4 fantásticos projectos para experimentar no seu Raspberry Pi 3
O Raspberry PI é um dos mini PC mais popular do mundo e esta última versão oferece uma boa performance. Este pequeno PC permite transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc, etc.
Hoje deixamos-lhe 5 plataformas que podem instalar e experimentar no Raspberry Pi 3. Se ainda não tem um RPI3, veja aqui a nossa promoção.
Como configurar o Raspberry Pi através de um browser
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.
Sistema de videovigilância low cost
O ZoneMinder é uma fantástica plataforma para capturar, analisar, gravar imagens/vídeo e também gerir os dispositivos responsáveis por essa captura (ex. câmaras de vídeo).
Esta plataforma oferece ainda um sistema de detecção de movimento, com gravação de imagens, podendo assim aumentar o segurança do cenário monitorizado, como por exemplo, Vídeo vigilância da nossa casa, do nosso carro. O ZoneMinder tem total suporte na distribuição Pipplware.
phpMyAdmin – O gestor de base de dados MySQL
O phpMyAdmin é uma plataforma web, escrita em PHP, que permite a fácil administração de bases de dados MySQL através da sua interface intuitiva, fluída e organizada num simples browser.
WebIOPi – Controle o GPIO do RPI via browser
Como sabemos o RPI pode ser usado para os mais diversos projectos e serviços. Além das funcionalidades já conhecidas deste pequeno PC, este disponibiliza também a interface GPIO – General Purpose Input/Output, que nos permite interligá-lo com outros dispositivos (ex. LEDs, sensores, actuadores, etc). Na prática o GPIO são basicamente portas programáveis de entrada e saída de dados.
Para quem procura uma ferramenta simples para controlar o GPIO, a nossa sugestão vai para a plataforma WebIOPi.
Estes são alguns dos muitos projectos para o Raspberry Pi que apresentamos no passado. Se conhecerem outras plataformas interessantes partilhem connosco. Até lá boas instalações.
Este artigo tem mais de um ano
Era bom a pplware começar a colocar tutoriais de projectos com hardware para o Raspberry pi
+10
E ja agora com o W10 IOT, nao seria mal pensado
Sim, brevemente 😉
para projetos em hardware era mais uma FPGA que um Rasp…
Mas de preferencia que acabassem os tutoriais. Ha varios começados e depois não terminam…
ALguma forma de rodar netflix no pi3?
Excelente! 🙂