Pplware E3: Nintendo Wii U, a consola social
Hoje às 9h (17h hora portuguesa) decorreu no Nokia Theatre a conferência de imprensa da Nintendo. Mais de 7000 profissionais da área dos videojogos e media encheram completamente o recinto, com o palco repleto de ecrãs gigantes, cheios de luz e cor.
O grande momento da E3 chegou: a apresentação oficial da Wii U e do Wii Game Pad, a nova consola da Nintendo que está agora ao nível das concorrentes e que ainda inova em termos de interface e funcionalidades sociais. Saiba porquê.
A Wii U funcionará com o novo comando Wii Game Pad, e é retro-compatível com o Wii Mote e variantes. O novo Wii Game Pad possui um ecrã touch de dimensão considerável, mas podem ser utilizados canetas stylus para interagir com o mesmo.
Mais importante ainda, a Wii U suportará gráficos Full HD, por isso adeus aos velhinhos cabos SCART.
Uma das características que sobressai é a inclusão de um botão para conectar aos amigos e que abre portas para o Miiverse, o novo universo social que em tudo faz lembrar a Nintendo 3DS. À semelhança da consola portátil, o utilizador é identificado com um avatar e pode interagir com outros avatars, os chamados "Mii".
De toda a lista de jogos apresentada (artigo em breve), notam-se três tendências claras:
- Há um deslocamento no público-alvo dos títulos: a Wii lança agora mais títulos destinados a hardcore gamers, mas mantendo sempre uma forte aposta nos jogos familiares.
- A nova vertente social dos jogos, potenciada pela nova rede social da Nintento, o Miiverse.
- A utilização do Wii Game Pad para acções muito específicas durante os jogos, tirando partido do ecrã, da câmara, do acelerómetro e do giroscópio.
E o leitor, o que acha desta nova consola? Considera adquiri-la? Porquê?
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Foi muito má a conferencia na minha opinião.
A Nintendo só vai agora recuperar anos perdidos com o erro de lançar uma consola tão limitada como a Wii. Agora, como já deu para ver, vai receber jogos que já toda a gente jogou ou passou em outras plataformas.
Depois, tanto se falou e leu que a Nintendo queria recuperar um mercado que tinha perdido com a Wii, mas não será com conferencias deste género que vão conseguir recuperar o mesmo. A conferencia foi de certa forma Mario, Mario, Mario (não é que seja mau) e aplicações casuais.
Tanto se esperava da Nintendo, ainda por cima após as conferencias medianas das rivais, e no fim ficou toda a gente desiludida.
No geral foi uma E3 fraquinha onde a Ubisoft brilhou.
Talvez o elevado grau de expectativas levou a que não ficasse muito impressionado com a conferência, apesar de ter focado nos jogos, faltou ali uma surpresa, tudo que foi anunciado já era conhecido, excepto o Nintendo land, e esse não é AAA. Podiam ter mostrado nem que seja um logo de um super smash ou Star fox ou algo do género, aliás, uma confirmação por exemplo do WatchDogs vir pra consola já era um ponto alto que enriquecia a conferência.
Acho que perderam uma grande oportunidade para captarem o povo dito de “hard core” porque jogos que já foram lançados, mesmo com conteúdo novo não chega, neste momento os fãs ficam a espera de notícias novas e quem não é fâ fica a espera da próxima E3 pra ver a possível nova ps4 ou xbox720, o que poderá vir a reflectir nas vendas da WiiU.
Isto tudo se a Nintendo não fizer algo até ao lançamento, a minha decisão sobre compra depende de disso.