PplWare Mobile

Actualize o Ubuntu 9.10 para o Ubuntu 10.04

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Street Racer says:

    Da minha parte concordo fazer o upgrade para o Ubuntu 10.04… acho finalmente um SO alternativo de peso e TOTALMENTE compatível (drivers) e bastante estável e MUITO rápido!

    Eu instalei [versão 64bits] no meu portátil (ASUS G2) e funciona direitinho! Detectou TUDO sem ter que configurar nada (Botões da tecla FN, etc).

    E desta vez instalei-o não para apenas experimentar, mas passar a partir de agora a usar-lo no dia-a-dia.

    Falando a sério para um SO grátis e livre impressionou-me MUITO! Em certas funcionalidades até é melhor que o Windows 7!

    E mesmo para jogos está uma maravilha! Jogo Trackmania Forever e outras aplicações que são para Windows e funciona 5 estrelas!

    • JC says:

      Parabéns por mais um artigo educativo, de facto não conhecia o 2º método apresentado.

      Quanto ao Ubuntu 10.04 de facto se o anterior já era bom este então parece-me excelente, tb estou muito satisfeito. Infelizmente no meu Sony as teclas Fn não funcionam … mas atribuem-se outros atalhos para o som etc e fica óptimo!

      Basicamente só escolho XP no boot quando preciso de Matlab ou do Powerpoint 2007, pois não prescindo dumas features que o OpenOffice está a anos luz de ter. É pena.. Alguém já instalou o Office 2007 com o winetricks?

      • josé says:

        Podes usar o wine que o office 2007 funciona perfeitamente lá.

        Eu tenho o matlab no linux, basta tirares a versão para linux e instalares, é tão simples como no windows.

    • desirat says:

      Hum… drivers???? n deves ter uma ati e n saberes o que é um portatil a 70º quando no windows ta a 50º.

      Sim, ja vi milhentos sites intalei milhentas coisas e nada.

      Só o uso para fazer scripts e pouco mais(infelizmente)

      • Vitor says:

        ja ha drives para Linux da ATI finalmente. vê as ultimas oficiais.

      • Nuno José says:

        Tenho aTI e tenho o portátil fresco na mesma.

      • EacHTimE says:

        Eu uso os drivers open source porque a ati deixou de dar suporte às placas dx9 o que já me deu muitas dores de cabeça e a culpa é toda da ati e garanto que nunca mais na vida compro uma ati

        No entanto agora no lucid já consigo ter indirect rendering finalmente e usar o google earth com o compiz activo sem glitches finalmente!!!

  2. sn says:

    Por acaso tive problemas na actualização, o computador bloqueou a meio da actualização, fiz reset e agora não entrou no X, pelo que tive que continuar a actualização pela linha de comandos. Ainda estou à espera do resultado.

    È a segunda actualização para o 10.04 que faço e no meu primeiro PC correu bem neste é deu este problema.

  3. Fernando Rossi says:

    actualizei-o ontem. demorou algum tempinho mas tudo ok.

  4. Das últimas vezes que usei Ubuntu (parei na versão 9.04) o pessoal desaconselhava fazer actualização em proveito de uma instalação nova de raiz pois ficava “muito lixo” no sistema.

    Isso ainda se mantém ou já é totalmente recomendado fazer o upgrade?

  5. BMJ says:

    Nunca actualizo, não gosto de actualizações… Formato sempre de raiz, e tenho scripts de instalação de software e symbolic links, basicamente formato e meto quase tudo como estava automaticamente…

    Quanto ao 10.04 tive ao inicio alguns desgostos… Sun Java já não trás nos repositórios tive de ir saca-lo ao site e instalar à mão, flash do site da Adobe dá problemas em alguns sites (Logmein não consigo ligar me aos pcs, dá erro SSL) se usar o flash que vem nos repositórios não consigo clicar nos botões (entretanto encontrei um fix para os clicks…)…

    Felizmente consegui ultrapassar todos os problemas… Foi o primeiro que me deu problemas…

    Fazendo o balanço, está muito mais rápido…

    PS: Eu uso Ubuntu tanto em ambiente particular como ambiente profissional….

    • inkedpt says:

      Sim, tb tive alguns “desgostos”… instalei de raiz tb fui sacar o java, nada de problemas com o adobe mas dois dias apos a instalacao os botoes nas janelas simplesmente desapareceram, fiquei sem som e o shutdown nao executava. Fiz um hard shutdown :S liguei a maquina novamente e tudo estava normal. Nos foruns dedicados ao ubuntu varias pessoas se queixam do mm problema e a rsposta regra geral eh sp a mm: desinstalem o sun-java6

    • mane says:

      Diz lá como resolveste esse problema do logmein

  6. MoosHD says:

    ainda agora saiu o 10.04 e já foi lançado o kernel 2.6.32.22, é uma pena não ter sido compilado no iso final.

    mas isto demonstra que a canonical não brinca em serviço.

    • BMJ says:

      Por acaso, estava à espera de o 10.04 já vir com o kernel 2.6.33.xx

      • MoosHD says:

        também eu, mas compreendo a decisão deles, em principio deve vir na 10.10, penso que não veio nesta porque a canonical queria um kernel que já estivesse maduro na LTS, e depois mandar um mais recente na próxima distribuição.

    • Sergio says:

      o que é que o Kernel tem a ver com a Canonical?
      A única situação é se estão já a inclui-lo ou não na distribuição

      • MoosHD says:

        tem a ver que este kernel é modificado… pela canonical tendo como base o original. este não é um kernel “puro”, pelo menos é a informação que disponho, logo a canonical faz aperfeiçoamentos.

    • MoosHD says:

      é verdade, pedi o cd no dia 27 abril e foi aprovado no dia 4 maio, agora é espera que chegue, a primeira e última vez que pedi um cd já foi à 2 anos 8.04 LTS, na altura levou 3 ou 4 semanas, a ver quando tempo desta vez leva, mas cheira-me que vai levar o dobro do tempo, o ubuntu bateu tudo o que já fez até agora e deu um pontapé na concorrência linux mainstream e não só.

      agora só volto a pedir um cd na versão 12.04 LTS, em regra só peço nas LTS e queimo um cd nas outras, desta vez fiz uma excepção e queimei um cd e pedi o original, não aguentei esperar o cd.

  7. helder says:

    Eu fiz upgrade do 9.10 para o 10.04. Demorou imenso tempo a completar o upgrade e no final o Grub deu o berro… Resolvi o problema com o Grub e na primeira vez que fiz download de actualizações (entre as quais a nova kernel) o grub voltou a dar o berro e desta vez de forma mais grave e chata, mas lá se resolveu…

    De resto não tenho nada a dizer, já achava a versão anterior fantástica e esta é igualmente muito boa e rápida.

    Como nota, tenho tido imensos problemas com o grub2 desde que este é o default do ubuntu, ao contrário do Grub-legacy que em anos e anos de uso nunca, mas nunca mesmo deu problemas.
    Sinceramente eu não consigo perceber a vantagem de ter o grub2 em detrimento do legacy, não lhe encontro nada de realmente novo, apenas mais complicado de configurar e muito mais “bugento”.

    Assim que tiver um tempinho vou fazer backup dos meus ficheiros e configurações e fazer uma instalação de raíz, para deixar o sistema mais estável.

    Conclusão, grubices à parte parabens à canonical por continuar a publicar OS de enorme qualidade.

    • MoosHD says:

      acho que só um grub3 é que melhora isto loool, pior só o gnome-shell que tá para vir, aquilo é ridículo e vai consumir mais recursos para nada, para isso meto o kde.

  8. Ryan says:

    Esta bastante bom mas tenho de fazer backup do meu sistema para instalar de raiz. Acho que com tantos packages e tantos testes alguma vez o sistema iria perder alguma performance. Assim que tiver tempo vou reinstalar tudo de raiz.
    Ja agora alguem me pode dar uma opiniao. Preciso de ligar remotamente a Windows. Alguma aplicacao a partir do Ubuntu que seja digna de ser instalada?

    • BMJ says:

      Depende do acesso remoto… Eu no Ubuntu uso vários acessos remotos:
      – VNC (já vem com o sistema);
      – RDP (já vem com o sistema);
      – Citrix (instalei);
      – Teamviewer (instalei);
      – Logmein (Browser – cuidado com a versao flash);
      – 2x (instalei);

      Não me recordo de mais algum….

      • Ryan says:

        Obrigado pela ajuda. Ja agora podes dar-me algum link de como “parametrizar” um desses acessos remotos nativos no sistema. Quanto ao citrix… tenho um odio de estimacao porque todos os dias uso essa coisa no trabalho.
        Desde ja muito obrigado

        • BMJ says:

          Não tenho nenhum manual.
          Mas as melhores hipoteses são:
          VNC:
          como te queres ligar calculo que Ubuntu client e windows server, sacas o programa UVNC que é freeware e instalas no windows, depois só tens de criar uma password para o VNC, se quiseres te ligar fora da tua rede tens de abrir os portos no router.
          LogMeIn:
          Registaste no site:
          http://www.logmein.com
          e fazes adicionar computador no windows e segues os passos, apartir dai ligaste a ele por web browser

  9. The STK says:

    Não percebo muito bem a politica da canonical ultimamente…
    Numa versão LTS puseram mudanças no visual (algumas pouco bem vindas) e lixaram as coisas com o grub a dar o berro.. Já numa outra tinham colocado versões beta do firefox, etc, não se percebe… LTS=Estabilidade!
    Ainda por cima a 9.10 que funciona bem no meu Asus K50IN e no meu desktop, é substituída por uma versão 10.04, que apesar de mais rápida e bonita não iniciava o X11 devido a problemas com o driver nVIDIA, obrigando uma pessoa a andar com truques em linha de comando mesmo antes da instalação…
    O ubuntu está no bom caminho, mas a fama tem um preço aparentemente…

    • Paulo39 says:

      Essa ideia de que LTS é sinónimos de estabilidade não está certa.

      As versões LTS (Long Term Support) apenas garantem um suporte mais prolongado no tempo, neste caso de 2 anos, em vez de 6 meses.

      Não implica que a versão lançada tenha de ser mais/muito estável.

  10. B80 says:

    Estava com vontade de actualizar o meu 9.10 para o 10.04 mas parece que vou aguardar pelo 10.10. Não me apetece estar a formatar a minha máquina agora que o meti a funcionar como quero.

  11. anjodefogo says:

    Caros amigos ubuntistas!!!

    Alguém que me ajude…!

    Tinha o Ubuntu 9.10 instalado dentro do windows xp… sempre a funcionar direitinho. Com a saída do novo ubunto 10.04 e o ter experimentado numa máquina virtual, disse para mim, é desta que vais para o linux!!!

    Assim que sai oficialmente, toca a sacar o SO e torna-lo o SO nativo e unico no meu pc…

    Agora é que vem o problema… o(s) CD(s) sacado(s) (vários) nenhum deles funciona… não consigo instalar, nem rolar o live CD! Até já saquei a versão alternate e nada… Entretanto, por indicações, no processo de arranque pressiono “Esc” e vejo a linha de comandos com o problema…

    (process:296): GLib Warning **: getpwuid_r(): failed due to unknown user id (0)

    Alguém me sabe como poder instalar o Ubuntu!?

    Obrigado

    • Dr.Estranho says:

      Assim de repente, atrevo-me a perguntar: com que programa gravaste as iso’s?

      Já tentaste grava-las inclusivé noutro PC?

      Gostava de te poder ajudar mas agora estou no trabalho e o chefe ía ficar fdd 😀

      Abraço à rapaziada

    • Vitor says:

      gravei com o infrarecord e nao tive problemas.

  12. Reinaldo says:

    Irei actualizar o meu 😉
    boa dica.

    Obrigado

  13. Tony Silva says:

    Método nº3
    sudo update-manager -d

  14. aabento says:

    Eu gostaria de saber se existe alguma forma de fazer Downgrade sem ser através de uma instalação nova. Configurar tudo novamente é duroooo, 🙂 mais quando temos um pequeno servidor com blog a funcionar nesse PC. “Mea culpa” eu sei. Quero passar do 10.04 para 9.10 ou 9.04.

    Obrigado.

    • JC says:

      Nunca ouvi falar de downgrade … Lamento, instalas de novo, até fica tudo mais catita.

      Podes ver os pacotes que tens actualmente instalados com o comando: dpkg –get-selections

      Assim basta-te guardar isso num ficheiro e já tens uma espécie de script com as cenas a instalar.

  15. Dr.Estranho says:

    O enormíssimo problema que tenho é o de não conseguir arranjar solução para a minha gráfica Intel GMA500, a.k.a. Poulsbo… No 9.10 ainda consegui dar a volta agora nesta versão… nikles…

    Começo a ficar fdd com o Linux e desculpem-me estar assim tão ordinário

    • BMJ says:

      Eu no meu portátil da empresa tenho uma gráfica Intel GM965 e não tenho problemas…
      Sinceramente não te consigo ajudar, pois só estar com o problema à frente é que consigo desenrascá-lo…

    • inkedpt says:

      Tiveste galo, essa eh a unica placa da intel q nao se dah bem com o linux, talvez pq nao eh verdadeiramente intel… Nas versoes anteriores foi lancado um patch q lah punha a coisa a funcionar, dah uma volta pelos canais ubuntu a ver se consegues algo

    • josé says:

      Pois tb tenho o mesmo problema, essa placa é tramada. A intel continua a recusar-se em abrir os códigos para a GMA500, se ela abri-se o pessoal logo colocava isso a funcionar decentemente e vinha com o ubuntu de raiz.

  16. noturnomt says:

    tutorial muito bom continue assim

  17. Pl4za says:

    Quando faço as actualizaçes no ubuntu 10.04 e reinicio, no grub aparece em vez de um ubuntu, dois, uma versao e outra mais recente… porque acontece isto ?

  18. Apaxe says:

    Desde que mudei para o Ubuntu Server 10.04 o meu servidor de FTP deixou de aceitar ligações SSL/TLS, só aceita ligações sem encriptação. Tenho andado à volta dos ficheiros “tls.conf” e “proftpd.conf” e não estou a encontrar qual é o problema !????

    Alguem tambem está com este problema? Solução?

    (no Ubuntu Server 9.04 tudo funciona bem)

  19. viperbruno Windows7@Opera says:

    O poder da Microsoft nas pessoas… Afinal não é só a Apple:

    http://aeiou.exameinformatica.pt/microsoft-office-agora-inclui-alarme-gratis-video=f1005919

  20. Hawk says:

    Este método do CD é realmente mais rápido.

    No Ubuntu funcionou 100%, mas no Kubuntu o sistema não iniciava, tentei com o “startx”, mas acusava vários erros.

  21. jouze says:

    Vivam!
    10.04. muito bom, limpinho e incrivelmente rápido, por isso recomendo. Na minha opinião so não utilizo mais por causa do office. O Open Office é bom, mas ainda longe do da MS, há a possibilidade de se contornar, intalando-o no ubunto, mas fica muito instável e limitado.
    Cmps :p

  22. Ob_N says:

    Boas,
    Tenho o ubuntu 9.10 e o windows xp em dual boot num PC.
    Como posso desinstalar o ubuntu (sempre tive curiosidade nisto)?

    Quero disinstalar-lo porque queria instalar o novo de raiz.

    Estou também a ter problemas com o upgrade.
    Pelo 1º metodo, esta-me a dar um erro na parte do “setting new software channels” –> Could not calculate the …”
    Pelo 2º metodo, a seguir ao passo 3 não acontece nada…

    • Pedro Pinto says:

      Boas, eu tinha essa cenário. O que fiz foi:
      1- Arracar com o Ubuntu 10.04
      2 – Apagar/eliminar as partições do Ubuntu 9.10
      3 – Voltar a criar as partições
      4 – Mandar instalar o Ubuntu 10.04

  23. Eduardo Silva says:

    Actualizei e desejei não o ter feito, pois estava tão bem com o 9.10, e agora são só problemas, principalmente nas janelas que não reiniciam. Tive que instalar o Openbox e tenho que o fazer correr sempre que reinicio a máquina pois caso contrário não tenho acesso a fechar janelas, maximizar ou minimizar. Mas foi só no meu login, nos outros funciona bem.

    • JC says:

      Se foi só no teu login como dizes é pk há algo na tua pasta /home/ que não está bem… Ou vais feito “detective” e procuras qual a config que pode estar a estragar isso (eu começava pelos logs de erros do X) ou então apagas esse e crias outro user.

  24. Eu prefiro baixar o sistema por torrent e reinstalar do zero…

    • Fernando_BR says:

      Concordo, na atualização sempre algo deixa de funcionar, seja driver, seja programa (experiência própria)

      Continuo com o 9.10 até um dia ele dar algum problema, então mudo para a versão mais nova, afinal por aqui está bem rápido e estável e a mudança de tema não me afeta, pois uso o Mac for Lin

  25. Vítor Teixeira says:

    Eu fiquei com problemas na minha GMA4500MHD e passei a deixar de controlar o brilho do ecran. Já tentei uma clean install e tudo na mesma…. No 9.10 estava tudo impecável… Aconteceu a mais alguém ???

  26. BrunoG. says:

    Sobre o 10.4 só tenho uma coisa a dizer:

    No meu portátil com 10 anos-> 24 segundos a arrancar, 8 segundos a encerrar

    Qual iPad qual quê, é o melhor companheiro enquanto tomo o pequeno almoço

    🙂

  27. Sofia says:

    Não sei se já foi aqui falado mas nesta nova versão não encontro o kdevelop e pelo que percebi acho que não a traz. Alguma sugestão para resolver esse problema? Preciso do kdevelop e não encontrei nenhuma solução para isso..

  28. Aislan Maia says:

    Sofia,

    Para resolver esse problema do Kdevelop, basta que vc adicione as seguintes linhas no arquivo sources.list:

    deb http://ppa.launchpad.net/fboudra/kde/ubuntu lucid main
    deb-src http://ppa.launchpad.net/fboudra/kde/ubuntu lucid main

    Após isso, digite (ou cole) no terminal esse comando para obter a chave pública desse repositório:

    sudosudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys A074 apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys A074FD81

    Pronto! Agora basta ir no synaptic e procurar por kdevelop que irá aparecer todos os pacotes referentes a ele.

    Retirei essa dica de um artigo nesse blog: http://dothefly.wordpress.com/2010/05/22/instalar-kdevelop-con-soporte-para-php-eh-ubuntu-lucid/

    Abraço.

  29. hm says:

    Hmmm, que se passa?

    Porque apareceu este tópico desterrado no inicio?

    Está datado de 6 de Maio de 2010…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.