TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)
O Linux é o sistema preferido dos administradores de sistemas para implementação de serviços de suporte a redes de comunicação. Até a própria Microsoft já admitiu que no seu serviço Cloud, o Azure, existem mais máquinas Linux que máquinas Windows.
Para quem costuma fazer administração de sistemas em Linux, aqui ficam 10 ferramentas com interface gráfica.
#1 - MySQL Workbench
O MySQL Workbench é uma fantástica ferramenta que permite o desenho e gestão de base de dados. Com esta app pode criar diagramas EER, gerar scripts SQL, gestão de utilizadores, fazer consultas às bases de dados, backups, gestão de privilégios, criar funções e muito mais.
#2 - phpMyAdmin
O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.
Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respetivas bases de dados.
#3 - ZPanel
O ZPanel é uma interface Web gratuita, ao estilo de um painel de controlo, que permite gerir o serviço de hosting. Este serviço foi desenhado para correr sobre Windows e sistemas POSIX como é o caso do Linux, UNIX e macOS).
Esta solução dá a possibilidade de transformarmos qualquer servidor (profissional ou caseiro) num autêntico gestor de serviços de alojamento.
#4 - Zenmap
Na área da segurança informática existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. Imagine, por exemplo, que sem se aperceber, executou um exploit e este abriu um porto de comunicação no seu sistema?
Uma das melhores ferramentas para avaliar se a sua máquina tem portos de comunicação abertos é o Nmap (ou Zenmap que tem interface gráfica).
#5 - CUPS
Para quem não conhece o Common Unix Printer Service (CUPS) foi desenvolvido inicialmente pela Easy Software Products, tendo a gigante Apple comprado o código fonte em 2007. O CUPS é um sistema de impressão e configuração open source que oferece aos utilizadores do mundo Linux uma interface Web simples para configuração das mais diversas impressoras.
Este serviço permite a instalação de impressoras locais (ligadas via USB ou LTP) ou então a instalação de impressoras remotas que usem o protocolo IP.
E são estas as nossas sugestões para hoje. Num próximo artigo iremos apresentar mais 5 fantásticas apps com GUI para Administradores de sistemas Linux. Estejam atentos e se tiverem sugestões deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Pessoalmente utilizo o AWX para executar os meus playbooks de ansible (desde backups aplicacionais, atualizações de sistema, etc.). Para alarmistica utilizo o netdata (e o icinga em alguns servidores mais antigos).
Obrigado pela sugestão.
Para monitoring, nada bate o check mk
E para gestao Foreman
Deixa ver se acerto nos restantes 5…Apache Directory, cPanel, Cockpit, Yet another Setup Tool, falta só 1!
Webmin.
Yap falta o webmin
É poderoso
netdata +1
Zabbix
Desculpem, mas só se pode interpretar este post como mais um chamariz para obter visualizações, e infelizmente fui uma dessas vítimas, pois até pensei que eventualmente iria aprender algo…
As ferramentas apresentadas são para gerir serviço isolados em máquinas, e não máquinas que estão a trabalhar como serviços!
Além do mais, é um TOP 10…
É mesmo necessário fazer dois artigos sobre o mesmo assunto, quando podia ser feito apenas em um?
Peço desculpa a todos, mas quantos de vós, incluindo o autor da mensagem, usa as ferramentas apresentadas?
Quem tem mesmo de gerir clusters de máquinas, não usa aqueles tipos de ferramentas! Existem sim ferramentas de automação e orquestração para vários sistemas operativos ( e não só para Linux, porque agora é “moda” ), mas achar que os DevOps passam o seu tempo a olhar para GUIs, é na minha opinião, errado!
Fica aqui a opinião, valendo o que vale, mas infelizmente, está a surgir uma corrente nos média, que basta bater umas teclas num teclado, proferir algum jargão técnico, e sem mais nem menos todos passamos a ser especialistas em áreas que até ao momento pareciam ocultas…
Desculpem, mas não considero informativo, pedagógico, nem curioso!
Além de estarem a levar futuros profissionais em erro, dada falta de discernimento que a camada mais jovem prova ao absorver conteúdos dos média, julgo igualmente que assim o site não vai no bom caminho, pois limita-se a reproduzir notícias e blogs de outras origens que em nada contribuem para a comunidade!
Com todo o respeito,
Luís Semedo Duarte
Viva Luís,
Tal como o post indica, são 10 ferramentas para gerir serviços no Linux. Não percebi sinceramente qual a sua dúvida e indignação. Uso todas as ferramentas aqui apresentadas e tenho conhecimento de todas… se precisar de alguma coisa, é só dizer… estamos cá para ajudar e não para criar “chamariz”…
Abraço
Luis, não ache mal no que lhe direi, mas pare de procurar chifre em cabeça de cavalo.
Olá, boas noites a todos
@Roni, não levei a mal. Compreendo que a forma como foi exposta a minha reação, poderá não ter sido a melhor!
Obrigado pelo feedback…
@Pedro Pinto,
Obrigado igualmente pelo seu feedback.
Não queria de forma alguma causar instabilidade ou insatisfação no serviço que prestam.
Não, e para lhe responder, neste momento não estou a precisar de nenhum esclarecimento extra, obrigado pela disponibilidade. ( caso se coloque, abusarei da sua boa vontade… )
Não obstante, peço perdão a todos que possam ter achado o meu post ofensivo ou despropositado!
Admito que possa ter sido nada mais que um erro de interpretação da minha parte, dada a experiência até ao momento.
Num momento irreflectido, respondi a um post que pareceu incompleto, e desajustado da realidade.
Peço desculpa pois afinal, quem estava à margem era eu, e nao voltarei a fazer comentários desta índole!
Mais uma vez obrigado a todos, e desculpem pelas palavras, que admito que não ajudarem ninguém!
Com os melhores cumprimentos
Luís Semedo Duarte