Wii U ganha ritmo… com Sing Party!
É verdade ... foi recentemente lançado, Sing Party, mais um Party Game dedicado à música e dança mas desta feita para a Wii U, a nova e revolucionária consola da Nintendo.
Com algumas das músicas mais badaladas dos últimos 30 anos (abrangendo desde os anos 80s até hoje), Sing Party tenta colocar-se numa posição de realce na grelha de partida do género, para a nova consola da Nintendo.
O Pplware já entrou no ritmo e já pegou em Sing Party!
Como todos os jogos deste tipo, quando o compramos já saberemos mais ou menos o que nos espera. Um (ou mais) microfones, montes de músicas conhecidas e muito divertimento enquanto tentamos dar o nosso melhor.
Sing Party tem tudo isto mas, duma forma instável. Sim, creio que instável é a palavra certa e isto porque, ora Sing Party consegue brilhar, ora consegue desiludir...
Bem, mas começando pelo principio. Sing Party é um jogo de música, tipicamente virado para a galhofa. Basicamente, tudo em Sing Party exige a presença duma festa ou de, pelo menos, um ambiente altamente descontraído e repleto de pessoal divertido.
É assim que Sing Party chega então até nós, com uma jogabilidade já conhecida deste tipo de jogos, mas com algumas novidades tornadas possíveis apenas pelas características muito próprias da Nintendo Wii U e do seu GamePad.
Para todos os experientes cantores de sala de estar, existe logo à partida uma novidade que de imediato se consegue identificar em Sing Party. Enquanto que nos jogos do género anteriores a acção se centrava apenas em torno de quem segura o microfone, com Sing Party os restantes artistas, também podem entrar activamente na festa. E como? Bem ... usando os comandos Wii ou então através do próprio GamePad, que possibilitam aos restantes jogadores introduzirem sons e ritmos novos à música.
Este seria um ponto alto do jogo, mas conforme mencionei acima, há certas coisas que não o deixam brilhar tanto quanto devia. Por exemplo, neste capitulo passa-se algo de estranho que é o facto de, quando quem está de fora usa o tambor, o jogo não permite acelerações no ritmo, limitando assim quem "utiliza" o tambor a apenas poder usar certo compasso.
Bem, mas o que mais interessa, mesmo assim é a performance de quem segura o microfone, certo?
Por outro lado, e consoante o nível de dificuldade escolhido, teremos mais ou menos informação no ecrã que nos ajuda na nossa performance mas, cantar uma música em Sing Party não se trata apenas de saber a letra. Tal como nos jogos anteriores, é preciso dominar a entoação, timbre de voz e controlo das cordas vocais.
Conforme já tínhamos identificado por variadas vezes noutros artigos, a Wii U traz realmente uma nova dimensão na forma de se viver um jogo e a existência do GamePad na Wii U possibilita um outro nível de interacção entre os jogadores.
Por exemplo, quem controla o GamePad pode facilmente fazer alterações em runtine à música ou à performance do cantor activo. Por exemplo, é possível retirar a voz do cantor original e deixar apenas a de quem canta. Se bem que isto complica e bastante a tarefa de quem tem o microfone, por outro lado, traz outras vantagens estratégicas ao jogo, permitindo por exemplo controlar melhor a sua exibição.
É ainda possível escolher as próximas músicas através do GamePad enquanto o anterior jogador ainda se esforça por uma excelente performance.
Um pouco como as restantes ofertas do género, à medida que vamos evoluindo na nossa carreira musical, vamos atingindo certos resultados em determinadas áreas especificas do jogo e que nos vão desbloqueando troféus (como os da PS3 e da XBOX 360). Por exemplo cantar um certo número de músicas dum artista masculino, ou obter pontuações elevadas em duas performances. Este esquema é bem-vindo mas brilharia muito mais se houvesse uma sensação de continuidade com esses aspectos pois aparentemente não afectam em nada as jogabilidades futuras.
Em Sing Party as nossas performances são avaliadas, não só pelo timbre e controlo vocal mas também pela força das nossas cordas vocais. A avaliação tanto é feita pela detecção de uma voz mais aguda como também, e essencialmente, pelo controlo e capacidade de alternar entre sons mais agudos ou mais graves encadeados.
Como tem vindo a ser tradicional neste tipo de jogos, existe um modo Team no qual várias equipas são criadas para uma autêntica batalha musical. Podem competir pela melhor secção a solo ou cantar em conjunto como se fossem uma banda e, se na audiência existir um juiz imparcial, este poderá ficar incumbido de classificar o desempenho de cada equipa, avaliando os cantores com o GamePad. É claro que este pormenor pode trazer alguns problemas de justiça mas ... Party é Party e vice-versa, certo?
Realmente este será o modo mais viciante e divertido e nada mais entusiasmante que cantar "Always on my mind" dos Pet Shop Boys, todos ao mesmo tempo em coro, ou então, por todos os elementos da equipa a cantar, à vez, "You've got the love" dos The Florence and the Machine.
Mencionei alguns nomes de bandas e respectivas faixas existentes em Sing Party mas não posso deixar de mencionar o facto de, aparentemente ter havido uma preocupação em se arranjar músicas variadas e emblemáticas de várias décadas distintas mas, sem um critério fácil de identificar. Pessoalmente gosto da maior parte das músicas disponibilizadas por Sing Party, mas ainda assim tenho de admitir que muitas delas não correspondem aos mega-hits que muitos jogadores podem estar à espera.
Uma particularidade tornada possível pela Wii U, é o facto do cantor activo poder ver as letras no GamePad o que acaba por dar-lhe uma oportunidade de ouro de brilhar e de poder acrescentar um pouco mais de ritmo (visualmente) à música que canta, podendo virar-se para o resto dos jogadores e fazer alguma coreografia. É claro que não terá pontuação melhor por isso, mas ajuda a entrar no ambiente. Contudo, dançar com o microfone numa mão e com o GamePad na outra acaba por ser algo estranho.
Por fim, o Modo Treino de Sing Party é, à semelhança dos jogos do género, o modo em que uma pessoa terá a tendência para testar as músicas do jogo (especialmente as menos conhecidas). Além de cantar as faixas do jogo é possível ainda treinar apenas partes especificas de cada música. É uma mecânica interessante para quem gosta de levar a música bem a sério e quiser dominar o microfone. É pena que não haja uma forma de gravar as nossas exibições para que as possamos ouvir mais adiante.
Sing Party inclui um Microfone Wii U o que é uma ideia bem-vinda, existindo a possibilidade de adquirir um segundo microfone vendido separadamente.
No final gostámos de Sing Party mas ficámos com a ideia de que ainda poderia haver muito mais. A Wii U tem aqui ou ali alguns laivos de brilhantismo mas que acabam por ser engolidos por alguns problemas básicos. No entanto, para a Wii U é o melhor do género lançado especificamente para esta consola. O jogo poderia estar bastante melhor mas, numa festa com amigos ou familiares Sing Party chega mesmo a atingir o estrelato.
Na próxima página podem ver a lista de músicas existente em Sing Party!
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Vamos ver no que é que isto dá…