PplWare Mobile

Fedora 16 Verne disponível para download

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Re-Play says:

    Bem, eu como adepto de várias distribuições Linux também posso entrar na lista de adeptos do FEDORA.

  2. Leandro says:

    Esta versão está muito boa, muito boa mesmo. Palmas para o espírito de vanguarda do Fedora, com mais este lançamento.

  3. Luis Jesus says:

    Já usei há poucos anos o Fedora 9 e gostei bastante.

  4. Sandro Figueiredo says:

    Eu sou fã… Mas ainda uso a versão 14 do Fedora, mas fiquei muito agradado, com esta versão da distribuição, para experimentar..

  5. Daniel Bohry says:

    Sou adepto ao Fedora! Recomendado!

    • Pedro Pinto says:

      Eu também gosto. Mas confesso que tenho um franquinho pelo CentOS

      • Luís says:

        Não podes comparar 2 distros com objectivos diferentes.

        CentOS é RHEL puro, alterado apenas em pequenas coisas de branding e de código fechado RHEL. É um sistema para servidores e algumas workstations que tenham prioridade de estabilidade igual a servidores, sacrificando a actualização.

        Fedora é state-of-the-art, tudo recente e actualizado, pronto para SysAdmins e Developers, mas mantendo um ambiente bastante estável. Considero das distros sempre actualizadas, uma das mais estáveis.

        É a minha distro de eleição, não fosse eu um RHCE 😉

  6. Visitante says:

    Eu sou um deles!!!! 🙂

  7. tooliveira says:

    Já estou a preparar o upgrade do 15 para o 16. Recomendo.

  8. João Matias says:

    Eu uso o Fedora, neste momento estou com o 15+kde, vou em breve actualizar para o 16+kde.

    Cumprimentos

  9. Alexsandro says:

    Se eu tivesse lido esse post ontem…

    Tive um problema com o meu pc e sem querer lixei a partição onde tinha instalado o Mint…Como estava curioso para utilizar o novo gnome estava inclinado em instalar o ubuntu, andei a pensar e pensar e acabei por instalar o mint kde XD…sei que nao tem nada a ver mas gosto da estabilidade do Mint.

    Mas sem dúvida que vou testar na virtualbox 😉

    Boa dica

  10. Bovidino says:

    Talvez eu venha a ser um deles já que o Ubuntu a cada nova versão está pior.

  11. Pedro says:

    Tenho pena de ter abandonado o Ubuntu e passo a enumerar os motivos por ordem de decepção:

    1. Ligar o telemóvel é um pesadelo pois os fabricantes estão resistentes a portar os seus softwares para linux (Nokia, etc.)

    2. Ligar o PodXT da Line 6 é possível e viável mas complicado pois não é para qualquer um ‘fuçar’ no qjack para o ligar ao Ardour em tempo real (requer live kernel). Mesmo assim estaria tudo bem se mais uma vez o fabricante distribui-se o seu software em Linux. Assim nada de actualização ou de Line 6 Edit pois o Wine não detecta o Pod ligado sem algumas configurações complicadas.

    3. Jogos tipo PES, FIFA – só em formato janela. Fullscreen não é possível.

    4. CAD, Archicad, etc – impossível.

    5. Tudo o que corre em wine tem fraca integração com o ambiente de trabalho.

    Concluindo o raciocínio, é um excelente sistema operativo para dispositivos móveis – ponto. Para servidores. Para o utilizador que só ouve musica, gosta de coleccionar fotos e navegar na net não há melhor pelo preço – gratuito.

    Ou seja, se queres Linux, prepara-te para o verbo configurar . Não é um sistema cheguei, instalei e estou a curtir Battlefield 3.

    Espero que mude de opinião o mais rápido possível!

    • Pedro Pinto says:

      pois, realmente começam a ser muitos pontos negativos 🙁

      • Luís says:

        Infelizmente qualquer Linux tem problemas nisso. Olha o meu caso, que sou um adepto de Linux e gosto tanto que até tirei certificações e é o meu trabalho diariamente, pois sou SysAdmin e Developer de Linux.

        Chego a casa, tenho uma rede normal, para ligar à internet.
        Apetece-me jogar um pouco, pois, vamos ao Windows ao Steam ou à PS3.
        Quero ligar a VPN para a empresa, não há qualquer cliente compatível com a VPN que temos… O trabalho que dá a configurar a VPN é imenso, tem que ser com scripts e não é garantido que funcione.

        Chego à empresa, tenho proxy, Exchange, Autenticação em tudo e mais alguma coisa.

        Em suma, grande parte tem solução, mas o trabalho é tanto para as fazer, que acabamos por ir para o mais fácil…

      • xpBest says:

        ” CAD, Archicad, etc – impossível.” impossível ver aqui , http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=9737

        • CMatomic says:

          LOL XpBest é um Nick de um amigo meu, que nada gosta de sistemas Linux

          • Pedro says:

            Claro que existem alternativas para CAD. Mas isso a nível intermédio pois no meu caso sou user avançado e falta bastante ainda… Como por exemplo blocos dinâmicos com atributos, etc…
            O Linux tem excelentes alternativas para muitas coisas mas no que toca a situações de produtividade profissional (exceptuando o Blender ou Inkscape para dar dois exemplos) fica aquém.

    • CMatomic says:

      “3. Jogos tipo PES, FIFA – só em formato janela. Fullscreen não é possível.” meu amigo a muitos jogos para linux pesquisa no google olha aqui esta um bom exemplo de um jogo para Linux vê este video feito por mim a jogar o granada jogo nativo para linux
      e vem mais alguns vídeos do meu canal
      https://www.youtube.com/watch?v=s4Z08QdpE1E

    • Armando says:

      Ainda bem que és tu a dizê-lo e que as pessoas concordam contigo. Isto porque, quando sou eu a dizer, aparece logo uma dúzia de pessoas a defender que o linux tem tudo, faz tudo, serve para tudo, reconhece tudo, supera tudo, etc.

    • João Henriques says:

      “é um excelente sistema operativo para dispositivos móveis – ponto. Para servidores. Para o utilizador que só ouve musica, gosta de coleccionar fotos e navegar na net não há melhor pelo preço – gratuito.”

      Que visão limitada… Linux então é apenas útil para sistemas móveis e servidores… Só podes estar a brincar. Queria ver alguém produzir o que quer que seja no mundo académico ou na indústria sem Linux. Um desktop de trabalho eficiente só lá vai com Linux.

      Obviamente que um user básico não vai necessitar de Linux para nada (só pelo preço = Zero). Um gamer também não tira proveito nenhum do Linux. O football manager foi, durante anos, a única razão pela qual mantive dual boot win/fedora.

      Em suma, eu acho precisamente o contrário de ti. O windows sim é apenas útil para jogar. Qualquer outra tarefa é feita com muito mais eficiência, precisão, conforto e estabilidade no Linux.

      P.S.: Qual é a dificuldade de configurar VPN nas distros Linux? No Ubuntu então, é a coisa mais simples à face da terra…

      • Pedro says:

        Não disse que é só para esse fim. Disse que era o melhor para esse fim.

        O que chamas de desktop eficiente?

        Imagina que tens a ncessidade de actualizar os conteúdos do teu Processador de Efeitos, Telémovel, etc… para gravares os sons do teu instrumento musical para vários dispositivos…

        Garanto-te que é possível em Linux… Mas também é possível ao Homem ir à Lua, pouco viável mas possível.

        O que se trata é de perceber as potencialidades e facilidades de cada sistema para cada utilizador. Como dizes para ti o topo é Linux pois só sentes necessidade de Linux (muito mais rápido e estável – se bem que só em algumas distros – Archlinux por exemplo ou Mint) O Ubuntu encrava por todo o lado…

      • DEELDRACO says:

        EU AMO LINUX MAS COMCORDO SIM NOS FACILIDADES DO RUWINDOS PARA UM USUARIO INEXPEIRNTE ESSE PRIMEIRO CONTATO E TUDO E NO CASO DO LINUX NÃO TEM INTERFACE TÃO AMIGAVEL ASSIM E NEM TODOS DOMINAM LINHA DE COMNADO EOU LIGUAGEM DE COMPUTAÇÃO, UMA TAREFA SIMPLES COM OUVIR UMA MUSICA A PRIMEIRA VEZ EM UM LINUX SE TORNA DIFICIL SE VC NÃO SOUBER UM BASICO DE INFORMATICA E DE LINUX,JA QUE OS PLUGUIMS NÃO VEM JA PRINTOS PARA UYZO QEU DIRA UM JOGO QEU SE TEM QUE EMULAR NO WINE? USO LINUX PARA TRABALHAR, MAS PARA MIDIA JOGOS E TODO O RESTO USO O RUWINDOS MESMO.

  12. Alucard says:

    Tenho andado atento a esta última versão do Fedora, e do que experimentei gostei muito. Especialmente o Gnome 3 que é uma mudança de paradigma no desktop muito bem bem-vinda. Talvez venha a ser um utilizador Fedora em breve, porque é como disseram, o Ubuntu só piora ultimamente.

  13. Alexsandro says:

    Já agora gostaria de deixar aqui uma pergunta para quem já testou esta versão do Fedora…

    Voces conseguem utilizar por exemplo o televisor de casa como 2º ecra através da porta hdmi sem problemas nenhums (som e/ou video)?

    Porque eu tenho o problema de nao conseguir activar a porta digital de som quer no mint quer no ubuntu, assim so consigo ter video na TV e som no pc :s…

    Se alguem ja teve esse problema e conseguiu resolver agradecia uma ajudinha 😉

  14. André Neves says:

    Eu sou adepto e uso bastante na escola. A noite passada já fiz update da versão 15 para 16.

  15. Rcabral says:

    Ainda uso o Fedora 14. Quando o 16 estiver muito estável passo para o 15. E adiante.

    • João Henriques says:

      Tive que soltar um esboço de sorriso, porque conheço montes de pessoas que fazem o mesmo, por razões evidentes. Não sendo uma rolling distro, é sempre melhor esperar um pouco até que a maior parte dos bugs sejam corrigidos.

  16. okapi says:

    Eu testei esta versão ontem, gostei, mas continuo com o openSuSE e a próxima versão 12.1 sai já dia 16.

  17. irlm says:

    o maior problema do fedora são: Placas WIFI Broadcom BC4312, Codecs WMV e Flash, se alguem explicar com resolver isto, agradecia.

  18. brso01 says:

    Alem dos motivos enumerados pedro devo dizer que em muitos casos o software não é estável a 100% sobretudo em máquinas amd com placas ati.. no meu caso primeiro que configura-se o google earth no meu velhinho amd foi quase um pesadelo.. mesmo assim não ficou bem.. instalei o xbmc e também apresenta falhas.. Enfim não sei quando isto vai mudar mas a verdade é que para trabalhar o windows é muito mais fiável e produtivo pois tem muitas ferramentas disponíveis, de referir que no trabalho utilizo o windows e em casa ubuntu.. e devo confessar que o pedro tem muita razão nos argumentos que apontou e que concordo plenamente apesar de gostar muito da ideia do software open source.. Penso que enquanto os fabricantes como a Nokia continuarem a ignorar o linux não acredito que este cenário se altere. Linux é bom todos sabem mas parece não interessar ás grandes empresas.

    • @lmx says:

      a Canocical deixou de suportar algumas arquitecturas, talvez tenhas uma delas…
      Tenho um portatil com AMd(fusion), e é um espectaculo, mas é um phenom x3

      cmps

    • João Henriques says:

      Enquanto a maior parte das pessoas usar OS Windows é perfeitamente normal que a maior parte dos programas seja direccionada para o mesmo. Obviamente que isto traz problemas à interacção com o Linux. Não é preciso ser um génio para ver isto.

      “windows é muito mais fiável e produtivo” – LOL, sim claro! Das duas uma: ou não mexes muito em computadores, ou deves ter uns músculos no braço do rato que nem te digo. O que tu fazes em 500 clicks no rato em Windows, eu faço em 2 ou 3 comandos no terminal Linux. Achas isso mais produtivo?

      • brso01 says:

        Pois eu sou um utilizador normal de computadores, que um dia decidiu por curiosidade experimentar uma distro linux.. e estou a dar o feedback da minha experiência como utilizador comum.. e na verdade a maior parte dos utilizadores de computadores são utilizadores ditos “normais”e são estes utilizadores que abrem as janelas para o sucesso de um produto, seja ele qual for.. ( De que serve ter algo que é melhor em tudo se depois só meia duzia de pessoas consegue tirar partido disso.. ) por muito que goste de linux devo dizer que passei muitas horas a tentar configurar o pc ( amd turion com placa ati )para que um simples programa como o google earth funciona-se e acho que isto não tem nada de produtivo.. a maior parte das pessoas que eu conheço nem está para isto.. e enquanto assim for o linux será para alguns e não para todos.. ao dizer isto n estou a afirmar que o windows é melhor, ou que faz tudo melhor nada disso, estou a apontar uma das lacunas deste software..
        Actualmente utilizo o Ubuntu 10.04 e o linuxmint no netbook mas na verdade de vez em quando tenho de ligar o windows.. porque se quero actualizar os mapas do gps do tlm.. liga o windows..

  19. Phixie says:

    Também sou utilizador do Fedora. Ainda uso a versao 14. Ainda não senti necessidade de actualizar porque o sistema mantém-se rápido e estável como no dia que foi instalado… Sinto-me tentado a actualizar para usar o gnome 3 regularmente, do pouco que usei não me convenceu e queria tirar as teimas…

  20. serva says:

    Bom dia , sem dúvida que o Windows é mais fácil e de facto os fabricantes não ligam nenhuma ao Linux , dou-vos um exemplo a Samsung não tem a Kies para o Linux só para Windows , e isto revolta-me , tenho um Android que tem Kernel Linux e depois não tenho a aplicação do fabricante para o Linux ?.. de facto as vezes desespero com estas coisas , depois lá vou a fóruns e normalmente consigo dar a volta , mas de facto com muito trabalho de compilação .

    O Linux infelizmente tem este problema por ser ainda um SO com uma penetração inferior aos 2% , mas tem outras coisas que me fazem não trocar , a sua estabilidade , rapidez , personalização , e as cerca de 40.000 aplicações que temos disponíveis para instalar .

    Depois quero acrescentar que o Linux está cada vez mais fácil de usar , muito intuitivo em quase todas as distribuições , existem distribuições para todos os gostos , umas mais dedicadas a Ciência outras mais viradas para o Lúdico , mas mais pesadas no que respeita aos recursos e outras extremamente leves que correm maquinas que só mesmo o Windows 95 corre , mas com uma interface moderna e com outros recursos que o windows 95 não tinha .

    Resumindo , eu também gostaria que o Linux conseguisse ainda ser mais abrangente , mas neste momento essa abrangência já é uma realidade no que respeita a transversalidade , este SO corre em centenas de configurações de Hardware demonstrando o enorme esforço que as equipas dedicadas a este projecto têm feito , ainda falta um longo caminho é certo , mas suponho que o Linux nunca irá ser um SO generalista como o é o Windows essa é a praia do Windows ponto , mesmo os utilizadores de Mac têm de usar em certas alturas o Windows , esta é a realidade e não vale a pena negar , já vi alguns portáteis Mac com Windows instalado , é mesmo assim por enquanto .

    Quanto a questão da Canonical e das versões suportadas pela mesma , eu só tenho que apontar o dedo a Distro Ubuntu , as outras (Xubuntu , Lubuntu ,Edubuntu , Kubuntu ) , estão a evoluir no bom sentido .

    Por último o Fedora nunca foi a minha distribuição , experimentei a 15 com a interface Gnome shell 3 e fiquei desagradado , vou experimentar a 16 que já fiz o download e vou experimentar nas 2 interfaces disponíveis Gnome e Kde , esta sem dúvida é a maravilha que o Linux tem , não gostas de uma distribuição porque NÃO , mas tens logo mais 200 a espera para serem instaladas e alguma certamente preencherá os requisitos .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  21. as says:

    Uso Fedora à uns meses, isto devido a problemas com o ubuntu(instabilidade, problemas com dualmonitor, já para não falar do unity…). O fedora tem-me surpreendido muito pela positiva, acho-o muito estável e porta-se muito bem com o dualmonitor. Relativamente à nova versão vou deixar passar mais uns dias ….

  22. Pedro says:

    O ponto de vista é o seguinte: Quando já tiverem fartinhos de configurar voltam-se para outro sistema mais ‘plug and play’

    As minhas observações do Linux são de alguém que perdeu horas e mais horas a tentar ligar-se à net com um HUAWEY (claro que evoluiu) mas o problema é que tudo evolui a ritmo mais rápido o que faz com que as distros de Linux (tipo Ubuntu) que queiram continuar a transformar-se num Windows de outra ‘espécie’ fiquem cada vez mais distantes da tal estabilidade que sempre caracterizou este SO…

    O wine e as máquinas virtuais também não são a solução pois são um pesadelo sem fim… Lentidão e pouca integração.

    Isto é só a minha opinião pessoal e só é valido para mim e para as minhas necessidades do diárias. Quero chegar a casa do trabalho e ligar o comando para jogar ou tocar guitarra no momento sem complicações.

    A todos os que usam linux, os meus parabéns pois também o utilizo há quase 12 anos e espero que continue a sua evolução.

  23. irlm says:

    Realmente funciona tudo no meu portatil
    NF310 (Brilho, Broadcom BCM4312, Som, Batery Icone, BT)
    Brilhante…

  24. Danzi says:

    Olá, tento usar ubunto há um bom tempo, sou adepto ao linux no entanto sou iniciante. Atualizei para a versão 11.10 e não consigo digitalizar documentos com uma impressora epson stylus tx 135, tenho pensado muito em testar o Fedora, o que já tentei fazer há mais ou menos dois anos e não sei o que fiz de errado mas perdí tudo o que tinha no computador, por isso tenho um pouco de medo agora. Gostaria de saber qual a melhor opção para que eu possa utilizar linux sem muita dificuldade.

    • João Henriques says:

      No Fedora 15 a impressão é uma palhaçada. Espero que tenham corrigido nesta versão. Não vai ser ao mudar para Fedora que vais sentir mais facilidade em configurar impressoras, scanners e afins… Pede a algum amigo com conhecimentos Linux. Por norma, se não consegues configurar algo em Ubuntu ou Mint, estás em apuros. As outras distros são menos user friendly…

  25. Renato Marques says:

    Saudações,

    talvez me possam ajudar. Como eu faço para poder ver um video no Fedora 16 KDE? ele pede os codecs mas não os instala sozinho, e nos repositórios eles não existem.

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.