Wanted: Weapons of Fate – PC, Xbox 360 e PS3
Wanted: Weapons of Fate é um videojogo repleto de acção em 3ª pessoa desenvolvido pela GRIN e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment baseado no filme Wanted (2008). Este jogo foi publicado para PC, Xbox360 e Playstation 3.
Wanted: Weapons of Fate está inserido cerca de 5 a 7 horas após os eventos do filme, onde o protagonista Wesley Gibson continua a sua transformação de se tornar um assassino brutal cheio de capacidades e herdar o legado na Fraternidade de assassinos. Wesley continua a sua aventura com um único objectivo que é de encontrar e matar “The Immortal” o representante da Fraternidade Francesa, e descobrir a verdade sobre a sua família.
Wanted: Weapons of Fate começa com Wesley a acordar de um pesadelo que termina sempre da mesma forma, no qual um misterioso assassino mata sua mãe, Allyse. Wesley descobre que o seu apartamento foi invadido pela SWAT no qual estes procuravam algo que estava escondido numa foto da sua mãe Allyse, em que continha uma ordem de assassinato na sua moldura. Wesley após ter perseguido e matado estes agentes da SWAT, irá defrontar-se contra vários guardiões que têm o objectivo de recolher o Tear (máquina que escreve ordem de assassinato em código binário), entre eles Russo, Brumel e Arana.
Este código binário levou Wesley a uma espécie de túmulos onde se encontravam os assassinos de World Class; entre eles, Wesley encontra o corpo do seu pai mumificado, ficando com as suas pistolas que este segurava, prometendo que iria vingar-se de “The Immortal”. Wanted tem uma boa história, bem melhor que a do filme até. Ao longo do jogo irão jogar com o pai de Wesley, para poder completar o sentido da História.
À medida que o jogador for matando os seus inimigos, este ganha adrenalina que se encontra no canto direito superior em forma de balas prateadas quando está vazia e a vermelho quando contém adrenalina a qual se pode usar para curvar as balas como no filme, ajustando a rota da bala que pretende, podendo acertar em vários inimigos numa só curva.
À medida que o jogador for matando os Guardiões este irá ganhar mais espaços para adrenalina. O efeito de Curvar as balas custa um ponto de adrenalina, no qual se pode recuperar facilmente matando um inimigo com um tiro ou com ataques melee (Faca), em que neste último nos dá 2 pontos de adrenalina. O jogador também poderá usufruir da opção Bullet Time, ligeiramente parecido ao jogo Max Payne, podendo atingir vários inimigos em câmara lenta. Para podermos usar esta técnica é necessário ter dois pontos de adrenalina e precisamos de estar em cover e movermos para outro local, clicando na tecla que acciona esta acção, neste caso a tecla SHIFT.
Este jogo implica muito uso do sistema de “cover”, este mecanismo já utilizado em grandes títulos como Gears Of War, e Dark Sector, mas ligeiramente diferente de Gears Of War, pois este é actuado de uma forma rápida. Enquanto o jogador estiver em “cover”, pode optar por “blind-fire” (Wesley mete só a arma de fora, disparando levando a que o inimigo se esconda), podendo mover-se rapidamente flanqueando o seu inimigo sem este saber.
A jogabilidade do jogo é um pedaço pesado no que toca a mover-se de “cover” para “cover”, esfaqueando os inimigos com uma faca, usando os inimigos como escudo, porque passado um tempo o jogo irá tornar-se repetitivo pois será sempre a mesma coisa, sempre as mesmas animações e sempre as mesmas técnicas. Durante o jogo haverá partes cinemáticas em que o jogador apenas faz pontaria, dando outro clima ao jogo. Durante esta parte na qual o jogador apenas controla a pontaria, irá passar-se em câmara lenta, dando tempo para disparar até contra as balas que vêm dos nossos inimigos.
Nas lutas contra os Boss’s, teremos que usar sempre as mesmas técnicas, curvar as balas para os fazer sair do seu cover, e utilizar Bullet Time para os matar. Enquanto lutamos contra os Boss’s, vão aparecendo “soldados” iguais aos que se mata durante o jogo, que nos possibilita recarregar a adrenalina para podermos acabar a luta.
Os cenários das lutas dos Boss’s são limitados, pois são cenários fechados ou seja, o jogador não poderá usar a sua imaginação para derrotar o Boss a nível de liberdade e exploração.
Durante o jogo inteiro, as únicas armas que peguei foi em dois tipos de pistolas: uma Sniper e uma Machine Gun, sendo estas duas últimas apenas utilizadas em determinadas partes do jogo. Eu acho que a GRIN falhou neste ponto, pois passei o jogo inteiro a jogar com pistolas e tanto a Sniper como a Machine Gun, só podem ser usadas poucas vezes, o que tira de certa forma a piada ao jogo.
Uma coisa engraçada são os diálogos e os pensamentos de Wesley, pois em alguns casos desperta o riso, o nome que deram as dificuldades sendo “Pussy” a mais fácil, para os iniciados neste tipo de jogo, “Assassin”, considerado Médio e “The Killer” Difícil.
Wanted: Weapons of Fate contém boas texturas e bons efeitos de luz, mas nada de extraordinário que já não tenhamos visto em outros títulos. Os cenários estão bem conseguidos, pois podem variar desde aviões a Igrejas, mas estes estão limitados. Sendo assim, o jogador apenas tem um caminho para os percorrer.
Os efeitos de som e as vozes estão decentes, Wanted surgiu com inovações mas é pena nenhuma delas ter sido explorada a fundo, dado ao facto de nenhuma me ter surpreendido outro facto negativo é a longevidade, pois acabei este jogo aproximadamente em 2 horas e 40 minutos na dificuldade “Assassin”, pois “The Killer” está bloqueado. Após acabarmos o jogo podemos repeti-lo com outras personagens. Após ter acabado pela primeira vez, decidi repeti-lo novamente com outra personagem, mas nas partes cinemáticas aparece Wesley e não a personagem que escolheram, pois são pré-mades, as animações também são iguais às de Wesley, mudando só o skin do jogador.
Repetindo o jogo, a dificuldade não teve grande impacto, pois ainda acabei em menos tempo: 2 horas e 28 minutos.
Wanted: Weapons of Fate, embora tenha sido concebido de certa forma para ser repetido, este não nos incentiva a fazer tal repetição.
Os jogadores podem esperar mais “um” do que um Shooter real propriamente dito, mas este vos irá garantir imensa diversão, sendo uma compra obrigatória para os seguidores do Filme.
Homepage: Wanted
Este artigo tem mais de um ano
Fanboys, acusem-se.
É um jogo muito repetitivo. É interessante ao início, mas depois enoja…
Para uma opinião diferente, podem visitar o No Continues:
http://nocontinues.net/?p=4506
Excelente grafismo, performance e jogabilidade…
Mas é repetitivo e curto…
@ off-topic
que coisa mais esquisita este novo visual do pplware.
má escolha. tinham uma imagem que entre todos os visitantes já estava mais que interiorizada, a cor e tudo. Fora qualquer tipo de clubismos a imagem do pplware era aquele verde e este tipo de estrutura do template para a pagina é visto em muitos bolgs portugueses enquanto aquele “era o do pplware”. Sempre gostei muito de visitar o pplware e dou-vos os parabens pelo vosso excelente trabalho e por vos prestares a ensinar nos técnicas e novos programas mas esta radical mudança de visual foi um choque para a vista. =)
pelo video e imagens parece-me bem porreiro
http://www.tagravado.com
Excelente grafismo? Onde?
Não desgosto do jogo, faz-me lembrar o saudoso Max Payne, embora não tenha nada a ver. Por acaso estou encalhado num nível que não consigo passar 🙂
Fiquem bem
@ João Campos
Eu pelo menos joguei e gostei… bons graficos….pena é ser fraco de historia e ser sempre a mesma coisa…. dá para se chegar ao fim em um dia.. à vontade…
Cheguei também a fazer à dois dias um video em HD e outro em HQ do gameplay do jogo…
https://www.youtube.com/watch?v=8kJ4o_jQ8W8
cara eu gostei muito mas pena que é curto….
Morbus:
nao te cansas de fazer PUB à tua m**da de pagina? cada post sobre jogos, la vens tu com a tua PUB…acho que ja chega amigo.
@A friend
Muito bom o teu game play movie.
Em relação ao jogo, gostei, não é dos melhores e nao o vou comparar a outros como é obvio.
Mas gostei da jogabilidade e dos truques que oferecia, o grafismo estava razoável, não cansava jogar.
Contras: Muito pequeno, repetitivo, apesar dos mapas serem diferentes, o método de jogo passou sempre pelo mesmo.
Nada melhor do que testar para verem por vocês mesmos 😉
Tks… eu por acaso gosto do grafismo, tem um motor 3D muito bom e rápido, e os truques e efeitos achei espetaculares… quando ao resto enfim… acho que foi mal aproveitado…. sempre o mesmo so muda os niveis….e é mesmo muito rápido o que demonstra que foi puro markting para o filme…
😉
Sim é verdade, que por acaso também gostei muito do filme, tem bastantes efeitos especiais como eu gosto 🙂
Sim estava bom o grafismo, eu estava a falar de Crysis, COD, Far Cry2, e do motor de jogo eu também gosto como já tinha dito, a jogabilidade estava muito boa e os truques excelente, tanto os slow motion como os efeitos com as balas, quando era com as duals era espectacular 😀
Para muitos pode não parecer…. mas este jogo por exemplo tem um motor grafico mais potente que o do Call of Duty… e assemelhasse muito ao motor grafico do Medal of Honor Airborne… Mas estamos a falar apenas de motor grafico, efeitos de luz, etc…
Call of Duty 4 para mim continua a ser o jogo de eleição, tem um motor 3D leve, rápido e ideal para jogar online por exemplo. E claro, todo o jogo e pormenores completam o jogo fazendo dele o exito de vendas que foi..
Quanto ao Crysis, não é um jogo para todos, e não passou de uma grande publicidade para a Crytek, produtora do jogo. Este Sandbox é extremamente poderoso, mas frustrante até para os Hardcore useres, e eu reparei isso quando participei no primeiro Beta test privado do jogo na altura em que ele estava para sair… e claro na altura em forums e trocando ideias descobrimos que muitos dos mitos do DX10 são possiveis no DX9, coisa que agora é banal com patches, na altura tinhamos que recorrer a configurações pormenorizadas… Mas muita gente ao dizer que este jogo (Wanted) não tem bons graficos, então está a falar um pouco a toa…
O sucesso de um jogo não parte do grafismo “a la crysis” mas sim de um novo bem nivelado entre performance, graficos e história!..
E fazer comparações ao Crysis, quem precisa de cortar arvores e passar por elas e elas se mexerem…etc… todo esse “showoff” se o essencial de um jogo é jogar sem ter que se preocupar com performance… e é aqui que entra o FarCry2 que usa o Cryengine e foi muito bem modificado e tirados os exageros do Crysis para que se torna-se mais jogavel…. (quando falo de exageros não é critica destrutiva, mas sim equiparar a tecnologia ao hardware existente) Jogava o Crysis com tudo no maximo a uma media de 30..40fps .. o que não era mau….mas nota-se a falta de fluidez do jogo, que é apenas conseguida (nos jogos actuais) a 60fps sincronizados….
Eu quando referi o COD, estava a pensar no CoD 4, mas não referi, apesar de o 5 também estar muito bom.
Em relação ao motor de jogo ser superior ao do CoD, não tinha conhecimento, mas que o jogo está bom graficamente, está. Dai eu ter referido que não cansa jogar, porque ha jogos extremamente agressivos para a vista.
O Crysis na altura em que saiu e como ainda uso o XP, apenas joguei em High definition, e joguei a 50/60 fps.
Falando agora no DX10 e 9, houve bastante especulação em relação ao jogos virem com o DX10 e a final de contas que eu tenha conhecimento só o Crysis nao permite jogar no máximo dos máximos com DX9. Todos os outros tenho jogado no máximo.
O Far Cry está uma excelência de jogo, leva muito detalhe ao pormenor, até a doença da malária da qual sofre o protagonista, para quem jogou o Far Cry 1, que na altura já foi bom jogo, este saiu completamente diferente.
Como disses-te e bem, os jogos que não sejam jogados de 50 frames para cima (até 60) já se tornam diferentes, mais lentos, menos tempo de resposta e os consequentes breaks…
Faço uma observação a um excelente jogo também lançado, o Assassin’s creed, jogo muito bom, mas grande contra, os requesitos pedidos, o jogo abusa em grafismo e também no que pede de uma máquina, dai o seu sucesso ter sido drasticamente menor.
Só uma pergunta A Friend, para o movie que fizes-te, que software de captação usas-te?
Sim, eu sei que estamos de acordo em todos os aspectos 😀
Tava só a referir a explicar de forma geral o que o pessoal pensa 😉
Usei o FRAPS, e quando gravei, usei 1280×720 em vez da minha resolução nativa (1680×1050) para ficar com boa qualidade no video e ficar 720p verdadeiro, já que o contrario iria fazer downscale e o aspect ratio da minha resolução nativa é 16:10 em vez de 16:9…
Mas no outro video que tenho do mesmo jogo tava a usar a resolução nativa, só que fiz menos compressão e na edição gravei em DVD em vez de HD, o que ficou practicamente 4:3… e sem crer apaguei o original… porque a nivel de jogabilidade até estava bem melhor … 😉
Eu também uso o fraps, mas sinceramente é so para ver a quantos frames jogo, porque quando andava a experimentar fazer uns movies, fiquei sem memória numa partição do disco, fiquei tipo :O
Aquilo fica mesmo muito grande no formato original.
Então vou ter isso em atenção, já que também jogo em 1680:1050.
E sim, partilhamos das mesmas opiniões eheh 🙂
Cumprimentos
@antonio cRDOSO
Qual é o teu problema? Mas então o rapaz não pode divulgar o seu site? Eu, por exemplo, ainda não tinha conhecimento sobre ele, e se ele tem tanto trabalho a fazê-lo, qual é o problema de mostrar e incentivar a que o visitem?
Eu realmente não percebo, até achei o site interessante, pelo menos algum reconhecimento ao trabalho do rapaz…
Pelas imagens e video nao parece assim tao mal…
Alguem sabe quais os requisitos minimos ou recomendados para o jogo correr normalmente?
Gostei do jogo, não tem grandes gráficos mas é interessante por causa do “Bullet Time”, só não gostei da particularidade de os developers terem decidido não introduzirem a opção de inverter os eixos do rato como todos os jogo têm, tornando-se assim muito difícil para mim e para muitos como eu, jogarem com os eixos do rato “normais”.
eu só gostava de saber o que é “rizo”…aproveitava isto para conhecer palavras novas :rollseyes:
tem e de fazer a review do godfather 2!!!!!
alguem ja jogou? se sim por acaso e fixe?
tou interessado em comprar e quero saber opiniões