PES 2012 versus FIFA Soccer 12, Derby-Rei
Embora a bola já tenha começado a rolar há algum tempo nos relvados, para alguns de nós só agora é que chegou o inicio da época desportiva …. Pro Evolution Soccer 2012 e FIFA Soccer 12 chegaram às lojas!
Contrariamente ao que temos feito até aqui, desta feita a análise incidirá em ambos os jogos como se dum derby (e não o é?) se tratasse …
Tradicionalmente estes são dois títulos que ombreiam equilibradamente na qualidade apresentada, embora tenha-se notado nos últimos anos a um ligeiro descolar da série da Electronic Arts, especialmente a partir da edição de 2010.
Será que em 2012, alem do fim do mundo, PES vai conseguir apanhar o rival da Electronic Arts??
Menus para todos os gostos:
Com um modelo de menus algo retocado em ambos os títulos, o jogo da EA acaba por se perdido um pouco de limpidez na sua interpretação em relação ao da edição anterior. O esquema de menus horizontais com sub-menus a aparecerem por cima, acaba por estar um pouco espalmado numa localização inferior e sem uma leitura simples e imediata.
Ponto ganho pelo jogo da Konami neste aspecto.
Ambiente de Festa:
Um jogo de futebol sempre foi, é, e sempre será um palco onde a arte não se limita às quatro linhas. Toda a envolvência exterior também faz parte do espectáculo e neste aspecto ambos os jogos se encontram bastante equilibrados.
As imagens que antecedem os jogos são deslumbrantes e captam um pouco a essência do ambiente dum estádio antes do inicio dum jogo. Os cânticos, os gritos, as imagens do relvado e da antecipação do jogo … A Konami apresenta, no entanto, um trunfo bastante forte neste ponto que corresponde ao licenciamento da Liga dos Campeões, Liga Europa e da Taça dos Libertadores da América do Sul. O inicio de cada jogo dessas competições é simplesmente assombroso e, ouvirmos o hino da Liga dos Campeões antes de mais um embate de clubes milionários faz eriçar os pelos dos braços. É simplesmente delicioso. No decorrer do jogo, ouvimos os cânticos, os assobios, os incentivos, … enfim … estamos no próprio jogo. Neste Head-to-Head entre ambos, o equilíbrio apresenta-se neste capítulo. No entanto a presença das principais competições de Clubes da UEFA são um ponto a favor de PES 2012.
Um pormaior a que ambas as séries já nos habituaram e que não deixa de ser chato refere-se ao licenciamentos de clubes, estádios e jogadores. A série de FIFA tem-nos habituado bem, com os licenciamentos todos, enquanto que a série da Konami tem-nos consecutivamente habituado mal, com contínuas faltas de licenças. É chato ... Tanto em FIFA como em PES os estádios encontram-se extremamente bem detalhados e imperiais, sendo possível assistir a pormenores simples como os stewards a tomarem atenção ao jogo, ou os suplentes a aquecerem junto à linha.
As Caras do Jogo:
Os jogadores, elementos cruciais para um desafio encontram-se ao mais alto nível em ambos os títulos. Tal como tem sido apanágio das séries há sempre alguns retoques a este nível que aguçam ainda mais o realismo dos jogadores.
Embora FIFA 12 tenha a vantagem de ter mais equipas e jogadores licenciados, o grafismo de ambos os títulos é assombroso embora o número de jogadores que teve direito a trabalho redobrado seja maior em Pro Evolution Soccer.
Em ambos os titulos, e conforme se poderá ler mais adiante, cada estrela do futebol mundial (os galácticos como Cristiano Ronaldo, Messi, Xavi, Ibrahimovic, ...) terão direito a ver representados no jogo as suas características pessoais. Por exemplo, Messi e controlo de bola, Cristiano Ronaldo e remates de longe, ...
FIFA apresenta também os planteis bastante mais actualizados que PES, tendo já as ultimas transferências incluídas. Este é um ponto importante, que no caso de PES acaba por cortar um pouco aquele ímpeto inicial .. nada que um Update ou algumas horas de edição não resolvam ... mas ...
Relvado Verdinho:
No entanto e apesar de toda a envolvência do ambiente exterior é em pleno relvado que a magia acontece. E neste capitulo há muito por onde discutir e talvez as maiores diferenças entre ambos os títulos.
Começando por PES, a Konami fez algumas promessas quanto a esta edição de 2012 e, até certo ponto cumpriu-as. Algumas melhor que outras, diga-se.
A primeira foi de inclusão dum Sistema de IA mais útil e realista em campo e sim … as alterações que PES 2012 recebeu foram para melhor quer na inteligência presente em todos os desafios, quer na própria jogabilidade…. creio que será verdade afirmar-se que, em PES 2012 existem realmente equipas em campo, e que no decorrer dum jogo se comportam como tal. Os jogadores não só pressionam mais e ocupam melhor o espaço defensivamente, como em ataque, abrem mais linhas de passe e apoiam a ofensiva. Um pormenor que por vezes ainda se nota é uma certa rectilinearidade na progressão do jogador da IA em campo, avançando demasiado em linha recta quando teria opções mais válidas. Mas nada de grave.
A segunda promessa foi a de inclusão dum novo e melhorado sistema de Controlo de Jogadores Sem Bola. Embora se trate de algo complicado no inicio, acaba por ser uma manobra de ruptura muito útil e bastante bem implementada, para fugir a marcações cerradas de adversários. Por exemplo, se virmos que o avançado está sobre marcação cerrada dos 2 centrais adversários, com ajuda do manípulo direito podemos “seleccioná-lo” e dar-lhe ordem para se desmarcar ou abrir espaço e … o resto deixo-vos à vossa imaginação. É uma inovação brilhantemente pensada e bem implementada. Este sistema também se apresenta nos lances de bola parada, abrindo assim mais opções tácticas.
A terceira foi a da melhoria generalizada do sistema defensivo e de física da bola e jogadores. A bola comporta-se cada vez mais como, …. uma bola. No entanto há alturas em que parece que a gravidade não actua sobre ela da forma mais perfeita. Felizmente acontecem poucas vezes.
Por fim a derradeira promessa e já mencionada acima, as melhorias gráficas.
O ritmo do jogo tornou-se mais intenso o que torna mais difícil manobrar a equipa e criar ocasiões de perigo. As novas animações de movimentações dos jogadores e sistema de fintas melhorado caracterizam PES 2012 como não sendo um jogo de mera posse de bola, mas de construção inteligente e de decisão rápida. Pormenores como os ressaltos na relva afectam as finalizações, a pressão dos adversário faz acontecer bastantes vezes remates desastrosos ... Pormenores importantes e bastante realistas.
No entanto, aqui e ali ainda se notam alguns aprisionamentos nos movimentos dos jogadores que acabam por limitar um pouco a fluidez dum jogo. Um outro aspecto que apesar de ter sido melhorado, ainda necessita de algo mais é o sistema de desarmes, que continua a apresentar uma interface não tão imediata e algo lento de resposta aos comandos. Por seu lado, FIFA 12 mantém o que tinha e ainda conseguiu ir mais além. A IA que recebeu mais uns neurónios extra, transformou os jogadores das equipas adversárias ainda mais acutilantes, os nossos colegas de equipa ainda mais inteligentes e no cômputo geral, transformou o jogo num jogo mais realista ainda. Neste aspecto ambos os títulos estão bem servidos e o empate mantém-se.
Se a edição do ano passado apresentava algumas lacunas ao nível do desarme, esta edição de 2012 acaba por dar-lhe uma especial atenção. Além dum novo sistema de pressão e desarme que terão uma breve curva de adaptação, surge também um novo sistema de controlo posicional do adversário através do qual podemos “utilizar” um outro jogador da nossa equipa para pressionar ou controlar a movimentação dum adversário enquanto o nosso jogador se mantém na sua posição. É útil, mas demora algum tempo a dominar.
Os desarmes acabam por estar intimamente ligados ao timing do corte e, apenas existem dois momentos ... timing certo ou timing errado. Uma melhoria que foi muito bem incluída em FIFA 12 é o novo sistema de colisões em que o resultado dum lance disputado depende e muito, não só do contacto com o adversário como também da zona em que é tocado. Isto tanto nos passes, cortes como remates também. É uma inovação que a EA implementou que realmente vai de encontro ao realismo que se pretende. Um contacto entre dois jogadores nem sempre é sinónimo de perda de bola, ou de queda, ou de remate transviado. Com este novo sistema apercebemo-nos de que realmente o movimento do jogador é afectado mas varia consoante o local do corpo onde se dá o contacto e a intensidade do mesmo. Muito bom mesmo.
O passe é essencial no desenrolar dum jogo. E quer em PES 2012 ou FIFA 12 essa importância encontra-se presente. Se bem que em PES, algumas animações mais mecanizadas dos movimentos dos jogadores possam condicionar um pouco a qualidade do passe, o que é certo é que uma boa circulação de bola é crucial para um jogo. O sistema de passes em profundidade está bastante bom e é delicioso conseguirmos fazer uma triangulação no meio campo e desmarcar um extremo para ir à linha. Os passes longos é que por vezes parecem demasiado direccionados. De qualquer forma, um passe nem sempre chega ao destino, seja por força a mais, a menos, direcção torta, ressalto da bola, ou porque o nosso avançado foi bloqueado por um defensor. O jogo passa-se com bastante fluidez e com lances reais.
Em FIFA 12, a jogabilidade que, na edição do ano passado estava soberba, ainda conseguiu ser melhorada. A fluidez dos jogadores é agora mais livre e é com bastante frequência que vemos os nossos adversários ou colegas de equipa fazerem diagonais, algumas mais transversais que outras. O jogo da IA não é linear, ao contrário de alguns momentos de PES 2012 o que faz com que cada jogada em FIFA seja uma jogada completamente nova. O apoio que a AI incute aos companheiros de equipa fazem com que estejam sempre ou quase sempre a tentar abrir espaços e o sistema de triangulações e desmarcações foi melhorado apresenta-se como base fulcral na evolução do jogo da equipa. Para se ganhar jogos é preciso marcar golos e quer em PES 2012 ou FIFA 12 esses aparecem das mais variadas formas e feitios e sempre com doses maciças de espectacularidade. Seja de cabeça, de pé, de pontapé de bicicleta, de moinho … os golos em ambos os títulos estão ao mais alto nível. No entanto, e graças à melhoria implementada na IA dos jogadores, vemos muitos mais lances de acordo com as mais-valias de cada jogador. Por exemplo, Messi tenta invariavelmente levar a bola até à área, enquanto Cristiano Ronaldo experimenta outras zonas mais laterais e tenta bastantes vezes o remate de longe.
World United:
O Online como seria de esperar está presente e em força. Ambos os títulos reforçaram o seu online e a rivalidade neste capítulo está onfire. Da simplicidade de Pro Evolution Soccer 2012, à variada oferta online de FIFA Soccer 12, creio não ser abuso afirmar que estamos perante dois monstros consumidores de horas aos nossos próximos meses.
Entre outras novidades que PES 2012 traz, é de louvar o regresso do Master League Online, além dos modos tradicionais de 1x1, 2x2 ou jogo de equipa. Um pormenor interessante é a inclusão do sistema de atribuição de nota de FairPlay ao adversário que defrontamos online.
Uma outra novidade, e que requer acesso ao Facebook, é a inclusão de MyPES, que além de permitir interagir com o Facebook, permite “criar” uma comunidade de amigos para jogar PES e competir entre si, usando o Facebook como meio de comunicação dos resultados. É interessante e uma forma de se aproximar com as redes sociais. Em FIFA 12, os modos tradicionais encontram-se todos presentes, incluindo agora o Ultimate Team.
Um pormenor que merece a pena focar em FIFA 12 e que nos é apresentado logo no inicio do jogo é a possibilidade de indicarmos qual o Clube que apoiamos ou do qual somos adeptos. Trata-se dum dado estatístico que é alimentado por todos os fãs por esse mundo fora (Agora é que vamos ver se o SLB tem realmente 6 milhões e picos de sóces),no qual as nossas prestações diárias (online e offline) acabam por ajudar esse mesmo clube, pois os pontos de experiência que ganhamos são adicionados aos de todos os outros apoiantes desse clube e consoante a média de valores total, acabam por identificar o ranking desse clube online.
Gostaria de referir ainda que em ambos os jogos não tive quaisquer problemas de ligação ou lag no online e essas mesmas ligações mantiveram-se estáveis … pelo menos até agora. Ambos os mecanismos de emparelhamento de jogos mostraram-se correctos e equilibrados.
Apreciações Finais:
PES 2012 e FIFA Soccer 12 são e serão sempre os grandes Imperadores do Desporto-Rei virtual e a edição de 2012 voltou a colocá-los num alto patamar.
A Konami com um esforço suplementar conseguiu melhorar bastante a qualidade de PES naquele que era considerado o seu calcanhar de Aquiles até bem recentemente, a jogabilidade, enquanto que a Electronic Arts conseguiu melhorar o que já antes tinha de excelente e ainda ter tempo para inovar.
Duma forma resumida, PES apresenta como porta-estandarte o facto de ter conseguido melhorar e bastante a sua jogabilidade. FIFA conseguiu melhorar o que já tinha de bom e ainda arranjar espaço para inovar.
- Gráficos- ambos os jogos estão um assombro.
- Som - As nossas salas são autênticos estádios de futebol.
- Jogabilidade - ligeira vantagem para o titulo da Electronic Arts.
- Longevidade - Ligeira vantagem para FIFA pela quantidade de ofertas posta à disposição (especialmente no online).
A vitória do Derby vai para FIFA Soccer 12, mas pela margem mínima. Pode-se dizer que venceu a equipa com uma maior posse de bola, contrariando uma equipa mais impetuosa.
Este artigo tem mais de um ano
Apesar do licenciamento das ligas não ser total da parte do Fifa, na minha opinião é melhor que o PES já a diversos anos.
É apenas a minha opinião acredito que haverá outras opiniões contrárias como é lógico, nem todos podemos gostar do mesmo.
Cumprimentos.
Qual o licenciamento de Ligas do PES?
Tenho o 2011 e está fraquissimo comparado com o FIFA…Este ano está igual?
Sim … infelizmente sim …
Pessoal não sei se sabem mas o FIFA tem os direitos sobre as licenças dos clubes.. O PES quanto a isso não pode fazer nada e sempre irá ter os clubes com o emblema e nome incorrectos (excepto clubes que participam nas competições europeias).. Só lhes resta facilitar a vida para alguém os corrigir que é o que tem feito porque 2 dias depois do lançamento já havia uma option file feita por um grupo onde já está tudo direitinho…
Falta falar do mais importante que é o sistema de defesa do FIFA 12. Foi o que mudou realmente no jogo, é o que salta mais à vista e mais dores de cabeça está a dar aos jogadores. Mudou radicalmente a maneira de defender e para quem se habitua é muito bom, para quem não se habitua é um pesadelo lol.
Também concordo. Para quem está habituado a fazer pressão com o quadrado e circulo, as coisas mudaram bastante
A pressão e o corte agora estão bem diferentes e mais exigentes na altura de optar por um ou outro.
Realmente vê-se que existem momentos certos e errados para um ou outro.
No entanto não posso deixar de acrescentar que PES 2012 teve uma grande evolução em relação à edição do ano anterior … a jogabilidade está bastante melhorada. Não se pode dizer de inovação do jogo em si, mas uma optimização do motor do jogo no geral.
podes mudar isto se quiseres
vais nas difinições do comando, e na opção defending trocas tactical defending para legacy defending, e fica com o desarme e pressão igual ao fifa 11.
Mas para os modos online não podes desactivar o Tactical Defending
Boas Tiago,
Sim, embora tenha mencionado, não aprofundei. Apenas inclui como sendo uma das mais valias de FIFA Soccer 12.
Realmente a jogabilidade, que na versão anterior estava excelente, com esta nova edição consegue ainda suplantar-se.
O modelo defensivo priva espaço ao atacante, e apesar do novo sistema de drible e dos companheiros de equipa mais inteligentes, o sistema defensivo da IA consegue cortar muito as opções de passe e pressionar ainda melhor.
A habituação é uma questão de prática … leva o seu tempo mas, vai-se lá …
(espero encontrar-te por lá, no Online … :-))
No 11 encontras, este comprei para o meu cunhado e ainda quero testar bem antes de comprar. Um artigo interessante era sobre lojas online. Infelizmente o fifa 12 cá custa 70 euros. Comprei por 44 já com portes e deixaram-me na caixa do correio… é triste mas é verdade…
isso é facil de resolver, porque é possivel optar por utilizar a maneira de defender antiga
Só em modo offline. Para jogar online não podes.
Tanto offline como online é possivel usar o modo de defesa antigo.
Sempre gostei mais de jogar PES, contudo devo admitir que o Fifa 2012 está superior ao PES.
Experimentei os dois jogos e as diferenças são notórias.
Os meus parabéns à EA.
Tanto o Fifa 10 como o 11 são superiores ao PES.
E o Fifa09. Para mim foi quando começou.
E não concordas que PES 2012 está melhor que PES 2011?
Sim, sem duvida.
Sempre joguei PES12 e não gostava de jogar FIFA…. mas este FIFA12 ….está demais… deixei o PES de lado… 5 edições depois… o PES é muito incompleto a nível de ligas o que satura o tempo útil do modo carreira…é chato todos os anos ter de editar as ligas …para ter o jogo minimamente apresentável… FIFA12 sem duvida..
Depois de ter testado os dois, PES12 primeiro, e FIFA12 imediatamente de seguida, assim é que notei a enorme diferença entre os dois jogos. FIFA mais uma vez bastante melhor que o PES.
Eu como leigo na matéria, pergunto a quem saiba, claro, afinal qual é o melhor e porque razão é o melhor?
Não tenho qualquer dúvida ao afirmar que, na minha opinião e independentemente de ser com grande ou pequena margem, o melhor simulador de Futebol deste ano é:
FIFA Soccer 12!
FIFA 12 sem qualquer duvida, já no ano passado foi superior.
PES 2012.
É só leres o comentario que fiz de pois do teu.
Sem duvida alguma FIFA. E mesmo o Fifa 10/11 cilindra este PES. São dois jogos excelentes que não tiveram a atenção merecida. Uma coisa que reparo é que o PES investe em publicidade umas 50x mais do que o FIFA (pelo menos em PT), e isso pode ter efeitos em termos de vendas e “enganar” quem não está informado.
Não concordo.. Embora o FIFA seja superior realisticamente acho que satura mais que os PES.. Joguei muito FIFA na versão passada e acabava por marcar 2 ou 3 golos da mesma maneira no mesmo jogo..
Ha quem prefira um pouco de ARCADE, eu sou um deles 😉
Quanto a mim o melhor que tens a fazer é jogares tu mesmo e decidires qual é o melhor para ti.
Eu sempre joguei a ambos desde à muito, mas no entanto o PES na XBox360 só o ano passado me deu algum gosto de jogar, pois desde o PES2008 ao PES2010 não tinha gosto nenhum em jogar, e foi aí que comecei no FIFA (desde o 09).
O PES2011 já foi uma grande evolução para a série PES enquanto o FIFA11 foi o cimentar o bom jogo do ano anterior.
Em relação a este ano ambas as versões (a meu ver) estão muitissimo boas, e embora reconheça que a nivel técnico o FIFA12 em alguns aspectos está superior, a mim dá-me realmente mais gosto jogar ao PES2012.
Muito dificilmente vais encontrar alguém que te diga que este ou outro é melhor, porque essas respostas são sempre baseadas na opinião pessoal de cada um.
O FIFA foi considerado o melhor jogo da E3 2012, mas no meu caso e mesmo gostando de jogá-lo (porque indiscutivelmente é um belissimo jogo) dá-me mais prazer jogar ao PES.
Em relação à falta de licenças, isso para mim é uma falsa questão, pois com as comunidades existentes rapidamente temos todos os licenciamentos que gostamos. O PES2012 este ano traz a Liga ZON Sagres (apenas com os 3 grandes licenciados) e já existem Option Files e/ou patches para ter a liga toda licenciada. O FIFA curiosamente tem 3 equipas na Liga ZON Sagres não licenciados.
E por aqui me fico, com este já extenso comentário…
Fã incondicional de PES, este ano, após ter feito uma partida no PES e uma partida no Fifa(com muita relutância) os resultados foram simples, desinstalar PES.
Fifa melhores gráficos, melhor jogabilidade(disputa de bola), melhores modos de jogo… este ano venceram a disputa passando para mim de um arcade para uma simulação muito mais real ao que pensava que iria encontrar.
Parabéns à EA e espero que o Fifa 13 continue com este fantástico melhoramento ano após ano
Eu não iria tão longe … FIFA bate irremediavelmente PES em vários aspectos … já desde a versão de 2009-2010 mas, PES está a começar a querer ganhar o tempo e espaço perdido.
Resta saber, e o tempo o dirá se ainda o conseguirão …
Por enquanto, FIFA mantém-se no topo e ainda com vantagem larga sobre PES, mas a jogabilidade de PES que foi o que nas primeiras edições lhe permitia estar um passo à frente de FIFA, está a amadurecer …
Desde o PES 4 que jogo PES, no entanto vou testando os FIFA’s. E tenho a dizer o seguinte:
O FIFA tem muitas mais licensas que o PES, tem um motor de impacto imbativel, e tem muitas mariquisses a nivel de toques com a bola e assim, e comentarios muito melhores.
Mas o PES, tem grficos melhores (no PES vêm-se varios detalhes a nivel da pele expressoes de raiva felicida,etc, já no FIFA a expressão é sempre a mesma e apesar d alguns jogadores teram tatuagens a pele deles não se parece nada real), tem um ambiente dentro e fora de campo mais real, tem menus mais intuitivos e praticos, tem uma jogabilidade superior. E o melhor ponto, os jogaderes actuam como uma equipa desmarcam-se abrindo linhas de passe, etc. enquanto que no fifa raramente abrem linhas de passe inteligentes, ah e no fifa rematar com o Valades ou com o Messi é igual… O PES pode não trazer as equipas actuliazadas, mas ao fim de pouco tempo a Konami lança um dlc com correcções a varios aspectos (BTW esse DLC já esta disponivel, e esta perfeito).
Não estou a dizer que o FIFA é pior. Estou a dizer que o FIFA é diferente do PES. Há quem goste mais do estilo do Fifa e há pessoas como (pessoas com bom gosto =P) que gostam mais do PES.
*Não estou a dizer que o FIFA é pior. Estou a dizer que o FIFA é diferente do PES. Há quem goste mais do estilo do Fifa e há pessoas (pessoas que, tal como eu, tem bom gosto =P) que gostam mais do PES.
Isso era alguns dos argumentos válidos há 2 anos , este ano o Fifa está superior em quase tudo. Jogabilidade , realismo , gráficos (estão equivalentes em gráficos apesar de achar os do fifa mais amigáveis) etc.
Eu simplesmente nao gosto da maneira de jogar no Fifa, prefiro a jogabilidade do PES. Isto no PC, pq estranamente a jogabilidade na consola parece-me diferente.
O PES até ao 06 era, por larga margem, superior ao FIFA, mas a partir do 08 o FIFA evoluiu de forma incrivel (melhorando ano após ano) enquanto que o PES parecia que perdia qualidade naquilo onde se destacava: a jogabilidade.
Apesar de sempre ter havido rivalidade PES vs FIFA, no espaço entre o PES6 e este novo PES, a meu ver, havia uma diferença brutal com vantagem para o jogo da EA. Com este novo PES12 as diferenças foram minimizadas e o PES apresenta-se em grande força, 10x superior aos seus antecessores.
Não concordo quando referes que o PES é superior a nível de qualidade de passe e nas desmarcações dos jogadores (ou seja, a IA). Até agora parecia tudo demasiado “automatizado” a nível de passes, era relativamente simples fazer uma sequência de passes sem errar um único e a nível de desmaracações o 11 era… mau.
O 12 melhorou imenso nesses aspectos. Está um jogo muito mais real, mais dificil, onde esses aspecto (sobretudo as tais desmarcações) estão incomparavelmente superiores aos seus antecessores. No sistema defensivo as melhorias também são óbvias, apesar de (tal como referido no artigo) nesta situação ainda se denotar um delay na resposta dos comandos. E agora sim, nota-se mais que os jogadores se comportam como uma equipa do que nos anteriores… há muito mais movimentação por parte dos restantes jogadores, juntando a isso a implementação do controlo de jogadores sem bola…
Outro aspecto que foi consideravelmente melhorado foi a movimentação dos jogadores com a bola controlada. Viram muito melhor, mais facilmente e em qualquer direcção (a KONAMI bem que queria dizer que, tal como a EA, tinham implementado o sistema 360º, mas a diferença entre um e outro era notória).
Mesmo assim ainda considero o FIFA superior, mais completo.
E digo isto tendo muito mais horas de PES do que de FIFA já que só tenho PC (e aqui o PES é melhor que FIFA porque este não é como nas consolas (FIFA 11 por ex era como o FIFA 10 das consolas)) e só jogo FIFA quando estou em casa de amigos.
😉
Sempre gostei de FIFA :p E sempre gostarei… nunca me dei bem a jogar PES…
Já à um bom par de anos que o Pes não chega aos calcanhares do Fifa. E a diferença não é tão ligeira como este artigo sugere.
Aliás, na minha opinião a diferença é tão grande que eu diria que o Pes 12 não concorre (como jogo) contra o Fifa 12 mas sim com o Fifa 11. E mesmo assim prefiro o Fifa.
Só não digo que o Pes bem podia desaparecer porque a concorrência é saudável, e se não fosse por ela, talvez o Fifa não evoluísse tanto.
Embora concorde com o inicio da tua afirmação, após pegar nos dois jogos, considero que a jogabilidade de PES 2012 deu um bom salto, e no bom sentido.
FIFA Soccer 12 apresenta-se mais solto e menos scriptado. PES 2012 parece aqui e além algo preso e com situações demasiado script-based (especialmente no movimento e rotações dos jogadores) mas está bastante melhor em relação ao passado recente.
Mas para mim FIFA Soccer 12 está melhor … não só por isso como pela diversidade da oferta.
Exactamente, não é de todo ligeira. O Fifa é ainda muito superior ao Pes em termos de jogabilidade, animação, IA, variadade e principalmente Realismo. Como disseste, o Pes nos últimos anos tem vindo claramente a concorrer com o Fifa do ano passado e, ainda assim, a perder (aí sim) ligeiramente. Nem o 360º ainda conseguiram implementar correctamente,enquanto que o Fifa deu mais um salto gigante para a frente com o lançamento do 12. Jogo completamente diferente. Tacticamente então… Puro simulador. O pes deu um salto maior dos que tem dado nos últimos anos, mas não foi tão grande como o do F12, e eles ainda estão bastante para trás, a tentar correr para “apanhar a bola”. Péssimo artigo na minha opinião, claramente em benefício do Pes.
“Jogabilidade – ligeira vantagem para o titulo da Electronic Arts.”
Ligeira? Estás a ser muito amiguinho.
E como já disseram em cima, é de salientar o novo sistema de defesa do Fifa.
O Fifa desde o 09 que tem sido melhor que PES.
Sim, concordo contigo que desde FIFA 2009 que foi o ponto de viragem …especialmente nas consolas … (aproveito para indicar que as análises foram feitas para PS3).
MAs continuo a carregar na mesma tecla de que PES 2012 está bastante melhor que o de 2011 …
O problema de PES é que, se a Konami deu um passo grande (na jogabilidade) a EA também o deu … e assim a diferença mantém-se …
Sempre joguei FIFa, mas o 09 e o 10, deixaram-me decepcionado de tal maneira que tive esses dois anos sem jogar futebol. O 2011 foi tipo, a melhor coisa que já joguei na vida (de futebol).
Apenas os leigos preferem FIFA, quem sabe o que é uma bola (mesmo virtual) prefere PES.
E escrever que o FIFA tem melhor jogabiledade que o PES devia dar pena de prisão.
Se há coisa do pq o PES ser o PES é devido à sua jogabilidade e AI.
O Pes sempre foi muito melhor , até á versão 11 do fifa. Foi devido á grande evolução do fifa e á regressão de qualidade por parte do PES.
Cumprimentos
Espera, quem és tu para chamar os outros de leigos ‘da bola’? E não me considero um leigo da bola, jogo futebol à mais de 10 anos, e não, não é jogar na rua com os amigos, e tenho a dizer que a nível de jogabilidade o FIFA está muitos patamares acima do PES, sem margem para dúvidas… Acho que quem nunca jogou futebol é que pode gostar da jogabilidade de PES, em que um passe em desmarcação, independentemente da força e da equipa adversária, dá em golo…. Experimenta jogar FIFA, e depois falamos… Sim, claro que não vais dar goleadas como dás no PES, mas a isso chama-se realismo…
E não, não sou um FIFA fanboy, apenas constato a realidade.
Cumps;
Experimentaste jogar PES à homem ou foi em “pussy mode” ?
Eu a jogar Fifa11 marco golos a cruzar (teclas default do PES “vs” teclas Fifa ..) … portanto não vás por aí nisso das desmarcações.
De resto, subscrevo na integra o que o “O Outro” disse. Totalmente de acordo.
Eu só digo isto, joggeui o fifa 12 e reparei nisto
Rematar com o messi, ou com ronaldo, ou com Valdes ou com outro jogador qualquer é a mesma treta. Os movimentos de reamate são um treta. Os jagadores não tem expressão facial, parece que estão sempre a olhar para o chão. o relvado parece despegado do resto do estadio. os jogadores não se desmarcam convenientemente, e pior que tudo mesmo na dificuldade maxima, baste levar a bola na lateral e com a maior das facilidades cria-se prigo, e a ia marca e parte os jogadore do “jogador humano” com a maior das facilidades independentemente do que faças para travar o ataque.
O Fifa bem pode ter ganho muita coisa, mas foi só devido ao motor fisoc, pois de resto o PES é bem melhor.
Mas não estou a criticar que joga fifa, tal como já disse cada um tem os seus gostos…e gostos não se dicutem, quanto muito manifestamos os nossos gostos de forma educada =P
cumps
Ah já agora esquecime de referir uma coisa, no fifa a chuva é mesmo muito irreal, no pes esse tipo de efeitos está muito mais bem trabalhado…..
Bem … ao menos na prisão há PS3 e Xbox 360 … 🙂
Agora a sério … concordo que a jogabilidade de PES 2012 esteja bastante melhor (estás a referir-te a qual versão exactamente??) que a de 2011, mas FIFA Soccer consegue atingir patamares ainda mais altos .. e a própria IA de FIFA Soccer 12, embora hajam diferenças entre ambos, acaba por estar à altura.
De qualquer forma deixa-me perguntar-te uma coisa … num jogo contra a IA, nunca reparaste em jogadores adversários pegarem na bola no meio-campo e avançarem sempre numa trajectória rectilinea até à nossa grande-area, mesmo havendo alternativas transversais?
(isso eu considero uma falha na IA) É quase como o nosso hino … contra os canhões, marchar, marchar …
De certeza que já jogaste FIFA?! è que fazer um jogo não percebes nada. Os passes no PES metem medo, parecem matraquilhos, os remates igual. O fifa é realista, quando se faz uma boa jogava sente-se a jogada, no PES é normal faze-lo, n da pica. os passes no PES vão a 100 à hora, mesmo q os jogadores estejam de costas.
O PES é um jogo estilo arcade, de acção, o FIFA é realista. Para quem gosta do aspecto táctico e técnico de futebol, o FIFA está a anos luz. Para quem quer fazer jogadas malucase não tenha coragem e tempo para dominar o FIFA, q jogue PES!
FIFA n é pra meninos! 😉
“FIFA n é ppara meninos!”
Tens razão é para bébés! XD
Já o PES é para homens de barada rija!!!
LOOOOOL
PS.: Não levem a mal este comentario, estou sou a brincar.
*barada – barba
Seja qual for comprem o jogo na net pq sai muito mais barato
Por acaso estou a desligar-me dos jogos. La em casa tenho uma PSP. Pensei comprar a nova que vem por ai mas acho que nao o vou fazer. Se uma pessoa compra os cromos todos depois nao tem tempo para coisas ainda mais importantes que a tecnologia pelo que jogar ja vai sendo mesmo pontualmente. Vou dar a PSP a um vizinho e chega de jogos.
Dos meus tempos de jogador mais aficcionado o PES parecia melhor mas ao que vou assistindo nas ultimas versoes fiquei descontente com a versao mais recente do PES 2011. Joguei o FIFA e pareceu-me um pouco mais interessante. Talvez o melhor por agora seja mesmo o FIFA. Passo a bola a quem joga a estes jogos com frequencia. Eu nao me abstenho mas nao tenho voto na materia por agora.
Opa… eu ja tenho o Fifa instalado no meu iPod Touch… Parece-me bastante interessante.
Bom resta saber mais uma coisa…
Qual a plataforma ideal para jogar o fifa e o pes?
Porque na versão passada verificou-se que o fifa estava melhor para as consolas e o pes para o pc…
Será que este ano será igual? Porque agora que tenho uma Xbox360 de certeza que vou querer jogar ou pes ou fifa na consola e visto que os jogos nao sao tao baratos quanto isso terei que optar por um.
Alguem ja teve a possibilidade de testar os dois jogos para a Xbox360?
se sim qual a vossa opinião?
Já testei os 2 quer na xbox quer no PC…
FIFA ganha na xbox e o PES dá uma sova no PC.
O FIFA é fantástico apenas nas consolas e o PES é igual (na ps3 parece-me ligeiramente diferente) em todas as plataformas.
No pc tenho o Pes mas pouco tenho jogado pq passo o tempo na xbox a jogar Fifa xp
Curiosamente é um fenómeno que tem vindo a acontecer ultimamente …
Antes poder-se-ia dizer que PES estava para as consolas como FIFA para o PC, e agora, quase que se inverte a tendência …
Bem obrigado pela partilha Ricardo…
Vou sacar o demo do fifa que esta disponivel na xbox live, nao sei se o pes tambem estara ou não, mais pelo menos assim dá para ter uma noção do que o jogo vale…
A demo do PES2012 também está no Xbox live. E realmente o melhor que tens a fazer é mesmo descarregares ambas as demos e jogares uns bons jogos a ambos. Assim ficas com a tua opinião formada sobre ambos os jogos. De qual preferes jogar mais. Eu tenho ambos e neste momento estou a gostar mais de jogar no PES2012, mas como podes reparar na tonelada de comentários, varia de pessoa para pessoa…
PS: Se quiseres adiciona-me no XBox live (GT: MadwolfPT)
Nunca joguei fifa/Pes 11 ou 12 na PS3 e XboX, somente na Wii/PC. Na Wii o Fifa não é adversário do Pes, de facto a unica coisa que tem de bom são as licenças, porque tudo o resto é mau! O PES baseia-se no PES6 do PC e com os comandos da Wii é realmente fantástico. Relativamente ao PC gosto dos dois. Mas o que realmente noto é k no Pes jogo jogos de 10min e ganho/perco normalmente pela margem mínima. No fifa jogar 10min implica ganhar com uma margem de 10-0 (já nos modos de dificuldade mais elevados). Como costumo jogar sozinho este acaba por ser o ponto mais importante. Um jogo em que cada remate é golo para mim não pode ser considerado simulação!
Realmente 69 euros por um jogo que todos os anos sai uma nova versão, não é para todos, ainda ca tenho o pes 2009…
Mandei vir lá de fora ficou em 45…
Joguei ao demo do fifa e do pes e achei o fifa mto melhor.. parece-me a mim creer que os adeptos do pes sao mais fieis a um jogo de bola que às próprias namoradas ou esposas… ehehehe
É de referir que o PES pode ter uma melhor apresentação inicial,mas que importa isso na verdade?É apenas uma questão de menus… =)
Agora em relação a esta frase “Agora é que vamos ver se o SLB tem realmente 6 milhões e picos de sóces”…era alguma “boca” Paulo!?LOL
É que não faz qualquer sentido…ahah eu não sou socio e tenho o jogo,por exemplo! =)
Um pouco de boa disposição penso que não faz mal a ninguém … (eu sou adepto do Benfica, by the way).
Mas tens razão, quando indicas que uma apresentação é apenas isso e mais nada …mas os olhos também comem isso, certo??
Lá vai ter que ser, e vai ser este ano que finalmente regresso ao FIFA, 15 anos depois do FIFA 96!
Em 98 experimentei o ISS Pro Evolution Soccer 98 para a PS1, e desde lá agora tenho sido fã incondicional, mas os últimos 2 anos foram uma enorme desilusão, e depois de ler tão bem do FIFA, está na altura de regressar e fazer cair o Mito do PES 🙂
pra mim deviam se juntar…
e pra variar o PES não trouxe nenhuma inovação, tá quase igual ao PES 11, que graça tem lançar um jogo com uma nova textura sem um motor grafico e melhora no AI?! e nesse quesito a FIFA se deu bem lançando o FIFA 12
Ó Daniel, santa paciência, o PES não evoluiu nada em relação à versão anterior? Basta experimentar uns dias o PES 11, quando já fores capaz de nele fazer alguma coisa decente, ao passares para o PES 12, perceberás que vais ter de reaprender a jogar, quase a partir do zero.
Gostava era de saber se algum destes títulos vai ter uma versão decente para pc. É que nos útlimos anos ambos os jogos apresentam uma versão bem deficiente no pc quando em comparação com as versões xbox360 e ps3.
Possívelmente faria este ano a transição de volta ao Fifa, mas só se a versão pc for realmente boa.
A versão para PC deste ano está igual à das consolas, desde menus, impact engine e defesa, até às celebrações 🙂
A sério? Até a nível gráfico? E referes-te ao Fifa ou a ambos?
Obg pela resposta
Tal como já foi dito algures no texto o fifa 11 em pc era o fifa 10 em consolas. O fifa 10 em pc era uma cagada da EA (daqui nada me espanta), tinha gráficos horrendos e o jogo estava muito estranho, parecia que estavam a tentar espantar as pessoas do pc. O fifa 12 em pc só que seja como o 11 em consola já vale a pena, mas não testei uma vez que futebol jogo na xbox360.
O Pes na minha opinião continua superior ao FIFA, porque como sempre no FIFA basta fazer meia duzia de jogos e marcas golos de qualquer maneira e feitios, por outro lado no PES, é bem mais complicado.
Agora saiu um patch, que corrigiu mais bugs, o que tornou o PES relativamente melhor.
Quando por fim começarem a sair os verdadeiros DLC’s ai então é que volta o PES a ficar a grande distãncia do FIFA XD.
PS : Esta e apenas a minha opinião, não sou fã de PES, gosto de jogar, e aliás, este ano também já ando a jogar FIFA, porque também gostei muito. mas para mim, o PES continua um passo a frente. eheh
Desculpa mas ou és grande pro ou então estás a falar em jogar contra a consola. A jogar online não acredito que marques assim tantos golos, e mesmo para a consola nos níveis de dificuldade mais altos não é assim tão linear.
Desde que com adversário que saiba minimamente o que está a fazer, em ambos os jogos não é assim tão linear a marcação de golos … até mesmo porque nos jogos 1×1 a IA ajuda bastante também … e ambos os jogos estão bastante bem nesse capitulo …
11×11 é que depende da disciplina de cada jogador … que em alguns casos é …. nula.
Ainda não percebi bem a euforia em torno do Fifa.
É um facto que o PES o ano passado desiludiu e que o Fifa deu um salto mas nem assim consigo preferir o Fifa ao PES.
Este ano experimentei os dois, comecei pelo Fifa 2012, joguei sem exagerar 2h e fartei-me. Instalei o PES a semana passada e já estou farto de jogar.
Vejo no artigo, falarem sobretudo na vantagem que o Fifa tem ao nível da jogabilidade… na minha opinião de gamer não poderia estar mais em desacordo. É precisamente pela jogabilidade que eu prefiro o PES ao Fifa.
O Fifa melhorou muito nos últimos anos mas sobretudo os movimentos dos jogadores (na minha modesta opinião) são muito menos fluidos e mais artificiais que o PES.
Na minha opinião vejo o Fifa como um jogo “arcade” de futebol e o PES mais como um simulador, mas gostos não se discutem.
Eu tenho os PES todos Originais desde o 1 até ao 10, e a partir do PES 10 passei para o FIFA, o PES era muito bom, pela jogabilidade, o 2 o 4 e o 2009 eram excelentes e viciantes, porque era jogo rapido e fluido, a partir do 10 mudou, ficou lento e os movimentos dos jogadores parecem máquinas, o fifa melhorou muito esse ponto, tornando o jogo mais fluido onde se mexem como humanos, dai não concordar que o fifa seja Arcade, alem disso, as possibilidades de jogos online são optimas, apesar deste ano a defesa táctica estragou os planos a muita gente que pensava que online seria fazer o mesmo de sempre, em vez de melhorar as skills treinavam as manhas. o Pes 10 foi um desastre sinceramente, o Pes11 já melhorou bastante na jogabilidade, mas estava estranho ao habitual PES player, e o PES12 voltou a melhorar, da para jogar mais no tic-tac, mas quem gosta de futebol prefere fifa pela jogabilidade e o flow do jogo. Há muita gente que gosta de PES pq é PES, ou Pq jogam melhor PES do que FIFA. Este ano o FIFA12 continua melhor para mim. Mas esta competitividade entre as marcas é boa, pq puxa mais pelo desenvolvimento, e espero que para o ano possa ser o PES a ser melhor.
“Na minha opinião vejo o Fifa como um jogo “arcade” de futebol e o PES mais como um simulador” lamento dizer-te mas…deves ser dos poucos a achar isso…
Quanto à jogabilidade, aí já me calo, isso sim depende da pessoa, é uma questão de gosto. experimentei os dois e jogo Fifa à bastante tempo, gostei dos 2 mas achei o PES + fácil na altura de defender…
Deves estar equivocado. O fifa é um puro simulador, até as movimentações dos jogadore!
O FIFA tem muitas licenças, mas de todas as que tem quantas é que usa de forma séria?
Sinceramente, acho ridículo que um clube como o Porto (que independentemente das preferências clubisticas de cada um é inegável que foi um dos clubes da época anterior a nível Europeu) não tenha um único jogador personalizado.
O mesmo acontece com os restantes grandes Portugueses e muitos outros clubes que não sejam de 3 ou 4 nacionalidades. Uma pessoa que só goste de jogar com os clubes da sua terra (sejamos honestos, não somos todos do Manchester, Barcelona, Inter, etc.) vê no FIFA um jogo que a nível visual/personalização é muito fraco, franquissimo mesmo.
Não é que o PES faça um trabalho exemplar nessa questão, mas mostra muito mais cuidado e preocupação.
A grande diferença é que no PES para PC existem inúmeros Patches e Add On’s que melhoram o jogo a 200% e que eu saiba a comunidade de Modders em FIFA está muito longe da de PES.
Independentemente de gostar ou não da jogabilidade do FIFA, enquanto a EA Sports não representar dignamente outros clubes que não sempre os mesmos (é que bastava reciclar trabalho já feito para essas equipas e podiam trabalhar em outras equipas/jogadores) não vão ter o meu dinheiro.
O futebol não é só feito dos clubes famosos!
Isso das licenças é outra paneleirice. O que interessa é o jogo da bola!
Não deixa de ser verdade mas …. não gostas de jogar um bom jogo, com as tuas equipas preferidas internacionais (ou mesmo nacionais) com os nomes correctos?
Creio que é algo que a Konami já poderia ou deveria ter começado a resolver pois … todos os anos é chato …
(é claro que se pode resolver rapidamente mas, para comprar algo que ainda esteja dependente dum update ou algo do género, é chato)
No entanto, PES este ano, tem uma jogabilidade muito melhor e mais fluída … mas sem atingir a fluidez de FIFA e com menos inovações e brilhantismo.
Mas a Konami não tem algumas das licenças, e mesmo assim ainda faz um melhor trabalho com equipas que não Espanholas/Inglesas/Italianas que o FIFA que tem licenças aos pontapés.
Se assim fosse, bastava aplicar uma boa jogabilidade num VIVA Football ou outro jogo de futebol menos competente e tínhamos o melhor jogo do mundo. Certo?
Um jogo tem que ser analisado pelo todo, e o FIFA falha redondamente no aspecto que referi, e não é necessário falar só dos pontos fortes do FIFA tentando apagar os pontos fracos que eles não desaparecem.
Essa história de que o FIFA a partir de certa altura ganhou ascendência sobre o PES está a tornar-se num mito com contornos ridículos. Já dizia Nietzsche, uma mentira repetida muitas vezes acaba por se tornar meia-verdade. E o certo é que esse disparate tem sido repetido inúmeras vezes na net, tantas que já consegue convencer os mais desatentos.
Pessoalmente, depois de experimentar PES, não consigo sequer tocar no FIFA. Aqueles gráficos toscos, jogabilidade previsível e monotonia fazem-me recuar 10 anos ou mais no tempo. FIFA é um jogo de crianças, ideal para perder tempo a fazer tudo e mais alguma coisa, menos jogar à bola.
Já o PES é um verdadeiro desafio de futebol e a versão deste ano não desilude. Inteligência artificial surpreendente, dificuldade extrema e jogabilidade viciante são os seus pontes fortes, que este ano saem ainda mais reforçados com o controlo de um segundo jogador.
Se a tua ideia é continuar a construir as mesmas jogadas que vens fazendo há mais de uma década, fica-te pelo FIFA. Se queres EVOLUIR, como o nome indica, e experimentar coisas novas, go for PES.
Sinceramente, fui PES Fan Boy até ao 10, quando um amigo meu me disse, exprimenta o FIFA 10, nao quis outra coisa, jogo futebol ha mais de 10 anos. E o realismo que o FIFA proporciona é excelente, certas partes do jogo em que custa a distinguir da realidade. Um grande jogo sem duvida. Se me disserem que PES dá mais espectaculo, concordo, golos mais bonitos, facilidade em segurar a bola, mesmo em jogadores sem skill, facilidade em trocar a bola, quer seja ou nao a primeira vez que jogamos na vida. Agora se querem realismo, jogar um jogo e poder fazer tudo o que fazem em jogo, FIFA é sem duvida muito acima. Como vi em algum lado escrito, “Torna-se frustrante nos primeiros jogos de FIFA, perder ou ganhar com injustiça, ou passar todo o jogo a “assistir” mas isso é o futebol, No skill, no game”
Ao contrário de ti, nunca fui fanboy de nenhum PES ou FIFA, e já jogo partidas de futebol desde o Match Day I para ZX Spectrum. Simplesmente, experimentei os dois jogos, tal com venho fazendo desde sempre, e tirei as minhas próprias conclusões.
Sim claro, E a mentira que tu foste exposto há muito tempo da superioridade de um jogo que parecem animes a andar, mantem-se.
PES é um insulto ao futebol, e muito mais a um jogo de video.
Os bonecos parecem scripts a mecherem-se. As faces só têm textura, nota-se complectamente que é uma face morta. Desculpa que te diga, mas a unica coisa que o Pes tem é popularidade. Aproveitou-se de uns anitos em que o fifa não prestou (2007-2010), e isso valeu-lhe muitos pontos.
Agora não me vehas com tretas. Respeito a tua opinião que gostes de Pes, mas fiquei ofendido por insultares os jogadores de FIFA.
Não digo que seja sempre mas, há bastantes vezes em que o movimento em PES 2012 fica refém de certos scriptanços …
Mas também não crucifico o jogo por isso, e considero-o uma evolução séria em relação ao ano passado!
Este comentário só pode ser para rir…
O PES insulto ao futebol??? Onde??? (atenção que como já referi anteriormente não sou fanboy de nenhum e já o disse que são ambos jogos muitissimo bons)
O PES aproveitou-se dos anos que o FIFA não prestou, de 2007 a 2010???? Acho que foi exactamente nesse periodo que o PES começou a decair, PES2008 a PES2010 para mim foram maus, enquanto que FIFA09 e FIFA10 foram realmente bons em comparação (FIFA08 não joguei na XBox)
Considero que 2011 foi um ano essencial, a EA melhorou o já bom FIFA10 e a Konami conseguiu finalmente um nivel de qualidade que andava arredado da série desde o PES6.
Este ano é a evolução natural de ambos os jogos, aprimorar o que já está bom, corrigir o que estão mau/menos bom.
Não existe ninguém totalmente isento que diga que um ou outro é melhor. Tudo depende dos gostos, que são bastante subjectivos.
Para mim o que realmente me interessa é que são 2 bons jogos, e que me dão gosto AMBOS de perder horas a jogar.
Em PC ou em PS3? É que quase posso dizer que são jogos completamente diferentes… em PC o pes tá melhor, aliás o fifa em pc até parece que tá uma versão atrasado, tipo o fifa 11 no pc era igual ao fifa 10 na ps3…mas emse agora falarmos em ps3… fifa dá baile e não é pouco….
mais um que deve jogar no PES no modo dificil e no FIFA em beginner… enfim…
Eu não disse que o FIFA era mais fácil. Aqueles movimentos de plástico da CPU são difíceis de travar, sim, deixam é pouca margem para o jogador fazer qualquer coisa de interessante, a não ser tentar as mesmas jogadas, vezes sem conta, até acertar. Já o PES é um jogo de imaginação e criatividade. A inteligência artificial possui outra filosofia, é um jogo mais adulto.
Comentando o assunto inicial.
Gostei do texto, expoe as qualidades de ambos os jogos de forma bem explicita.
Não explica é muito bem os defeitos.
Eu sempre joguei FIFA, no entanto experimento PES para poder comparar.
Em relação a este ano, digo que o FIFA continua a dominar. No entanto tem dois grandes defeitos:
-A marcação de penaltis está absolutamente estragada. Dá-me raiva até quando marco um penalti.
-Os cortes na defesa apoia-se muito no timing. Ou seja, se o timing for errado, o defesa fica batido, o que está bastante mal.
O sistema de embates está muito bom, o campo está mesmo extraordinario, agora uma pessoa tem espaço e antes parecia muito pequeno, o controlo da bola é bom mas o melhor ponto é que os jogadores estão uma copia muito bem feita dos reais, a nivel de comportamento e estilo.
E claro, o modo carreira proporciona um nivel de jogo 500 vezes melhor que o PES.
Já o PES, tem bons graficos como sempre, gosto das fintas que fazem, é um sistema simples, MAS… o movimento dos jogadores é uma coisa que não me parece natural, parecem scripts feitos em java!!! A falta de lincenças é o maior defeito que tem, e falta-lhe aqule toque que nao sei explicar que me cativa muito mais para o FIFA.
É sempre a falta de licenças o maior defeito…
Sabes que existem comunidades de PES que colocam a Liga ZON Sagres toda direita? (PS3, XBox e PC)
Por acaso o FIFA este ano (e já o ano passado com 2 equipas) tem 3 equipas portuguesas não licenciadas (é mesmo bonito ver o FC Santa Maria da Feira…).
Os cortes na defesa baseiam-se no timing. Se fôr timing errado o defesa fica batido… Achas isto mal??? Então num jogo real isso não acontece???
Se um extremo fôr na linha, o lateral entra de carrinho mas falha o corte, não fica batido???
O modo carreira 500 vezes melhor do que no PES? Não digo que até possa ser considerado melhor por algumas pessoas, mas 500 vezes??? Quantos jogos já fizeste de PES para baseares esse teu comentário?
é verdade que o PES já foi muito melhor.. o PES6 foi o melhor de todos no meu ver. Eu joguei o FIFA 12 e o PES12.. e gosto mais do PES. O FIFA em menus é um pouco confuso, acho o PES muito mais fácil de usar.. Depois cada um tem os seus pontos francos e fortes.. o melhor era juntarem o bom de cada um e ficava arrumado o assunto…
isto é como discutir sobre comida, uns gostam mais de peixe outros de carne, eu como aquilo que gosto mais, é o pes12
concordo
Na minha honesta palavra o Fifa 10 e o Fifa 11 acordou para a vida, coisa que o PES adormeceu em 2010, até ai sempre fui grande admirador do PES até ao PES 2009, porque não achava piada nenhuma ao Fifa,mas agora sem duvida desde estes 2 últimos anos o Fifa esta brutal, ainda bem que eles melhoraram o motor do jogo em PC , porque os antigos eram fracos, na minha opinião o PES só bate o Fifa numa coisa simples, Grafismo realidade detalhe nas caras dos jogadores, no resto ficou para traz do Fifa 11 em tudo jogabilidade simulador o Fifa, o PES arcade, Modos de jogo o Fifa superior, campeonatos Fifa superior novamente , conclusão final Nota 10 Fifa 11 , e nota 8 Pes 11 .
*Cometi ai um erro não e Fifa 11 nem Pes 11 , mas sim fifa 12 e pes 12
* Na minha honesta palavra o Fifa 11 e o Fifa 12 acordou para a vida, coisa que o PES adormeceu em 2011.
Ps.Peço desculpas pela confusão das trocas das serie dos anos dos jogos 10 com 11.
O fifa pode ganhar em muitas coisas, mas no online?
São opiniões.
Gostei muito da Review.
Parabéns Paulo.
LL
Estou com uma dúvida tremenda em relação à comprar o FIFA 12 ou PES 12, pois as opiniões são muitos divergentes.
Aqui no Brasil joga-se muito o PES, mas este ano o FIFA segue em grande escala, até porque somos fiéis ao realismo e jogabilidade.
Espero um opnião de alguém muito fã de futebol que preza a qualidade, realismo e jogabilidade para me ajudar à escolher o melhor jogo ??
Esqueçamos os gostos e sejamos coerentes, sem se preocupar em ofender o pior.
boas,
comprei o pes recentemente para a ps3 , ligada pelo hdmi a uma tv full hd , e o jogo aparece todo pixializado , parece aqueles jogos antigos ds maquinas do cafe !
que se pasa ????
Cabo hdmi com problemas. Resolução errada etc…
ja jogo fifa desde o velhinho fifa 99, o PES ja foi algo aliciante, mas desde a versao 2010 perdeu muita qualidade, e este ja tive opurtunidade de experimentar na minha opiniao esta fraco, pior que o 2011….o fifa 2012 esta no top, é viciante…isto é a minha opiniao porque ja jogo ha varios anos.
FIFA 4EVER
Eu sempre gostei do pes.. mas o modo online.. ta sempre a cair.. e tenho uma boa ligação de internet.. mas enfim 😐
cara tu usa rede sem fio, eu tenho internet de 1 mega e o pes 2012 roda perfeito sem lag, isso e problema na rede tua so pode
Fifa continua muito Arcade… Pelo menos no PC o Pes 2012 é bem melhor…
O Fifa é bom para quem gosta de, contra o Barcelona, chegar ao meio campo, com um suplente do Olhanense, chutar e ser golo…
São opiniões…
Ahahha eu no pes 12 até com o benfica ganho ao barça xD … o pes jogar em “estrela” é o mesmo que jogar em “Semi-porfissional” do fifa 12 , nem dá pica jogar pes , fifa é dinamico, emoção até ao fim ! pes é pa quem nao percebe de futebol .
NOTA: O melhor pes que vi foi o 2008 , ate hj gosto de o jogar !
Penso que o pes 2012 está ao nível do FIFA 12 apesar de não ter tantas licenças