Viver e combater em Andrómeda
Mass Effect: Andromeda está quase a chegar e será certamente mais um estrondoso sucesso da Bioware e Electronic Arts. Pelo menos assim nos tem habituado.
E ainda bem que assim é, pois Mass Effect é indiscutivelmente um dos melhores RPGs de ficção cientifica que as nossas consolas e PCs já tiveram oportunidade de correr.
Agora a pouco menos de um mês do seu lançamento, foram reveladas algumas novidades sobre o jogo e o seu sistema de combate e skills.
Mass Effect Andromeda afigura-se como um mais que provável sucesso. Tem todos os condimentos necessários para tal e dessa forma é com grandes expectativas que aguardamos o próximo dia 23 de Março.
Aos poucos e poucos, muitas novidades têm vindo a ser reveladas acerca do jogo e desta feita, vamos-vos mostrar algumas sobre o sistema de combate, bem como acerca do sistema de skills.
Tal como se tem visto em muitos outros jogos de ficção, foi implementado em Mass Effect Andromeda um novo acessório, um propulsor individual (tipo JetPack).
Dessa forma o jogo adquire uma nova dinâmica, não só em termos estratégicos como no próprio sistema de combate que assim sofre uma pequena revolução. Com o novo propulsor podemos esquivar-nos mais rapidamente da linha de ataque do inimigo, criar movimentos de ruptura, saltar para as costas dos adversários ... enfim, um vasto leque de opções surge desta forma à nossa disposição para nos melhor prepararmos para o combate.
Uma nova implementação foi a de um sistema de cobertura dinâmico que possibilita ao jogador, de uma forma extremamente transparente, procurar cobertura atrás de qualquer elemento do cenário. Será um sistema de cobertura dependente do cenário envolvente.
Mass Effect Andromeda apresentará quatro categorias de armas (excluindo as armas de corpo-a-corpo):
- Pistolas
- Shotguns
- Snipers
- Armas de Assalto
Felizmente a Bioware decidiu disponibilizar todas as armas sem restrição de tipo de jogador escolhido. Por outras palavras, seja qual for o perfil (conjunto de skills escolhidas, como skills de combate, biotic ou tech) de personagem que escolhamos, poderemos usar qualquer destas armas, e veículos (incluindo o Nomad). Trata-se de uma forma de disponibilizar maior liberdade de escolhas e reacções aos eventos do jogo que, bem implementada, será bastante interessante, especialmente com o decorrer das relações com outros NPCs e em relação ao desfecho do jogo.
O jogador terá à sua disposição três categorias de armas:
- Milky Way Weapons, semelhantes às dos jogos anteriores com munições físicas, tendo o jogador de tomar atenção às munições
- Remnant Weaons, utilizam raios de energia e são mais eficazes. No entanto, necessitam de um tempo de cooldown, quando disparadas muitas vezes
- Heleus Weapons, armas que efectuam disparos de plasma e que se carregam com energia, nunca faltando munições. Quanto mais se carregar a arma na altura do disparo, maior o dano provocado. Também são armas de heat-seeking (procura de calor)
Muitas mais novidades serão encontradas em Mass Effect Andromeda, naquilo que toca ao combate e a acessórios. Por exemplo, iremos ter a possibilidade de largar "drones móveis" de defesa, ter poderes de drenar energia de inimigos deixando-os mais vulneráveis, fazer levitar objectos e inimigos e usá-los como escudos ou armas de arremesso, sistema de invisibilidade táctica,... Todas estas habilidades advêm da extremamente densa e vasta árvore de skills que teremos à nossa disposição na evolução do nosso personagem.
A diversidade de personalização disponível em Mass Effect Andromeda promete vir a ser um dos exemplos mais vastos e ricos do género dos RPGs. A não obrigatoriedade de escolhe de um sistema de classes, mantendo uma Árvore de Skills extensa, atribuirá ao jogador um leque de opções tão vasto e importante que qualquer escolha terá de ser bem ponderada. Promete ....
Por tudo isto e muito mais que não foi mencionado, Mass Effect Andromeda será certamente um dos jogos do ano. Um daqueles títulos que jamais sairá de perto das nossas consolas/PCs e que será um marco no género.
Adicionalmente, a atriz Natalie Dormer (Guerra dos Tronos) será a voz de um dos personagens de Mass Effect Andromeda, a doutora Lexi T’Perro. A bordo do Tempest, Lexi é uma asari que irá acompanhar os irmãos Scott e Sara Ryder na busca de um novo habitat para a humanidade. “Todos os aspetos de Mass Effect Andromeda estão fenomenais. A conceção das personagens, a gravação… cada vertente da produção está à altura deste jogo”, comenta Natalie Dormer.
Mass Effect Andromeda será lançado a 23 de Março para Xbox One, Playstation 4 e PC.
Este artigo tem mais de um ano
Deve de ser um estrondo, promete bastante, vai ser um dos que vou jogar sem dúvida…
Que venha dia 23.03.2017 rápido!!
Mass Effect foi a melhor trilogia que já joguei e seguramente este não vai ficar atrás, acredito mesmo que será ainda melhor.