Cinnamon Desktop disponível para o Ubuntu 14.04
O Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) chegou nos finais de Abril e a interface Unity continua a ser a escolha para o ambiente de trabalho. Esta última versão trouxe melhorias significativas na performance do unity mas há utilizadores que continuam a detestar esta interface.
Como alternativa, hoje ensinamos a instalar o ambiente de trabalho Cinnamon. Vale bem a pena experimentar.
O Cinnamon é um ambiente de trabalho desenvolvido em GTK+3 (muito conhecido da distribuição Mint) que é bastante leve, com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome.
Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este oferece.
Como instalar o Cinnamon Desktop no Ubuntu 14.04?
Para instalar o Cinnamon Desktop basta que abra o terminal (Ctrl+Alt+T) e corra os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:lestcape/cinnamon sudo apt-get update sudo apt-get install cinnamon |
Feita a instalação basta fazerem logout à sessão e já no lightDM escolher Cinnamon
Agora é só explorar este fantástico ambiente de trabalho. O Cinnamon tem suporte para novos temas, efeitos (bastante semelhantes ao efeitos do iOS), Applets, Extensões,etc.
Caso pretendam desinstalar, basta que executem os códigos
sudo apt-get install ppa-purge sudo ppa-purge ppa:lestcape/cinnamon |
Pessoalmente gostei bastante do Cinnamon pela simplicidade, leveza mas também para efeitos minimalistas e elegantes que oferece. Experimentem e depois digam-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
Gosto é gosto, não se discuti, mas as distribuições linux estão defasadas visualmente em relação ao Windows e OS X.
concordo e acho que é um dos grandes empecilhos para o linux pegar de vez…
Eu gosto bastante do GNOME 3. A versão 3.12 está excelente: http://www.gnome.org/gnome-3/
https://www.youtube.com/watch?v=n77cwRJUrLg
VTC … Usuário de Rwindow$ e vendido mesmo. Tem preguiça mental e fala mal do que não tem capacidade de conhecer. Preguiça é um fardo. Que não tem preço.
Vamos ver se a gente te entende: Estamos falando de defasagem visual e você vem atacar as pessoas por ‘não ter capacidade de conhecer’ e ter ‘preguiça mental’. Acho que a o único com preguiça mental aqui é você, por não entender o comentário e acima de tudo, seria bom você explicar como você conhece a vida dos outros comentaristas a ponto de saber se o comentário veio de Windows ou outro sistema.
Vale a pena perder a preguiça mental,meu caro edison, e pensar antes de escrever.
Bravo!!!!
Caro Edison
por causa de “linuxiceiros” de plantão como vc que o linux ainda não superou em número de usuários o Windows e até o mac osx. Vc é um cara ignorante, e como disse o paulo vc tem preguiça mental de não procurar entender o que o leoni propôs acima. Nem ao menos vc sabe se o Leoni é realmente usuário de Windows. Eu parto do seguinte pressuposto, o usuário irá escolher o sistema operacional que mais atende suas necessidades. Em um passado, digamos remoto, o windows atendia melhor as necessidade dos usuários que o linux, porém hoje isso mudou devido ao fato do Linux, principalmente o Ubuntu estar se preocupando mais com o usuário final em produzir um sistema operacional que seja mais intuitivo, para conquistar, não apenas novos usuários que estão ingressando no mundo da informática agora como usuários que já não conseguem ter suas necessidades plenamente atendidas no windows. Cabe a nós usuários mais experientes em linux auxiliar os novos usuários neste novo mundo para eles. Devemos lembrar que o linux é sempre uma nova proposta de interface ao qual os usuários que utilizavam windows encontram muitas dificuldades de se adaptar, não é porque eles possuam preguiça mental, ou sejam negligentes, mas apenas porque eles tem trabalho, estudo, suas vidas inteiras nos hds de seus computadores, que são administrados pelo windows e devido a isso, não possuem a certeza plena que poderão continuar a ter os mesmos recursos que tinham no windows se migrarem para o linux. Quando vemos um usuário de windows (não sei se é o caso do leoni) dispostos a migrar para o mundo linux, não devemos esquecer que ele esta ousando em um mundo novo desconhecido para ele, não é porque ele seja incapaz de entender ou possuir preguiça mental, mas simplesmente porque tudo é novidade para este usuário, como foi para vc no início, ou vc já nasceu sabendo usar linux desde o berço? E aí por causa de pessoas arrogantes e ignorantes como vc é que este novo usuário desiste do linux e volta para o windows. O sucesso de um sistema operacional não é medido somente pela sua sofisticação e capacidade de recursos, mas, também pela sua aceitação junto com a comunidades de usuários, afinal o usuário não é feito para o sistema operacional, mas, sim o sistema operacional é feito para o usuário.
Caro Tales
Sou usuário Linux há alguns anos e concordo com suas afirmações, e até proponho aos usuários Windows definirem as suas necessidades e tentarem por simples curiosidade produzirem a própria distribuição. Não é um processo muito complicado e basta alguns momentos de estudo para isso. 2 softwares legais são o Ubuntu Builder e o Remaster. Se cada um produzisse a própria distribuição de acordo com suas necessidades, haveria um desuso do Windows.
Bravo!!!!!
Amigo, não concordo com você porque em relação a interfaces e distribuições, há tantas como exitem estrelas no céu. Então, um exemplo das mais bonitas é Deepin OS ou então Steam OS. Daí você pode tirar. Fora que diversos recursos utilizados na interface gráfica do Windows a partir do 8 foram baseadas em distribuições Linux.
O Cinnamon funciona bem instalado ao lado do XFCE?
Luiz pelo o que eu testei, funciona sim
Eu tive alguns problemas em usar o Cinnammon com o XFCE pra ser mais específico, eu usei o mesmo xfce que vem no xubuntu.
Alguns programas que eu coloquei para iniciar com uma interface tentavam abrir automaticamente na outra além de alguns outros pequenos erros.
Mas nada que me impedisse. Até porque tanto o cinnammon como o XFCE usam a biblioteca GTK para funcionarem, então a integração deles é quase natural.
De qualquer forma obrigado pelo Feedbck.
Muito bom:
Mais light que o Unity na minha VM 😀
Como removo a mensagem que estou a utilizar aceleração?
Obrigado
Cumps
quais sãos os temas gtk e dos icons nas duas primeiras imagens?
ok, depois de alguma pesquisa e respondendo a mim próprio 😛
O tema gtk das janelas e dos contornos é o ambiance-crunchy. O tema dos ícones é o square.
Ia fazer a mesma pergunta, pois achei o tema limpo e bonito, os icones bem coloridos deixam o ambiente agradavel.
Obrigado por compartilhar.
Boas, instalei o ubuntu 14 em dual boot com o win 7, tudo tranquilo e pra ja estou muito satisfeito! Eu gostava era de mudar o caminho das pastas pessoais, e da mesma forma que o win 7 vai buscar as musicas imagens videos e assim ao 2º disco que tenho no pc queria fazer o mesmo no ubuntu! Alguém sabe como se faz?
Crias um atalho.
Tal como o Rafael disse podes criar um link para a pasta em questão. Podes criar um link sem uitilizar a linha de comandos. No gestor de ficheiros, arrastas a pasta usando o botão do meio do rato para o destino. Ao largares o botão do meio vai te dar a hipótese de criares um link.
No windows (se não me engano, há mt q n mexo nas entranhas de um), a pasta musica, video e se não me engano a de documentos são pastas virtuais que podem agregar várias pastas físicas…
Em linux para fazer isso precisas da linha de comandos e usas o unionfs… (Eu sei linha de comandos, blah blah) scredita que dá para fazer mt coisa engraçada com isto.
http://www.linuxjournal.com/article/7714
Já uso Cinnamon+Ubuntu à algum tempo mas fartei-me de alguns bugs e instabilidade. Instalei o Mint recentement que traz Cinnamon de raiz e estou bem mais satisfeito.
Comigo foi o mesmo.
Linux… como sempre… sem sentido estético! Metendo medo ao feio!
Acho que é culpa dessa obsessão por ambientes gráficos leves, que para mim não tem sentido. Rodo bem Windows 8, rodo bem mac, pq não um linux bonito ?
Linux só é feio se o usuário permitir.
Se existe um sistema que permite mudanças… esse sistema é o Linux.
Sem ufanismo,meu caro.
Primeiro que não é simples customizar, tem coisa que você faz online facilmente, outras é um terror de copiar arquivos. Isso é para usuário avançado, a maioria tem preguiça de fazer isso.
Além do que a resolução dos ícones geralmente é bem inferior a usada na confecção dos icones do mac e do windows além do nível de detalhes.
Se isso não fizesse diferença, seria o SO mais usado.
Alguns comentaram ser o sucesso do uso de alguns sistemas oriundo de sua melhor qualidade esquecendo ou desconhecendo o fator venda casada de computadores e programas, ilegal conforme as leis brasileiras e de muitos outros Estados, mas praticada livremente por ser proporcionada por comissionamento corruptor e lobista para apoiadores de empresas em setores monopolizados, iniciando com verba do contribuinte, sendo que inclusive mendigos pagam impostos sobre a esmola usada em um cafezinho com leite para que seus governos usem o dinheiro para deixar alguma bilionaridade ainda maior. Quando se pode abusar economicamente de estados e nacionalidades inteiras por terrorismo de mercado onde quem deixar de comprar ou quiser apreciar as alternativas de sistemas antes de escolher um computador vazio e pedir para que seja instalado o sitema se sua escolha ao conhecer suas reais potencialidades, acaba sendo considerado comunista ou coisas do tipo. Tudo que existe hoje em sistemas restritivos e considerados propriedade de algum empreendedor ou grupo foi copiado de desenvolvedores livres e apresentado como novidade. As maioria pessoas sequer conheceram o original. Exemplo ? Os primeiros ambientes de trabalho 3D foram desenvolvidos em GNU/Linux. A maioria das pessoas julga sem saber pois, vitimados pela lavagem cerebral monopolista apoiada por governos que negociam com armas na testa dos consumidores de um modo que fiquem passivas e percam o poder de escolha, ficam sem conhecer o mercado real, mas apenas o imposto. E ainda acham que fazem escolhas criteriosas e bem julgadas…
Rapaz vc disse tudo e correto.
Pena como vc disse as coisas são impostas e a maioria aceita sem analisar tecnicamente. Mas dá opinião mais sentimental, claro todos temos nossos gostos, mas até eles pode ser dialogados. O que todos deveríamos fazer era ajudar uns aos outros mutuamente não importa o SO usado. Sempre gostei de Linux por ser livre, e muitos acham difícil e feio, mas esquece que é aberto e o win é uma caixa preta. Quando a maioria começar a produzir softwears para Linux igual tá começando a aumentar ai sim a coisa vai mudar de figura. Na verdade todos amam o Mac só que esquece que ele é uma mistura de bsb e linux na verdade um linux com distribuiçao da raiz do sistema diferente. Mas o código dele é livre o resto por fora ou parte é pago ou proprietário. Eu sempre uso linux junto com o win pois ainda não há todos os prog p linux.