O Windows 10 é, sem margem para dúvidas, o melhor sistema operativo da atualidade. Apesar de não ser perfeito, como é normal, a Microsoft tem sabido dotar este sistema das melhores funcionalidades tornando-o mais amigável do utilizador.
Quem procura uma alternativa no mundo Linux fique a saber que há também um conjunto de distribuições muito interessantes. Aqui ficam as sugestões.
Tendo como base este artigo, hoje propomos 5 interessantes distribuições Linux para os utilizadores que pretenderem abandonar o Windows 10. O desafio é interessante, mas nada que o tempo de utilização não ajude a resolver.
#1 – Zorin OS
Zorin OS é talvez a distribuição Linux mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e pelo facto do menu iniciar ser muito idêntico ao do Windows 7. Esta distribuição é baseada no popular Ubuntu, o que significa que existem também muito software e muita documentação.
Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho, onde o utilizador pode, através do “Zorin Appearance”, alternar entre diversos estilos…daí o conseguirmos ter uma distribuição com um “look and feel” semelhante ao Windows.
#2 – ChaletOS
Chama-se ChaletOS, é baseado no Xubuntu e é uma das distribuições GNU/Linux que tem estado a ter algum destaque. O ChaletOS ajuda a mudar de Windows para Linux, sem que a mudança seja radical, até porque ao nível da interface as semelhanças são muitas.
Ao nível do software a lista é bastante vasta. O ChaletOS traz o Firefox como browser por omissão, o Transmission para torrents, o Pidgin Internet Messenger como cliente de IM.
#3 – Linux Mint
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.
#4 – SolusOS
O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas.
Esta distribuição traz como ambiente gráfico o Budgie, várias otimizações ao nível do software integrado e também melhorias na generalidade do sistema que permitem ter ao utilizador uma boa experiência ao nível dos jogos.
#5 – MX Linux
Para quem procura uma distribuição Linux leve, mas com bom suporte, a nossa sugestão vai para a distribuição MX. A performance é simplesmente fantástica e toda a interface é muito bonita e muito bem organizada. A versão atual da distribuição MX Linux é a 17.1.
No segmento das distribuições GNU/Linux existem muitas outras que podem substituir o Windows 10. Cada distribuição tem as suas características, apesar da sua base ser bastante semelhante.