Scriptorium: Master of Manuscripts e a arte antiga das escrituras
A invenção da escrita correspondeu a um dos principais marcos civilizacionais que o Ser Humano conseguiu ao longo dos anos. Graças a esta invenção temos, entre outras coisas, a oportunidade de desvendar tremendos segredos do passado, graças a manuscritos deixados pelos povos antigos. Scriptorium: Master of Manuscripts é um jogo precisamente sobre este tema.
Tal como referi, Scriptorium: Master of Manuscripts é um jogo sobre a escrita mas, mais precisamente, sobre a delicada e ancestral arte de o fazer em manuscritos antigos. Em desenvolvimento pelos estúdios Yaza Games (responsáveis por Inkulinati) trata-se de um jogo, sem dúvida, bastante peculiar e que pode-se vir a revelar bastante interessante.
Pelas imagens já partilhadas sobre o jogo, consegue-se perceber de imediato as semelhanças óbvias entre Scriptorium: Master of Manuscripts e Inkulinati.
Trata-se de um titulo no qual os jogadores gerem a sua própria oficina de escrita medieval, na qual podem criar designs e manuscritos incríveis para os mais prestigiados e exigentes clientes da época.
Com a evolução da sua oficina de escrita, o jogador vai tendo a oportunidade de desbloquear novos desenhos (são mais de 1.000 elementos exclusivos para desbloquear e usar), novas técnicas e novas ferramentas para o seu trabalho. O que por sua vez, irá trazer até si, mais clientes e com um grau crescente de exigência.
Com o passar do tempo, os seus serviços podem inclusive ser desejados pela própria Rainha de Inglaterra.
À medida que os trabalhos do jogador são dados a conhecer pelo país e a sua oficina cresce em dimensão e em fama, serão tornar-se-á possível criar obras de arte dignas de perdurar no tempo, sendo aclamadas por reis, celebradas por bardos e adoradas por historiadores nos séculos vindouros.
Numa primeira abordagem, trata-se de um jogo simples e relaxado mas que tenta apresentar um certo nível de estratégia e gestão. Uma adição interessante da componente de gestão a Inkulinati. Pode vir a tornar-se num jogo bastante cativante.
O diretor da Mythwright Publishing, Stuart Morton, comentou: "Estamos muito felizes em trabalhar com os notáveis escribas da Yaza Games para transformar a sua visão numa obra-prima medieval completa que, esperemos, seja apreciada pela comunidade gamer."
De uma forma extremamente simplista e resumida, pode-se descrever Scriptorium: Master of Manuscripts como sendo um simulador de escrita em manuscritos (e afins).
O jogo será lançado para PC ainda em 2025, mas sem data concreta de lançamento divulgada.
A escrita de Alvão, Alentejo e ibérica são grandes mistérios. Muito antes dos romanos…