CrunchBang Linux 9.04.01
Temos sido abordados frequentemente no fórum do Pplware pelos nossos leitores, acerca de distribuições de Linux mais leves. Muitos apesar de desejarem distribuições leves e possuírem máquinas com poucos recursos, não prescindem da facilidade de uso a que estão habituados no Ubuntu. Estas propriedades estão muitas vezes em cantos opostos. Não nesta jovem distribuição de Linux que hoje vos apresento.
O CrunchBang Linux pretende demonstrar que é possível construir uma distribuição de Linux apelativa e ao mesmo tempo generosa no que se refere consumo de recursos da máquina. O interessante é que ao conseguir reunir as características anteriores, esta distribuição de Linux praticamente não sacrifica a facilidade de uso.
O segredo da velocidade do CrunchBang, baseia-se no facto do seu autor ter partido de uma instalação mínima do Ubuntu e ter produzido um conjunto de procedimentos automatizados através de um script de forma a construir uma distribuição optimizada e talhada para correr mesmo nas máquinas mais modestas.
Mais uma distribuição de Linux? Talvez... Completamente inútil? De certeza que não. Apesar do aspecto simplista e aparentemente pouco polido à primeira vista, ficam por aqui as aparências.
O CrunchBang em vez de utilizar a exigente infraestrutura do ambiente gráfico Gnome tal como Ubuntu, aposta por sua vez no popular gerenciador de janelas OpenBox.
O Openbox tem a particularidade de utilizar a toolkit gráfica GTK+, isto para si quererá dizer que todas as aplicações que já se habituou a usar como Pidgin, Transmission ou mesmo o Firefox, têm integração perfeita nesta distribuição.
A navegação é simplista embora não tão intuítiva à primeira vista, não encontrará nenhum menu, apenas uma timida barra de tarefas em baixo separada pelos dois workspaces activos por omissão.
Irá reparar também no seu lado direito, no popular monitor de sistema Conky, onde poderá observar dados importantes como informação de sistema ou atalhos importantes para tarefas mais comuns.
Para começar a interagir com o sistema e aceder ao menu do CrunchBang terá que clicar com o botão direito do rato sobre a área de trabalho e eis que se fará luz e o menu irá aparecer como lhe mostramos na seguinte imagem:
Mas vamos navegar pelas várias secções de aplicações para lhe mostrar o que esta distribuição lhe pode oferecer.
Caso esteja a navegar no LiveCD, aparecer-lhe-á a secção Install, onde poderá como o próprio nome indica instalar o CrunchBang Linux. A boa notícia aqui é que o processo de instalação será absolutamente igual ao do Ubuntu devido a esta distribuição usar o mesmo instalador (Ubiquity).
Caso não se lembre de como instalar o Ubuntu, pode consultar este artigo.
Na secção Internet poderá encontrar as aplicações por omissão em qualquer distribuição tais como o Firefox, Transmission BitTorrent ou Pidgin.
Uma excelente surpresa ao lançar o Firefox foi ter verificado que, quando acedi ao Youtube, o Adobe Flash Player 10 estava já instalado por padrão, para que o utilizador tenha uma boa experiência "out of the box". So far so good...
Nesta secção saliento ainda a inclusão extra do cliente de microblogging Gwibber onde poderá encontrar suporte para Twitter e newsfeed, bem como uma aplicação muito útil e que poupa alguns trocos em chamadas, o Skype. É incluído ainda o leve cliente de Email Claws.
Na secção Graphics destaco o poderoso editor de imagens Open Source GIMP e uma excelente adição nesta distribuição para quem trabalha muito com gráficos vectoriais. Refiro-me ao fantástico editor Inkscape cujos os seus pergaminhos são reconhecidos não só em Linux.
Quanto à secção Office, a abordagem do autor do CrunchBang às aplicações escolhidas primou pela leveza de recursos. Nesta área as alternativas em Linux ao OpenOffice são bem claras, falamos do processador de texto Abiword e a aplicação de folha de cálculo Gnumeric.
Na secção Sound & Video, existe todo um conjunto de ferramentas que vão desde a edição de som e vídeo à sua respectiva reprodução. Saliento a inclusão do Rhythmbox à semelhança do Ubuntu, e aplaudo a inclusão do popular reprodutor de vídeo VLC, mais uma vez uma boa escolha já que em Windows esta é uma aplicação bastante popular.
Mais uma surpresa aqui ao reproduzir um ficheiro mov (ficheiro proprietário Apple Quicktime), isto porque não instalei qualquer codec e este vídeo foi aberto sem problemas pelo VLC. No CrunchBang o VLC vem equipado com todos os codecs que o utilizador necessita para ver os seus vídeos.
Ao tentar reproduzir um MP3 reparei que já vem também instalado suporte para a reprodução deste formato proprietário. Isto leva-me a concluir que o utilizador tem inicialmente uma experiência multimédia imediata, ideal para os iniciados em Linux.
Esta experiência é aliás muito semelhante à do Linux Mint, com a grande vantagem do CrunchBang, ser mais poupado a nível de recursos.
Fazendo uma incursão pela secção Terminal Apps, verificamos que esta será uma secção que terá uma boa recepção pelos amantes da consola em Linux. Programas com uma interface terminal como o avançado editor de texto Vim, browser elinks ou o cliente de irc irssi são presenças obrigatórias.
Destaco ainda a presença do Midnight Commander, clone do clássico Norton Commander que tantas gerações marcou, quando o DOS era presença frequente e gerir ficheiros era uma valente "maçada".
Finalmente a secção Tools & Utilities, proporciona-lhe utilitários diversos como o programa xfburn para gravação de CD/DVD, o arquivador File Roller (arquivador padrão do Ubuntu) e o gestor de ficheiros gráficos PCMan, que o livrará de todo o peso e complexidade do Nautilus no Gnome.
Devido ao altruísmo do autor do CrunchBang em disponibilizar o produto do seus conhecimentos à comunidade, temos hoje a meu ver uma distribuição actualizada regularmente que fazia falta à comunidade Linux.
Isto porque muitos utilizadores já se habituaram ao Ubuntu, mas não têm máquinas para acompanhar as inovações que lhes trazem algum peso inerente, de cada vez que uma nova versão é lançada.
Se tem em sua casa uma máquina parada à qual pretende dar uma nova vida ou é como eu, um "fanático" da performance, não poderá deixar-se ficar indiferente a esta nova distribuição.
Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: CrunchBang Linux Standard Edition (i386) [620MB]
Download: CrunchBang Linux Standard Edition (amd64) [673MB]
Download: CrunchBang Linux Lite Edition (i386) [427MB]
Download: CrunchBang Linux Lite Edition (amd64) [436MB]
Homepage: CrunchBang Linux
Este artigo tem mais de um ano
é verdade q é mais leve q o ubuntu por utilizar openbox, mas ainda assim nao se pode considerar uma distribuiçao leve..
de qlqr das formas é uma boa alternativa para quem nao é muito entendido no mundo linux, ou simplesmente quer um ambiente de trabalho com openbox sem ter q configurar mundos e fundos..
neste momento estou com arch + openbox no meu eee e estou bastante satisfeito;)
cumps[]
Será que depois de ser lançado o novo sistema operativo do Google baseado em Linux haverá espaço para estas pequenas distribuições?
pelo menos terão de lutar contra um gigante no mercado dos netbooks.
a unica coisa q o SO do google terá de vantagem é vir instalado em muitas maquinas por default.
quanto ao “espaço para estas pequenas distribuições?”…
amigo, isto é ubuntu, so muda o facto de nao usar gnome, logo nao é uma pequena distribuiçao.. é apenas uma maneira de teres out of the box um ubuntu com openbox, sem teres q andar a perder a cabeça a configurar o bicho.
cumps;)
@Guilherme de Sousa
Depende se fores ver no forum oficial há pessoal com as seguintes caracteristicas a correr o CrunchBang
Processor: Pentium II 366XT
Screen: 13.3″ TFT
RAM: 256 SDRAM (maxed out)
HDD: 60 GB
Optical Drive: CD-R
Graphics: N/A
Sound: N/A
Network: D-Link DWL-G630 802.11g laptop adapter
Other: 1 x USB 2.0
Link:
http://crunchbanglinux.org/forums/topic/147/your-crunchbang-linux-system/
Quero ver a conseguires fazer o mesmo até no Xubuntu, quando mais no Ubuntu 😉 Quem quiser usar esta distribuição num pc antigo, pode sempre desinstalar algumas aplicações mais pesadas que possa trazer
ou substituí-las por equivalente mais leves 😉
n estou a por isso em causa,
o q estou a dizer é q mesmo assim nao é uma lightweight distro, acho q n ha discussão quanto a isso..
cumps
Bem 🙂 Já que funcionou nisso tmb deve funcionar no meu “Velho PC”
AMD 3100+ Overclocked para 2.2GHz
512 MB DDR Ram 200 MHz
VIA/SG3 Unichrome Pro Graphics (Integrada de 64 MB)
Resta saber se ele vem com aquela facilidade que tem o Ubuntu, que permite “instalar” dentro do Windows…
Não vem com Wubi, mas podes tentar instalar numa máquina virtual para testares.
Vou experimentar! Andava a pensar procurar algo deste género e eis que aparece cá no Pplware! Bom artigo, Rui! 🙂
Só uma pequena correcção: “que fazia falta à comunidade Linux”
Acho muita piada ao logotipo #! 😀
Ou será “logótipo”?!?!?
Corrigido, obrigado pelo reparo
Bem, experimentei, gostei e instalei! Para já, porreiríssimo e gosto muito deste visual negro e minimalista 😉
Mais uma para juntar à colecção….
Qualquer dia arrisco-me a perder mais tempo a decidir a distribuição e a experimentar qual das 10.000 quero adoptar, do que propriamente a usar.
se usares a tempo inteiro em vez de instalares so para dizeres q tens linux, podes estar descansado q o tempo de utilizaçao supera;)
cumps
Eu não preciso de dizer que tenho linux nem preciso de defender o linux como se fosse melhor que pão fatiado (sem côdea).
Só gostava que parassem de aparecer distros como se fossem cogumelos.
Talvez se unissem esforços nas distros base e apenas em 1 ou 2 distros derivadas de cada 1 das base, as coisas evoluissem + rápido.
mas faz-te comichão? transtorna te?
eu acho q é excelente, pois nao tenho q gostar do mesmo q tu, logo podemos usar distros diferentes para objectivos diferentes/maneiras de funcionar diferentes.
quanto à evoluçao… nao percebo essa do evoluissem + rapido sinceramente..
pois n ha duvida q linux como SO é o mais evoluido(muito se deve ao facto de ser opensource).
antes q pessas provas, tens o facto de ser o SO mais utilizado em supercomputadores(queres maior evoluçao?), e já agr assim recentemente foi o primeiro SO a ter uma driver para usb 3.0.
cumps
E com esta resposta fica demonstrado o meu ponto de vista.
“Só porque não gosto de X, vou é fazer a minha distro, porque o resto do pessoal não manja nada disto”.
A única comichão que sinto, é depois de muito rir com cada “nova” distro que vejo saír.
Mudam de window-manager e VOILÁ! nova distro.
Queres exemplo de personalizavel?
Debian net-install. Personalizavel a 100% e leve a 100%.
Continuo a achar que se dispersam demasiado quando não há necessidade.
Para concluir, não pedi provas nenhumas nem preciso que me sejam apresentadas. Estou ciente do espaço ocupado pelo linux. Está perfeito para supercomputadores, mas longe do optimo para utilizadores mais “básicos”.
Quanto ao USB 3.0 acho que posso arriscar que foi introduzido pelos developers do Kernel.
1 kernel … N distros …
Estás a ver onde quero chegar?
cumpz
ok, entao vamos partir do pressuposto q um utilizador noob, quer utilizar openbox, e gosta de ubuntu, como faz?
ja instalaste openbox? é q eu ja e posso te dizer q n chega instalar o window manager e esta pronto. já para nao falar q para quem quer performance, nao é la mt bom ter o gnome E o openbox instalado(no caso de o quereres instalar no ubuntu).
outra coisa, nao sei se ja usaste ubuntu, mas é uma distro optima no q toca a ‘out of the box’, mas nao aceita grandes alteraçoes.. facilmente dá barraca nestes casos.
quanto ao debian, como deves saber ja requer alguns conhecimentos, nao muitos, mas alguns.. logo nao podes pedir q um noob parta do debian para personalizar o seu sistema.
ha distros dispensaveis? ha. concordo contigo. mas nao me prejudicam em nada, até pq se nao sao tao boas qt outras provavelmente é por falta de know how dos seus developers.. logo esses developers nao fazem falta numa distro maior para a tornar ainda melhor.
dizme em q é q o ubuntu, mint, suse, etc, têm de complicado a mais q outros OS’s de forma a q um user noob nao os consiga utilizar?
NADA.
ligas uma impressora, e ela ja esta instalada.
queres um programa, basta ires ao synaptics(no caso do ubuntu) ou escrver uma linha super simples na consola.
queres eye candy, tens eye candy.
epa dizme uma coisa q faças facilmente noutro OS q n faças em linux. (epa e n venhas com o argumento dos jogos sff q n é disso q se esta aqui a falar).
usb 3.0:
sim foi introduzido pelos developers do kernel, e entao? o q eu queria demonstrar é q LINUX tem qualidade independentemente do ‘sabor’ q estiveres a falar.
por fim, percebo onde queres chegar, so nao acho q estejas a pensar da forma mais correcta. linux é liberdade de escolha.. se ha quem quer fazer distros menos uteis, ning os impede da mesma maneira q ning te obriga a utiliza-las, e nao ha perda de qualidade por isso pela razao q te apresentei mais a cima.
cumps;)
epa tinha posto aqui a minha opiniao e o meu ponto de vista a responder ao teu post, mas esta m**** por alguma razao fez o favor de nao postar e apagar o texto enorme q tinha escreito.
nao estou com paciencia para escrever tudo de novo-.- LOL
cumps
Grato pela resposta sobre o wubi, Rui.
É que tenho um netbook fraquinho (Proview 81001,com processador Geode de 500MHz). Sem chance de VM…rsrs
Seria para instalar no XP com o Wubi, como fiz com o Mint, que hoje uso nele e funciona bem, embora meio lento.
Não quero instalar, particionar, nada disso. Agradeço se indicares uma distro leve e que tenha o wubi.
Cumps.
tem em atençao uma coisa,
a performance de uma instalaçao atraves do wubi é inferior, pois os acessos ao disco sao mais lentos..
recomendava te criares realmente uma nova partiçao e instalares uma distro a teu gosto mas sem wubi..(o ubuntu tras no livecd um programa chamado gparted q te permite pegares numa partiçao e retirareslhe espaço podendo pegar no espaço q sobra e criar uma nova).
assim ate podias instalar em ext4 e melhorar a performance do netbook(olha q ainda vais notar uma grande diferença).
caso queiras algo leve e sem mts trabalhos o crunch é realmente uma boa alternativa..
se quiseres fazer algo mais a teu gosto e teres uma maquina mais leve e personalizada, instala antes um arch com openbox;)
cumps
Guilherme, obrigado pela dica. Não sabia dessa parte do acesso ao disco, que é mais lento.
Mesmo assim, estou satisfeito com o Mint instalado via wubi. O problema realmente é o processador, que é um lentium…rsrs
Quando o XP der algum problema e precisar de reinstalação (coisa corriqueira…) vejo se particiono e testo uma distro dessas.
Mais uma distro…já instalei e experimentei a distro Elive que tembem é muito leve, não sei se será tão leve quanto essa mas sei que corria muito bem no meu pc já velhito, inda por cima eu tinha uma versão que não era a final, gostei muito do desempenho e do aspecto gráfico também…
Penso que seria que o Elive seria mais um a se juntar a lista juntamente com o CrunchBang.
lol…
Não liguem ao “que seria” está a mais.
Já falámos aqui do Elive.
https://pplware.sapo.pt/2009/03/10/linux-elive-1923/
A diferença é que o elive é baseado em Debian, o que a nivel de suporte de hardware out-of-the-box não é tão bom como o Ubuntu sobre o qual o Crunchbang é baseado.
Claro que o Elive é bastante bom e amigável, senão eu não o teria analisado 🙂
Mas o Crunchpad é mais uma excelente alternativa para máquinas modestas 😉
Tenho noção que o que irei dizer poderá fazer de mim um pouco n00b.. mas ok.
Há uns 3 anos atrás instalei pela primeira vez o ubuntu, e tenho de admitir que fiquei fascinado.. demorei bastante tempo a conseguir colocar o modem icedata500 a funcionar.. mas lá consegui…
Hoje em dia tenho net movel da vodafone… há uns 4 meses pensei dar uma nova oportunidade ao ubuntu 8.10… segui tutorials na net, fiz downloads… e não consegui colocar a net usb movel da vodafone a funcionar…
Hoje de manha o meu portatil decidiu avariar e não sair do splash screen do fabricante… o resultado é que tive de ir buscar o meu velhinho pc de secretária…
Que o XP faz o favor de tornar mais lento ainda… neste momento queria instalar esta distro ou o ubuntu.
Alguém consegue colocar a net movel da vodafone a funcionar nestas distros? ^^’
Obrigado e desculpem o testamento 😉
acho q o networkmanager q ja vem de origem no ubuntu jaunty e em muitas outras distros, ja faz isso na boa..
http://www.geekology.co.za/blog/2009/05/configuring-vodafone-3g-modem-on-ubuntu-linux-904-jaunty-jackalope/
tens ai a explicar como ate;)
cumps
Vou tão voltar ao linux. 🙂 O meu de eleição é o Ubuntu mas esta versão parece-me indicada para o meu desktop mais velhinho…
https://assimvaleapena.wordpress.com/
Uso e abuso desta distro e não é tão leve como a pintam.
É leve se estiver a correr por si própria, agora desde o momento que abrimos o OpenOffice ou o Firefox, a coisa sobe a parada.
Mas de qualquer das maneiras, é a mais leve que anda por ai e que já veem bastante configuradinha e dá menos trabalho a configurar para o utilizador comum.
Para quem nunca usou Openbox, á primeira á confuso, mas quando se toma o gosto, é simples.
É bom para ressuscitar aqueles P3 lá de casa e deixar os putos com aquilo, ao menos vírus não apanham.
Os modems 3g são relativamente fáceis de instalar e no Jaunty ainda mais.
Posso escrever um tutorial aqui pro pllware se houver interesse. Sei que já há por aí uma infinidade de tutoriais mas são quase todos especificos para um determinado modem.
@NEO_Angelus:
Os modems 3g são relativamente fáceis de instalar e no Jaunty ainda mais.
Posso escrever um tutorial aqui pro pllware se houver interesse. Sei que já há por aí uma infinidade de tutoriais mas são quase todos especificos para um determinado modem.
Eu tenho aquele que acho ser o mais comum.. o HUAWEI E220…
Penso que encontrei um bom tutorial na net, mas se tiveres conhecimento de outros.. ou o pplware aceitar o teu, ficaria agradecido.
já agora fica aquele que encontrei:
http://www.geekology.co.za/blog/2009/05/configuring-vodafone-3g-modem-on-ubuntu-linux-904-jaunty-jackalope/
esse foi o q te mandei mais a cima -.-
Na minha pagina não aparece nenhum link na tua resposta =S
por baixo da tua pergunta mais a cima:
———————-
Guilherme de Sousa says:
14 de Julho de 2009 at 10:34 pm
acho q o networkmanager q ja vem de origem no ubuntu jaunty e em muitas outras distros, ja faz isso na boa..
http://www.geekology.co.za/blog/2009/05/configuring-vodafone-3g-modem-on-ubuntu-linux-904-jaunty-jackalope/
tens ai a explicar como ate;)
cumps
————-
cumps;)
Tembem tenho esse modem da vodafone e so tenho tido problemas. no meu caso nao com nenhuma distro de linux, mas com o xp64. no meu desktop tinha formatado akilo e resolvi instalar o xp64bits e ao contrario do que tinha lido na maioria dos sites, verifiquei um significativo aumento na velocidade da maquina, em especial em jogos pesados (para a minha configuraçao) o problema é que esse modem nao funciona no xp64bits e a vodafone diz que se vier a fazer suporte para 64bits sera apenas para o vista. conclusao, tive de voltar aos 32bits. alguem tem alguma soluçao para isto?
Agora apareceu, antes não 😉
Bem, vou testar isso amanha e depois digo alguma coisa
thanks
Bem … a experimentar num destes dias. O download tá feito.
Feio. Quando fizerem uma distro com um aspecto gráfico decente e com algumas ideias inovadoras e vantajosas talvez pense em mudar.
Uso windows 7, faz tudo o que quero, tem uma interface agradável, para quê trocar? Linux simplesmente não é apelativo, não traz nada de novo. De momento de windows só trocaria para mac (e mais por causa das máquinas em si, que são indiscutivelmente obras de design).
Porque é que o Linux não é apelativo? Porque não tens 10 minutos para o personalizar? Ou preferes usar Windows 7 e ser igual a todos os outros que usam?
Linux não traz nada de novo? deves tar a gozar…
Uma boa alternativa para pcs lentos.. Isto é capaz de me dar jeito!!
uso-a no desktop e recomendo está muito bem conseguida.
já agora existem mais duas que gosto, a debris e a wattOS.
http://debrislinux.org/
http://www.planetwatt.com/
outra mas um pouco mais pesada mas que tb usa um DKManager relativamente leve, o xfce+awn+compiz é a excelente dreamlinux tb totalmente baseada em Debian.
já agora um blog interessante sobre distros minimas é o http://lightlinux.blogspot.com/
Ola, tenho usado uma distro chamada ZenWalk, e estou bastante satisfeito, tem-se portado lindamente, num portatil P3 500 c\ 256Mb de memoria.
http://www.zenwalk.org/
Agora estou tentado a testar aquela Elive, gostei muito do aspecto.
se fosse a ti deixava o zenwalk.. é uma excelente distro baseada em slackware.. isto para n dizer q é um slack facil de instalar..
com essa mudança vais sentir perda de performance.
cumps;)
Agora fiquei meio confuso, achas que devo ou não mudar para o Elive?
“com essa mudança vais sentir perda de performance.”
acho q esta tudo dito:P
obviamente q acho q NAO deves mudar..
cumps;)
eu estou a testar o elive (versao final) no meu portatil velhinho e do que tenho visto é uma maravilha. ate o FM estou a jogar 🙂
Para o modem ser detectado como tal basta saber o Vendor ID e o ProductID quer do ZeroCD quer do modem e depois usar o usb_modeswitch. Estas informações podem fácilmente ser obtidas no gestor de dispositivos do windows por exemplo.