DCP: Copie ficheiros entre máquinas Linux sem ter de instalar o SSH
Por norma os utilizadores que precisam de copiar ficheiros, numa rede local, entre máquinas Linux, recorrem ao popular rsync ou usam o popular SCP.
Hoje a nossa sugestão vai para outra ferramenta que permite copiar facilmente ficheiros entre máquinas Linux. Vamos conhecer o DCP (Dat Copy).
O Dat Copy ou simplesmente DCP, é uma ferramenta para copiar informação entre máquinas que tenham o sistema operativo Linux instalado. Ao contrário de outras, o DCP não recorre ao protocolo SSH para realizar cópias em segurança.
Além da cópia de ficheiros, esta ferramenta permite também que se mantenha a informação sincronizada entre máquinas.
Como usar o DCP?
Usar o DCP é relativamente simples. De referir que esta ferramenta cria um ficheiro dat que contem todos os ficheiros a transferir. Depois, usando a chave pública que é gerada, o destinatário só tem proceder ao download dos ficheiros. Todo o processo é seguro, uma vez que a informação é cifrada.
Para começar a usar o DCP devem usar o seguinte comando:
npm i -g dat-cp |
A instalação requer que tenha o npm instalado na sua máquina.
Em seguida vamos moder o ficheiro node-64.node para o diretório dos binários no Linux (/usr/local/bin)
mv dcp-0.7.4-linux-x64/dcp dcp-0.7.4-linux-x64/node-64.node /usr/local/bin |
Depois dos procedimentos anteriores, está pronto para transferir informação. Para enviarem um ficheiro basta que usem o seguinte comando:
dcp ficheiro |
Do lado do destino basta que usem o comando dcp seguido da chave pública gerada
dcp chave_publica |
Sem complicações e sem a necessidade de dependências, a troca de ficheiros entre sistemas é assim bem mais fácil. O DCP tem outras opções que podem ser consultadas na página do projeto aqui.
Se conhecerem outras ferramentas idênticas, partilhem connosco.
Este artigo tem mais de um ano
Qual é a vantagem? Se o scp vem por default em qualquer Linux e essa coisa que apresentas é um protocolo novo que precisa de java, maven, nova porta de firewall aberta, novo loging. E não obedece a permissões de ficheiros.
Qual é a vantagem de usar isso?
Falou tudo
O Pedro queria era falar do protocolo, mas ficou com vergonha e arranjou um pretexto para apresentar o protocolo 🙂
era essa a minha questão…. não estou ainda a ver a vantagem.
Voces são tramados 😀 Uma ferramenta novinha, top…e ainda se queixam 😀 Já agora, não precisa de java…a ferramenta é nodeJS
Nenhuma, aparentemente. E a partir do momento que preciso de instalar com o npm ainda menos. Acaba por ter muito mais dependências que o scp. Mas vale pela divulgação.
Tutoriais sobre ferramentas exclusivamente em linha de comandos… Entrámos em 2019 ou em 1999?
Uso Linux e há anos que não me lembro de usar a linha de comandos para tarefas comuns (mas para Programação sim). Não é esse o propósito de um SO, e este tipo de tutoriais não faz sentido em 2019.
Não me lembro de ter lido em lado nenhum que gui aumenta a produtividade nem a flexibilidade de nenhuma tarefa.
Podes indicar onde leste isso?
Olha,.. eu cá acho muito mais pratico e rápido a linha comandos que o GUI. E para programar por acaso já me dá mais jeito usar um IDE e não directamente com o vi.
Cada um faz como preferir, se quiser usar GUI ok, se quiser CLI ok tmb, isso não tem nada a ver com o ano, o importante é utilizar o sistema como achar melhor e pronto, se o user prefere usar cli, acha mais produtivo que mal faz, eu uso tanto CLI, quanto GUI.
Não és um utilizador “nativo” 😀
Eu que comecei com um Macintosh há 25 anos estou pasmado… Nunca pensei que isto iria evoluir tanto!