Chegou o Tails 4.20! O sistema operativo que o permite ligar à rede Tor
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador. Com esta distribuição o utilizador pode navegar sem deixar rasto.
Recentemente foi lançado o Tails 4.20 que reforça a ligação à rede Tor.
Novo Tails chega com novo Tor Browser...
Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outras. Com a versão 4.20, chega também uma nova versão do Tor Browser.
O Tor Browser permite que os utilizadores naveguem na Internet de forma anónima. Na prática, ao usar o Tor Browser, o tráfego é encaminhado por milhares de servidores que fazem parte da rede Tor. É verdade que a rede TOR pode não ser totalmente segura, mas comparativamente à “rede tradicional” de fluxo de comunicações, garante uma melhor privacidade dos utilizadores.
O navegador Tor isola cookies e apaga o histórico de navegação do browser. A rede Tor é composta por milhares de sistemas (voluntário) em mundo. Diferente de uma VPN, não há uma entidade ou ponto de falha central em quem confiar para poder navegar com privacidade - veja aqui como usar o Tor Browser.
Esta versão do Tails traz agora um assistente de ligação à rede Tor.
Como já referimos, esta distribuição tornou-se bastante conhecida por causa de Edward Snowden, o famoso “fugitivo” norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) que referiu usar esta distribuição Linux por questões de privacidade.
Este artigo tem mais de um ano
Titulo enganoso…
Qualquer sistema operativo permite ligar à rede TOR. Eu uso Linux Mint e ligo-me à rede TOR. Quando usava o Windows, idem…
Basta instalar o browser TOR e ligar através das VPN’s do TOR…
Mas diz lá que o teu não dá? Não diz pois não? Então não é enganoso, é apenas o teu poder de interpretação que falha.
Claro que sim, tens de instalar o Tor Browser. Aqui ja está instalado, e integra bem com o sistema.
Isto do TOR no meu caso sempre deu panos para mangas!! Por tanto trabalho que dava eu desisti do TOR!!
Problemas da rede onion é (ainda) ser lenta e quase todos os principais web sites o bloquearem ou dificultarem bastante a vida a utilizadores que chegam por essa via, uns por pré-conceito e outros por legítimo abuso dos mesmos por essa via mais que pelas outras.
Não é comprovado, mas há uns anos existiram uma série de alterações digamos que esquisitas no “Tor Project” lá na direcção e tal, e ficou a pairar no ar a suspeita que a alteração se deveu à completa infiltração talvez por parte das autoridades dos EUA nesse projecto com vista a conseguirem finalmente espionar tudo e todos talvez enfraquecendo aqui e acolá, à semelhança do que gostam de fazer com alguns padrões seguidos na Internet, com vista a possibilitar a partir desse enfraquecimento propositado de partes dos protocolos e software fazer toda a actividade de espionagem em larga escala de forma disfarçada.
Eu gosto do Tails, é sem dúvida uma boa distro, tanbém aprecio outras dentro do género, mas há uma em especial que eu considero que se destaca, não só pela sua eficácia, mas também pela facilidade de utilização, e tem cada vez mais vindo a tornar-se mais fácil.
Kodachi
https://www.digi77.com/linux-kodachi/
Como poderão comprovar através do site, ou até mesmo por pesquisas vossas, o sr. Warith Al Maawali é reconhecido como um especialista em segurança.