Quantcast
PplWare Mobile

Aprenda a instalar o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo Ferreira says:

    Estou é com um peuqueno problema… Afinal o problema que tinha reportado no outro tópico já deve estar resolvido porque me consegui ligar à rede eduroam da minha faculdade mas o que me acontece é que liguei-me e pediu a pass como normalmente, configurei tudo como deve ser e agora agora quando me voltei a ligar voltou a pedir a pass. Estranho porque eu nem sequer selecionei a opção “perguntat pass sempre”

  2. Jorge says:

    O meu problema agora e antes também quando estava em (development branch) é ficar com o fundo branco nos meus portáteis, e não há solução até lançarem o fix…

  3. Pedro A. says:

    Não parece ter ciência nenhuma a instalação com a opção Erase disk and install Ubuntu.

    Interessante seriam os passos de instalação para o “Something Else”, e as diferenças entre estas duas instalações e as novas opções:
    – Encrypt the new Ubuntu Installation for Security
    – Use LVM (Logical Volume Management) with new Ubuntu installation

    • renato oliveira says:

      Ola eu tb tenho algumas duvidas. Tenho o 12.10 e kero instalar o 13.04 de raiz com dual boot win 7 kando xego a essa parte o k eu devo fazer.

      Estou no ubunto a pouco tenpo ± 2meses

  4. eddy says:

    Alguém que o tenha instalado de raiz que me esclareça uma duvida..
    Quando escolhemos o user, ainda continua a existir a opçao de tirar uma foto para usar como avatar?
    o meu portatil já é antigo.. e o driver da camara não carrega corretamente e crasha-me a instalação.. é um problema que me tenho debatido nas ultimas 2 ou 3 versoes do ubuntu.. tenho de desativar os drivers da camara antes de uma instalação senão crasha a meio e lá se vai o grub.. depois é uma trabalheira por tudo a arrancar como deve ser..

  5. Morbidos says:

    Devo dizer que esta muito muito bom. A nível de velocidade esta fantástico na mesma maquina que tinha o 12.10. Neste momento sem mexer em nada esta mais rápido do que o 12.10 com ambiente Gnome classic e na qual ja tinha aplicado alguns tweaks para ficar mais rapido.

  6. Nuno José Almeida says:

    Posso dizer que está muito mais rápido que qq outro unity, tá bonito, não vou mexer em quase nada, e a bateria ficou ao nívle do windows, parece que este kernel está bastante melhor nesse aspecto, e como no 3.9 vêm mais melhorias para a gestão de energia, devemos voltar a ter linux com menos gasto energético que o windows.

    • paulo g. says:

      Tb notei o unity mais fluido. Gosto de o usar quando se usa as aplicações por defeito, mas continuo a não gostar do sistema de busca. Para quem gosta de usar o teclado para procurar aplicações tb é fixe…

  7. Jorge Marques says:

    Bom dia, venho colocar uma duvida sobre o Ubunto… eu tenho uma placa AMD Readon HD 5470, que quando coloco ubunto deixa de trabalhar a porta

  8. Jorge Marques says:

    o meu comentario foi cortado…

    Bom dia, venho colocar uma duvida sobre o Ubunto… eu tenho uma placa AMD Readon HD 5470, que quando coloco ubunto deixa de trabalhar a porta HDMI.

    De resto tudo funciona bem, mas como preciso da porta HDMI a trabalhar nao posso usar ubunto como maquina principal.

    Alguem sabe de alguma coisa que se possa fazer….

    obrigado

  9. Redin says:

    Não dever ser necessário haver aqui alguma ciência para instalar o ubuntu. Eu já tenho vindo a testar as versões anteriores e o único problema que tive, teve a ver com as resoluções.
    Agora tanto a 32 ou 64 bits não chega sequer ao passo 0.
    Alguma coisa deve estar mal. Tudo funciona aqui win7, win8, xp, hirensbootcd com linux ou windows, cds de arranque, etc, etc, menos esta versão.
    Nem sequer consigo obter um ecran para escolher qualquer versão Live.

    • Rascas says:

      Experimenta gravar a imagem para uma pen USB com o programa win32diskimager. Qnd fores a selecionar o iso no programa, tens de por para ver todos os ficheiros, pk o programa por defeito só aceita ficheiros .img, mas funciona com com qq tipo de imagem. Certifica-te que selecionaa a drive USB correcta!

      Depois é so arrancar o computador por USB.

  10. ubunt says:

    Alguém conseguiu instalar o google chrome nesta nova versão 13.04??
    Eu aqui ñ consigo, informa que o seguinte: Dependência ñ pode ser satisfeita: libudev0 (>=147)
    Já procurei por esta dependência no synaptic mas parece q ñ existe.

    Alguém teve este problema???? Ou fui só eu o azarado…

  11. Ram says:

    Está bastante bom este Ubuntu, o meu problema continua a ser o mesmo: Portátil Samsung R580, com Wireless Realtek 8192SE. Qualquer ligação a uma rede Wireless causa instantâneamente Kernel Panic. Não há hipóteses.. Qualquer distribuição, seja 32 ou 64 bits.

    Isto para dizer que embora esta versão esteja muito boa, e de resto, em tudo, funcionar muito bem, não o posso usar como sistema principal.

  12. Curioso says:

    Boa tarde

    Estou cá a pensar: com esta nova versão, quando sai a nova do linux mint, com base neste?

    Cumprimentos

  13. Curioso says:

    Boa tarde

    Com o lançamento deste ubuntu, quando sai a nova versão do linux mint, com base neste?

    Cumprimentos

  14. ubunt says:

    Alguém sabe quem foi o responsável pela tradução para o portuês-pt do ubuntu??
    Desde que me iniciei nestas andanças do linux, desde a versão ubuntu 11.04 que existe um erro ortográfico que nunca foi corrigido. Apesar de a cada 6 meses lançarem nova versão.
    Claro que isso ñ tem grande importância… mas, ñ seria profissional corrigirem o dito erro??!!

    O erro encontra-se em: Todas as Definições, Rede, e no separador com fios, lado direito, aparece a palavra com o erro: “Cago desligado”.
    pff

  15. Kleber says:

    Não consigo inslatar noutra partição, melhor, só consigo instalar estando o disco sem partições.

    Alguma dica?

    Obrigado,

    Kleber.

    • ubunt says:

      Kleber, podia ser + explícito… As partições foram criadas no windows, linux??

      • Kleber says:

        fiz as partições com o dvd de instalação do windows 8. na primeira está o windows 7 pra minha companheira, na 2 está o ubuntu 12.10 e gostaria de instalar na terceira o 13.04, porém, não consigo. assim como ocorreu na minha tentativa de instalação do ubuntu studio, o instalador do 13.04 rejeita que eu clique numa das partições e instale nela. do que percebi, apenas aceita que instale no disco todo limpo ou numa primeira partição.

  16. joao says:

    Fiz atualização do 12.10 para este e o unity foi-se… Resultado instalação de raiz. A grande vantagem foi que o steam ficou maravilhoso e já traz a versão mais recente dos drivers AMD/ATI!

    Apesar da instalação forçada nota-se que está mesmo muito mais rapido que a versão anterior.

    Alguém tem o skype funcional? No meu instala, mas não arranca!?

  17. Pedro says:

    Olá!
    Quero instalar o ubuntu no meu PC e ficar com dual-boot mas não sei como o fazer porque as partições nunca são aceites alguém podia fazer uma espécie de tutorial para aprender a fazer isso?

    Obrigado!

  18. Morbidos says:

    Alguem sabe como ter acesso ao ESET 4 depois de instalado com a interface Unity.
    Neste ubuntu o eset instalado da forma que se instala no 12.10 nao funciona pq da um erro de autenticaçao mesmo colocando a pass certa.
    Tem de se instalar com recurso a sudo ./eset… e durate a instalaçao deve-se fazer custom e adicionar manualmente o user actual a lista de utilizadores com previlegios.
    Mas depois ele arranca aparece na barra de lado mas se se fechar ja nao consigo voltar a ter acesso aos menus paesar de ele ficar a funcionar.
    No eset fala em ir ao dconf e encontrar la um panel mas nao consigo encontrar esse panel nesta versao do ubuntu.

  19. Heiki says:

    Alguém me pose dar uma dica de como instalar este OS de raiz num laptop que praticamente não deixa instalar nenhum OS. Parece estranho mas já tentei instalar XP e Kubuntu e o Katano e não funciona. Todas as dicas serão bem vindas e desde já agradeço!

  20. Morbidos says:

    Mas qual e o problema que tens ao tentar instalar.Fica um ecra preto e o cursor a piscar ?

    • Jorge says:

      Para quem tem “Intel” no raring 13.04 terá que adicionar manualmente o deb no gestor de repositórios mas o repositório do quantal “do Stefan Glasenhardt” a instalação e o que devem fazer está no link a seguir…

      https://launchpad.net/~glasen/+archive/intel-driver

      tenho esse repositório num dos meus portáteis e funciona muito bem tanto como os updates do mesmo

      • Redin says:

        …deb… quantal…Stefan não sei quantos…
        Eh pah. Eu nem sei o que isso é.
        Mas se é assim que desejam conseguir adeptos do Linux com recurso a “truquinhos de meia tigela” que nos obrigam a tirar o sono… bem que podem esperar sentados.
        Está aqui muita gente a reclamar que muita coisa não funciona e que para isso terá de se socorrer de malabarismos, etc.
        Para começar, desde que eu conheço Linux, nunca me dei bem com as resoluções, salvo o Mint e mesmo assim, fui quase obrigado a mexer nas “entranhas” do bicho.
        Ainda assim, todas as anteriores versões do Ubuntu, pelo menos arrancavam com o Live-CD e agora nem este o faz. E agora vêm dizer que é preciso uma versão minimalista? É pah, por favor,… A minha máquina deve ter no máximo uns 5 anos e devo já estar a exagerar. Agora o hardware pode não ser compatível?
        Isso seria coisa para o Windows e mesmo assim nunca tive problemas. Estive já com o XP, com o 7 e agora com o 8 e tudo “rola” que é um mimo.
        Acho que foi desta mesmo que desisti de vez de considerar a possibilidade de um dia vir a mexer outra vez no Linux. Já não tenho idade nem paciência.

        • JP (djlinux) says:

          Olá Redin,

          Desculpa mas estas enganado. Os computadores são feitos a pensar no Windows e não no Linux, por isso é normal que apareçam mais problemas no Linux do que no Windows. E mesmo assim existem muitas pessoas que reclamam que o Windows não funciona a 100%…

          Lamento que não tenhas tido sorte. O meu computador tem exatamente 5 anos e 4 meses ( faltam 2 dias ) e assim que o liguei instalei o Ubuntu, até hoje já fiz dual-boot com varias distribuições, mas o Ubuntu sempre teve presente e o Windows nunca viu a luz do dia neste PC ( cmg claro ).

          Tinha instalado o Ubuntu 13.04 ainda em Beta, apareceram problemas, mas não podia reclamar, estava em Beta, por isso voltei para o 12.04. Agora voltei a instalar o 13.04 e esta perfeito, não tenho um único problema.

          • Redin says:

            Até pode bem ser azar, mas não abona em nada quem tem estado a fazer algum esforço para ser “convertido”. E isso poderá estar a acontecer a muita gente, o que é pena.
            Claro que com isto, não pretendo retirar a vontade a quem quer que seja.

  21. Jorge says:

    Para quem não consegue instalar com o live cd do ubuntu por causa do Hardware aqui tem as versões minimal install

    https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD

    Existe versões minimal install do raring (13.04) mas não estão no site no ubuntu. Façam um normal distro update na consola.

    Adicionar o ppa da Nvidia para quem tem Nvidia na consola
    sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade

    Adicionar o ppa da ATI/AMD para quem tem ATI/AMD na consola
    sudo add-apt-repository ppa:makson96/fglrx
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade
    sudo apt-get install fglrx-legacy

    PS: Isto são ppas de terceiros no caso da ATI não instale ou não encontre a placa gráfica terá de ser outro ppa.

  22. Flávio says:

    Boas pessoal, fiz boot pela pen etc mas não aprece a parte para formatar a partição onde tenho o windows 🙁 ajuda sff

  23. grungeia says:

    Aki deu td certo 32 bits

  24. matheus says:

    boa noite a todos estou com uma duvida: (sou novato nunca usei ubuntu nem linux)

    eu queria saber se da para eu instalar o Ubuntu e não perde a memoria do meu windows 7 tipo : instalar o Ubuntu e a memoria do windows ir para o ubuntu isso é possivel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.