Sudden Strike 4 aponta à Playstation 4
Sudden Strike é um dos jogos de guerra que melhores recordações me traz, tal foram as horas que passei de volta deste jogo (especialmente de Sudden Strike 2).
Agora, em 2017 a série está de volta com Sudden Strike 4 e a grande revelação é que será lançado para Playstation 4 (além de PC). Recentemente recebeu também um trailer de gameplay ...
Sudden Strike é um RTS baseado na 2ª Grande Guerra Mundial, no qual o jogador comanda um exército (por vezes bastante numeroso) em cenários moderadamente grandes, com a finalidade de alcançar determinado objectivo e uma das coisas que sempre me fascinou, era a necessidade de concentração que o jogo exigia, pois a qualquer momento poderia haver um contra-ataque inimigo, ou algum outro evento que nos fizesse cair a táctica usada do momento.
O facto de usarmos unidades (tropas, equipamentos e veículos) baseados nas versões que realmente fizeram parte do conflito sempre trouxe uma dose maior de intimidade com o jogo e saber dosear as unidades ao nosso dispor e manobrá-las da melhor forma era a chave. Por exemplo, lembro-me perfeitamente de em determinadas zonas, fazer barragens de artilharia (com as equipas de morteiros) na esperança de eliminar tropas de infantaria ali estacionadas antes de avançar. Ou então de usar batedores para identificar as posições dos blindados inimigos para depois avançar com infantaria anti-tanque.
O jogo, passado em realtime, permitia este tipo de consciência táctica mas tinha de ser rápida e efectiva.
Agora em 2017, Sudden Strike está de volta com Sudden Strike 4, naquele que será um regresso que me faz rejubilar e a todos os amantes do género. Mas mais ... Sudden Strike 4 chega, não só ao PC como também à Playstation 4.
Segundo a Kalypso, Sudden Strike 4 irá apresentar um sistema refinado de tácticas e ordens possíveis de dar aos soldados, durante alguns dos mais emblemáticos combates (cerca de 20 no modo singleplayer) que ocorreram na 2ª Guerra Mundial. Este foi também outro factor que me fascinou sempre ... a veracidade dos próprios cenários apresentados.
Uma das novidades de Sudden Strike 4 será a possibilidade do jogador escolher um de entre 9 figuras históricas da altura, como por exemplo, George Patton ou Bernard Montgomery. Cada um desses comandantes terá as suas próprias doutrinas militares que se traduzirão em habilidades e armamentos desbloqueáveis para as suas tropas.
E por falar em tropas, em Sudden Strike 4 iremos controlar forças Britânicas, Americanas, Alemãs ou Russas em algumas das mais fantásticas batalhas do conflito, onde iremos controlar mais de 100 unidades todas elas baseadas nas que realmente participaram no conflito, como por exemplo, o bombardeiro alemão Heinkel He111, o blindado russo T-34, o caça britânico Hawker Typhoon ou o Panzerkampfwagen VI “Tiger” alemão.
Ainda segundo a Kalupso, irá regressar a possibilidade de se fazer Pause (apenas em singleplayer) e interromper ataques ou manobras das nossas unidades, de forma a ponderar melhor os nossos passos, e isto pois cada unidade do nosso exército conta ... e pode ser a chave para o sucesso ou derrota.
Sudden Strike 4 será lançado para PC e (apenas) para Playstation 4 em 11 de Agosto.
Este artigo tem mais de um ano
Qualidades gráficas à parte e gosto pelo género de jogo, só é pena a falta de sensibilidade quando se utilizam expressões como “emblemáticos combates” e “fantásticas batalhas” para descrever algo que ocorreu e tanto sofrimento causou. A memória é curta ou a falta de conhecimentos é grande…
Boa noite Tó. Epah, não confundas “alhos com bugalhos”. Tudo o que foi escrito refere-se, como é óbvio, ao próprio jogo e à representação do conflito pelo jogo.
Seria idiota estar a dizer que um conflito armado (ou qualquer tipo de violência), qualquer ele que seja, é fantástico.
Só queria uma remake dos comandos 3…
Ya, e dos outros anteriores! Na altura experimentei um jogo parecido chamado ‘Shadow Company’ e adorei… não era tão refinado mas tinha mais diversidade e opções para atingir o mesmo fins
Uma pena terem desaparecido este tipo de jogos , red alert , age of empires , que tinham milhares de jogadores , e que a meu ver ao passarem para 3D , perderam qualidade ..
Este era um dos meus favoritos.
Não diria que perderam qualidade … apenas evoluíram. Agora … se evoluíram na direcção e de forma correcta, essa é outra questão.
Apoiado… muitas horas passei de volta desses jogos… ainda hoje um jogo de eleição é o company of heroes…