PplWare Mobile

Estejam de olho… O Linux Fedora 8 sai amanha

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. *K* says:

    Boas people.
    Uso na faculdades pois os pcs têm fedora 7, mas em casa uso ubuntu.
    fortes e fracos por enquanto n sei dizer nada, uso a pouco tempo…

  2. miguel says:

    Utilizei o fedora 7 mas por duas horas dado que 1º a sua instalação que foi feita via cabo ethernet sem problemas mas o que me deixou mesmo triste foi na experimentação via wireless com adaptador Linksys nesse caso não tinha nenhuma ligação efectiva e que o windows bate pontos é de facto ser ou ter um sistema mais automático é claro se por hipótese de ter um adaptador wireless linux talvez funcionasse ainda por cima tão habituado aos automatismos do windows desde 1995…..
    É pena o sistema linux é open source.!!(mais barato).

  3. Pedro Pinto says:

    Já agora, qual a Universidade?

    Pedro Pinto

  4. Ricardo Cardoso says:

    Pontos fracos???!!!
    O Linux não tem dessas coisas.

  5. Vítor I says:

    A saída do Fedora 8 é a notícia de amanhã. A notícia de hoje é a saída do Opera Mini 4 Final em português http://www.operamini.com/download/.

  6. PEDRO says:

    Pois é sabem daquele “bug”, que não é bug, do Ubuntu que gasta os discos dos portáteis muito rapidamente?? Achava interessante o pplware postar algo sobre isso para ajudar os users perdidos, como eu (apesar de já ter percedbido o problema e ter lido umas quantas maneiras de supostamente o minimizar)

    P.S.: Será que o mesmo problema está presente no Fedora?? Ao que parece está no Mandriva 2007…

  7. LemoN says:

    Enquanto aguardava a chegada do ubuntu gutsy gibbon 7.10, instalei o fedora 7 e devo dizer que ao primeiro boot, pareceu-me mais giro que o ubuntu, mais giro no sentido de renderização de fontes melhor e isso… (porque o gnome é, obviamente igual)

    No entanto, já o desinstalei e cá estou no ubuntu. O fedora tem um mal, para mim… a nível de “suporte” entre users não tem nada a ver com ubuntu… uma pessoa vê-se literalmente grega para aprender alguma coisa que seja. Além disso, não instala codecs automaticamente nem nada, só a pagantes? Codecs free no fedora só adicionando repositórios e as vezes têm-se dificuldades para conseguir fazer isso…

    Pode ter sido pela minha inexperiência em fedora… mas para ser sincero, não gostei muito. Prefiro sem dúvida ubuntu.

  8. Paulo Neves says:

    Fedora = RedHat
    Ubuntu = Debian

    Já usei as 2.
    Academicamente uso o Fedora 7, em casa Ubuntu. Como já se disse aqui, o Ubuntu leva a melhor no que diz respeito a drivers (suporte melhorado a hardware), actualizações e maior facilidade face ao fedora.
    Um bom teste que fiz (entrino 1.6 dothan com intel 2200bg) foi pesquisar redes extacatmente no mesmo local, no windows apenas detectou 1 rede (rede eduroam) no Ubuntu 7.10 simplesmente reconheceu 3 redes….
    Agora tirem as vossas conclusões…

  9. Shynkendo says:

    UBUNTU AO PODER!!!!!!!!!

  10. Hugo Rabaça says:

    ola,
    falasse em fedora, ubuntu e o windows xp ou ate msm o vista será que podia fazer um ranking entre estes sistemas operativos todos!?
    qual o melhor?qual aquele com mais futuro!?qual o mais compatível com o resto da tecnologia que nos rodeia!?daram todos para jogos!? e já agora pq não falar na apple serão estes q terão o melhor sistema operativo!?um verdadeiro comparativo iria esclarecer a mim como tb a mt gente!!
    aqui fica uma sugestao para um post ou para quem me quiser esclarecer!!?

    saudaçoes e continuaçao de um excelente trabalho!!

  11. Nuno Peralta says:

    PEDRO
    Pois é sabem daquele “bug”, que não é bug, do Ubuntu que gasta os discos dos portáteis muito rapidamente?? Achava interessante o pplware postar algo sobre isso para ajudar os users perdidos, como eu (apesar de já ter percedbido o problema e ter lido umas quantas maneiras de supostamente o minimizar)
    P.S.: Será que o mesmo problema está presente no Fedora?? Ao que parece está no Mandriva 2007…

    LemoN
    O fedora tem um mal, para mim… a nível de “suporte” entre users não tem nada a ver com ubuntu… uma pessoa vê-se literalmente grega para aprender alguma coisa que seja. Além disso, não instala codecs automaticamente nem nada, só a pagantes? Codecs free no fedora só adicionando repositórios e as vezes têm-se dificuldades para conseguir fazer isso…

    Atendendo a estas duas experiencias….
    Cito também esta:

    Ricardo Cardoso
    Pontos fracos???!!!
    O Linux não tem dessas coisas.

    Pelos vistos tem… =)
    Odeio estes comentários ANTI-MICROSOFT…. =(
    As pessoas nunca ligam aos pontos bons da Microsoft. Só sabem criticar…!

  12. LemoN says:

    Nuno Peralta: Claro que linux também tem pontos fracos. Nenhum sistema é perfeito… antes fosse.

    Eu pessoalmente estou super contente com este último ubuntu. Rara é a vez que entro no portátil para o XP. Desde que saiu esta ultima versão que só uso ubuntu.

    Conforme disse, com fedora tive esta má experiência e no passado com o fedora core 4 (salvo erro) também tive má experiência no que toca à instalação de um modem USB. Mas isso é como tudo, sem drivers nada feito… no windows é a mesma treta. Digo eu…

    Eu não sou anti-microsoft, nem anti-nada. Acho que cada um usa o O.S. que quer e que mais gosta. Eu actualmente fico-me pelo ubuntu, instaladinho por mim e com um look completamente parecido (senão igual) ao Mac OSX Tiger.

    De resto e deixando o XP e a microsoft de fora da conversa que não são para aqui chamados, fedora é bom? Deve ser… eu pessoalmente é que prefiro o ubuntu…

  13. Zummer says:

    Falando um pouco da minha experiencia destas duas distros de Gnu/Linux, não posso deixar de focar um ponto que pouco se tem falado, tem havido um grande esforço da RedHat & Debian (talvez outras também), para tornar Gnu/Linux mais user frendly.
    Com isto cada vez mais os utilizadores finais, daqueles que dizem “Não entendo nada de PC, nada de nada, só quero que funcione” (90% ou mais dos utilizadores de PC), podem com meia duzia de passos (simples … muito mesmo) instalar Ubuntu ou Fedora, ou simplesmente usar um LiveCd, trocando por miudos para quem não sabe, usar um Sistema Operativo sem instalar, sim não é brincadeira . . . gostava de ver isso em Vista.

    Ubuntu, tem um grande suporte para drives e um vasto conjunto de utilizadores com vontade de partilhar experiencias e informação.
    Fedora sinto que aposta na imagem, não noto um suporte tão grande para drives como ubuntu, apesar de não ter experimentado o fedora7.

    Ambas as distros, têm trabalhado na imagem, ou enviando CD (vejam no site do ubuntu) ou criando aspectos bonitos todos XPTOs como o fedora, espero e desejo que este esforço mostre aos utilizadores, que é possivel ter Sistemas Operativos, muito mais eficazes que Vista ou XPs, e com programas de Livres onde se paga 0 e de boa qualidade:
    OpenOffice, Gimp, Firefox, Thundebird, Xmms, Mplayer, Amsn . . .

    Testem comparem Preço/Qualidade em Windons/Gnu-Linux, eu já sei qual é o vencedor: Linux!

  14. Nelson N says:

    Anda para desabafar há já alguns dias, mas só agora achei oportuno. Tanto ouvi falar do ubuntu que descarreguei a última versão e fiz a instação no VirtualBox. Em princípio, perfeito. Trabalhou bem com o Cd, fiz a instalação. Também foi normal. O pior foi depois. Fiz a instalação no disco normal SATA 250 gb, e não é que encravou/bloqueou por duas vezes durante a instalação? Além disso alterou um monte de ficheiros do windows. Depois cá para mim tem mais coisas negativas por exemplo: desinstalar o FF e ficar com o Opera não deixa! A versão do FF no Ubuntu é diferente da do windows. Para experimentar o OpenOffice, num documento de seis páginas não reconheceu dezenas de palavras.

  15. João Rocha says:

    O Fedora foi a minha primeira distro de sempre, e já se sabe que a primeira é sempre especial. Na altura era o Fedora Core 1, do qual passei directamente para o 5, 6, e 7.

    Agora estou á espera de um mirror português para instalar o 8, que aguardo á meses.

    @Pedro Pinto
    Uma das características que eu acho mais interessante no Fedora, e que se não me engano, não foi implementada em nenhuma outra distro, é a possibilidade de criares, com as ferramentas que são disponibilizadas para isso mesmo, as tuas próprias versões do Sistema Operativo. Chamam-se Remixes, ou Re-Spins. Seleccionas os pacotes que queres incluir, escolhes se queres fazer um instalador simples ou um live CD, se queres criar uma imagem para gravar numa pen-drive, num CD ou num DVD, e voilá, tens um Fedora personalizado.
    Li algures que eles até estavam a trabalhar para facilitar a mudança dos pacotes com os logotipos, wallpapers, etc, que vinham com o original, para poderes personalizar também o aspecto do Spin.
    Até já existem 3 remixes oficiais, um dedicado a Jogos, outro a Desenvolvimento (de software), e outro a Electrónica. Isto para não falar da quantidade deles que começam a aparecer por aí.

    http://fedoraproject.org/wiki/Releases/8/ReleaseSummary#head-3f1abfe016afa0cc91e226c17365a98a01fc7a22

    http://fedoraproject.org/wiki/Infrastructure/CustomSpins?highlight=%28spins%29

    http://fedoraunity.org/re-spins

    Esta é só para picar, mas desculpem lá pessoal do Ubuntu, o Fedora é a distro mais bonita que há para aí… 😉

  16. Pedro Pinto says:

    @Nuno Peralta
    Depois de alguém me ter chamado à atenção sobre o que referiste: “Pois é sabem daquele “bug”, que não é bug, do Ubuntu que gasta os discos dos portáteis muito rapidamente” …. gostaria de saber onde encontras-te esta info.

    Obrigado
    Pedro Pinto

  17. rafa says:

    …épá…é só palavras muito técnicas e “caras”…! Mas para um leigo dos hard’s e soft’s ware é muito bom ter online um belo sítio onde se possa aprender mais e muita coisa…muito bem! continuação de bom trabalho Pedro…força!

  18. c0nflict says:

    Boas

    Neste momento estou com debian nos meus pc’s, ja usei mt tempo ubuntu, muito bom mesmo… fedora usei o 6 e o 7 gostei, so tenho apontar o facto de fazer actulizacoes diarias… irritante…

  19. Pedro says:

    Essa cena do Ubunto lixar os discos é uma grande tanga! Simplesmente estao a utilizar as recomendacoes dos proprios fabricantes nas configuracoes, se agora estão mal… isso é problema grave dos proprios fabricantes! podem dar uma vista de olhos aki:

    http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

    Mas no fundo no fundo… i love my windows! 😀

  20. fedora600 says:

    ppl não se tentaram usar o fedora, o ubuntu e não gostaram de nenhuma distro do linux, não tem problema usem outros.

    Usem o que faz render mais o vosso work

  21. Sou utilizador dos dois (uso o ubunto 7.10 e fedora 7) e posso dizer que são os dois fantásticos mas para utilidades diferentes:

    * Ubuntu
    – Fantástico para utilizar num portátil/computador pessoal, é muito fácil de utilizar, o suporte, comunidade e artigos do mesmo são muito bons, basta pesquisar um pouco e resolvemos qualquer problema que tenhamos.

    * Fedora
    – Fantástico para utilizar como servidor. Ganha exactamente por vir do RedHat (qualquer software que seja feito, sai sempre primeiramente em .rpm, só depois aparecem os .deb) a nível de updates de segurança, é super estável (também o Ubuntu…), basicamente é muito melhor para usar como servidor.

    * Sem dados
    – Nunca usei o Ubuntu Server, por isso não consigo dizer se é ou não melhor que o Fedora no aspecto em que acho que ganha o mesmo…

    Quanto ao problema dos disco do Ubuntu… parece-me largamente uma mentira… eu uso o Ubuntu desde o início (4.10 – Warty Warthdog), em vários pc’s e nunca tive problema nenhum de discos…

  22. Ah, o Fedora já me chegou a dar problemas com a minha (problemática) ATI Radeon Xpress 200M, e não os consegui resolver a 100%, o que já não acontece com o Ubuntu, que faz milagres com vga’s “foleiras” :D…

  23. Leonardo says:

    ja usei o fedore 6 por um curto periodo, mas eh muito bom
    pensa só o que naum vai se o 8

  24. Malamen says:

    O Fedora 8 já anda à solta pelos torrents desde ontem à noite.

  25. Luís Santos says:

    Acho que nestas coisas não devemos ser extremistas. Sou completamente fã do open source e, portanto, de SO’s como o Fedora, Ubuntu, SuSe, etc… Mas o Windows tem as suas vantagens, e o MAC OS é espectacular. Tenho o Ubuntu instalado no portátil em VM Ware (o SO principal é o XP), e tenho o SME server numa máquina a fazer de servidor de ficheiros e mail. No outro PC só tenho o XP. E só uso XP por dois motivos: primeiro, por uma questão de compatibilidade. Quase toda a gente usa XP e, por conveniência, uso-o também. O segundo motivo é, simplesmente, o hábito. O XP é um sistema ideal para preguiçosos (onde me incluo =) ), e tem as funções mais básicas à distância de um “click”. Já os sistemas baseados em Unix têm a vantagem da consola (o Windows tem o DOS, mas o Unix é mais versátil) e de permitir uma maior interacção entre utilizador/sistema operativo/PC. O trabalho é mais “manual”, se assim o podemos dizer. Livre dos automatismos excessivos patentes nos sistemas Microsoft, os que derivam do Linux permitem essa maior amplitude, o que será uma vantagem para os utilizadores mais experientes.

    Resumindo, todos terão as suas vantagens. Não há melhores ou piores, há apenas os mais adequados a certos tipos de funções e/ou pessoas.

  26. Edufer says:

    Sinceramente……Windows XP e o resto é conversa (digo eu) apesar de ter o xp pirateado nâo tenho crashes posso por os jogos sem ter de carregar mt mais programas lá pra dentro é por isso e axo q o Xp inda vai dar muita luta e os outros vâo ter muito a pedalar pra conseguirem lá chegar (penso eu)
    Mas já agora gostava de saber se dá pra por os dois sistemas operativos pra ir testando o Fedora 8 pq se der eu até gostava de testar.
    Abraços
    Edufer

  27. Luís Santos says:

    Edufer: podes instalar um “boot loader”, que te permite escolher com que sistema operativo queres arrancar. As várias distribuições de Linux costumam trazer isso (Grub, etc..).

    Em relação ao XP e aos jogos, parece que a tendência começou a mudar: o novo Unreal Tournament tem (ou irá ter) uma versão para Linux. Se a moda pegar…

  28. Malamen says:

    Se a moda pegar, e se funcionar bem, é mais um ponto a favor do crescimento de users do Linux.

  29. AIR says:

    Já utilizei o fedora (não me recordo a versão) durante muito pouco tempo. Foi engraçado.

    Depois disso, experimentei vários live cd’s… ubunto, caixa mágica, slax, etc.
    Foram mesmo experiências curtas, mas devo dizer que o único que funcionou bem foi o nosso caixa mágica. Consegui ligação á Internet sem qualquer dificuldade, nem precisei de configurar o modem (se bem me lembro ele detectou automaticamente).

    Continuo a usar o xp por questões profissionais mas ando com vontade de explorar mais uma distro linux.

  30. Paulo says:

    Nuno Peralta

    Dizer que o Linux não tem pontos fracos é atacar a Microsoft???

    E se eu disser que o meu carro é bom estou a dizer que o teu é um chaço velho?

    Se de cada vez que alguém diz que o Linux é óptimo tu achas que é um ataque à Microsoft, fica a ideia que achas realmente que a Microsft tem grandes problemas no sofwtare que disponibiliza.

  31. MMV says:

    @Paulo, que me dizes da falha de segurança do Xorg por exemplo? E de um developer da Fedora andar a meter backdoors à socapa no kernel? Não te interessa pois não? Para além de não falar do 0day que ataca o iptables que anda aí. E agora? Falas-me em problemas da Microsoft? O software livre já disponibilizou ferramentas superiores por exemplo ao MS Office (a trampa do OpenOffice não conta, que sim, comparado com o da MS é uma trampa).
    Ou então as dezenas/centenas de suid-perm files nas distro de linux prontos a serem exploitados.

    Mandar bitaites é muito bonito, mas olha que a casa de GNU/Linux não está mais arrumada que o da Microsoft.

    E sim, uso Windows, uso GNU/Linux, uso *BSD, Mac OS e Solaris. Cada SO tem as suas caracteristicas, virtudes e defeitos. Agora virem-me bananas a mandar areia aos olhos do pessoal e dizer que GNU/Linux é o maior quando nem de perto nem de longe é superior ao Windows, quando mais a BSD ou a Solaris, revela pura ignorancia.

  32. Nuno says:

    Boas,
    alguém me poderia esclarecer relativamente à compatibilidade do fedora com o Microsoft office2007?
    Agradecido.

  33. Paulo says:

    Caro MMV:

    Continuas a não responder à minha pergunta: achar que o linux é óptimo é atacar a Microsoft? Continuo na dúvida 😉

    Realmente o teu palavreado técnico impressionou-me imenso. Tiveste foi o azar de eu ser trabalhar especificamente com linux e saber que um terço do que disseste é estúpido e nunca fez sentido, um outro são boatos e o último pode-se dizer que se aproveita.

    Segundo tu, não posso achar que o linux é um óptimo sistema operativo, porque sou um banana. Repara que mesmo achando que é um jovem caramelo que gosta de polémica, te dou o direito de achar que o openoffice é um trampa.

    E o palavreado do “eu gosto de tudo, eu uso tudo, todos são bons e maus” é lindíssimo, mas não acrescenta grande coisa. Eu digo: acho o linux óptimo, não percebo porque isso implica que seja anti-microsoft e não percebo porque não ficaste calado em vez de dizeres asneiras. Fica bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.