Aprenda a instalar o novo Linux Fedora 21
Depois de um ano do lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no passado dia 10 o tão esperado Fedora 21. Esta versão do Fedora está disponível nas variantes Cloud, Server e Workstation e traz muitas novidades.
Hoje vamos ensinar a instalar o novo Linux Fedora 21 através da intuitiva interface Anaconda.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial que ensina como podem instalar a mesma. Os instaladores usados no GNU/Linux, em geral, têm vindo a evoluir e simplificar todo o processo, e no caso do Linux Fedora 21 (para uma instalação normal), o utilizador apenas tem de interagir 3 vezes em todo o processo de instalação.
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 12 GB
- Memória RAM: 2 GB
- Versão do Fedora 21: Workstation
Como instalar o Linux Fedora 21?
A instalação do Linux Fedora 21 é agora muito mais simples, tudo graças à nova interface do instalador Anaconda. Para a instalação da versão Workstation deveram seguir os seguintes passos:
Passo 1) Uma vez que usamos a versão Live-CD, devem escolher a opção Start Fedora Live
Passo 2) Escolher a opção Install to Hard Drive
Passo 3) Definir o idioma de instalação
Passo 4) Procedemos às configurações da Data/hora, Layout do teclado, Destino da instalação e se possível indicar logo a configuração da rede. Feitas as configurações basta carregar em Begin Installation
Passo 5) Durante o processo de instalação é necessário definir a password para o utilizador ROOT, assim como podem criar um novo utilizador para o sistema.
Importante: O Fedora obriga que se definam passwords complexas, com o mínimo de 8 caracteres.
E está feito! Agora é só autenticarem-se e explorar a distribuição e todas as novidades desta versão.
A versão instalada, como referido, é a Workstation e é direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento e a partir de agora passa a ser mais fácil gerir e instalar software. O Terminal sofreu também algumas melhorias. Saibam tudo aqui.
Se tiverem alguma duvida ou questão relativamente à instalação, deixem os vossos comentários.
Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: Fedora Project
Este artigo tem mais de um ano
Caramba os Linux nascem como cogumelos ou quê?Isto de 15 em 15 dias ouço falar de um novo!
+1 lol
Isto é dos linux mais antigos que por cá andam. Muito antes do ubuntu.
A primeira versão do Fedora foi lançada pouco menos de um ano antes do Ubuntu. Portanto acho que dizer que está cá muito antes do Ubuntu é um exagero. Acho que estás a fazer confusão com o Red Hat Linux, porque este é que existia desde 1995, mas foi descontinuado em 2003.
Já que sabes isso, tb deves saber que qd o Fedora foi criado já trazia todo o histórico da redhat, não foi criada do zero. Na altura a redhat disse que o fedora era para utilizadores caseiros e o redhat linux para empresas. Mais tarde é que descontinuou/mudou o nome do redhat linux para RedHat Entreprise Linux e colocou o fedora como sendo a distro de “testes” para o redhat entreprise.
Então para isso também devias de saber que o Ubuntu trouxe o histórico todo da comunidade debian (que neste momento está a abandonar)
@diogo: o ubuntu não é compatível com debian, o ubuntu devolve quase nada para os repositorios da debian, o mesmo já não se passa como o fedora. O fedora testa e retesta tecnologia que depois utilizada no red hat, o fedora está para o redhat como o ramo testing está para o debian.
Argumento distorcido. O ponto fundamental é que o Ubuntu surgiu pouco depois do Fedora (daí um exagero considera-lo muito mais antigo) e que AMBOS tiveram origem em sistemas já existentes: Debian no caso do Ubuntu e Red Hat no caso do Fedora.
O que eles são e para que servem atualmente é irrelevante para o assunto inicial que era o exagero da tua frase, “Marco”.
O Linux não é propriedade de uma empresa só. Cada pessoa é livre de pegar no código do Linux e iniciar o seu próprio projecto. Por isso é que existem tantas distribuições, embora muito honestamente existem umas 6 a 8 que são consideradas as mais relevantes e de primeira linha e o resto é paisagem e derivados dessa meia-dúzia.
Faltou dizer que o Fedora é sem dúvida um produto Linux de primeira linha, desde 2003. É patrocinado pela Red Hat, a maior empresa de software open-source do mundo, é ao mesmo tempo herdeiro do antigo Red Hat Linux e a base de desenvolvimento de novas versões do Red Hat Enterprise.
Olha acordou agora!
Só existem distribuições de 15 em 15 para quem ainda não usou Arch. Depois de instalar o Arch Linux é sempre a rolar e não se quer saber de outra coisa nem ficar preso a ciclos de desenvolvimento.
É mais fácil falar que fazer. Já usei Arch muito tempo, mas há sempre um dia em que um update lixa tudo. E isso acontece quase todos os anos. Há meses aconteceu-me com o update níveis 331 passou-se com a versão kernel e o bumblebee nunca mais me funcionou, nunca achei a configuração que causou aquilo tudo. Antes disso foi o systemd. Já não tenho idade nem pachorra para esse tipo de instabilidade.
Experimenta PCLinuxOS.
@naoliveira: acho que o Luis Nabais já deve estar assim po fartinho e sem paciência para essa conversa do muda para a distro xxx.
Então não exponha a situação dele, porque até é irrelevante o SO que ele usa, porque os problemas que ele relata podem acontecer em qualquer um.
O poder do linux permite isso mesmo, quem tiver conhecimentos podes “contruir” a sua versão… isto só esta ao alcanc deste SO. O poder do open-source
Podem sugerir a instalação ou repo copr com o KDE Frameworks 5.5 no spin KDE Fedora 21, s.f.f.
quais são as vantagens do linux face ao windows?
É sempre muito subjectivo de afirmar, mas para mim em Linux tens mais segurança, estabilidade, performance e controlo sob a tua máquina que no Windows. Claro que não podes esperar que o Linux seja um substituto do Windows a 100%, são SO diferentes com software diferente disponível.
Não há nada como experimentar, porque o Linux também é gratuito para uso doméstico. E o Fedora é das minhas distribuições favoritas, andam sempre na vanguarda.
Uma grande vantagem é o repositório (cada distribuição tem o seu), onde alberga todos os programas, drivers e outros aplicativos para a distribuição. Para além da vantagem de ter tudo concentrado no mesmo sítio e não ter de andar à procura de site em site para instalar um programa. Esses programas antes de serem disponibilizados para instalação são testados pela equipa da distribuição, garantido assim uma maior probabilidade de funcionar e de não conter malware.
Pois.. realmente linux continua a ser uma bela autoestrada.. um alcatrão maravilhoso.. digno de uma pista de corrida.. continuam é a faltar “estações de serviço”.. para o dia a dia é perfeito.. mas quando se quer algo que faça isto ou aquilo.. lá ficamos de mãos atadas.. ou então temos de dar três ou quatro voltas na net para ter o que queremos..
Isto ou aquilo… Muito explícito. Eu faço tudo em Linux, não há nada que não consiga fazer… E programo, vejo filmes e séries. Ouço música, edito documentos office da Microsoft, entre outras coisas. Que é isto é aquilo? Coisas muito específicas de nichos, só pode. Até jogos já tens imensos e muito bons.
é isto e aquilo, costumo ter esta mesma guerra com algumas pessoas. e o isto e aquilo cai sempre no “qd testei tive problemas em colocar a impressora a funcionar, falta lhe o office da ms.”
A impressora que teve que ir para outras paragens porque o driver para Windows era só até windows xp e nao funciona nos pc das outras pessoas e está a rodar na minha ultima versao do fedora? Realmente. Bom ponto de vista
Diogo, levei-te a compreenderes-me mal, não sou eu que defendo “o isto e aquilo”. Defendo o linux sempre que possível, mas os outros com quem trabalho é que vem com essa conversa, neste momento já desligo qd me dizem “ah o mal do linux é….”
“mas quando se quer algo que faça isto ou aquilo.. lá ficamos de mãos atadas.”
Fiquei a saber o mesmo.
Boas, estou tentado em abandonar o W7 no laptop para instalar este Fedora21 mas ntenho dúvidas na parte do particionamentodo disco. Seria possível explorarem essa parte? Digo isto porque tenho o disco com várias particões e não as queria perder.
Quem preferir como eu o ambiente KDE descarregue aqui o FEDORA 21
https://spins.fedoraproject.org/pt/
Como se instala o upgrade KDE Frameworks 5?
podes indicar, sff.
https://community.kde.org/Frameworks/Binary_Packages
Pelo que expuseram até parecia que dava para instalar a partir do windows…
Com a quantidade de “developers” de Distros LINUX, bem que podiam se juntar todos e fazer um LINUX unico, ou invés de andarem a fragmentar os Linux’s.
Compreendo que cada um gosta de ter a coisa a sua maneira, mas no fundo, andam remar barcos com o mesmo destino, não seria mais facil, estarem todos no mesmo barco ?
( as versões nao contam )
Windows só há 1
Mac OS so só há 1
Linux existe 1 nome, mas com muitos Apelidos….
Esta é a parte mais triste do Linux….a fragmentação do proprio sistema.
Não é a parte mais triste, é a parte melhor. O Linux funciona como uma meritocracia. Podem existir vários projectos de software para o mesmo fim, mas como são gratuitos, só sobrevivem os melhores, se não fossem bons não tinham utilizadores.
Querer que exista um só “Linux” é quase tão idílico como querem que as mais de 190 nações na Terra tenham todas um governo.
E apesar de tudo existe alguma padronização entre as distribuições, actualmente a esmagadora maioria usa X.org como video server e vai mudar para Wayland, systemd como sistema de arranque, e 80% usam como empacotamento ou RPM ou DEB, sendo que até são formatos interconvertíveis, etc.
um bocadinho na onda do que o nelson n. disse recomendo a ver este video https://www.youtube.com/watch?v=5pOxlazS3zs
toca em muitos pontos interessantes.
@Alucard: “querem que as mais de 190 nações na Terra tenham todas um governo”, olha que já faltou bem mais… nova ordem mundial…
Chegou Chapeau 21 baseado em Fedora 21 já com repositórios criados como RPMFusion, i.e, vários pacotes multimédia, desenho, wine, steam, skype, teamviewer incluidos, experiementem que vão gostar.
http://chapeaulinux.org/
Tem livro que fala sobre Segurança e instalar linux separado e colocar as partes em HD particionado . Cada partição do HD com uma parte do HD
Resumindo
Dividir o Sistema Operacional em partes e cada parte em uma partição do HD
Sabe de livro que encina como fazer passo a passo ?
O fedora é um bom sistema gnu/linux, mais ainda tem muita estrada pela frente para chegar a altura de uma dessas distros Opensuse, Mint Ubuntu, Mint LMDE ( DEBIAN ), Debian 7, Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Mandriva, Manjaro, etc. A lista é muito longa, e isto é lamentavel, pois o Fedora é derivado de uma das maiores distros gnu/linux o Red Hat. Desde de 2003 que venho tentando usar o Fedora mais não consigo, em cada instalação mais frustrações e impecilhos, como um simples codec de mp3 ou simples codec de mp4, ou então erros de atualizaçao do sistema que impossibilita a mudança de idioma, por erros de download dos repositórios. Coisas que não deveriam acontecer em hipotese alguma, pois o tempo de estrada é muito longo para aceitar erros tão banais.