido-os a testar o pclinuxos, desde que mudei para esta distro (tendo eu testado outras), acho que o ubuntu que também é uma boa distro, esta muito atrás do pclinuxos.
Este mês saiu pclinuxos Full Monty, um dvd de 4GB, sim é verdade é muitos megas , mas o ubuntu ultimate ao lado deste é uma criança.
De todas as distros testadas por mim e que se dizem as melhores distros para quem não têm Internet e possibilidade de descarregar pacotes, após instalar esta tenho quase a certeza e posso afirmar que esta lá 99% do software que 100% dos utilizadores necessitam.
Fica aqui o desafio
Não troco o meu guake :p
Não tem nada a haver com o guake.
Apenas mudas a shell a usar, dado que se mudares para o fish o guake tb fica normal.
O guake é apenas uma extenção ao terminal linux
Parece engraçado mas eu uso a linha de comandos em duas cores.
Verde para letras em fundo preto. . .
Já estou tão habituado que me faz confusão outras cores.
Mas está engraçado.
Vou testar, antes de tecer qualquer comentário, mas gosto do aspecto organizado que as cores dão. Até hoje tenho dado preferência ao terminator, pela funcionalidade de criar consolas na mesma janela, ao lado e/ou em baixo.
Obrigado pela informação 🙂
Visto que o comando acima comigo não funcionou, para quem também não funcionar que use este:
chsh –shell /usr/bin/fish
É recomendável não alterar o shell padrão de teu sistema operacional, a menos que você entenda bem do assunto. Em Ubuntu e derivados, após instalados os Shells, basta digitar o nome de cada uma delas, para alternar entre elas. EX.:
$ fish
O comando acima te faz sair do bash e passar a utilizar o fish temporariamente, isto é, enquanto a janela do emulador de terminal não for fechada.
Para voltar ao bash, você pode fechar e reabrir a janela do emulador de terminal ou simplesmente digitar:
> bash
Enfim, digitando os nomes das shells (fish ou bash) você pode facilmente alternar entre elas.
Quanto ao fish ser ou não superior ao bash…
Há, só testando. Eu o considero mais fácil para iniciantes e mais conveniente para experts (por permitir muito maior rapidez).
parece interessante, ainda não testei. sempre opto pelo zsh. muito bom e seguro. Ainda mais quando se trata de codigo escondidos nesses tutoriais internet a fora. recomendo