Dica – Arranque automático de aplicações/scripts no Xubuntu
Lembro-me, há uns tempos atrás, quando apenas usava Windows, de “alterar” frequentemente o autoexec.bat onde definia as aplicações que pretendia que arrancassem com o sistema. Recentemente um leitor do Pplware questionou-me onde poderia proceder a uma configuração idêntica no Xubuntu, pois pretendia que, após a inicialização do sistema, arrancassem de imediato um conjunto de aplicações “favoritas”.
Hoje apresentamos uma pequena dica que ensina como o sistema pode arrancar automaticamente aplicações.
Ao contrário das ultimas versões do Windows, o Xubuntu e outras distribuições derivadas do UIbuntu oferecem uma interface gráfica que permite ao utilizador definir, de uma forma muito simples, quais as aplicações que serão automaticamente executadas aquando do arranque do sistema.
Para tal, e tendo como base a distribuição Xubuntu, para correr aplicações automaticamente aquando do arranque do sistema basta seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Ir ao Menu e escolher Settings Manager
Passo 2 – Em seguida procuramos por Session and Startup
Passo 3 – No caso de pretendermos adicionar uma app/script no arranque do sistema basta carregar em Add. (É possivel posteriormente editar essa entrada)
Passo 4 – Por fim, indicamos um nome e uma descrição e o comando a executar, ou seja, o binário da aplicação.
Esta é uma pequena dica para quem necessita que o sistema arranque automaticamente algumas aplicações. Existem, no entanto, outros scripts no sistema de ficheiros (rc.local) que permitem também arrancar aplicações ao nível da CLI. Analisaremos esta questão num próximo artigo, Alguém tem mais dicas, que considere interessantes?
Este artigo tem mais de um ano
Era o autoexec.exe ou o autoexec.bat?
.bat de batch. Era (é) um ficheiro editável. Uma das heranças do DOS.
Boa dica,
Talvez esta aplicação que vou falar também possa ajudar. Cuttlefish, vou tentar explicar muito rápido o que é.
As vezes quando estamos a “trabalhar” no PC, abrimos sempre as mesmas aplicações, tipo, sempre que eu abro o Chromium ou o Firefox, também abro o Lightread ( leitor de feeds/rss ), o que o Cuttlefish faz é “poupar-nos” trabalho, ou seja, sempre que abrires o Chromium o Cuttlefish vai abrir também, sem cliques.
Outro exemplo : Sempre que ligares o teu telemóvel ao pc, cabo ou bluetooth, abre logo a tua aplicação favorita para veres e organizares as fotos, videos, etc…
Também dá para por aplicações a iniciar quando o sistema se inicia.
JP, tratas de me fazer chegar ao e-mail um artigo com a análise dessa ferramenta?
Considera feito !
Já foi falado aqui:
https://pplware.sapo.pt/linux/cuttlefish-automacao-de-tarefas-no-linux-ao-estilo-do-ifttt/
Haha, bem visto, estas mais atento que eu.
E eu :), já são mais de 2000 artigos..acho que a minha base de dados (entenda-se cérebro) dou overflow
Faz um “brain –reset” e ficas como novo 😀
Podem sempre por as coisas a arrancar no .bash_profile, e isso é valido seja qual for a distro. Acho que falta aqui no pplware falar de linux de uma vez so, e nao so de ubuntu ou so de outra coisa, ser mais versatil, porque no fundo tudo é linux, e tudo permite as mesmas coisas se quiseremos que assim seja…
Temos os tutoriais..Linux para totos ( mas o pessoal foge do baixo nível 🙂 )
Not me 😀
Quando quero fazer algo na consola, pesquiso nesses tutoriais antes de procurar no google!
[Off topic]
Boas pessoal do pplware,
tenho aqui o xubuntu 12.10 rodando na minha maquina(HP dv6) que é uma maravilha muito por “culpa” do pplware 😉 mas há um pequeno senão, quando ligo meu headphone ou o meu 5.1 as colunas do pc continuam a tocar, já experimentei varios programas controladores/gestores de som e nenhum resolveu o meu problema de forma efectiva. Há alguem com o mesmo problema e/ou uma solução?
Abraços!
Procura por alsa ou pulseaudio
Eu tive esse problema num toshiba.
Solução:
localizar o ficheiro modeprobe.conf e acrescentar a linha “options snd-hda-intel model=auto”, sem as aspas no meu caso o ficheiro não existia e foi criado em “/lib/linux-sound-base”, com permissões de root.
No fim fazer reboot
Boas jo§e,
Já consegui solucionar o problema, foi um pouco diferente do indicado mas foi graças a tua dica que eu pude fazer mais pesquisas e depois de alguma tentativa e erro acabei por conseguir.
Fica aqui a soluçao:
É de referir que eu tenho uma hp-dv6 com xubuntu 12.10
Abrir o ficheiro ‘alsa-base.conf’ que se encontra em ‘/etc/modprobe.d’ e adicionar a linha “options snd-hda-intel model=hp-dv5” (sem aspas, e sim hp-dv5 não foi erro, apesar do meu hp ser da serie dv6), gravar e fazer reboot. Problema resolvido!! Ah tudo isto com permissões root.
Espero que isto seja útil para alguém!
Resta-me agradecer ao irlm e ao jose pela ajuda
Abraço!!
Porque não fazem tutorial para gnome/kde são diferentes do xfce + kde services ou deamons , já agora para arch
A distribuição é boa mas copiar ficheiros pela rede para sempre a meio… Deve ser o driver da placa de rede que não funciona bem… Vou ficar pelo ubuntu12.04, é a única distribuição do ubuntu que minimamente se aproveita, tirando o unity :S
Ola. Acima de tudo parabens pelo trabalho e entusiasmo, mas…
O motivo de desistência linux xubunto no meu caso foi exactamente esses sistema não me reconhecer a minha wi-fi Broadcom. Depois de andar pela net acabei por desistir.
Experimentei um Vetor linux que, não sei como, identificava logo a rede wi-fi tal e qual como o w7, mas no primeiro dia o SO crashou umas 4 vezes esgotando a minha paciência mais uma vez.
Cumprimentos.
É um artigo interessante!
E se a aplicação necessitar de root (sudo)? Como fazer para que a aplicação corra automáticamente, sem ser necessário fornecer a password do sudo?
Obrg
Sérgio