Dica – Aprenda a instalar o Drupal no Ubuntu 12.04
Um CMS (Content Management Systems) é um software orientado para a web, usado para organizar, gerir e facilitar a criação colaborativa de documentos, portais e outros conteúdos. Quando falamos em CMS costumamos associar de imediato às plataformas wordpress ou Joomla por serem as mais populares. Depois de termos apresentado já aqui o Drupal, hoje vamos ensinar a instalar o mesmo no Linux.
O drupal é um gestor de conteúdos e pode ser usado como plataforma para as mais variadíssimas situações. Através do módulos e templates disponíveis podemos criar sites ou blogs pessoais/negócio, criar sites de comércio electrónico, etc, tudo com base nesta fantástica plataforma.
Vejam o Drupal em acção:
Como instalar o Drupal no Ubuntu 12.04?
Pré-requisito
Para instalar o Drupal na sua máquina, e uma vez que a plataforma necessita de servidor Web (ex. Apache), do MySQL como base de dados e PHP, devem começar por instalar um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP). Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, drupal, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP com suporte para o serviço de base de dados MySQL.
Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:
sudo apt-get install lamp-server^ |
Vamos agora passar à instalação propriamente dita do Drupal. Para isso devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 - Instalar o Drupal7 a partir dos repositórios
sudo apt-get update sudo apt-get install drupal7 |
Passo 2 - "Registar" o Drupal no Apache
sudo cp /etc/drupal/7/apache.conf /etc/apache2/mods-enabled/drupal.conf sudo /etc/init.d/apache2 restart |
Passo 3 - Criar a base de dados de suporte à plataforma
mysql -u root -p CREATE DATABASE dbdrupal; |
Passo 3.1 - Criar utilizador para acesso à base de dados
Para o acesso à base de dados poderíamos usar simplesmente o utilizador root. No entanto, podemos também criar um utilizador específico para acesso à base de dados do drupal com a seguinte informação:
- Utilizador: drupaluser
- Password: pplware
CREATE USER drupaluser; SET PASSWORD FOR drupaluser = PASSWORD("pplware"); GRANT ALL PRIVILEGES ON dbdrupal.* TO drupaluser@localhost IDENTIFIED BY "pplware"; |
Realizados os passos anteriores, basta apenas abrir o browser e inserir o seguinte endereço web http://localhost/drupal7/install.php ... e fornecer os dados solicitados pela interface de instalação.
De referir que devem indicar o nome correcto da base de dados criada (neste exemplo usamos o nome dbdrupal) , utilizador e respectiva password.
De referir que no Drupal 7 foram introduzidas melhorias significativas, das quais se destacam:
- Novo interface de Administração o que simplifica a gestão da plataforma;
- Uma API para renderização
- Introduz melhorias de usabilidade através da disponibilização de um novo instalador (mais simplificado)
- Mais flexível – Permite definir a sua estrutura de conteúdos e adicionar campos personalizados a conteúdo, utilizadores, comentários e mais. Mais de 800 módulos já disponíveis para Drupal 7;
- Mais escalável – Suporte a grandes quantidades de tráfego, graças às optimizações JavaScript e CSS melhoradas;
Tal como o Joomla ou WordPress, o Drupal é um fantástico CMS e são muitas as funcionalidades que oferece. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Aguardamos o vosso feedback sobre esta plataforma. Homepage: Drupal
Este artigo tem mais de um ano
E um tutorial de Joomla?? 😉
Se for para instalar, tens aqui
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/aprenda-a-instalar-e-a-configurar-o-joomla/
Muito obrigado , já me salvaste o dia , andava a procura de uma solução destas para Linux mas tenho estado preguiçoso depois das férias , os meus agradecimentos Pedro
Cumprimentos
Serva
Sinceramente, não sei se sou eu que tive uma má experiência com Drupal (talvez trauma sabe-se lá) ou acho este CMS muito fraquinho. Complica o que devia ser simples na minha opinião…no entanto sei que tem muitos adeptos.
Ja tenho experimentado varios CMS’s, no entanto o Drupal é muito bom, no entanto tem é necessario uma “bela” curva de aprendizagem e na minha opinião mais direccionado para programadores que webdesigners. Não sei a tua experiencia mas se te viras para programação o Drupal é o que mais aconselho, se és web designer ou entusiasta aconselho algo como o WordPress (ou Joomla em alternativa). Muitas pessoas pensam que o wordpress é só pra blogs mas é muito mais que isso desde a v3.
Mas quando me perguntam qual é o melhor, a minha resposta é o que preenche melhor as necessidades com o que vem nativamente no CMS + suporte/comunidade.
Sou programador, actualmente em .net (no entanto estou perfeitamente à vontade com PHP igualmente), o que achei (devido talvez a essa curva de aprendizagem) é que mesmo lendo os documentos técnicos sobre este CMS são um pouco confusos e talvez pouco objectivos (não sei como está o Drupal agora para ser sincero, a minha experiência vem de há uns anos quando houve um grande boom com este software). Mesmo a nível de utilizador acho um pouco confuso e nada prático…mas lá está é a minha opinião pessoal sobre o tema.
No meu ver o WordPress ainda continua a ser o rei, é impressionante a versatilidade que tem em adaptarmos o CMS ao projecto em curso (seja ele blog, website, etc) e ao mesmo tempo não descuidando a interface para o utilizador sendo intuitiva e directa.
Pedro ,
Boa tarde no passo 2 não consigo registar-me no Drupal , será que durante a instalação deveria ter escolhido a configuração manual .
Cumprimentos
Serva
Boa tarde , esquece já percebi o que fiz mal , e foi de facto durante a instalação , tem de se ler bem as opções , já consegui , muito obrigado
Cumprimentos
Serva
Boa noite,
Já usei o drupal, o b2evolution e joomla e sinceramente o melhor ainda é o joomla, desde que consigam manipular todos os ficheiros e criar os vossos próprios temas.
Um abraço
Boas noites deixo só um apontamento em Ubuntu 15.10. Fiz a instalação por aqui e correu bem, só no momento de copiar um ficheiro no passo 2 tive de fazer uma alteração:
de:
sudo cp /etc/drupal/7/apache.conf /etc/apache2/mods-enabled/drupal.conf”
para:
sudo cp /etc/drupal/7/apache2.conf /etc/apache2/mods-enabled/drupal.conf
cumps