PplWare Mobile

Dica – Arranque automático de aplicações/scripts no Xubuntu

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ZiLOG says:

    Era o autoexec.exe ou o autoexec.bat?

  2. JP (djlinux) says:

    Boa dica,

    Talvez esta aplicação que vou falar também possa ajudar. Cuttlefish, vou tentar explicar muito rápido o que é.

    As vezes quando estamos a “trabalhar” no PC, abrimos sempre as mesmas aplicações, tipo, sempre que eu abro o Chromium ou o Firefox, também abro o Lightread ( leitor de feeds/rss ), o que o Cuttlefish faz é “poupar-nos” trabalho, ou seja, sempre que abrires o Chromium o Cuttlefish vai abrir também, sem cliques.

    Outro exemplo : Sempre que ligares o teu telemóvel ao pc, cabo ou bluetooth, abre logo a tua aplicação favorita para veres e organizares as fotos, videos, etc…

    Também dá para por aplicações a iniciar quando o sistema se inicia.

  3. cf says:

    Podem sempre por as coisas a arrancar no .bash_profile, e isso é valido seja qual for a distro. Acho que falta aqui no pplware falar de linux de uma vez so, e nao so de ubuntu ou so de outra coisa, ser mais versatil, porque no fundo tudo é linux, e tudo permite as mesmas coisas se quiseremos que assim seja…

  4. Renato fortez says:

    [Off topic]
    Boas pessoal do pplware,
    tenho aqui o xubuntu 12.10 rodando na minha maquina(HP dv6) que é uma maravilha muito por “culpa” do pplware 😉 mas há um pequeno senão, quando ligo meu headphone ou o meu 5.1 as colunas do pc continuam a tocar, já experimentei varios programas controladores/gestores de som e nenhum resolveu o meu problema de forma efectiva. Há alguem com o mesmo problema e/ou uma solução?
    Abraços!

    • irlm says:

      Procura por alsa ou pulseaudio

    • jo§e says:

      Eu tive esse problema num toshiba.

      Solução:

      localizar o ficheiro modeprobe.conf e acrescentar a linha “options snd-hda-intel model=auto”, sem as aspas no meu caso o ficheiro não existia e foi criado em “/lib/linux-sound-base”, com permissões de root.

      No fim fazer reboot

      • Renato fortez says:

        Boas jo§e,
        Já consegui solucionar o problema, foi um pouco diferente do indicado mas foi graças a tua dica que eu pude fazer mais pesquisas e depois de alguma tentativa e erro acabei por conseguir.

        Fica aqui a soluçao:

        É de referir que eu tenho uma hp-dv6 com xubuntu 12.10

        Abrir o ficheiro ‘alsa-base.conf’ que se encontra em ‘/etc/modprobe.d’ e adicionar a linha “options snd-hda-intel model=hp-dv5” (sem aspas, e sim hp-dv5 não foi erro, apesar do meu hp ser da serie dv6), gravar e fazer reboot. Problema resolvido!! Ah tudo isto com permissões root.

        Espero que isto seja útil para alguém!

        Resta-me agradecer ao irlm e ao jose pela ajuda

        Abraço!!

  5. irlm says:

    Porque não fazem tutorial para gnome/kde são diferentes do xfce + kde services ou deamons , já agora para arch

  6. jpng81 says:

    A distribuição é boa mas copiar ficheiros pela rede para sempre a meio… Deve ser o driver da placa de rede que não funciona bem… Vou ficar pelo ubuntu12.04, é a única distribuição do ubuntu que minimamente se aproveita, tirando o unity :S

    • Jose Ribeiro - Portugal says:

      Ola. Acima de tudo parabens pelo trabalho e entusiasmo, mas…

      O motivo de desistência linux xubunto no meu caso foi exactamente esses sistema não me reconhecer a minha wi-fi Broadcom. Depois de andar pela net acabei por desistir.

      Experimentei um Vetor linux que, não sei como, identificava logo a rede wi-fi tal e qual como o w7, mas no primeiro dia o SO crashou umas 4 vezes esgotando a minha paciência mais uma vez.

      Cumprimentos.

  7. Sérgio Rodrigues says:

    É um artigo interessante!
    E se a aplicação necessitar de root (sudo)? Como fazer para que a aplicação corra automáticamente, sem ser necessário fornecer a password do sudo?

    Obrg
    Sérgio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.