ChaletOS 16.04: Mais um Linux com cara de Windows
Todos nós sabemos que alguns utilizadores tentam mudar de Windows para Linux, mas sem sucesso. A forma de funcionar do Linux, o suporte ao hardware, o ambiente gráfico, entre outros, são alguns dos componentes que não convencem os utilizadores. Mas isso não quer dizer que não haja alternativas.
E o ChaletOS, já conhece?
Muitos são os utilizadores que, pelos mais diversos motivos, tentam um dia entrar no mundo do GNU/Linux. Alguns acabam por se render à liberdade e simplicidade do sistema mas outros desistem logo na primeira tentativa, por este ser um sistema diferente do que estão habituados.
Chama-se ChaletOS, é baseado no Xubuntu 16.04 LTS e é uma das distribuições GNU/Linux que tem estado a ter algum destaque. O ChaletOS ajuda a mudar de Windows para Linux, sem que a mudança seja radical, até porque ao nível da interface as semelhanças são muitas.
Ao nível do software a lista é bastante vasta. O ChaletOS traz o Firefox como browser por omissão, o Transmission para torrents, o Pidgin Internet Messenger como cliente de IM.
Destaque ainda para o Style Changer, uma funcionalidade que permite mudar facilmente todo o layout do sistema.
O ChaletOS está também disponível na versão live, para que o possa experimentar sem instalar. Para quem gosta de Artwork, fique a saber que poderá também descarregar gratuitamente ícones, temas e Wallpapers. Experimentem (nós gostamos)!
Este artigo tem mais de um ano
gosto do interface. Vou testar.
A distros Linuxas parecem cogumelos… quando é que isto pára? longe vão os tempos.
Não para não que tou gostando …
Se o windows não tivesse o código fechado também haviam muitas distros… Há muita gente a estudar nesta área e vê no linux uma oportunidade…
o linux precisa dar um golpe no windows se misturando ao android e fazendo uma nova cara uma maneira igual a windows compativel com #TUDO “.exe” “.apk” e executaveis do linux sem precisar de pacotes e frescuras E PRINCIPALMENTE COM A HABILIDADE DE RODAR QUALQUER COISA QUE POSSA SER RODADA EM PC! indiferente do sistema! E IMAGINO QUE OS DESENVOLVEDORES DO LINUX FICARAM TAO ACOMODADOS QUE AGORA SO MUDAM VISUAL QUANDO PODERIAM ESTAR FAZENDO ALGO BEM MAIOR COMO FIZERAM COM O ANDROID.
Se não gosta,clicou no link por quê ? seu tonto
Sabem dizer se é somente em inglês o idioma ou tem opção para português? Esta versão live roda bem direto do dvd?
Vou baixar pra teste
Melhor que DVD é correr duma pen USB…
esta distro é baseada no xubuntu (alias as primeiras versões eram so um xubuntu com alguns tweaks)
Boas… Wllian instalas em inglês e depois vais a language e instalas o portugues pois a instalação direta em portugues sai quebrada.
Tem a opção de instalar em português (Brasil e Portugal), sim.
Se voces experimentarem o pclinuxos, não vão pensar em outra distros. Interface excelente, rápida, parece com o windows tb e tem ótima compatibilidade com hardware. Estou com ele a mais de 3 anos e nem quero saber de outra no meu not.
Tem versão em português?
Da para correr jogos sim e é em portugues br
PCLinuxOS é uma distro Linux brasileira. No Brasil falamos em Português, mas da língua em sua versão no Brasil. A distro PCLinuxOS não pode estar em Português de Portugal, porque ele já é em Português, não vai ficar com o Português de Portugal, porque já está em Português (independente de que país) brasileiro. Mas o Português é o mesmo. A ortografia é a mesma, as regras são as mesmas. Mas, podes tentar fazer o seguinte: Configura o PCLinuxOS para estar em Inglês, apaga o Português brasileiro das linguagens da distro, e depois instala o Português europeu e apaga o Inglês. Pronto! Isso que é uma distribuição Linux brasileiro transformada em portuguesa!
A pclinuxos não é distro brasileira 🙂
http://distrowatch.com/table.php?distribution=pclinuxos
“PCLinuxOS é uma distro Linux brasileira”. Não é não.
Tonto
Não me importava de ter o PCinuxOS de novo no meu portátil mas gostava de o ter com o Português de Portugal (com todo o respeito pelo Português Brasileiro) mas o chip gráfico é o SIS 671. Há uns anos testei o MiniME (Americano) e funcionava relativamente bem e com grafismos acima dos 1024 por 768…
Actualmente tenho-o a funcionar com o Windows 7 Pro porque me dá jeito transferir ficheiros na minha rede pessoal…
Dá para mudar para o português europeu através da ferramenta addlocale
Dá para correr jogos?
irónico o facto de todos criticarem a Microsoft e o Windows mas a grande maioria das distros linux apontam todas para o mesmo caminho: parecer-se com o Windows!
Bem sei que se deve evitar reinventar a roda, mas deveria haver mais estudos sobre UX, usabilidade e desenvolver-se melhores interfaces do que apenas estar-se a tentar copiar a interface Windows que, queiramos ou não, continua a ser a melhor a nivel de usabilidade e flexibilidade! (mesmo havendo bons ambientes graficos alternativos para linux ou mesmo o Mac OS, que pessoalmente, não me convence: ter de utilizar 1 mão e meia para fazer um copy/paste com as teclas parece-me mau!)
Desde quando a maioria das distros linux querem se parecer com o Windows, basta olhar o Ubuntu, Debian, Fedora, Arch, Slackware, nenhuma delas se parecem com windows, eu particularmente não gosto dessas distros que querem se parecer com windows, mas tem quem goste, pois estão vindo do ambiente microsoft e conhecendo agora o linux, para não ter um choque muito grande visualmente falando se criam essas distros ai, eu particularmente acho que quem quer ir pra outro SO tem que abandonar esse pensamento, mas cada um é cada um.
concordo co vc pra q comprar uma Ferrari e colocar a lataria de uma Mercedes, eu uso o Debian e o Ubuntu studio
me discupem fui mal, eu só quis dizer que Linux é linux e windows é windows
Quanto de RAM usa?
Não presta não presta… mas todos querem ter cara igual ao Windows!
Eu não me meto no Linux a não ser em caso absolutamente necessário, Windows é o ideal. Mas parece-me óptimo que haja alternativas. Mas por opção prefiro uma distro Android desktop tipo Remix a Linux desktop.
Estas versões deverão ter os dias contados (pelo menos a grande maioria) quando a Google unir o Chrome OS com o Android. O Android resultante optimizado para Desktop com a sua imensa sofisticação e software/jogos não dá hipótese a este tipo de Linux.
mas tipo, remix OS É linux, toda a sua base é feita em linux… o remix OS não passa de um linux reescrito para atuar como uma mistura de windows e android, mas as suas bases pertencem ao linux. aliás, o modo do remix OS instalar é igual a algumas distribuições do linux: texto branco em fundo preto a passar pelo ecrã abaixo à medida que instala… by the way, chrome OS é uma autentica porcaria, aos meses que já existe raramente se ouve falar dele, por isso bom não deve ser… E, desculpa incomodar mais uma vez, o Chrome OS e o Android têm as suas raízes no Linux, então sendo assim, tudo o que citaste é linux basicamente…
A questão não é ter a cara do windows por ter a cara mais bonita. Ter a cara parecida a ele facilita na migração. Só isso.
já tinha testado e tendo a base do debian muito boa, recomendo.
Antes de migrar do Mac para o Linux, li muito, estudei, simulei, e aprendi. Quando finalmente migrei não senti nenhuma dificuldade. Agora, querem tudo de mão beijada… Linux não é e nem precisa ser parecido com windows. Aliás, se o fosse, não usaria.
Agreed. Se querem linux fácil de mexer que usem o Ubuntu por exemplo, ou até o Mint, são distribuições muito bonitas, embora eu ache que uma atualização na barra de tarefas seria bastante recomendado, para além de ser pequena torna o ambiente de trabalho feio… enfim, é como digo: Ubuntu ou Mint para leigos no assunto, os procedimentos são parecidos com os do WIndows e são OS que não sao tão parecidos com o WIndows, como por exemplo o Zorin OS (este é uma fotocopia do Windows basicamente hhahaa)
boas … esta versão não reconhece a placa wireless.
Qual é o DE desta distro?
tentei instalar esta distro, por usb, no fim da instalação dá erro…
Instalei, distro muito bonita e rápida,algumas coisas não ficam totalmente em Português Br,no fim da instalação da erro o mesmo quando instalei o WattOS,mais é só reiniciar que vai funcionar perfeitamente.
Cliente de e-mail e LibreOffice não está instalado ,em compensação algumas coisas nem precisavam como , Ubuntu Software Center e Gnome Software Center . Prefiro o Xubuntu 😉
Tentei instalar várias vezes no meu note. No final das tentativas o instalador sempre parava de funcionar; e eu ficava na mão. Baixei várias vezes para ver se era erro de download, montei o pendrive de várias formas, más o resultado foi o mesmo. Alguma dica?
Boas Luís. Sim é natural que isso aconteça pois o autor diz para instalar primeiro em inglês e depois sim proceder a actualização da língua para Português. Testei num pc de testes antigo e assim foi. Ficou totalmente em PT.
Assim fiz, e deu certo! Obrigado.
No meu PC, eu alterei o idioma da instalação para Pt-BR e correu tudo certo até o final.
A única queixa que tenho Windows e ele custar €€uros enquanto que no Linux e free e tbm a liberdade por detras deste sistema e a novidade também e apelativa VIVA LINUX
o problema do linux não é parecer ou não com o windows, é a falta de eficiência e praticabilidade no dia-a-dia!
Achei a interface bacana, tentei instalar e por 2 vezes deu erro, e pra piorar fudeu a bios do meu notebook, o notebook inutilizado por enquanto.
A comunidade do linux precisa entender que as pessoas querem um sistema com a usabilidade e praticidade do windows, não com a cara dele!
Por mais que tentam fazer parecer, continua com cara de linux, sempre sem graça.
Encontrei o ChaletOs por acaso na Net e gostei demais, uma distro mais leve com a qual eu faço tudo que preciso com a mesma facilidade que eu fazia com windows, ñ tem travamento e de ótima aparência. amei essa distro. Parabéns.
O problema não é o sistema e sim o nivel deprimente de conhecimento dos usuários.
Indepente da distro usada de linux todos querem ter a cara do windows. Se a preocupação fosse em se desenvolver e aprender algo novo não precisariam se preocupar.
O ser humano consegue ser burro e preguiçoso por opção!