Nintendo 3DS, alta mobilidade! (Visita Guiada Nintendo 3DS)
Este artigo pertence ao passatempo "Visita Guiada Nintendo 3DS" que o Pplware lançou em parceria com a Nintendo.
Longe vão os tempos em que possuir uma consola de jogos significava ter de a ter na nossa sala de estar ligada a uma TV, ou que, na melhor das hipóteses tínhamos de transportá-la até um local onde a TV se encontrasse.
Hoje em dia, com as mais tecnologias empregues pela indústria, as mais recentes consolas lançadas no mercado praticamente ultrapassaram essas limitações geográficas, chamemos-lhes assim. A realidade é que nos tempos que correm, já é possível jogarmos em praticamente qualquer lado e a qualquer hora. Constantes estudos e inovações dos fabricantes, permitem uma cada vez maior autonomia das consolas, dimensões e peso mais elegantes, maior conectividade com o recurso ao wireless, … enfim, o próprio conceito de consolas tem vindo constantemente a ser reescrito e reinventado.
É neste cenário portanto, que ambas as consolas da gigante Nipónica, quer a 3DS, quer a 3DS XL se inserem e se colocam numa posição de realce no mercado. Vamos ver um pouco mais sobre as suas características que lhe permitem tamanha mobilidade.
Conforme escrevi mais acima já lá os tempos em que as consolas tinham de estar quase obrigatoriamente na nossa sala de estar (ou quarto) numa posição fixa e que, para se ligarem ao Mundo, tinham de ter um cabo de rede conectado. Com a evolução e aumento da disponibilidade de redes wi-i as consolas perderam essa autêntica âncora e atualmente podem conectar-se à Web onde quer que estejam.
Graças ao wireless (que o Pplware também esmiuçou aqui), as 3DS/3DS XL já não são ilhas isoladas no meio do oceano e garantiram a capacidade se tornar membros ativos da comunidade mundial Nintendo. Seja a uma rede doméstica, seja a um Nintendo Spot, ou outra qualquer rede disponível as 3DS/3DS XL não estão sozinhas e, desde que exista a necessária cobertura de rede, podem partilhar e recolher dados com o mundo.
No artigo que mencionei acima (ver aqui) referi uma propriedade das 3DS/3DS XL que é o Street Pass. É precisamente graças à sua conectividade via wireless que o StreetPass se torna possível. Basicamente este serviço permite que duas 3DS/3DS XL quando relativamente próximas uma da outra, comuniquem entre elas e partilhem determinadas informações sobre o jogador e jogos.
Torna-se assim muito mais fácil jogar com amigos que também tenham uma destas consolas mas, também é mais simples encontrar novos parceiros de jogo. Basicamente, se o sistema Street Pass estiver ligado ele fará tudo por nós.
Por outro lado, receber actualizações de jogos, fazer download e visualizar vídeos, … também se torna possível graças à excelente conectividade da 3DS/3DS XL.
Devo acrescentar que ao longo destas semanas de uso (quer da 3DS, quer da 3DS XL) não obtive problemas com as conexões estando as mesmas estáveis e, seja a fazer downloads ou a jogar, por exemplo, as coisas correram sempre bem.
O vídeo acima refere-se ao jogo Mario Open Tennis 3DS que, conforme indicámos em artigos anteriores permite uma que dois possuidores de consolas 3DS ou 3DS XL joguem em conjunto (cooperativo ou competitivo) por proximidade e sem recurso a dois jogos originais. Basta o possuidor do jogo original disponibilizar o download por parte do outro jogador e este faz download do software que fica disponível enquanto a ligação entre ambas as consolas estiver ligada.
Outro factor que ajuda e muito à consolidação da capacidade excelente de mobilidade que a 3DS/3DS XL são as suas dimensões. No entanto, agora que tenho a possibilidade de testar ambas me sinta bastante mais virado para a 3DS XL, ambas são excelentes companhias de viagem e apresentam-se com dimensões bastante adequadas para o jogo móvel.
No entanto, gostaria de realçar a principal mais-valia que a 3DS XL apresenta face à sua irmã mais velha, o tamanho do ecrã principal de jogo. Apresentando um ecrã de jogo aproximadamente do dobro da área da mais antiga 3DS (tem 4,88 polegadas), a jogabilidade na 3DS XL é bastante melhorada. Como poderemos ver no próximo parágrafo as suas dimensões continuam a ser elegantes, não havendo grande aumento de incómodo no transporte mas, mais importante ainda, essa duplicação do tamanho do ecrã de jogo reflecte-se duma forma bastante positiva na jogabilidade aumentando a área visível, aumentando o tamanho da ação e com perda de resolução mínima.
Fechada, a consola Nintendo 3DS XL mede 15,6 cm de largura x 9,3 cm de altura e 2,2 cm de grossura contra os 13,4 cm de largura x 7,3 cm de altura e 2 cm de grossura da 3DS.
O peso da 3DS/3DS Xl apresenta apenas uma diferença de 100 gr entre ambas, tendo a 3DS normal um peso de 226 gramas o que faz com que jogar Nintendo 3DS ou 3DS XL não se torne muito pesado para as mãos e pulsos. A 3DS XL traz consigo também uma novidade que consiste em mais uma posição para o ecrã, tornando assim mais fácil jogar com ela numa mesa, ao colo, …
Voltando ao tópico original da mobilidade, existe um outro fator que faz com que a 3DS/3DS XL sejam ótimas companhias de jogo, e em qualquer lado, a Autonomia. Se hoje em dia queremos levar as nossas consolas para qualquer lado e jogar sempre que quisermos, convém que as mesmas tenham uma autonomia decente, certo?
Apesar de ser algo contra o qual me costumo insurgir o que é certo é que as cerca de 5 horas de jogo da 3DS e as perto de 6,5 horas da 3DS XL são valores bastante bons e que já permitem, por exemplo, vir de Guimarães a Lisboa de transportes sempre a jogar.
Bem, conforme vimos, quer a Nintendo 3DS, quer a sua irmã mais nova, a Nintendo 3DS XL estão devidamente preparadas para a vida moderna de constante mobilidade. Se a todas estas características mencionadas acima juntarmos, um 3D apelativo, gráficos aliciantes e uma boa lista de títulos jogáveis e para todas as idades pode-se considerar que a Nintendo 3DS/3DS XL se encontra mais que preparada para nos acompanhar para todo o lado.
E nessas deslocações muitas vezes queremos guardar recordações certo?? Em breve iremos fazer uma tour pelas capacidades da consola da Nintendo em guardar memórias e de como dar-lhes um pouco do nosso toque pessoal ...
Este artigo encontra-se no âmbito do passatempo Visita Guiada Nintendo 3DS que o Pplware está a lançar em parceria com a Nintendo. Podem ver mais informações aqui.
Site Oficial da Nintendo Ibérica
Dúvidas acerca da conectividade da Nintendo 3DS/3DS XL
Este artigo tem mais de um ano