Vita Pets, um animal de estimação na palma da sua mão!
Todas as crianças gostam ou gostariam de ter um ou outro animal de estimação. Apesar de gatos, hamsters ou papagaios serem animais de estimação populares o que continua no topo das preferências continua a ser o melhor amigo do homem, o cão.
Tradicionalmente, a altura do Verão costuma ser ingrata para estes nossos amigos acabando muitas vezes por serem abandonados para os seus donos poderem ir de férias “descansados”.
Há no entanto uma alternativa (virtual) para toda a criançada que quer ter um fiel amigo e poder levá-lo para todo o lado, inclusive de férias, Playstation Pets para a Vita.
O Pplware já adoptou um fiel amiguinho com Playstation Vita Pets.
Apesar de ser apresentado como um jogo, Playstation Vita Pets funciona acima de tudo como uma aplicação fortemente didáctica que ensina a criançada (e não só!) a lidar e respeitar os amigos de 4 patas.
O jogo é simples e sem grande complexidade como deveria ser, tendo em conta que aponta aos mais pequenos. Como tal, o seu arranque é feito de uma forma simples na qual temos de escolher um cachorro de entre vários à disposição, para adoptar.
À nossa disposição encontram-se diversos cachorros, de diferentes raças e sexo. Apesar de não ser importante, creio que poderiam haver mais raças e mais diferenciadas, faltando por exemplo, Labradores, São Bernardos, Pequinois, entre outros.
Após a escolha do nosso amiguinho começa a nossa aventura.
Como referi acima trata-se de uma aventura didáctica pois consegue fazer de um jogo, uma aventura que se preocupa com outras questões bem reais. Como qualquer adulto sabe, ter um animal de estimação envolve diferentes tipos de cuidados que a maior parte da criançada desconhece. Um animal doméstico tem certas necessidades que os donos deveriam satisfazer. Precisam de comer, beber como qualquer ser vivo. Precisam de necessário passear e brincar, como qualquer criança também precisa. Precisam de cuidados de higiene e de saúde, como qualquer outro animal.
E assim, Playstation Vita Pets tenta recriar um animal de estimação credível (?!?!?!) com as suas necessidades próprias, as quais o jogador tem de conseguir satisfazer. Este elo que se cria entre o jogador e as necessidades do animal acabam por ser interessantes também pelo facto de trazer à criança uma certa noção de responsabilidade e de protecção.
Questão: Quem se lembra dos dos Tamagochis??
Os Tamagochis eram dispositivos electrónicos pequenos (cabiam na palma de uma mão) e que simulavam um animal de estimação imaginário. Precisava de ser alimentado de x em x horas, de passear, de lavado. Era um conceito interessante à altura (década de 90, salvo erro) e foi já uma pequena amostra do que os jogos de pets hoje em dia se tornaram. Playstation Vita Pets leva esse conceito muito mais além.
Realmente, com Pets o jogador sente-se motivado constantemente a tratar do seu animal. A cuidar dele e a preocupar-se com o seu bem-estar. Temos de o alimentar, de lhe dar banho, de brincar com ele, de fazer exercícios, de o passear … enfim, quase tudo o que se faz com um animal de estimação a sério. Muito do fascínio do jogo passa pelo grafismo bastante bem conseguido que consegue recriar os amigos caninos até em pequenos pormenores deliciosos, como por exemplo quando lhes coçamos as costas ou brincamos com eles.
À medida que o jogo avança vamos ensinando alguns truques ao nosso cachorro que, com recurso ao ecrã táctil da Vita se tornam simples de executar. Basicamente trata-se de arrastar o dedo em determinadas direcções num curto espaço de tempo. No entanto, à medida que a nossa afinidade com o cachorro evolui e que ele cresce, temos também a possibilidade de fazer evoluir essas brincadeiras e tornando-as mais divertidas. É um modo de progressão em esquema de Níveis que se encontra bem implementado e que faz com a que a criançada nunca se esqueça de brincar com os cachorros.
Estas brincadeiras acabam por ser importantes também para o desenrolar da aventura pois, além de irem fortalecendo o cachorro, vão-lhe permitir desbloquear certas secções do jogo à medida que vamos encontrando obstáculos para descobrir o tesouro do rei.
Uma inclusão bastante divertida foi a possibilidade de se poderem usar comandos vocais para chamar o cachorro ou pedir-lhe para fazer algo. Apesar dos inevitáveis problemas de detecção quando usado por outros jogadores, acaba por trazer um toque de possessão à criança que o joga.
Passear o animal é um dos pontos altos do jogo, pois com o recurso à câmara traseira da Vita e à tecnologia da Realidade Aumentada, os jogadores podem passear os seus cachorros no mundo real.
Não é, no entanto, uma experiência perfeita. Tem bastantes problemas de luminosidade ou de detecção de superfícies que minam um pouco o passeio, mas no computo geral, passear os cachorros acaba por ser uma aventura super divertida para a criançada.
Seja como for, Playstation Vita Pets não se resume a ter um animal de estimação e tratar dele e foi criado todo um enredo em torno do jogador e da sua ligação com o amigo de 4 patas de forma a dar um rumo ao jogo.
Foi criada assim uma história em redor de um antigo rei e do seu cachorro que habitaram aquela zona há muito tempo atrás e que teria deixado um tesouro escondido nos bosques por detrás da casa do jogador. Este é o ponto de partida para uma aventura que leva o jogador e o seu amiguinho canino a vaguear por diferentes paisagens e passar por diferentes aventuras, enquanto procuramos pistas que o rei deixou para descobrir o tesouro.
Com a ajuda do nosso fiel amigo, vamos descobrindo essas pistas até encontrar o tesouro.
A história é simples tornando-se assim eficaz e ajudando a manter o interesse no jogo.
Tal como tenho vindo a mencionar, ao longo da nossa aventura com o amiguinho de 4 patas temos de zelar pelo seu bem-estar. Alimentá-lo, dar-lhe conforto, brincar com ele … No mundo real, e tal como todos os adultos sabem, tudo isto envolve custos e idas às compras.
De uma forma que pode ser algo discutível, Playstation Vita Pets acrescenta também essas preocupações embora de uma forma bastante simples e superficial. Basicamente o nosso cachorro vai ganhando alguns pontos por cada habilidade aprendida ou objectivos concluídos e com esses pontos podemos então ir às compras. Comida, bebida, adereços, roupas, coleiras, brincadeiras, …. Tudo pode ser comprado.
Esta estão acrescenta um certo grau de complexidade desnecessário ao jogo, especialmente se tivermos em conta o principal público-alvo.
Seja como for, Playstation Vita Pets é um jogo interessante, didáctico e divertido e que consegue utilizar as propriedades únicas da Playstation Vita para dar vida a um animal de estimação virtual, capaz de ser uma boa companhia para os mais pequenos.
O facto de ter uma localização para a língua portuguesa revela também aquilo que já sabemos, que é o facto de a Sony apostar cada vez mais em satisfazer todos os públicos.
Resumidamente, Playstation Vita Pets é uma aventura que simula um animal de estimação e que, não substituindo um animal a sério, consegue dar aos mais novos uma certa sensação realismo, à medida que partilham aventuras com ele no decorrer do jogo.
Não se trata de um jogo demasiado exigente, apesar de em certas alturas complicar um pouco e de poder ser necessário apoio de algum adulto, mas não deixa de ser uma escolha a ter em conta para companhia da pequenada nestas férias que se avizinham.
Homepage Playstation Vita Pets
Este artigo tem mais de um ano