PplWare Mobile

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Cláudio Esperança says:

    Pessoalmente utilizo o AWX para executar os meus playbooks de ansible (desde backups aplicacionais, atualizações de sistema, etc.). Para alarmistica utilizo o netdata (e o icinga em alguns servidores mais antigos).

  2. arc says:

    Deixa ver se acerto nos restantes 5…Apache Directory, cPanel, Cockpit, Yet another Setup Tool, falta só 1!

  3. André Fontes says:

    Webmin.

  4. kiridu says:

    netdata +1

  5. Luis Semedo Duarte says:

    Desculpem, mas só se pode interpretar este post como mais um chamariz para obter visualizações, e infelizmente fui uma dessas vítimas, pois até pensei que eventualmente iria aprender algo…

    As ferramentas apresentadas são para gerir serviço isolados em máquinas, e não máquinas que estão a trabalhar como serviços!

    Além do mais, é um TOP 10…
    É mesmo necessário fazer dois artigos sobre o mesmo assunto, quando podia ser feito apenas em um?

    Peço desculpa a todos, mas quantos de vós, incluindo o autor da mensagem, usa as ferramentas apresentadas?

    Quem tem mesmo de gerir clusters de máquinas, não usa aqueles tipos de ferramentas! Existem sim ferramentas de automação e orquestração para vários sistemas operativos ( e não só para Linux, porque agora é “moda” ), mas achar que os DevOps passam o seu tempo a olhar para GUIs, é na minha opinião, errado!

    Fica aqui a opinião, valendo o que vale, mas infelizmente, está a surgir uma corrente nos média, que basta bater umas teclas num teclado, proferir algum jargão técnico, e sem mais nem menos todos passamos a ser especialistas em áreas que até ao momento pareciam ocultas…

    Desculpem, mas não considero informativo, pedagógico, nem curioso!
    Além de estarem a levar futuros profissionais em erro, dada falta de discernimento que a camada mais jovem prova ao absorver conteúdos dos média, julgo igualmente que assim o site não vai no bom caminho, pois limita-se a reproduzir notícias e blogs de outras origens que em nada contribuem para a comunidade!

    Com todo o respeito,
    Luís Semedo Duarte

    • Pedro Pinto says:

      Viva Luís,

      Tal como o post indica, são 10 ferramentas para gerir serviços no Linux. Não percebi sinceramente qual a sua dúvida e indignação. Uso todas as ferramentas aqui apresentadas e tenho conhecimento de todas… se precisar de alguma coisa, é só dizer… estamos cá para ajudar e não para criar “chamariz”…

      Abraço

    • Roni says:

      Luis, não ache mal no que lhe direi, mas pare de procurar chifre em cabeça de cavalo.

  6. Luis Semedo Duarte says:

    Olá, boas noites a todos

    @Roni, não levei a mal. Compreendo que a forma como foi exposta a minha reação, poderá não ter sido a melhor!
    Obrigado pelo feedback…

    @Pedro Pinto,
    Obrigado igualmente pelo seu feedback.
    Não queria de forma alguma causar instabilidade ou insatisfação no serviço que prestam.
    Não, e para lhe responder, neste momento não estou a precisar de nenhum esclarecimento extra, obrigado pela disponibilidade. ( caso se coloque, abusarei da sua boa vontade… )

    Não obstante, peço perdão a todos que possam ter achado o meu post ofensivo ou despropositado!
    Admito que possa ter sido nada mais que um erro de interpretação da minha parte, dada a experiência até ao momento.

    Num momento irreflectido, respondi a um post que pareceu incompleto, e desajustado da realidade.

    Peço desculpa pois afinal, quem estava à margem era eu, e nao voltarei a fazer comentários desta índole!

    Mais uma vez obrigado a todos, e desculpem pelas palavras, que admito que não ajudarem ninguém!

    Com os melhores cumprimentos
    Luís Semedo Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.