Chegou o BlackArch Linux 2019.09.1! Se não domina é melhor não usar
Todos nós sabemos que no mundo da tecnologia também existe um lado negro! O hacking é uma palavra forte nesta área, mas nem sempre é empregue da melhor forma. Dentro do que é considerado hacking existe o "hacking ético", associado à investigação de bugs e vulnerabilidades.
Se procura um bom sistema para trabalhar nesta área experimente o novo BlackArch Linux. Se os conhecimentos são pouco, tenha em atenção que poderá cometer crimes ao usar esta distribuição.
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior número de decisões possíveis quanto à sua configuração.
Ao nível do hacking ético existe a distribuição BlackArch Linux, que é baseada no ArchLinux. Esta distribuição tem mais de 2000 ferramentas de hacking disponíveis.
BlackArch Linux 2019.09.1 - Quais as novidades?
A nova versão foi disponibilizada recentemente e além da típica imagem esta nova versão está também disponível em OVA (pronta a ser executada numa ferramenta de virtualização). O BlackArch Linux 2019.09.1 chega com:
- Mais 150 novas ferramentas
- Com o linux kernel 5.2.9
- Várias melhorias e correções de bugs
- blackarch-installer atualizado para a versão 1.1.19
- Outras novidades - ver aqui.
No mundo Linux há distribuições para todas as necessidades! Ao nível do hacking ético e análise de vulnerabilidades em sistemas, para vertente académica, são várias as ferramentas que podemos instalar. O BlackArch Linux 2019.09.1 inclui várias ferramentas que estão já prontas a funcionar.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Lol “cometer crimes” isso deu me vontade de rir haha
Não passa do arch linux com um monte de lixo pré-instalado.
Pensei a mesma m
Mesma coisa que o tão amada e idolatrado Kali, pelos script kiddies, lammers e fanboys de Mr. Robot
Apenas um Debian cheio de Lixo pré-instalado e acesso root por padrão.
Agora o que é lixo pra ti, pode não ser para um desenvolvedor, um hacker, alguém que trabalha com segurança e pentest e queira um sistema já pronto para uso.
Era uma vez:
“Se os conhecimentos são pouco, tenha em atenção que poderá cometer crimes ao usar esta distribuição.”
Não estou nada esclarecido com esta afirmação.
Portanto, estamos perante um facto, que ao se utilizar, BlackArch Linux, por exemplo, um qualquer user pode cometer crimes?
Como também é POSSÍVEL cometer CRIMES, com MS Windows ou macOS, VERDADE?
Vejamos: Wireshark,Social-Engineer Toolkit,Aircrack ng,Metasploit,OclHashcat,
Nmap,Nessus,Maltego,John The Ripper,Ghidra,Nikto,p0f,OWASP,Angry IP Scanner,RainbowCrack,Paros,Sleuth Kit,Tor,ophcrack,etc., etc.
Todas as aplicações são instaláveis, em todos os SOs existentes e com elas podem ser cometidos crimes!
A ÚNICA diferença do BlackArch Linux, para os SOs acima citados, é que muitas das ferramentas existentes em BlackArch Linux, podem ser instaladas à posteriori pelo user, enquanto em BlackArch Linux elas são default!
“O Arch Linux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior número de decisões possíveis quanto à sua configuração.”
Verdade e Mentira.
VERDADE, se estivermos a pensar num user com conhecimentos acima da média, na medida em que o Arch Linux, bem como outras distribuições (Slackware, nixOS, Gentoo, Void, NuTyX, etc.), são UNICAMENTE instaladas e configuradas em modo manual, fazendo que todos os procedimentos, sejam altamente personalizáveis pelo user.
MENTIRA, pelo exposto em VERDADE e por isso um user a iniciar em Arch Linux, NÃO vai conseguir instalar o Arch Linux!
Um user com conhecimentos rudimentares, pode usar por exemplo Manjaro Linux, e aplicar todas as ferramentas do BlackArch Linux em Manjaro Linux, ou melhor ainda, pode aplicar as ferramentas que necessitar, optando por uma instalação selectiva dessas mesmas ferramentas ou se quiser a instalação de ferramentas por grupos.
Exemplo para um Grupo de Ferramentas:
blackarch-forensic
blackarch-defensive
etc., etc.
Exemplo de Instalação para Ferramentas Forenses
pacman -S –needed casefile autopsy dff ddrescue dumpzilla magicrescue iphoneanalyzer naft peepdf recoverjpeg safecopy
(https://blackarch.org/forensic.html)
Deste modo, instala em Manjaro Linux, somente o que lhe interessa e nada mais do que isso!
NOTA: os repositórios oficiais quer do Arch Linux ou do Manjaro Linux, em nada vão interferir negativamente com os repositórios adicionados do BlackArch Linux, convivendo de forma saudável estes repositórios quer em Arch Linux bem como em Manjaro Linux.
Correcção: em “pacman -S –needed casefile autopsy dff ddrescue dumpzilla magicrescue iphoneanalyzer naft peepdf recoverjpeg safecopy”
Para quem tiver interesse, antes do needed, sao dois tracinhos e não 1!!
“se não domina é melhor não usar”
Belo título.
“…são UNICAMENTE instaladas e configuradas em modo manual, fazendo que todos os procedimentos, sejam altamente personalizáveis pelo user…”
Por acaso, dessas distros, até mesmo profissionais de it raramente as usam “em horário laboral”.
A curva de aprendizagem para uso corrente assusta a maioria, daí até nas empresas optarem por Ubuntu e coisas tipo.
Daí que, quem quer um profissional com conhecimentos acima da média em Linux, a primeira pergunta é: qual a distro que usa mais? Se a resposta for alguma das aqui de cima, é bom prenúncio.
Mas o espanto vem que mais de 85% das respostas batem em Ubuntu e similares.
Este arc é TOP, vale sempre a pena ler os teus comentários, que BOSS. @pplware , aprendam um pouco com ele e melhorem os vossos argumentos quando escrevem artigos e se não os escrevem e traduzem de outros sites…ao menos dêem um toque pessoal e melhorem-nos.
“Se os conhecimentos são pouco, tenha em atenção que poderá cometer crimes ao usar esta distribuição.”
Discordo totalmente, não é por usares uma distro que tas a cometer um crime. Só cometes o crime se fizeres com intenção de maldade contra alguma organização, pessoa, grupo sem autorização, o que vieres a fazer uso das ferramentas incluídas nela
Para além do mais que “se os conhecimentos são poucos” duvido muito que consiga cometer qualquer crime se não sabe usar as ferramentas…
Gente chata, textao por causa de uma matéria sobre uma distro. Escorre arrogância por entre os dedos.
Salve, Pedrito.
Sinceramente, filho. Ou sou eu o azarento ou esses sistemas Arch-based são uma ganda bosht4!
Ora é kernel panic, ora se vamos atualizar é só erros os mais diversos. NUNCA consigo instalar a mrd que quero. É só erro, erro, erro. Ah, mano, vão mas é à mrd o Arch linux e toda a sua prole.
E como disse, não é apenas o blackarch, é toda a família.
Dual boot?! Nem pensar! Kernel Panic…
Se for para hacking, só vejo dois que se apresentaram bem melhores opções: Kali e Parrot.
O resto? Eca!