PlayDeb.net Beta 2 lançado
Uma das maiores lacunas do Linux são os jogos. A pensar nesse particular problema a iniciativa Playdeb, lançada pelos mesmos autores do Getdeb e liderada pelo nosso compatriota João Pinto. Este continua a desenvolver esforços, para aproximar a comunidade de "gamers" ao Linux e ao Software Livre.
Foi com imenso agrado que verificámos que o playdeb, lançou a versão 2.0 beta do seu portal de jogos open source. E de facto o site está muito mais fácil de usar e agradável ao nível da navegação. Na página principal poderá ver o título em destaque actualmente.
A secção updates apresenta-lhe a lista de todos os jogos disponíveis e permite-lhe filtrar os mesmos por género e/ou mesmo instalá-los através de um simples apt://link.
Cada jogo tem uma descrição uma captura de ecrã e muitos já têm inclusive um vídeo sobre o título e a sua jogabilidade. Caso pretenda se registar no site pode contribuir para uma maior experiência social e para ajudar outros utilizadores na escolha de um jogo, podendo deixar a sua classificação e um comentário e a sua opinião sobre um determinado título.
Para poder ter acesso a esta lista de títulos recentes, na versão do Ubuntu Jaunty Jackalope, a forma mais fácil será instalar o o pacote do playdeb que lhe deixamos como link de download. Caso pretenda adicionar directamente poderá no gestor de pacotes synaptic, adicionar manualmente o seguinte endereço apt:
deb http://archive.getdeb.net/ubuntu jaunty-getdeb games
Para poder validar o repositório por uma chave GPG obtenha-a copiando e colando a seguinte linha na consola (terminal)
wget -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add -
A partir daqui apenas terá que clicar no link "Install this now", relativamente ao título que desejar experimentar, para que todo o processo de instalação seja realizado de uma forma indolor e prática para si.
Ficamos agradados que um projecto da qualidade do PlayDeb continue e especialmente com mais serviços e qualidade (de resto o que já nos habituou da equipa do GetDeb) e mais opções.
Este projecto é apenas constituído por voluntários que dão o seu tempo em troca de nada, por esta razão caso tenha possibilidades e ache que o projecto o ajudou, vá à página "About" e deixe um donativo por PayPal à equipa.
Licença: GNU GPL Sistemas Operativos: Linux (Ubuntu) Download: PlayDeb.net Beta 2 [2.2KB] Homepage: PlayDeb.net Beta 2
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns pelo Projecto.
🙂
Boas,
Já estou a testar. Parece-me que é uma ENORME aplicação…
Está com falta de jogos, porém tem lá bons jogos!
Já digo mais alguma coisa.
Não sabia que eles também tinham o get deb para jogos =)
Já agora o get deb também tem um repositório oficial como este do play deb? Isso dava um jeitaço!!!
Já agora também: É melhor isto que o djl?
O djl é uma aplicação, isto trata-se de um site com a informação centralizada sobre os jogos open source e disponíveis em pacotes deb. São duas aproximações diferentes. 🙂
Gosto disto, quando chegar a casa vou logo sacar. Excelente inciativa!
Estão a ver o problema do linux e companhia? Qualquer merdice que se queira fazer, tem que se andar em foruns pra trás e pra frente a tentar descobrir que comandos executar e em que sítio e que muda de distribuição para distribuição. Esta paneleirice no windows fazia-se com 3 cliques sem mexer o rato do sítio…
Não gostas não usas..
Por acaso uma coisa para linux, já que muitas vezes os utilizadores não mudam para linux por não conseguirem jogar os seus jogos favoritos, ou mesmo por pensarem que não conseguem jogar simplesmente.
Parabéns pelo projecto.
Cumps
Eu apoio muito o linux, mas de facto há algumas coisas no linux que no windows fazia-se com uns clicks.. o que faz com que afaste muitos utilizadores..
Não esquecendo que no Mac se faziam sem qq click 😉
esta paneleiriçe no ubuntu, por exemplo, tb se faz em 3 clicks através do interface gráfico.
mas já agora mostra-me lá como adicionas um repositório ao windows, que nem sequer suporta repositórios, em 3 clicks. Ah, não consegues, pois não? Para a próxima pensa antes de dizeres alguma coisa, vais ver que compensa 😉
3 clicks? só para pores o crack a funcionar deve de te dar bem mais trabalho, porque duvido muito que tenhas comprado todos os jogos que tens instalados
Sem duvida,excelente iniciativa.
Parabéns! 😉
Excelente! Mais uma referência para Linux. E esta com sabor português! 😀
Parabéns!
Parabéns pelo excelente trabalho do João Pinto, que tanto se tem dedicado a este projecto e a troco de nada. Por pessoas como ele é que o mundo open source evolui.
Usei o primeiro playdeb, e com certeza irei actualizar para este novo repositório.
E sou uma das que aguarda com ansiedade pelo repositório totalmente funcional para o getdeb. 😀
Também eu!! É algo que faz mesmo falta!!!
Não te esqueças de fazer um post sobre isso quando sair 😉
Mas é claro! E se não for eu, será algum dos nossos atentos editores. 😉
Olá Ana,
lá para Setembro espero que o nível de utilização do playdeb tenha sido suficiente para identificar/corrigir problemas com o novo site/distribuição através do repositório.
Se tudo correr como planeado lançaremos o getdeb no novo sistema a tempo do Ubuntu 9.10 .
Obrigado
Aguardarei ansiosamente, João. 🙂
Parabéns, grande iniciativa.
Os programadores portugueses são tão bons ou melhores que os outros, apenas falta divulgação e uma mente aberta de todos os que utilizam coisas estrangeiras só porque supostamente devem ser superiores.
Grande iniciativa, parabens, mas e que tal uma lei que obrigasse as distribuidoras de jogos a lançar os titulos já compativeis com todos os SO !? Para não fazerem figuras de descriminativas já que os SO tipo Ubuntu e etc tambem são usadas por pessoas que não têm disponibilidade financeira para comprar uma licença Windows ou Mac.
lol, tens noção da quantidade de SO’s que existem? Devia ser giro instalar um Counter-Strike num Z OS ou num AIX
Tambem há limites. O Z/os é para mainframes, é inútil alguém querer instalar lá CS, assim como outro qualquer.
Bastaria haver suporte para OpenGL e um pequeno executável para lançar o jogo – por aí, nada de outro mundo, especialmente porque a maioria dos SOs existentes são baseados no Unix e derivados.
Isto poderia (e provalvelmente seria) um tiro no proprio pé… Não consegues obrigar uma empresa a apostar numa plataforma que ela não queira, e se conseguires forçar (com multas e afins), não consegues obrigar a que eles façam um bom trabalho…. o que acabaria por fazer pessoas incultas apontarem mais diferenças (inexistentes) entre os dois sistemas operativos.
Como dizia Kevin Costner num filme k n me lembro o nome:
“If you build it they will come”
🙂
Ainda bem que foi lançada a beta 2, experimentei o DJL no Mint 7 e odiei-o completamente, extremamente instável. Por outro lado não sei até que medida irei benefeciar desta iniciativa dado que a placa gráfica do meu computador principal (ATI X2300) é uma autêntica ave rara, no sentido em que apesar de ser aparentemente suportada pelo driver fglrx na verdade não o é.
É uma pena, ainda por cima porque se trata de um portátil e não lhe posso mudar a placa gráfica.
Caro passa pelo nosso forum caso queiras tirar essa dúvida 😉