Meganoid – nostalgia pixelizada no seu smartphone
A fórmula de jogos 2D que tanto encantou gerações, foi ressuscitada nas recente vaga de entretenimento para Smartphones. Alías, frequentemente os nossos leitores fazem-nos chegar sugestões para darmos a conhecer jogos para Android ou iOS do mesmo estilo do afamado Super Mario. Claro que à Nintendo interessa-lhe manter controlo sobre os seus títulos e certificar-se que apenas correm nas suas consolas.
Não é de estranhar que alguns clones que existam tenham curto período de tempo de vida no market ou na app store. Mas existem alternativas que seguem a mesma fórmula.
O Meganoid, faz-nos recuar ao passado onde, devido ao limitado poder de processamento das consolas ou máquinas de arcade (que saudades), os jogos eram pixelizados. A Orange Pixel (criadora deste título), faz uso inteligente deste aspecto retro para cativar uma faixa etária diversificada de jogadores que vai desde o pequeno ao graúdo. A título de curiosidade o próprio nome surgiu da fusão de dois clássicos; o Megaman e Metroid.
O utilizador controla uma de duas personagens à escolha o Hero e o Sarge, cuja a missão é salvarem o mundo. A fórmula do jogo é baseada no género de plataformas 2D , mas neste caso o jogador apenas pode executar no máximo dois movimentos: saltar ou andar .
Os controlos são puramente tácteis, como se pode ver na figura seguinte, logo caso possua um smartphone com um ecrã preciso... o entretenimento é garantido! O jogador pode ainda usufruir, como movimento especial, o duplo salto, tendo para isso que carregar no botão saltar uma segunda vez quando o jogador vai no ar.
Quanto à restante dinâmica o jogador deve apanhar o maior número de diamantes que conseguir. Os diamantes podem estar à vista ou podem estar escondidos em passagens secretas algures nos muros, por isso salte e explore bastante os limites de cada nível. No caso de conseguir apanhar todos os diamantes de um nível ou conseguir terminá-lo rapidamente ganha uma bonificação.
Mas não está sozinho na encruzilhada, irá encontrar pelo caminho objectos mecânicos que por exemplo se movem, disparam contra si ou mesmo seres alienígenas. Para alguns destes obstáculos pode desviar-se saltando, mas para outros, pode socorrer-se de caixas que deve apanhar e arremessar para arrepiar caminho.
O conjunto de controlos minimalista poderá levar a crer que este jogo é uma brincadeira de criança. Mas não podia estar mais enganado quem assim pense, aliás os primeiros níveis são apenas para aquecer já que a dificuldade irá piorar... e bastante. Alguns níveis só os consegui passar repetindo meia dúzia de vezes. De plataforma em plataforma e com inúmeros obstáculos e fossos com picos “afiados” é preciso muita perícia. Pode assistir de seguida a uma demo do Meganoid:
Um dos grandes atractivos deste jogo é ser muito pouco exigente e nível de requisitos. O seu aspecto simplista, sugere que foi concebido para correr em qualquer Smartphone desde o mais modesto Optimus Boston até ao iPhone 4. Claro que os possuidores do Android, no caso do Meganoid não ficarão em desvantagem com os do iPhone porque o retina display não tem qualquer utilidade visual.
Pelo contrário, este pequeno jogo para Android é gratuito (suportado por publicidade) e para iPhone terá que desembolsar uma modesta quantia de 1.50 euros (mas vale bem o dinheiro).
Experimente e faça de novo uma viagem ao passado quando saltava aquele compromisso escolar, só para ficar uma tarde toda só a jogar títulos do género.
Este artigo tem mais de um ano
Um pouco offtopic: que jogo é que aconselham para android que seja viciante? Não tenho como requisito aqueles todos bonitinhos, basta algo como o género deste aqui apresentado em 2D ou coisas simples. Dou um exemplo: Drag Racing. Devo admitir que é um jogo simples mas viciante, o problema é que chegando ao topo perde um pouco esse vício.
E claro, se der para jogar online assim como o que mencionei dá, melhor ainda!
Acrescento mais até: ao pedir a opinião dos utilizadores quanto a um jogo, aproveito e desafio também o Pplware a fazer um top10 de jogos para android. Que tal? 🙂
Experimenta este e não te vais arrepender. Parece-me que tem os condimentos que desejas 🙂 Já conhecia e o jogo não é tão fácil quanto parece.
Experimentei este aqui falado no pplware e sinceramente não me cativou assim muito. De facto, é algo assim que quero, mas não sei por que razão mas não gostei.
Vamos a ver o que vai aparecendo com o tempo. 🙂
Experimenta o iRunner tambem 🙂
Muito engraçado, vou testar. não sou grande fã dos controles no touch mas se o jogo tiver uma boa longevidade será óptimo para as viagens.
Se o teu smartphone tiver trackball, aproveita e usa-a para saltar. Ganhas precisão 😉
Alexandre podes mudar os controlos e há para todo os gostos:
– Podes controlar o “boneco” movendo para o lado esquerdo e direito conforme a posição que queres ir (utiliza o acelerómetro do smartphone) e carregares em qq sitio para saltar (é como é apresentado no video)
– Podes utilizar um comando wiimote se tiveres uma wii
– Podes usar dpad ou teclas fisicas se o teu smartphone tiver teclado fisico.
– Podes usar os controlos convencionais claro
Não há mm desculpas nesse aspecto para não testar quem é apreciador deste tipo de jogos.
Como eu detesto ver algo a dizer que é para smartphones e na realidade é só para alguns…. 🙁 os nokia symbian já não são smart?
Graças ao seu novo CEO deixaram de ser smart de facto..
Olá,
Tenho um HTC tattoo com a rom original e o jogo não bomba.
Alguém o mesmo problema?
Obrigado