Como reduzir o tempo de arranque do Linux?
Quando formatamos o nosso sistema e instalamos um sistema operativo de novo, a nossa máquina até parece que ganha “asas”. Ao longo do tempo, a medida que vamos instalando e desinstalando aplicações, é normal que o nosso sistema comece a ficar lento no arranque, fazendo desesperar o utilizador.
Recentemente, um colega meu questionava-se se existia alguma ferramenta que conseguisse “tirar uma fotografia” ao arranque da máquina, para que fosse possível identificar todos os processos. Para sistemas Linux existe o Bootchart.
O Bootchat é uma aplicação simplesmente fantástica, que permite registar todos os processos de arranque da nosso máquina, medindo tempos e com a capacidade de produzir relatórios bastante detalhados. Esta torna-se uma ferramenta essencial, para quem pretende medir a performance, analisar e visualizar todos os processos carregados durante o boot.
Clique na imagem seguinte para ver um exemplo de um gráfico produzido pelo bootchart
Como instalar o bootchart no Linux (Ubuntu / Debian)?
Para instalar o bootchart no Ubuntu ou Debian basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install bootchart |
O bootchart é sem dúvida uma ferramenta fantástica. Desde já se alguém conhecer alguma ferramenta do tipo para Windows e MacOS não se esqueça de partilhar connosco.
Este artigo tem mais de um ano
WPA – Windows Performance Analysis ToolKit
http://msdn.microsoft.com/en-us/performance/cc825801
Penso que não está ao nível do bootchart mas é uma boa ferramenta de análise.
Utilizei essa ferramenta uma ou duas vezes por isso não tenho uma grande opinião. Exprimentem!
pá,mete isso na area do windowz !
o meu ubuntu tem um boot de 17segundos segundos,num hdd sata 2 7500 rpm.
Não percebi uma coisa, o título do artigo era uma pergunta do autor aos leitores?
Por momentos ainda pensei que fosse um how to…
@djx
Começas por aqui, num próximo artigo haverá mais dicas 🙂
boas..
ja tinha ouvido falar…é com base nesta ferramenta que a equipa do ubuntu tenta reduzir o boot, através dela eles vêem onde o so esta a demorar mais…
cmps
Já conhecia a app. Muito util para quem gosta de afinar estas coisas ao maximo.
No meu netbook@arch até ao runlevel 3 (o X só arranca depois de fazer login) demoro cerca de 6 segundos. A melhor forma de reduzir o tempo de boot é sem duvida mudar o init para um mais rapido.
Se bem me lembro estou a usar o quick-init.
cumps!
Para o windows existe o Soluto. Acho que já falaram dele aqui no site.
17segundos 1x wo0ps.
e para mac?
Para ver o grafico é em: /var/log/bootchart/*.png
Já sabia que o meu mint estava lento, mas agora fiquei a saber que demora 01:00:96.
Tenho de perceber como melhorar este tempo
Retirei o dropBox do arranque e baixei para 37s
já conhecia à algum tempo e foi com muito entusiasmo que na altura analisei a info depois de instalar e deparei-me com um cenário irreal. Toda a tralha que eu tinha instalada no meu pc não servia para nada mas estava lá pq eu ainda queria experimentar as funcionalidades das bases de dados servidores web e mais umas tretas dessas. No fim de todo o escrutínio o único sacrificado foi o próprio bootchart. É de partir a mona a rir…lololol
junto-me ao pedido para mac.
Por acaso parece interessante apesar de reduzir ao maximo possivel o que deve arrancar com o meu linux. Esta aplic sera interessante de ver
Não conhecia esta aplicação, mas parece ser muito útil… indispensável até para quem quer ter o sistema optimizado.
Em Linux , ao contrario do Windows que se nota claramente uma falta de performance conforme vamos instalando aplicações eu não noto grandes diferenças no boot só por ter mais aplicações a correr no boot , o meu arranca em cerca de 15 S com uma maquina que me orgulho de ter construído , mas tenho um velho P4 que demora 33 S a arrancar o Ubuntu 10,04 LTS e a desligar é imediato e tem um disco sata de 320 GB velhinho com muitas horas de rodagem em torrents que como sabem desgastam muito os discos , mas há uma coisa muito importante quer num quer noutro PC quando o sistema arranca e coloco a minha password ele está pronto a abrir seja que aplicação for , façam lá isso no windows com tralha e depois digam-me alguma coisa .
Fiquem bem
Isso é mito em Windows 🙂 Cada vez fica mais gordo até que chega ao ponto de ter de formatar senão quase que dá para ir tomar café e voltar para ter o arranque completo.
Exactamente, é das coisas que mais gosto, não necessito de hibernar para tornar a maquina mais rápida, simplesmente quando entra em modo gráfico ja está.
Andei a ver como colocar a hibernação, depois de o fazer cheguei a conclusao que é mais lento hibernar…
Em windows passava-me, entra em modo grafico, mas ainda esta a carregar isto e aquilo, quando pensamos que já está, o rato não mexe porque ainda esta a fazer alguma coisa.
Não digo que é perfeito, ja tive os meus grandes problemas porque mexi e não sabia bem o que estava a fazer ou coloquei um novo kernel que me veio dar problemas.
Mas em nenhuma dessas vezes foi necessario reinstalar o mint, consegui resolver e é algo que gosto, nunca me agradou em windows ter de reinstalar porque este deixou de funcionar.
E posso contar pelos dedos de uma mão as vezes que este crachou, dessas vezes fiquei sempre com a linha de comandos, não posso dizer o mesmo de nenhuma versao do windows.
Where there is a shell, there is a way! 🙂
Só é pena não o conseguir instalar no meu Ubuntu 10.10, nem na consola, nem no centro de software.
Além de explicar como se instala, penso que era útil explicar como se usa.
Tinha que ser, né?
Com um AMD X6 a 3.GHz e 2 SSD de 60G (119G) o meu ubuntu 10.04 demora 6Seg desde que carrego no poewr até estabilizar no desktop.
Afinal este programa serve para quê?. deve ser para Bily SO Carroça win7