Está prestes a chegar um novo smartphone com Linux?
O mercado dos smartphones é dominado por dois sistemas operativos, o Android e o iOS. São estas as escolhas óbvias, pela oferta que existe e pelas provas dadas. Há outros sistemas, muito menos usados, que acabam por não cativar os utilizadores.
Algo que é pedido há já bastante tempo é uma alternativa Linux. Depois de algumas ideias que não vingaram, uma nova parece preparar-se para chegar, pelas mãos da KDE.
A ideia de um smartphone assente em software open source e completamente aberto tem já alguns anos. Já várias empresas tentaram criar um sistema que encaixasse nesta definição, sempre com a ideia de tornar verdadeiramente livre e sem o controlo de uma grande empresa.
A Canonical teve uma versão de Ubuntu criada para estas plataformas, mas acabou por não a conseguir levar longe, tendo sido lançado apenas em 2 ou 3 equipamentos, que nunca vingaram.
Há, no entanto, um novo player que pode estar brevemente a chegar. A Purism aliou-se agora ao KDE para criar um sistema verdadeiramente utilizável e com uma interface que agrade a todos. Para além do hardware da Purism, o KDE vai entregar o Plasma Mobile, a versão móvel da sua interface e ambos vão dar corpo ao Librem 5.
O Librem 5, que está atualmente numa campanha de recolha de fundos, para que possa avançar para produção, pretende ser virado para a privacidade e para a segurança dos utilizadores e dos seus dados.
A presença do KDE é importante pois é, por agora, a única interface que tem, criada de base, uma versão para dispositivos móveis. Mostra também o compromisso da Purism, uma vez que a KDE apenas disponibiliza esta versão para hardware que não dependa de software do fabricante para funcionar.
O Librem 5 poderá ser mais um concorrente de peso no mercado dos smartphones. Há muito que se espera por uma máquina totalmente assente em Linux, aberta e com prestações ao nível dos concorrentes, e este pode bem ser a proposta esperada.
Este artigo tem mais de um ano
Só para que fique claro. O sistema operativo Android é também ele um sistema Linux.
A diferença é que android vem com alguns blobs de código fechado.
Da maneira que o artigo está escrito da a entender que android é outra coisa qualquer, mas de facto android também é linux.
citação da wikipedia: “Android is a mobile operating system developed by Google, based on the Linux kernel and designed primarily for touchscreen mobile devices such as smartphones and tablets.”
main info aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)
Para que tlms com linux? Nem de borla a malta instala nos pcs quanto mais nos tlms…iphone é muito mais cool e melhor para pessoas com estilo
https://www.youtube.com/watch?v=GlLsICbCwWc
posso ser teu amigo ?
Só se tiveres um Iphone 🙂
Não é ma questão de ser cool ou não. Apesar do Linux, no geral, e independentemente da distro, estar muito melhor do que era há 12/13 anos atrás, ainda não é algo que satisfaça muitos utilizadores. Serve para quem tem mais experiência com TI e para o utilizador casual de internet, fora isso, é complicado de usar. E sim, sou utilizador de Linux à imensos anos.
Ó jeitoso, o macos é primo mais ou menos afastado do Linux….
Naaaaoooooo?! A serio?! Jura?
e eu q pensava – por alguns comentários – q o macos tinha sido criado pelos deuses no Olimpo.
Dizer q tem algo a ver com linux torna-o tao… Impuro…
Lol
Sorry, mas nada em comum apesar de ser um unix based, mais concretamente de um 4.4BSD-Lite2 e do FreeBSD. Que nada tem haver com um linux, que apesar de ter uma linhas de design comuns n partilham código.
eu tenho o Linux instalado no meu PC e só tenho a dizer bem enquanto em relação ao Windows…
O Android e é uma distribuição Kernel Linux, que não usa GNU GPL. Eles tem uma proprietária da qual não me lembro o nome. Mas sim se estivermos a falar de kernel sim.
Linux é um kernel e não um sistema operativo .
Sim tens razão, Distribuição com kernel Linux, ou seja uma distribuição linux.
https://www.youtube.com/watch?v=BkP6FTy0a4Y
Precisa de uma bela polida na interface.
Tens razão, também não gostei muito.
é prototipo lol, o resultado final provavelmente é completamente diferente
Parece prometedor… Infelizmente o mercado mobile está saturado com Maçãs e Droids…. 😐
Vamos lá ver se conseguem, pelo menos ficar com o mercado de nicho e que não façam como alguns (firefox os, Ubuntu phone…) que metem meia dúzia de smartphones para o mercado com preços MUITO acima da média e especificações muito abaixo… depois dizem que não rende. Enfim…
Esse vídeo já tem algum tempo
o unico SO capaz de destronar o duolopio Apple e Android chama se W10m e será com o surface phone que atingira numeros para redefinir o mercado. Kde é tao buggy que nem a comunidade linux o usa quanto mais num tlm…será mais um fracasso
Duolopio. Mais uma…
Querias dizer duopólio,penso? Seria tão cool como iphone.
Eu uso…
A anos! E sinceramente gostaria q o windows suportasse o KDE. Até com o GNOME3 eu me contentava…
O segredo está em estar no sítio certo à hora certa, depois disso já é tarde, infelizmente.
Podemos ver isso no caso do Facebook e Google+
Ou no caso do Windows Mobile, que era um sistema com tudo para progredir, porém não o suficiente para competir com sistemas como Android e iOS, que já estavam estabelecidos no ramo.
Resumindo: Este smartphone veio tarde de mais e não trás nada de inovador para além do sistema, que a meu ver, é só mais um.
O W10M só não teve outro sucesso por culpa de quem está a frente da empresa. Fizeram tudo para chegarem ao resultado atual, com disparos duplos nos dois pés, pelo que não devemos estranhar a situação atual do sistema operativo que é residual. E quanto mais tempo passar antes de voltarem com produtos frescos ao mercado, pior será a situação.
Até os utilizadores mais resistentes e teimosos acabam por se fartar da falta de rumo da Microsoft. É uma vez idos, torna-se muito difícil trazê-los de volta…
“Podemos ver isso no caso do Facebook e Google+” comparação infeliz, o Google+ converteu-se e mudou o rumo, sendo hoje algo muito diferente do que inicialmente tentava ser. O Facebook continua igual e por isso com os dias contados, o que acontece a todas as redes sociais.
“Prestes”… a mais de um ano de distância 😉
E isto se obtiver financiamento… se conseguir, os primeiros equipamentos a serem entregues (e é ao pessoal do crowdfunding que eles estão a organizar) será em Janeiro de 2019.
Eu há uns tempos tive um Samsung H1 com LiMo (Linux for Mobile). Comprei-o na Vodafone, também havia um outro modelo, o Samsung M1.
Lembro-me que tinha um excelente desempenho, com 16Gb de armazenamento interno, e estou na ideia que era linux “puro”, sem ser Android (Alguém quer comentar isto? Já foi à tanto tempo, que já não me lembro bem).
Lembro-me de descarregar algumas aplicações em c++ e compilar para instalar lá.
Também me costumava ligar por SSH a ele e colocar aplicações a correr em background pela bash.
No entanto, o touch deixou de funcionar, e a Vodafone deu-me em troca um Samsung GIO com Android, não tinha nada a ver a nível de desempenho, mas como seria o meu primeiro Android, aceitei a troca.
Já ando a acompanhar este projeto logo desde os primeiros tempos e para ser honesto não tenho visto uma grande evolução. Infelizmente o android é usado em demasia. Já é quase um padrão e por esse motivo as empresas não vão adotar. (Mas espero que tenha sucesso)
Linux lançando celular? Enquanto nenhum designer se interessar por Linux nunca trará nada bom. É um sistema ainda inútil para pessoas. Querem que sejam popular por fazer o básico e obrigatório, mas esquecem que precisa ser user-friendly e funcional.
Mais uma ideia que irá morrer antes mesmo de chegar ao mercado.
Que eu saiba Android é linux.
usa o kernel… mas tem tanto código fora do “linux” que já poucos dizem que android é linux. O kernel utilizado para android tem montanhas de patchs que não passaram para o kernel principal… e já agora grande parte das versões do kernel utilizadas no android são muuiiiiiito antigas.
O problema depois são as apps, tal como o W10Am. Enquanto não houver uma norma que estabeleça total independencia entre hardware, OS e apps, não haverá livre escolha, ou concorrência pela qualidade.
ANDROID É LINUX
Quando é que se pode comprar?
Na minha opinião vai acabar por vingar, porque o mercado está monopolizado. A mozilla, tal como o ubuntu, também se arriscou a lançar um sistema operativo sara smartphones mas também falhou.
Já ando a ver vídeos desse KDE à perto de dois anos, não tem qualquer hipótese! Pronto talvez venda uns milhares mas isso não é nada, o actual mercado está todo focado no Android e IOS, quando chegar ao limite de saturação então talvez coisas novas possam vingar.