Encontrar ficheiros iguais em Linux
Por Diogo Fernandes para o PPLWARE
Certamente todos nós temos ficheiros iguais no nosso disco mas não sabemos bem onde estão. Aqui há tempos, foi apresentado aqui no pplware, uma ferramenta que procurava os ficheiros duplicados em Windows, então e em Linux?
Para Linux, há uma excelente ferramenta, o fdupes
O fdupes é um utilitário em linha de comandos que é capaz de encontrar ficheiros idênticos num directório ou mesmo comparando directórios.
Como instalar o fdupes
No Ubuntu, ou em distribuições debian based
sudo apt-get intall fdupes |
ou no redhat, centOs
yum install fdupes |
Como utilizar?
fdupes –r <directório> |
neste caso usamos o -r para forçar a pesquisa dentro dos directórios e sub-directórios
Outro exemplo é comparar em dois directórios os ficheiros idênticos
fdupes -r <directório1> <directório2> |
Para mais opções no uso do fdupes podem sempre consultar o manual
man fdupes |
Aplicação gráfica
Para aqueles que não gostam da linha de comandos existe uma aplicação gráfica chamada FSlint.
O FSlint pode ser facilmente instalado através do Ubuntu Software Center
ou via terminal, através do comando (ou carregando com o rato nos links):
sudo apt-get install fslint |
Depois de instalado no Ubuntu a aplicação encontra-se em Ferramentas.
Conhecem outras aplicações para o efeito? Querem partilhar connosco?
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom!
Mas isto apenas faz a comparação através do nome dos ficheiros, ou também do seu conteúdo? Por exemplo, eu tenho no meu disco uma fotografia numa pasta com o nome fotografia1.jpg e noutra pasta tenho a mesma fotografia com o nome fotografia2.jpg. Este programa consegue descobrir que as duas fotografias são iguais?
Cumprimentos
atenção que o maurycio está a falar em comparação de ficheiros e não de fotos (digo eu)
…. e uma foto digital também é um ficheiro…. certo????
existem programas que procuram fotos similares, baseados na fotografia. Se mexeres por exemplo no contraste a foto é a mesma, mas em termos de ficheiro já são diferentes
Sim. Apenas dei um exemplo baseado em fotografias
O fdupes trabalha com md5sum e faz comparações bit a bit ou seja se tiverem duas imagens iguais mas com nomes distintos, será considerado como igual na mesma.
Cumps
agora não me lembro da sintaxe completa , mas com o comando “find” podemos fazer exactamente a mesma coisa… mais tarde posto a sintaxe completa , vou ver aos meus apontamentos 😀
na minha humilde opiniao , não é necessária a aplicação gráfica , o comando da bash é poderosíssimo. 😉
Na altura que usava ubuntu (infelizmente tive de deixar)havia lá um SW que fazia comparação de fotografias pelo aspecto dela e funcionava bem, foi-me muito útil quando tive de eliminar duplicados em cerca de 3000 fotos, a questão é que não me lembro do nome, é uma questão de procurares…
Desculpa zéé, não era para responder a ti mas sim ao maurycio…
Off Topic. – tem-se falado aqui de varias distribuições de Linux, acho que se devia criar um tópico para pclinuxos, uma distribuição que não fica nada atrás de Ubuntu. Uma distribuição a divulgar pela sua simplicidade e muito completa
Sem dúvida o pclinuxos é uma distro excelente ,depois de testar muitas e ter queimado muitos cds,descobri esta distro muito boa e bastante completa.Caro grifo74, gostava se fosse possível tirasse uma dúvida acabei de instalar o pclinuxos 2010.07 kde,está tudo a funcionar bem mas quando coloco a pen aparace para abrir com o smplayer?!! como configuro para abrir com o programa correcto,obrigado.Linux forever.
boas…
clicas com o botão direito do rato em cima do ficheiro a abrir e procuras abrir com, clicas e entras em video e escolhes o programa a abrir por omissão.
cumps…
na wikipedia tem umas quantas alternativas…. “Other programs that can find duplicates and run under *nix:” https://secure.wikimedia.org/wikipedia/en/wiki/Fdupes
Excelente ferramenta, o FSlint. Ainda há não muito tempo a tive de utilizar. Só acho que se devia dar mais destaque a ferramenta gráfica (com GUI, entenda-se) e só como alternativa apresentar o fdupes, Pinto. Contribui para passar a imagem descomplicada que se pretende do Linux. 😉
É um daqueles casos em que não havia necessidade nenhuma de criar um programa. Muito menos uma aplicação com interface gráfico! O terminal serve para alguma coisa. Se não o usam, para que é que usam o Linux? Para isso fiquem-se pelo Windows.