Benchmark & Tuning 2.0 – O seu Android continua potente?
Desde Fevereiro (data da review da primeira versão desta aplicação) muito mudou no Android - saiu o Jelly Bean, sairam as novas gerações dos topos de gamas de algumas marcas, muitos outros telemóveis receberam o Ice Cream Sandwich, portanto está na altura de actualizarmos os nosso resultados nesta aplicação... que também recebeu uma avolumada actualização.
O autor da app é nosso leitor assíduo e já contribuiu com outros artigos sobre programação para Android, portanto já é de esperar que este update seja de grande qualidade. Vamos então conhecer o que mudou, e o que foi melhorado!
Praticamente todos os entusiastas de Android conhecem os famosos benchmarks para testar os seus dispositivos em vários aspectos. Esta aplicação testa o nosso device de várias formas:
- CPU:
- Operações aritméticas
- Algoritmos de ordenação
- Operações criptográficas
- Memória:
- Alocação em memória de vários tipos de dados: integers, floats, shorts, doubles
- Input/Output:
- Leitura/escrita sequencial
- Leitura/escrita aleatória
- Leitura/escrita em bases de dados SQlite
São todos testes muito reais que "emulam" operações realizadas a todo o momento nos nossos dispositivos. Esta aplicação de benchmark caracteriza-se especialmente pelos testes curtos - ninguém gosta de esperar minutos e minutos para saber resultados e esta é sem dúvida uma mais valia.
Também podemos correr um Custom Benchmark, ou seja, correr apenas os testes que quisermos, individualmente, em modo Single-Threading ou Multi-Threading (com uma thread ou com mais threads dependendo do número de cores disponíveis).
Conta também com um browser de scores muito bem concebído e que foi extremamente melhorado desde o artigo de Fevereiro:
- Botões de auxilio no rodapé
- Filtragem de scores por utilizador, nome do dispositivo, versão do Kernel e versão do Android
- Base de dados de scores disponível offline (apenas na versão paga)
- Ordenação de resultados
A opção de Tuning foi re-desenhada com um aspecto mais moderno tipo Ice Cream Sandwich e conta com um painel completamente redesenhado para se ver quanto tempo o nosso CPU usou as várias frequências - podemos também ordenar por frequência e pelo tempo passado nas frequências.
Podemos também ver as estatísticas da aplicação e ver quais as frequências mais usadas nos vários testes de benchmarks, os dispositivos mais usados, as kernels e as versões do Android.
O painel da informação do sistema também foi re-desenhado e conta com todo o tipo de informações sobre o nosso dispositivo, é basicamente um raio-x profundo. Também tem a temperatura que a nossa bateria tem na altura. Foi também adicionada a visualização do build.prop e do config do Kernel (apenas visualização). A funcionalidade do config do Kernel é me bastante útil pois por vezes estou sem acesso ao meu computador e fácilmente consigo ver alguma informação de config nos meus Kernels.
Tem uma funcionalidade interessante em que dá a possibilidade ao utilizador de escolher o tema preferido a ser utilizado pela aplicação: Holo, Holo Light e Holo Light with dar action bar, tudo temas do Ice Cream Sandwich.
É sempre bom vermos projectos e aplicações nacionais e esta é sem dúvida uma das minhas favoritas pois consegue juntar num só pacote imensas funcionalidades úteis e interessantes.
Recomendo vivamente.
Licença: Freeware e Comercial
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download: Benchmark & Tuning Free
Download: Benchmark & Tuning Full [1.99€]
Este artigo tem mais de um ano
O valor que obtive para o meu smartphone Sony Xperia mini pro foi de 1627.
Apesar de não ser um topo de gama actualmente, serve para tudo o que eu quero e não me queixo dele :p
Não preciso de um android mais potente de momento hehehe
<3 Quando vejo os outros meninos na escola com os seus "telemóveis" que nem cabem direito num bolso sinto-me quentinho por dentro por causa do meu mini pro. Adoro o bicho. Tão pequeno, mas tão grande. Tenho de experimentar esta app!
Concordo. Tb tenho um Xperia Mini Pro e estou bastante satisfeito!
Telmo, o meu atingiu 1989. Não sei se por já ter o ICS (upgrade da Sony)?
Já consegui atingir 2000 após alguns testes… O telemóvel é realmenete uma delícia e apesar do seu tamanho, conseguimos executar todas as tarefas 🙂 mas eu não me importaria de ter um telemovel com um ecrã de 4 polegadas para jogar e ver uns filmes hehehehe
O meu SGS com a rom slim ICS, stock, deu 6059.
Eu faço cerca de 12000/13000 com o SGS3 =)
Os resultados são muito díspares. Obtive entre 8000 e 10600 em 3 runs. Como é extremamente curto, não é possível concluir nada. na minha opinião os benchs deviam ser mais longos para que os resultados fossem consistentes ao longo de vários runs.
Filipe,
se tiveres permissões de ROOT experimentar ajustar a frequência mínima igual à tua frequência máxima de cpu. Pode ser que a frequência do teu cpu esteja a mudar ao longo do teste. Pelo teu score suponho que tenhas um dual core ou quad core. Ás vezes também há o problema de não estarem os cores todos ligados no momento do teste. Para forcá-los a estarem todos ligados secalhar só correndo o teste várias vezes, talvez umas três vezes.
Em relação aos testes longos, acho que isso é um bocado mito. O hardware que temos hoje em dia é tão rápido que consegue fazer milhões de operações por segundo (ver aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Instructions_per_second), logo não é preciso muito tempo para análisar a performance do mesmo.
O meu elf II do chinês dá 8000 e tal.
Christian Göllner
mais uma vez 😉
so por curiosidade qt tempo demora um projecto destes a ser concluidO??