PplWare Mobile

Nintendo 3DS sempre On com Zon@Fon

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Paulo Silva


  1. David Oliveira says:

    Boa tarde,

    Só para esclarecer, pois há muitas pessoas enganadas em Portugal:

    “Em Portugal esta rede é exclusiva da ZON (…)”

    Esta informação é falsa, para ter acesso a esta rede a única coisa necessária é possuir um router que dê acesso à rede FON (http://corp.fon.com/pt/products)

    Sou cliente da Vodafone Casa, tenho um router FON (http://corp.fon.com/pt/products/simpl/) e tenho acesso à rede ZON@FON

  2. Tiago Chaves says:

    Ou seja a zon está a explorar os hotspots que os clientes pagam para usar ( não me venham dizer que é gratuito pois se para ter acesso à zon@fon tem que se partilhar o acesso à internet que é pago) para obter mais valias monetárias… isto sem sequer avisar os clientes. Se anteriormente era necessário um registo para poder usar o sistema (era uma forma de limitar o acesso e promover mais segurança) agora desde que se tenha uma 3DS isso passa a ser redundante. Ora eu vejo aqui um grave problema de segurança introduzido à revelia dos clientes que são o backbone do sistema Zon@Fon.
    Podem crer que todos os spots que administro vão passar a estar off. A comunidade deveria fazer o mesmo. pois se para uns há regras para aceder à comunidade o mesmo deveria ser aplicado a todos os membros. Se o modelo era partilhar para utilizar, o modelo passou a ser só para alguns.
    Enfim é o costume com os ISPs, os clientes pagam para não terem controlo sobre o serviço, só porque alguns iluminados na sede se lembram abre-se um buraco de segurança enorme nas redes dos clientes.

  3. JRamos says:

    1º: Só se é cliente ZON@FON se tiver um Zon Hub (modem e router) da Zon.
    2º: Destes só quem activar o serviço ZON@FON é que consegue aceder aos hotspot. Como contrapartida passa a disponibilizar o seu router para que seja mais um hotspot.
    3º: Segundo a ZON a ligação particular nada tem a ver com a ligação da ZON@FON.
    Logo não percebo os comentários antes referidos.

    A minha questão é?
    Sendo a rede wireless zon@fon uma rede aberta como é que a segurança se mantém, uma vez que ao fazer download, etc… teremos certamente que partilhar dados pessoais…

    • Tiago Chaves says:

      JRamos

      1º Falso- pode usar também um Fonera para ter acesso à rede.
      2º Exactamente o mecanismo de controlo que referi, a sua conta é associada a uma conta de ISP e a um local geográfico. Logo a autenticação é mais segura.
      3º Isso é o que dizem porque o equipamento que lida com a sua rede particular é o mesmo que lida com a Fon@Zon, apesar de ser uma rede virtual separada, o Zonhub continua a tratar das duas redes logo não estão isoladas fisicamente. Se conseguem entrar em PSN, Bancos, Serviços Governamentais com hardware e politicas de segurança bastante mais sofisticadas não me parece que seja o router da zon que vá impedir essas brechas.
      Depois à a questão do acesso ser feito por um token que dispensa nome de utilizador e password ( para mim a grande falha de segurança está aqui ) ou seja deixa de haver controlo do utilizador que usa o sistema ( já não há dados de ISP e de controlo geográfico ).
      Bastando fazer-se passar por esse token ganha acesso à rede.
      E dai a entrar no router é um passo.
      Estamos a falar de um sistema que é implementado nas empresas também (zon empresarial utiliza o mesmo hardware que o residencial).
      Eu como cliente empresarial já implementei várias medidas de segurança adicionais, mas o vulgar cliente particular não está ciente destes buracos de segurança.
      De lembrar que à uns tempos atrás A RSA teve que substituir tokens de autenticação por hackers terem conseguido aceder a informações que comprometem a segurança dos mesmos.
      Se a RSA empresa líder em segurança mesmo assim vê-se com estes problemas, a meu ver a ZON com o envio dos equipamentos com backdoors abertas entre outros problemas está a potenciar uma grande falha de segurança sem nunca sequer avisar os clientes desses perigos.
      Foca-se ai as minhas criticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.