A Magia dos Jogos de Tabuleiro – Jogos que todos deviam jogar uma vez na vida!
A Magia dos Jogos de Tabuleiro está de volta ao Pplware. Aqui iremos dar-lhe a conhecer mais deste mundo dos jogos de tabuleiro modernos.
Hoje mostramos 5 jogos que todos nós devíamos ter ou, pelo menos, jogar uma vez na vida! Além disso, vamos continuar a falar sobre mecânicas de jogo.
5 jogos de tabuleiro que todos deviam jogar uma vez na vida!
Esta semana o nosso vídeo é dedicado a 5 jogos que todos deveriam ter ou, pelo menos, jogar uma vez na vida. São, ao fim ao cabo, 5 clássicos dos jogos modernos.
Outras mecânicas de jogo
Nem sempre a astúcia ou estratégia são os elementos predominantes nos jogos de tabuleiro. Por vezes, existe também o fator sorte, embora não seja muito apreciado pelos jogadores mais exigentes.
O rolar dos dados também pode ser uma mecânica divertida e com muitas possibilidades no que diz respeito às decisões que podem ser tomadas durante o jogo. Rodar os dados e escolher opções baseadas no seu resultado pode ser um dos usos que se dá. No entanto, nem sempre que se usam dados o fator sorte está presente. Um dos casos mais recentes é o do jogo Sagrada (imagem acima).
Este jogo, além de ser baseado de facto no seu resultado, exige intuição. Um pouco ao estilo de soduko para os colocarmos no nosso tabuleiro individual.
Já que falamos de dados, existe uma mecânica que agora está muito em voga que se chama Roll and Write. Consiste em rodar os dados e ir preenchendo, numa folha de papel, determinados objetivos.
Um exemplo é o That's Pretty Clever (imagem acima), onde temos que ir selecionando dados e, ao mesmo tempo, ter em atenção os que deixamos de fora, pois podem ser aproveitados pelos nossos adversários.
Para o próximo episódio vamos ensinar a jogar mais jogos nacionais, a não perder!
RIACON em Estarreja
É já a partir do dia 17 até ao dia 19 que, em Estarreja, se realiza a RIACON, mais um evento de jogos de tabuleiro a não perder! A entrada é livre e não precisa de saber jogar, pois quem lá está, está preparado para ensinar. Poderá divertir-se imenso, apareça por lá!
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo, Maria Inês! Que saudade dos jogos de tabuleiro! Xadrez, dama, tômbola, todos os que utilizam dados, os citados acima, etc. Neste mundo preso aos smartphones, jogos eletrônicos, faz muita falta os jogos de tabuleiro que estimulavam o uso da memória, raciocínio, etc. Nada substitui um bom jogo de xadrez. 🙂 Saudações.
Obrigado pelo comentário , estamos a falar de jogos de tabuleiro modernos , é certo que o xadrez é uma referencia, mas isto é outra onda, menos assustadores que o xadrez
Eu que agradeço, caro João Maria. Bom, damas não é moderno, mas é um jogo de tabuleiro bem simples e jogados por muitos. Dominó também é muito jogado e gostoso, embora não seja propriamente um jogo de tabuleiro, mas é um jogo que se joga com amigos frente a frente igual aos citados acima. Porém, entendi que o artigo é mais sobre jogos modernos. É que um assunto leva ao outro. Saudações. PS: xadrez não é um jogo assustador se jogado sem intenção de títulos e mídia acompanhando.
Aqui no Brasil é uma febre de muitos jogos de tabuleiro, Scythe, Terra Mystica, Power Grid e Puerto Rico são os meus favoritos. Minuta esposa gosta muito do Seven Wonders.
Esses também estão nos meu preferidos, mais tarde irei falar deles, obrigado pelo comentário
Caro João Maria Pimentel, meus cumprimentos. Só agora percebi que o artigo acima foi escrito por você. Então, agradeço-lhe pelo excelente artigo e vou experimentar estes novos jogos de tabuleiro. Saudações.
Bom post!
Obrigado