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Microsoft prepara jogos para Windows, Windows Phone 7 e Xbox

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pois says:

    pois…excelente :D…

  2. avlis rotiv says:

    Boa novidade…
    (“Este passo agiganta o processo…”)

  3. Paulo Silva says:

    Muito bom … Penso que é uma evolução lógica e que faz todo o sentido.

  4. Isto tem potencial mas vai restringir (e muito) o tipo de jogos desenvolvidos porque a capacidade de cada dispositivo é bastante diferente.

    No entanto, se for bem aproveitado, será bem engraçado podermos ter o jogo “no mesmo ponto” em todo o lado 🙂

    • Alexsandro says:

      Estava a pensar na mesma coisa…

      Por exemplo se tiver uma Xbox ela corre o jogo que é uma maravilha, agora como vou correr o mesmo no meu pc velhinho com o mesmo desempenho?

      Não estou a criticar, até porque é uma grande ideia para os amantes dos jogos então deve ser a loucura total XD

    • caco says:

      è a morte do artistas conhecido como iphone lol

      os requisitos para correr o windows phone 7 são gpu grafico similar ao do zuneHD Nvidia tegra2 é quase obrigatorio ou outro com suporte open gls 2.0 superior ao snapdragon do HD2 …

      os Rumores dizem que windows phone da Microsoft vem equipado com chip 3d Tegra 2 da nvidia ou seja uma bomba de topo só assim e possivel correr grandes jogos e com qualidade superior a qualquer iphodes ou PSP

      cumprimentos

  5. João Melo says:

    Este passo acabou com a concorrencia…
    Android só funciona em Android, Iphone estupidamente só funciona em Iphone, agora imaginem todos aqueles programadores que estavam limitados a uma plataforma, criarem para uma venderem para todas. Negócio da china. Grande reviravolta da Microsoft.

    • Paulo Martins says:

      Achas? Qualquer jogo de Android facilmente se poderá correr num Linux, qualquer jogo iPhone facilmente poderá ser corrido num Mac, depois qual é a verdadeira inovação? Se apenas 90% do código do jogo é igual quer dizer que 10% do código terá que ser desenvolvido para puder correr numa plataforma específica, agora se nós temos um jogo para Android em Java e quiser-mos corre-lo em PC, digo eu que o processo para alterar o jogo não seja muito diferente, basta alterar os modos de input do jogo e pouco mais.

      Para além disso estes tipos de jogos é para puro prazer, notaram como o jogo era simples, usar o mesmo código para correr em 3 plataformas diferentes faz com que não se tire o real partido de nenhuma plataforma. O jogo nunca poderá tirar partido nem do PC nem da XBOX para correr no telemóvel, e mesmo no telemóvel nunca poderá tirar partido de nenhuma característica única que ele tenha.

      Se uma coisa eu sei de programação é que código genérico e código extremamente eficiente, são duas coisas difíceis de obter em simultâneo. Ou se cria um código genérico, capaz de correr em tudo, ou se cria código para tirar partido de um hardware específico. Foi com a segunda filosofia que as consolas que com hardware inferior aos PC’s conseguem maior rendimento em certos jogos.

      • L.Mata says:

        Falar sem saber é sempre má ideia. Fazemos figura.

        Informa-te acerca do que é o XNA e depois volta aqui e comenta novamente vá 😉

        O XNA é a plataforma de desenvolvimento que se integra com o Visual Studio e que permite fazer criar jogos que correm em PC e XBOX 360 já hoje. Já havia também suporte para o ZUNE à uns tempos se bem que apenas pata jogos 2D.

        O que a MS agora vem fazer é abrir isto também para o windows phone e mais… abrindo a 90%.

        Qualquer programador de palmo e meio e que tenha dois dedos de testa saberá isolar os 10% de código que não pode ser partilhado, e facilmente adapta-lo a cada plataforma. 90% de cobertura de código compatível é brutalmente apetecível para as empresas que criam jogos, porque vão poupar nada mais nada menos 90% de tempo de desenvolvimento para cada novo dispositivo que suportem.

        Quem não percebe o que isto significa… faz este tipo de comentários.

  6. ajbadboy says:

    O conceito é bom mas por enquanto é uma treta, vai ser só joguitos tipo copas, solitario, etc porque para correr num windows mobile tem de ser muito limitado especialmente a nível gráfico.

    • dajosova says:

      eheh, joguitos tipo copas dizes tu… pois bem; lembra-te dessas palavras e de quantos são hoje!
      😉

      P.S.: E não concordo que tenha acabado com a concorrência, pois só vai fomentar o desenvolvimento de plataformas online, onde o processamento é feito na cloud.

      • a Friend® says:

        Copas também não digo, mas também não vai ser nenhum “Call of Duty 4” … nem nada do genero.

        Isto é só para dar asas ao Windows Mobile que se encontra atrasado face à concorrência.

        PS3 tem um forte conjunto com a PlayStation Portable… Nintendo Wii forte conjunto com a Nintendo DS… Apple ganhou imensa força com o iPhone/iPod Touch nos jogos, em especial o iPod Touch, que já vende mais jogos que a PSP..

        Ou seja, isto é apenas uma forma de por o Windows Mobile mais activo, e manter os jogadores na Xbox Live.

        Jogadores PC vão continuar sacrificados.. eles também prometeram a uns anos que o Live da XBOX iria ser possivel jogar com o Live do PC… e só saiu poucos titulos, como foi o caso do HALO…

        Vejam o exemplo do GTA IV, que quem tem para PC sabe concerteza do que estou a falar. Tem o Windows Live para jogar via net, e é simplesmente um sistema ridiculo, onde quem comprou o jogo mal o pode jogar online porque não tem qualquer sistema de protecção anti-cheaters nem nada… ou seja, é um sistema cheio de promessas e pouca atitude e qualidade.

      • caco says:

        por acaso tas muito enganado

        tenho no meu HD windows mobile excelentes jogos …

        Aphalt4
        Ferrari
        worms 2010
        Resco snake
        Resco bubble
        Teeter

        e alguns jogos em 3D com bons graficos a usar aceleração 3d openGls
        como

        Xtrack
        Need for speed
        experiment

        e recentemente encontrei um site com montes de jogos e app ppctuga.net

    • caco says:

      nada disso o zune Hd ja provou ter graficos superiores ao de uma PSP … claro que os requisitos para o windows phone 7 vao ser brutais como o chip Tegra2 da nvidia ou similares ….
      so assim é possivel correr um jogo com qualidade de uma xbox portatil no windows mobile e que arruma de vez com iphone e PSP

      vasta ver os videos do zuneHD a correr o PGR ferrari quase tao bom como na xbox e superior a versão PSP claro que chip tegra no leitor portatil da microsoft é uma bomba tecnologica lol

      cumprimentos

  7. Alves says:

    Cada plataforma pode ter o jogo com a qualidade necessária para o correr (por exemplo, resoluções diferentes), no entanto o jogo terá que ser igual em todas as plataformas (por exemplo, níveis e modo de os passar) e o modo de gravar o jogo ser igual, o que torna viável este projecto mesmo em jogos de “topo”.

    Um abraço

  8. MordAFoca says:

    Eu nao me importaria de deitar fora o poder grafico da XBOX360 se fosse para jogar Worms World Party com amigos em PDA’s ou PC =)

  9. kekes says:

    Isto será espetacular no mundo dos IndieGames 😀 jogos estes que eu adoro, as vezes compro um ou outro.

    Isto não tem a haver com o XDA?

  10. a Friend® says:

    Não é mau, mas também nada de mais porque quem tem PC ou XBOX360 só vai receber jogos “limitados” para que estes sejam compativeis com o Windows Mobile… trata-se de jogos simples.

    Quanto a jogos à séria, como é o Alan Wake da Microsoft e que após anos a fio de adiamentos, sabe-se “agora” que será um exclusivo da XBOX360 (Jogo este que foi anunciado antes para PC, com promessas do tão revolucionário DirectX 10).

    Este anuncio é puro markting para puxar clientes à exclusividade Xbox… já que em PC nem a Microsoft tem sido amiga dos jogadores com tantos jogos retirados para dar exclusividade à XBOX.

    Empurrão multi-plataforma? Obvio que não.. é mais um “puxão” para o mundo Microsoft. O mundo dos jogos sempre foi e sempre será multi-plataforma, já que os exclusivos é o que fazem as consolas vender ainda mais.

  11. Pois says:

    pois…o que se esquecem é que não apenas o mesmo TITULO para 3 plataformas é poderem jogar o mesmo JOGO nas 3 plataformas sem perda de dados na passagem de uma para as outras…será optimo estar a jogar em casa no PC ou na Xbox guardar o jogo e jogar noutro lado qualquer no telemovel recomeçando no nivel em que ficamos…e os titulos vão estar a anos luz das “copas” de certeza…mas como é Microsoft vamos lá reduzir isto a fraquinho tipico…

  12. Ocasional says:

    Não sabiam ensinar o gajo a jogar antes da apresentação??? XD

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