Como ter a mini câmara a funcionar no Raspberry PI?
Por David Jesus para o Pplware O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.
No seguimento da nossa colaboração com a INMotion e depois de termos apresentado aqui uma mini câmara para o Pi hoje vamos ensinar como por a mesma em funcionamento.
A câmara tem um resolução nativa de 5 Mpx e permite tirar imagens de 2592 x 1944 pixéis de resolução ou gravar vídeo a 1080p30, 720p60 e 640x480p60/90 vídeo. A câmara é suportada por todas as versões da nossa distribuição PiPplware.
Resumo das características:
- Dimensões: 25mm x 20mm x 9mm
- Peso: 3g
- Totalmente compatível com o Raspberry Pi Modelo A e B
- 5MPx Omnivision 5647
- Possibilidade de tirar fotografias com 2592 x 1944 pixéis de resolução
- Vídeo: 80p @ 30fps, 720p @ 60fps e 640x480p 60/90 para gravação
- 15-pin MIPI Camera Serial Interface – para ligação directa ao PI
- Totalmente compatível com as cases para o PI
Para ter esta mini câmara a funcionar no Pi, com a distribuição PiPplware basta que simplesmente active a camara:
Como Activar a câmara?
Para activar a câmara, basta executar o comando sudo raspi-config
Em seguida, devem escolher a opção Enable Camera
Depois de activada a câmara, é necessário reiniciar o PI. Depois de reiniciado, é possível experimentar a câmara recorrendo a duas ferramentas, para captura de imagens, que estão disponíveis na distribuição:
- raspistill
- raspivid
Para este tutorial experimentamos o raspistill. Para que a imagem da câmara apareça e seja tirado um simples screenshot, basta que usem o comando raspistill -v -o test.jpg
Mas o raspistill tem um conjunto vasto de opções, podem ver aqui.
Em próximos tutoriais iremos ensinar a criar sistemas de videovigilância simples, com recurso a esta mini câmara. Estejam atentos.
Usam algum tipo de camara no PI? Já fizeram algum tipo de projecto com esse componente?
Este artigo tem mais de um ano
Estou neste momento a usar uma Camera no Pi.
Para um Projecto bastante simples.
Basicamente, tenho um Sensor de movimento e sempre que algo passa por la a camera tira uma Fotografia. É uma especie de Sistema de Vigilancia.
Mais tarde irei implementar a opcao de conseguir ver Video da Camera pela Internet.
> Guido
Guido,
Podias partilhar esse projecto ou dar mais informação sobre o mesmo? estou interessado em algo do género
Nelson
Boa Noite, como queres que faça isso?
Não tenho Problema em partilhar.
O meu mail.
nelsonrib.mtd@gmail.com
Aguardo o teu contacto
Ainda tens esse projeto? Podes fornecer?
Continuo a não entender o porquê de quês tudo no Linux ser demonstrado com comandos estilo “sudo raspi-config” e… Porque não se fazem as coisas por GUI??? Tipo no OSX / Windows 99.9% das coisas são gráficas! quando vejo tutoriais Linux …. Tudo por linhas de comando. Inacreditável.
Nem tudo no mundo da tecnologia é feito de janelas bonitas…que as vezes nada fazem 🙂
yap, mas é algo que levaria muito mais gente a usar Linux. As comunidades Linux argumentam que as distros mais conhecidas são alternativas viáveis ao Windows / OSX mas quando se trata de activar, solucionar um problema etc atiram sempre o utilizador para comandos escritos em “chinês” para a maioria das pessoas. Adorava usar uma distro mas enquanto me atirarem para comandos, ficar refém da grande limitação de drivers/jogos… Então vou ter que evitar. Mas para quem dominar estes comandos, Linux é um mundo.
Linux permite “olear” a inteligência, obriga-nos andar a procura e aprender a cada passo que fazemos.
Bom se te referes a olear a inteligência a nível de computação Linux … sim.
A questão é que se eu possuo um carro e quero meter-lhe uns faróis de xénon em vez de tungsténio, uma coisa é ter um manual gráfico que me ensina a fazer em 15 minutos, outra coisa é dizeres-me que tenho eu que procurar 2h na net por um manual de electrotécnica de automóveis e mais 4 h a ler aquilo de voltagens e fórmulas para colocar … uns faróis a funcionar.
Sem dúvida que a 2a versão obriga a “olear” a inteligência, mas (óbvio) que não é esse caminho que 95% das pessoas quer, já que esses 95% disfrutam dos fatos de xenón e 5% disfrutam do processo…
eh eh eh
+1
É mais fácil dar uma receita c/ linhas de comando do que com janelas. Para executar a receita basta fazer Copy/Paste. Curiosamente a receita dada aqui, apesar de ser com comandos está publicada graficamente o que não permite o copy/paste! Por outro lado, não é por ter janelas que se percebe ou facilita o que se está a fazer antes pelo contrário.
Para os desatentos, como eu, esta câmara capta video mas não capta som. Foi numa googlada que dei por ela, pois só via videos mudos 🙂 Já agora qual a solução mais barata e com qualidade para juntar som ao video?
Poder-se-á utilizar webcams via usb para o mesmo tipo de projecto??