Nights of Azure chega no dia das mentiras…
...mas não é mentira alguma.
Trata-se da chegada à Europa do mais recente RPG (Role Playing Game) da Gust, Nights of Azure.
Este titulo de emoções e sentimentos fortes chega assim ao mercado europeu no próximo dia 1 de Abril, após o seu lançamento original em terras orientais (sob o nome ‘Yorunonai Kuni’).
Venham conhecer um pouco mais sobre Nights of Azure.
Nights of Azure é um jogo pesado que apresenta a sua história em redor da amizade trágica de duas amigas, aos quais o destino lhes traçou inúmeros desafios a serem ultrapassados, sendo na sua maioria, desafios morais e de questões que chegam a colocar em causa os valores da amizade.
Estamos perante um jogo que aborda as questões da amizade, lealdade, carinho, sinceridade, honestidade de forma muito crua e cruel, onde as decisões tomadas ao longo da aventura vão dilacerar os nossos personagens (e o próprio jogador, quem sabe) tendo impacto no próprio desenrolar do jogo.
Este novo IP da Gust, passa-se no Reino de Ruswal, numa ilha imaginária situada no Mar do Norte (North Sea). A ilha encontra-se eternamente assolada por demónios e poucas pessoas têm as skills ou capacidades necessárias para lutar contra estes monstros.
A noite é dos demónios e poucas pessoas se aventuram a sair depois do escurecer. No entanto há esperança e os Curia (Knights de Ruswal) são uma força de elite treinados para lidar com estes seres demoníacos.
Em Nights of Azure, personificamos Arnice, uma habitante de Ruswal que, assente num conjunto de habilidades especiais que possui se torna numa guerreira poderosa e que, com a ajuda da sua amiga Lilyse, embarca numa jornada para derrotar estes demónios e trazer paz e ordem à ilha. Arnice é, como podem imaginar desde já, um elemento da Curia.
Entretanto Arnice tem sangue de demónio a correr-lhe nas veias sendo assim um dos poucos seres humanos que consegue tocar no sangue dos demónios e não morrer. Mas mais que isso ... o facto de também ter parte demónio permite-lhe transformar-se inclusive em Demónio e ter acesso a um conjunto de habilidades e poderes próprios, como o de invocar monstros (Servans) para ajudar em combate.
Estes monstros invocados em combate, os Servans, podem representar auxilio em variados aspectos. Alguns podem ser invocados como curadores, outros podem ser invocados para atacar os inimigos ou para defender Arnice, alguns serão magos com poderes especiais. Haverão bastantes diferenciações entre os Servans invocados e cada qual poderá ser receber upgrades ao longo da aventura.
Antes de cada missão, o jogador terá de escolher até 4 Servans para utilizar quando as coisas aquecerem o que fará certamente com que o jogador os tenha de conhecer bem e de delinear sensatamente a estratégia para cada missão.
Arnice pode transformar-se em demónio mas essa habilidade depende em parte dos Servans que convocou para a missão em questão. Cada Servan apresenta um Transformation Factor e a soma dos pontos dos 4 Servans invocados decide qual o tipo de demónio no qual Arnice se pode transformar.
- Demon Form que permite a Arnice manipular fogo e será a forma básica
- Rabbit Form que lhe atribui uma velocidade sobrenatural
- Phantom Form, atribui a Arnice o poder de se transformar num demónio sniper com grande poder de ataque à distância
- Armor Form, tal como o nome indica permite a Arnice um aumento de atributos ofensivos e defensivos
- Nightmare Form, permite a Arnice transformar-se num demónio super poderoso e quase invencível
Ao longo do jogo e com o decorrer dos combates Arnice vai-se especializando no uso, não só dos seus poderes demoníacos, como no uso de um até 5 número categorias de armas, incluindo um Battle Hammer que causa danos maciços, uma Adaga que provoca sangramento ou uma Longsword que possibilita o aumento de bónus de ataque.
No entanto, desde cedo se apercebe que a luta contra os demónios é bem mais complicada do que parece e que vai envolver muito mais dela e da sua amizade com Lilysse que aquilo que se poderia estar à espera. A própria amizade entre Arnice e Lilysse vai estar no centro do jogo e o destino dessa ligação entre ambas vai ser colocada em risco a todo o momento.
Alguns outros personagens terão grande importância no decorrer do jogo. Por exemplo, Simon, um manager de um hotel que tem uma ligação com a Curia, Professor Alucard que é um médico que gosta de provocar Azuer ou Lloyd um mercador que vende e compra itens perto do hotel. Todos estes personagens NPCs terão a sua dose de relevância no decorrer da acção e na direcção a tomar. Existe ainda Corinne uma knight anciã que se encontra num museu em Ruswal e que oferece a Arnice valiosos conselhos.
No entanto, há ainda um grupo de outros personagens muito especiais como Christophorus e Mistral, ambos demónios de puro sangue e que não apresentam ameaça alguma para os humanos, surgindo assim na aventura como advisors e aliados.
E é com este grupo de aliados e amigos que Arnice embarca na sua aventura rumo ao final do jogo e ao final da sua amarga incerteza. O final de Nights of Azure, mais que um ponto final sobre a aventura, será um culminar de todas as decisões tomadas pelo jogador ao longo da aventura e determinará o destino da amizade entre Arnice e Lilysse.
Keisuke Kikuchi (Fatal Frame, Deception IV) foi o mentor por detrás de Nights of Azure criando uma ambiência pesada, negra ao jogo, indicando assim uma nova direcção da própria Gust.
Nights of Azure será lançado para Playstation 4 a 1 de Abril de 2016.
Este artigo tem mais de um ano
Só acredito quando vir.
…joking!! Ehehehehehh