Banshee 0.13.2
Uma das coisas que os novos utilizadores Linux deparam quando mexem pela primeira vez, é na nova panóplia de programas que existe no novo sistema. Podem estranhar pela quantidade, pela diversidade (muito material não conhecem pois poucos é que funcionam em Windows).
Ficam baralhados porque a ideia que tinham era que não existiam aplicações para as rotinas e tarefas que estavam habituados a ter no Windows, principalmente programas multimédia, por exemplo, haverá similares ao iTunes para Linux? Claro que sim, é desse que vos venho falar agora, no Banshee.
Mas o Banshee não é só isso, é diferente e original, é um leitor de músicas para GNOME, e diga-se que faz o seu trabalho muito bem, deixo aqui as principais funcionalidades e qualidades do Banshee:
- Consegue gerir uma grande colecção de música de modo eficiente e limpo.
- Permite atribuir "avaliações/pontuações" as músicas.
- Tem um visual muito limpo e leve.
- Fácil de usar.
- Permite gravar CDs de Música.
- Controlo de volume integrado.
- Tem a interessantíssima funcionalidade de quando tocamos uma certa música apresentar artistas/bandas semelhantes as que estamos a ouvir.
- Mostra as faixas favoritas que são tocadas pelo artista/banda.
- Apresenta os principais álbuns do artista/banda.
- Procura simplificada que é integrada na interface.
- Ripa CDs.
- Outras pequenas pérolas.
O que é admirável neste programa é a falta de utilizadores do mesmo, em comparação a outros projectos. Fica aqui a dica é um bom programa, faz tudo o que se pode pedir deste género de aplicações, perde talvez por não ter visualizações, mas se é só para ouvir música enquanto se faz outra coisa qualquer é perfeito.
Para instalar procurem nos repositórios da vossa distribuição, pelo o que sei está nos do OpenSUSE, Mandriva, Debian, Ubuntu e Fedora. No caso do OpenSUSE quando se instala a verão GNOME é o leitor de música incluído por defeito.
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro e cedido ao Pplware.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Linux Download: Banshee 0.13.2 [2.15MB] Homepage: Banshee
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Este artigo tem mais de um ano
Eu abandonei o Windows e não há nada que não faça agora que não fizesse no windows. Acho o Linux infinitamente mais versátil que o windows em todos os aspectos.
vou exprimentar este programa com prazer 🙂
Se me permitem acho que este site devia noticiar muito mais coisas de Linux e respectivas alternativas já que este é um Sistema operativo cada vez mais pronto para ser instalado em casa sem grandes sobressaltos!
Obrigado!
Esqueçam o Banshee. O Amarok é o melhor de todos os leitores de audio, com gestão de colecção e de playlists, entre outras coisas. Muito rápido, bonito e cheio de funcionalidades.
Por acaso eu não atino muito com a gestão de colecção do Amarok… Tenho imenso albuns algo desorganizados.. os id3 nem sempre estão bem etc então por vezes tenho musicas do mesmo album espalhadas por n colecções.. Prefiro o sistema de tocar por pasta.
Aproveito para pedir à malta do pplware para não serem tão centrados em Ubuntu… Existe linux para além do Ubuntu… vi os artigos com a tag linux aqui no site e 80% é Ubuntu 🙁 Não há nem um artigo de Opensuse, CentOS, etc…
Perguntas lúdicas…
o que é mesmo “modo eficiente e limpo.” ?? Não suja o disco? Ou o teclado 🙂
“visual muito limpo e leve. “… quer dizer que toma banho todos os dias e vai ao ginásio regularmente?
“Controlo de volume integrado. ” – Ou seja não vai ao McDonalds?
“Outras pequenas pérolas. ” – e das grandes não? É que se fossem das grandes já tinha prenda para o dia dos namorados 😀
PS: Eram perguntas lúdicas !!! não é para levar a sério 😀
Gosto bastante do Banshee, já o uso quase desde que começou! É bastante bom e para mim bem melhor que o Amarok. Não tenho muitas queixas, apenas que não resolve o facto de existirem músicas duplicadas, mas de resto gosto bastante.
Vou tentar dar o meu contributo respondendo um pouco a cada mensagem anterior :)… e sem fazer correcções ortográficas :)… (até era bem feito que escrevesse alguma COIZA mal)… LOL.
Concordo com o Vítor em que o Banshee é uma aplicação genial para se ouvir música. Pessoalmente adoro-o mas não o uso… uso sim o Rhythmbox, que é uma aplicação em tudo semelhante. A razão porque uso o Rhythmbox é muito simples: faz actualizações automáticas à base de dados sempre que se altera algo nas músicas. Por exemplo, se as músicas MP3/OGG/etc do cantor “Gene Vincent” têm as tags respectivas do género musical como “Rock’n’Roll” e eu quiser mudá-las para “Rockabilly” posso fazê-lo usando o Easytag. Logo de imediato o Rhythmbox reclassifica as músicas deste cantor para o novo género. O Banshee não faz isto :(, limitando-se a ficar com duplicados das músicas e obriga-me a apagar as velhas.
Conclusão: uso Rhythmbox, embora visualmente prefira o Banshee.
O Amarok pode ser muito bem mas é KDE… só de pensar em KDE até me arrepio :).
Realmente fala-se muito em Ubuntu e pouco noutras distribuições, mas a razão é simples e óbvia: o Ubuntu é para pessoas com poucos conhecimentos em Linux ou que não têm/querem perder muito tempo a configurar o sistema.
Já fui um fervorozo adepto do Fedora mas quando queria fazer isto ou aquilo procurava as aplicações e não as tinha :(. Encontrava-as, sim, em ficheiros TGZ que teria de instalar manualmente, coisa que não sei fazer :(.
Quando encontrei o site “http://www.getdeb.net/” com aplicações prontas a instalar em Ubuntu (DEB) a troca foi imediata :). Além, claro dos milhares que existem desde logo nos repositórios Ubuntu (Debian).
Daí que se fale muito mais em Ubuntu… há mais utilizadores.
Fiquem bem.
Sou utilizador do Banshee e não troco a aplicação por mais nenhuma. Não sei se é o melhor ou não, mas para ouvir música, que é para isso que o utilizo, é muito bom. É simples e agradável à vista, apenas com um senão, consome alguns recusos. Mesmo assim, recomendo.
Sei que nao tem a haver com o topico, peço desculpa…mas eu adquiri a Clix 12Mb e tive de comprar um modem novo, pois o que tinha nao aguentava…mas agora quero utilizar a internet e nao consigo encontrar os drivers para o Ubuntu do meu modem (HUAWEI EchoLife HG510),
Se alguem souber de algo que me possa ajudar agradecia..
Boas
@Pedro Moreira
Há um projecto que eu já utilizei, o meu modem é um Thompson/Alcatel Speedtouch 330 USB, e o projecto chama-se USB ADSL Modem Manager o link é:
http://www.squeezedonkey.com/wiki/linux/index.php?title=Main_Page
Utilizei este software que é muito simples, instalas (é um pacote debian, é download e executar), colocas os dados de utilizador e password, os números que pede, cá em portugal é 0.35, e já está, é só ligar.
A distro que usei foi Ubuntu 7.10, para ligações móveis da Vodafone (tb funciona com TMN) aqui vão dois links:
Vodafone: http://amrlima.wordpress.com/2007/11/22/vodafone-mobile-connect-card-driver-para-linux/
TMN: http://opensource.ptfreehosting.com/?p=25
Já não há razões para não mudar para linux mesmo nos portáteis do e-escolas, lol
Abraços,
A. Pedro Coelho
@Pisquinho
Obrigado pela dica…ainda nao tive a oportunidade para testar, pois ja nao vou a casa á algum tempo…mas logo que chegue, vou testar!!!
Espero que funcione, pois gosto muito de trabalhar no linux, mas sem net é que é uma chatice…
Obrigado pela atençao! Abraço
Freeware??? Você é louco !
O Banshee é SOFTWARE LIVRE veja e aprenda a diferença de freeware para um software livre: http://www.softwarelivre.gov.br/SwLivre/
Abraços
Sou velho na idade, mas novo no linux. Vou abandonar a plataforma windows, pois encontro tudo o que necessito no linux.
Vou baixar o Banshee e depois comento.
O Linux também tem uma grande comunidade.
Bem hajam aqueles que trabalham em prol da dignificação do software livre.
gosto muito do banshee
agora vem instalado por padrão no suse11 Gnome
mas estou com um problema não sei se alguem me consegue ajudar?
É o seguinte:
Importo musicas para a library e ele funciona na perfeição até eu reeiniciar,
pois deixo de ter acesso as musicas.
Que fazer??
obrigado