PplWare Mobile

Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (6)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. mudem para linux, mudem says:

    Tantos artigos sobre a migração de Windows para Linux. O Linux só tem uma vantagem sobre o windows: é parcialmente gratuito. Fora isso é um sistema operativo totalmente amador e desprovido de qualidade quando comparado com o Windows 10.
    Como eu costumo dizer, é um SO para quem quer parecer um intelectual informático, ou, como se diz na minha terra: tem muita parra e pouca uva.

    • danny says:

      pois é, até concordo contigo……se calhar só viste uns vídeos e ficaste todo conhecedor do sistema.
      Concordo contigo devido aos artigos, pois migrar de Windows para Linux deve ser divulgado e dar a conhecer da melhor forma possível como este sistema é bom.
      Depois disso começas-te logo a errar na tua opiniao e falta de conhecimento quando começaste pela vantagem do “parcialmente gratuito”.
      O sistema é GRATUITO. Tem algumas versões pagas, é certo. no entanto sao versões mais avançadas ou técnicas.

      Se o sistema é amador e desprovido de qualidade, porque é que muitas empresas usam o sistema nos seus servidores?
      Quanto ao ser um sistema operativo para quem quer parecer um intelectual….puff… entao é no windows que mostras que és intelectual informático?
      Muitos usam o basico dos básicos no Windows que se mexerem no Linux, as diferenças seriam bem poucas.

    • João says:

      O linux é sem dúvida diferente do Windows, mas algumas distros em termos de qualidade não ficam de maneira nenhuma atrás do windows.
      Todo o eco sistema que está por trás do desenvolvimento, por exemplo, do debian ou do kernel linux, a forma como a comunidade e os developers, os maintainers, etc, funcionam, é deveras impressionante.
      E o fato de muitos pessoas estarem envolvidas sem ganharem nada, de maneira nenhuma faz com que o desenvolvimento destes sistemas seja amador, estas pessoas geralmente são profissionais do mais alto nível. E mais não digo pois o teu comentário foi desprovido de qualquer fundamento, com o único objetivo de criar uma flame war.

      • mudem para linux, mudem says:

        Pois é. Falei sem me fundamentar. Se tiveres tempo lê as minhas outras duas respostas. Está lá a fundamentação.
        O que se passa é o seguinte: estou um pouco cansado de ouvir dizer que o Linux e o OSx são melhores que o Windows.
        O Windows 10 é extraorinariamente estável e poderoso, com a melhor GUI do mercado. Nem o OSX se aproxima deste.
        Todos estes comentários a falarem mal de um SO em detrimento de outro só têm uma finalidade: a chamada “publicidade enganosa”. É assim que as pessoas hoje em dia compram produtos e utilizam serviços: baseiam-se nas opiniões de especialistas que por sua vez ouviram outros especialistas. No inicio da cadeia deve estar um único gajo a mandar “bitaites” com as restantes à espera para “fabricarem” opiniões. Mas o que é bom fala por si. Vejam os números com as quotas de mercado. Esta é a realidade e se o Windows fosse realmente mau como parecem crer que seja, já teria sido extinto.
        Mas a concorrência é positiva, só assim há melhoria nos produtos finais.

        Cumprimentos

        • pedro says:

          se fosses realmente inteligente como dizes, estarias calado, sabes porque é que o windows tem mais utilizadores??? porque a grande maioria é S.O pirata, não pagaram a licença, se tivessem que a pagar o windows estaria bem atrás (dito pelo presidente da microsoft) , passei a utilizar MINT pois o teu windows 10 só me trouxe problemas a nível da placa de rede (está sempre a cair ligação) e com o mint não acontece…por isso antes de falar cala-te e não digas asneiras.

          • Nuno Santos says:

            Com essa matas-te xd. 70 porcento de utilizadores win sao piratas.
            O pequeno universo de 30 porcento tem dinheiro para dar por uma licenca.
            Eu sou usuario dos dois SO’s e nao trocava o linux por win nem a lei da bala.
            Esse user deve ser ou umWinFan ou AppleFan

          • mudem para linux, mudem says:

            o linux é o melhor SO…

        • jorge santos says:

          É uma questão de gosto pessoal. Eu adoro o macOS e a sua forma de funcionamento. Não o troco por nada.

    • Altair says:

      Sinto em dizer amigo, mas vc não entende do assunto, provavelmente nunca utilizou linux, primeiro que não são todas as distros que são gratuítas, algumas como a Red Hat são bem caras, outra coisa dizer que Linux é um sistema operacional totalmente amador, tendo em vista que é o SO utilizado nos servidores das maiores empresas do mundo, se a internet hoje em dia funciona como ela é, é graças aos servidores Linux que permitem isso, você ainda diz que linux é desprovido de qualidade quando comparado ao Windows, porém o Linux é mais seguro, estável, gratúito(algumas distros), personalizável, essas são só algumas das muitas qualidades que vc não vê, talvez por nunca ter utilizado o sistema, amigo hoje em dia linux está e todos os lugares, desde Smartphones, tv’s, carros inteligentes, etc, o linux está mais presente em nossas vidas hoje em dia que os sistemas da microsoft.

    • lmx says:

      O teu windows, é que é um sistema amador!!

      E mais não digo..

    • Goncalo says:

      Ja ha anos que uso computadores e tenho experimentado muitas distribuicoes de Linux uma vez que sou curioso e alem disso gosto de saber minimamente do que falo, e a conclusao a que chego é a mesma que a tua. Embora o Linux tenha evoluído muito com o tempo, a qualidade e a velocidade da sua evolução deixam muito a desejar e só se torna justificável na utilização em tarefas simples e repetitivas, ou para servidores (pela simplicidade do SO e baixos recursos), assim como para aproveitamento de hardware antigo.
      Atenção, não estou a dizer que o Linux não presta ou não tem valor, é um trabalho excecional de uma grande comunidade de “amadores”, mas um SO é algo que tem de ser muito mais que aquilo que o Linux é e acredito que muito dificilmente um dia chegará perto do patamar em que se encontra o Windows 10, pois neste momento está muito muito longe de estar perto sequer.

    • Nome says:

      A principal vantagem de uma distribuição GNU/Linux é ser free and open-source software, ou seja, é livre (e gratuita). Enquanto que o Window$ não é livre nem gratuito, porque é software proprietário, ou seja, espia e não respeita quem paga para utilizá-lo.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      O Linux é um sistema operativo excelente. Todos podemos contribuir, quer sejam principiantes, amadores ou profissionais experientes. Há quem contribua como hobby, ou como investigador para o ambiente Linux. Há milhares de aplicações de todos os tipos. Programas e aplicações para praticamente todas as áreas. Por exemplo, os GPS da Tomtom, correm o kernel Linux, não o Windows da Microsoft. O Linux é escolhido para correr em grandes servidores de topo.

  2. fla says:

    Depois de umas dezenas de distribuições, o Mint é definitivamente o meu favorito e que aconselho.

    Sabem se o problema que existia de suporte a duas placas gráficas (processador + dedicada) já foi resolvido? Originalmente foi isso que me obrigou a abandonar o Linux, mas não me importava nada de voltar.

    • João says:

      Eu tenho o mint num portatil com uma nvidia e funciona bem, nunca tive qualquer problema. Mas sempre podes testar num live cd.

    • jorge santos says:

      Se estiveres a falar do nVidia Optimus penso que há uma aplicação no arranque que te permite trocar de placa conforme a necessidade, via system tray.

  3. JOSINALDO JUSTINO DA SILVA says:

    Das distribuições do Linux que já testei o Mint foi o melhor. Entretanto, tive uma decepção terrível na questão de drivers para reconhecimento de monitores. Utilizo o notebook apenas como cpu. Uso um teclado e monitor externos. O Mint não reconheceu o meu monitor e não é possível configurar com a resolução adequada para o tamanho da tela (20″). Estava muito empolgado com o Mint, mas faltar um driver tão comum para o monitor de desestimulou. Voltei para o Windows. Espero que futuramente lancem um Linux realmente eficiente!

  4. Osvaldo says:

    Linux é até melhor que Windows (e sim uso windows, não venham com essas tretas do fanboy) só não o uso por uma razão e a razão pela quais muitas pessoas negam a mudar-se para esses sistemas operativos, são os jogos.

    Exactamente os jogos, e la vém o típico “tech boys” aconselharem-me o Wine ou PlayOnLinux nada disso ajuda ou serve, até pode correr.. mas a maioria dos jogos apresentam erros gráficos, ou bugs que não são solucionáveis.

    Nem sempre os jogos que queriamos jogar são compatíveis ex: Warface, Sudden Attack 2, Dirty Bomb, Overwatch, Battlefield, CS GO, Diablo, Dofus, FIFA, Dirt 2

    Por ai fora, todos esses jogos não funcionam ou deixam de funcionar em algumas partes do jogo.
    Esse é o unico problema do linux, se o linux num futuro próximo (que parece praticamente impossível) permitir todos os jogos que funcionam no Windows funcionassem também no Linux.

    Ai sim o Linux cresceria imenso, muitas pessoas não mudam por causa dos jogos.. eu sou um deles, até pode ter aqueles jogos gratuitos na Store, mas não é o que queremos.. queremos poder jogar todos os jogos e os actuais.

    Do Wine,PlayOnLinux e da Store já conheço eu.. alias é básico.. não há nada de “tech” aqui.
    É por isso que continuo a usar Windows, se não já tinha emigrado para Linux sem dúvida alguma.

    Linux não é mau! É muito melhor que Windows

    Menos consumo de RAM.
    Menos vírus (não disse que não existe vírus, eu disse MENOS)
    Mais Segurança (la esta, não existe tanto vírus como existem para Windows)
    Firewall
    Terminal muito amigável
    Leve e consume muito menos recursos que Windows
    Rápido, robusto e com muita personalização e distros por onde escolher.
    Ideal para criação de servidores web, e gestão de networking

    Ponto negativo enorme
    Vários jogos incompatíveis ou que não funcionam.

    O Windows é melhor em termos de compatibilidades e jogos, mas não é melhor que Linux digam o que quiserem.. eu sei admitir quando é necessário.

    Linux pela Segurança,Rápido e imensas distros e personalização e criação de web servers, configuração de firewalls e muito mais

    Windows pela simplicidade do sistema, pelos jogos e pela facilidade de aprendizagem.

    De resto, Linux é superior.. venha quem vier.. ou vão dizer que o Zorin OS é dificil de usar e não se equivale ao Windows pela sua personalização?
    Se

    • mudem para linux, mudem says:

      Já utilizei o Zorin OS. Este só é parecido com uma versão mais antiga do Windows, no GUI. Utilizei-o até ao dia em que fiz duas copias de muitos ficheiro em simualtâneo e a meio decidi interromper o processo de cópia. Bloqueou e após restartar o PC, desapareceram dezenas de ficheiros. O passo seguinte foi fazer desaparecer o Zorin OS do pc.

      Cumprimentos

      • osvander says:

        Cara, fui usuário do windows por vários anos até me transformei num técnico de Rwindows. Bom custei saber que o linux é e sempre será o sistema O. melhor e mais seguro. Uso o PCLINUXOS por mais de 5 anos sem um problema se quer, nada nadinha sempre a funcionar perfeitamente, mesmo sendo um Notbook de placa SIS. Fimes, jogos, nunca deu pau ou tele azul. Mudei e nunca mais voltarei para o RWINDOWS.
        VIVA LINUX !!!

    • Altair says:

      +1

      Concordo plenamente com você, acredito que os games são o motivo de muitos usuários não sairem do windows para o linux, linux é muito superior em tudo, exceto por não rodar os games AAA que so existem no windows hj em dia, mais isso não é culpa do Linux e sim das desenvolvedoras dos Games, se parar pra pensar por o Windows ser mais usado logo as desenvolvedoras preferem fazer games pra esse sistema, hoje em dia graças a Steam ja existem bastantes games pra Linux, mas poucos AAA ainda, estou colocando fé na API Vulkan pra mudar esse cenário no qual eu gostaria que todos os games em um futuro não muito distante possa rodar em qualquer sistema Operacional, se vai dar certo eu não sei, so o futuro dirá, mas que eu quero muito que o Vulkan tenha sucesso e com isso todos os SO’s sairiam ganhando, fora esse detalhe dos games, não importa se o windowstem mais de 90% do mercado de Desktops, etc… o Linux é superior digo pois uso dos dois sistemas em dual boot, é inquestionável o quanto o Linux é melhor em estabilidade, segurança, liberdade.

  5. Manuel says:

    Windows é lixo

  6. Chico says:

    Vão discutindo e ignorem os factos tais como…..Comprei uma motherboard com uefi e não consigo instalar linux…Têm aqui um mote válido para discussão

    • José Maria Oliveira simões says:

      Eu instalei o Linux num Sony VGN-P11Z-R que tem UEFI. Ficou bastante mais rápido que com o windows 7. Estava com medo por causa da placa gráfica, mas correu tudo às mil maravilhas. Zero problemas. Recomendo vivamente o Linux em vez do Windows. Tem processador de texto, folha de calculo, leitor de PDF, etc. Ligação à net por cabo de rede ou wi-fi é feito sem qualquer problema. Tenho instalado o firefox, o chrome … vejo videos … Resumindo, estou satisfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.