Cinnarch 2012.11.22 – Mais uma distro baseada no Arch
Um Arch Linux em versão LiveCD
Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.
Depois de termos apresentado o Manjaro Linux - uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux, hoje vamos conhecer o Cinnarch.
Tal como é referido no site do projecto, o Arch (umas das melhores distribuições Linux) é o pai do Cinnarch . A ideia era criar um sistema operativo moderno, elegante e potente que permitisse aos utilizadores entrar facilmente no mundo do Arch Linux.
Inicialmente o projecto tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.
Ambiente gráfico - Cinnamon
Tal como o nome sugere, o Cinnarch tem como ambiente gráfico o Cinnamon . Este é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnarch vem com o Cinnamon 1.6.7 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades. Através do Cinamon Settings o utilizador tem ao dispor um conjunto de ferramentas para personalizar o ambiente gráfico ao seu gosto.
Web Browser – Chromium
Como browser nativo, o Cinnarch vem com o Chromimium. Este browser é a antecâmara do que o Chrome se tornará. É nele que a Google se baseia para criar o seu browser e aí são testadas novas funcionalidades antes de estas serem incorporadas no Chrome.
Hotot – Cliente para Twitter
O Hotot tem conquistado os utilizadores do twitter graças ao seu fantástico interface mas também pela rapidez de resposta das funcionalidades que disponibiliza. Segundo os responsáveis da aplicação, tal facto deve-se ao facto da aplicação ter sido desenvolvida em Python, linguagem essa que tem demonstrado as sua potencialidade.
Chat – Pidgin
Pidgin é um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras.
Office – Libreoffice
O LibreOffice é um fork do OpenOffice e foi criado por antigos developers face à possibilidade da Oracle (que comprou a Sun, detentora do OpenOffice) descontinuar o projecto. É uma suite de produtividade compatível com os formatos de documentos bem conhecidos e está disponível para uma série de plataformas.
Transmisson – Gestor de Downloads
O Transmission é um excelente cliente de download, com suporte para torrents.
Xnoise – Player
O Xnoise é um player de audi bastante completo, que oferece uma interface simples e limpa.
Totem – Vídeo
Totem é um programa pertencente ao projecto GNOME que está a ser largamente utilizado em muitas distribuições Linux.
O Cinnarch Linux, tal como o Arch, é uma rolling distro tendo sempre as ultimas actualizações disponíveis. Além disso, estra distribuição tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
O Cinnarch 2012.11.22 (ultima versão do projecto) traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:
- Nemo – O novo gestor de ficheiros Cinnamon
- Acceso multiidioma deste o menu de arranque
- Possibilidade de instalar tanto o gestor de arranque GRUB2 como o gestor UEFI
- Suporte para placas gráficas VIA
- Lightdm substitui o lightdm-ubuntu
- Pantheon-greeter substitui o unity-greeter
- Default folders (Downloads, Desktop, Images…)
- Support para usb modem e vpn no networkmanager
- Novo libreoffice-installer by Almin Soft (pacmanXG developer)
- Melhorias no CLI Installer
- Unmuted ALSA channels
- Actualizações
- linux Kernel 3.6.6
- xorg-server 1.13.0
- gnome 3.6.2
- cinnamon 1.6.7
- nemo 1.1.2
- pacmanXG 4.13.7.1
Considerações finais
Ao contrário do Manjaro Linux e Arch Linux, o Cinnarch tem disponível a versão LiveCD, podendo o utilizador facilmente experimentar esta distribuição. No entanto, caso pretenda proceder a instalação da mesma, este processo é ainda realizado via CLI. Como primeiras impressões da distribuição destaco a elegância, performance e as “boas” aplicações que já vêm por omissão. O Cinnamon como Ambiente gráfico é sem duvida uma excelente aposta! Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
Licença: GPL Download: Cinnarch 2012.11.22 32 bits [669 MB] | 64 bits [708 MB] Homepage: Cinnarch
Este artigo tem mais de um ano
Ahhh… Um arch pré-configurado!
Gostei muito da ideia dessa distro, e também daquela manjaro. Espero que ajudem a tornar o arch linux mais popular.
porreiro, sou arch user, mas um liveCD de uma distro archbased pode dar o seu jeito.. até ao momento tenho usado um cd de ubuntu 10.04 quando preciso de um liveCD..
Esta funciona incrivelmente bem. Não é normal existir um LiveCD baseado em Arch
Olá.
Vamos la ensinar como aplicar no hdd via CLI.
Isto de linux é viciante no que toca a experimentalismo.
Vai ser difícil decidir quando deixo de dar malha no meu velho pc a experimentar distros. Algumas são surpreendentes. Por ex. o slax…. So me falta aprender a po-lo no hdd e qual avião se tornaria a velha maquina.
Ja agora se conseguir por o slax no hdd daria para instalar o Liberoffice?
Abraço.
Ja agora se conseguir por o slax no hdd daria para instalar o Liberoffice?
Sim, claro, existem módulos disponíveis.
sim, o arch tem vindo a surpreender-me pela positiva!
antes ja usava o CtkArch ha algum tempo, mas quando tentei mudar para systemd as actualizaçoes deixaram de funcionar…ate que descobri este Cinnarch!
muito interessante mesmo, a velocidade, a limpeza e bom gosto!e claro é Arch, com um arranque extremamente rapido!
Estou a baixar ag para testar no virtual…
Funciona bem e com poucos requisitos a nível de hardware.
Boa tarde ,
Pedro vou fazer agora o download e mais logo vou experimentar Arch para mim é uma experiência nova , mais uns neurónios a estimular .
Cumprimentos
Serva
Eu gostei bastante desta distro
Não consigo corre-lo no virtual box, a opção live CD ñ aparece.
Exacto, carregas na opção boot, depois escolhes o idioma e voltas a fazer boot
Já funfa… tive de seleccionar a versão 64bit no virtual
Gosto desta distro, é muito leve, rápida.
É pena ñ ter o idioma em português.
a mim da-me erro boot Reached Graphic Interphace.
podem da-me uma luzinha, sff, estou a testar no VMPlayer
Bom artigo 🙂
Acho que isto já foi dito por alguem num outro post: O pplware devia era fazer um tutorial sobre como se instala o arch e explicar o porquê de ser assim 🙂
Existe um motivo para a instalação do Arch “ser assim”?
Acho que em expressei mal, o que queria dizer era explicar que aquilo que se está a escrever na consola por exemplo “arch-chroot” durante a instalação equivale ao ecra onde o ubuntu diz que está a “instalar o sistema”
Bom dia. Não consigo instalar na VM!
Dá me o seguinte erro:
This Kernel requires the following features not present on the CPU:
Unable to boot – please use a kernel appropriate for your CPU
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Boa tarde ,
Tens de ver se fizeste o download de 64 bits e o teu CPU só suporta 32 bits , essa mensagem é típica desse problema .
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Serva
Boa tarde, ao tentar instalar no vmware primeiro não aparece nas opções eu escolho outro linux 2.6.x kernel (acho) e tipo ao fazer boot apaerce o ponteiro do rato e fica aí a piscar em«ntre linha de texto e black screen… alguem consegui testar ?
Boa tarde Serva.
Obrigado pela a ajuda!
Já testei esta distro e gostei muito até porque se não me engano utiliza os mesmos repositórios do arch ao contrario do manjaro que tem os seus (para proporcionar mais estabilidade acho). O único ponto que não gostei foi o facto de não ser KDE mas tenho ouvido falar maravilhas do Cinnamon 1.6 lá terei que o experimentar. Ao que parece esta versão do cinnamon está muito estável e rápida muito diferente das anteriores
na parte que falam do Chromium corrijam o “Chromimium”
Companheiros da luta, preciso de uma opinião.
Tenho um Asus G73jw. E estou a pensar instalar uma distro linux. Estou indeciso entre Fedora e ubuntu. Ambas parecem-me optimas, depois de as exprimentar na virtualbox. Encontro pequenas diferenças. nomeadamente entre o apt-get e o yum. Pesquisei na net. O fedora usa mais CPU e menos ram e o ubuntu, o inverso. Alguem tem um Asus G73 e ja instalou alguma distro linux? com qual teve menos “problemas”? Pelo que pesquisei, há sempre pequenas coisas que há que configurar, luzes do teclado,etc.
Alguma sugestão?
Mete logo Arch Linux. Eu já usei ubuntu e fedora, mas assim que experimentei o Arch Linux nunca mais quis outra, é o ferrari das distros GNU/Linux.
O Arch Linux custa um pouco ao inicio mas vale bem a pena o esforço. “Per aspera ad astra”.
Daqui fala um utilizador que já abandonou o windows de vez 😉