Como instalar um servidor LDAP no Raspberry PI? (Parte I)
Hoje em dia as empresas possuem parques informáticos já com alguma dimensão. Já imaginou onde são guardadas as informações relativamente aos utilizadores (Nome, username, password, informações sobre a conta, etc) grupos de utilizadores, informações das máquinas entre outras informações?
Um dos protocolos mais importantes nesta área da gestão centralizada de recursos é o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que permite criar um serviço um serviço de directoria . Hoje vamos aprender como podemos podemos instalar o LDAP num Raspberry PI.
O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.
No seguimento da nossa parceria com a INMotion, hoje vamos ensinar a instalar um serviço de directório no Raspberry PI.
O que é o LDAP?
Para quem não conhece, o LDAPLightweight Directory Access Protocol permite que o administrador de uma rede faça uma gestão centralizada dos utilizadores, grupos ou máquinas e outras informações para autenticação dos utilizadores.
No Linux, a implementação de um serviço LDAP pode ser efectuada recorrendo ao OpenLDAP. O OpenLDAP é uma implementação em código aberto do protocolo LDAP que permite facilmente transformar uma máquina Linux num serviço de directório.
Como instalar o OpenLDAP no Raspberry PI?
Por omissão, o OpenLDAP está presente nos repositórios (através do pacote “slapd”), sendo apenas necessário executar o seguinte comando para proceder à sua instalação.
sudo apt-get install slapd ldap-utils |
Durante a instalação, devem indicar uma password para o directório LDAP.
Após a instalação com sucesso do OpenLDAP é hora de procedermos à instalação do mesmo. Essa configuração será brevemente apresentada na Parte II deste tutorial. Além disso, iremos também ensinar como fazer uma gestão simples deste serviço e como o podemos integrar com outros. Estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano
a parte 2 sai quando?
Também estou à espera 😀
Ainda estou à espera da parte 2 da configuração do serviço de VPN cuja 1ª parte já saiu à muito…
boas noites primetao-me a burrisse LDAP e o que e para que serve… ja andei no wiki em PT e fiquei na mesma
cumps brigado
concordo Pedro, caem no esquecimento
Parte 2 ja disponivel’?
Desde Novembro à espera e… nada! 🙁
Boas,
Para quando a segunda parte?
Era útil alguma continuidade a este tutorial pois cada vez é mais importante na área e o “brevemente” está a ficar longo 🙂
Boas.
Logo faz 1 ano que ficou prometido a parte II e nada. Estou a ficar extremamente desiludido com os tutoriais aqui do pplware. Começa-se um tutorial fica a meio (já a rubrica de programação ficou também parada). Vamos lá arrebitar isto pessoal!