Lively – o novo mundo virtual do Google
O Google acabou de lançar o que pretende ser uma nova aposta no mundo dos chat-rooms virtuais.
À semelhança do Second Life, o Lively permite que os seus utilizadores escolham um avatar, muito ao estilo de um filme de animação, que pode ser personalizado, e posteriormente entrar em salas de conversação já existentes ou criar salas personalizadas que podem ser adicionadas a sites ou blogs. Com o seu avatar, cada um poderá interagir com outros avatar, "falando" apenas ou executando acções mais humanas como beijos, abraços, rir, chorar, gritar e muito mais.
O Lively surgiu de uma iniciativa da engenheira Niniane Wang, que queria uma "web social menos estática". Niniane diz que em pesquisas surpreende-se com o facto de as pessoas considerarem muito mais significativo receber um abraço animado do que ver o texto "[[hug]]" (abraço em inglês) escrito na ecrã.
Desta forma, ela usou os 20% do tempo de trabalho que os funcionários do Google têm para se dedicar a projetos pessoais. O Orkut é outra ferramenta criada desse modo. Segundo Niniane, "se entrar numa sala do Lively que está no seu blog ou site favorito, poderá ter uma noção dos interesses do criador daquela sala, através da decoração e do ambiente escolhido". "Está integrado na Internet. Não é um destino alternativo", afirmou Niniane Wang. "A nossa intenção é complementar a vida real de cada um".
Para o utilizar, o utilizador deve instalar o cliente oficial, que funciona apenas em Windows e acedê-lo através do browser (Internet Explorer ou Firefox).
A meu ver, temos aqui uma aposta interessante da Google, que peca no facto de apenas estar disponível para Windows, mas que num futuro muito próximo será alargado para Mac, segundo a programadora. "O dinheiro e programabilidade são questões que a empresa tem muito em conta, de facto. Um cliente Mac OS X é também uma grande prioridade", acrescentou.
Vídeo de apresentação:
Será que o Lively atingirá a complexidade do Second Life, o qual todos nós conhecemos, ou pelo menos ouviu falar? Ficaremos atentos à evolução desta nova aposta do Google.
Licença: Freeware Sistemas operativos: Windows XP/Vista com IE/Firefox Download: Lively [468KB] Download: Lively's Getting Started Guide Homepage: Lively
Este artigo tem mais de um ano
Link errado…
Corrigido, obrigada 🙂
Tremenda DECEPÇÃO!!
Gimmicky, gimmicky, gimmicky. Não sei como é que o pessoal cai nestas…
Ainda tem muitas arestas para limar…. mas não deixa de ser uma ideia engraçada ^^
é
gostei já tenho o leiria room
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=12661
Não gostei: o conteúdo só pode ser criado por empresas ligadas ao google, e parece que o formato é 100% fechado (nada de vrml).
+ 1) DECEPÇÃO.
Tentei entrar e ele carrega a sala mas aparece sempre que está a entrar e nunca muda -_-
Ao meu ver é apenas um beta release que traz poucos recursos no que diz respeito a tudo! Um projeto que deve ser ainda bem trabalhado e polido, já que pelo pouco que testei ele conseguiu travar o firefox duas vezes (-_-)’ outro ponto, ele mal foi lançado e já está cheio de conteúdo pornô… também aprovaria o fato de implementarem uma equipe moderadora de conteúdo.
Abraços.
@gNOn: acho que o problema é maior que isso: é tecnologia fechada.
Imagine como seria se o conteúdo criado para o Second Life fosse 100% compatível com o Lively, Quake, CS ou Whatever! Agora, imagine se fosse possível criar “pontes” entre essas realidades virtuais, transformando tudo em uma coisa só, assim como é a WWW de x/.HTML’s.
Este programa ja tinha sido lançado no dia 8 deste mês, mas não me é nada atractivo, já esperimentei, é uma eternidade para entrar numa sala de chat, não deixa de ser inovador, mas nao deixa tambem de ser dispensavel.
http://www.tuga4all.pt.la
.. já agora porque não uma sala PPLWARE ?
Excelente.. 😉
Sugiro que experimentem também o imvu. é na minha opinião muito mais bem concebido e tem muito mais conteúdos.
Só uma advertência: pode tornar-se viciante 😉
http://www.imvu.com
Nossa, eu sou residente do Second Life a mais de um ano. E acabei de conhecer o Lively… que por enquanto é apenas um “chat engraçadinho”. Nada contra pode até ser legal para quem quer conhecer pessoas. Mas por favor, falar que é parecido com Second Life… ahahahahah…. nem perto. O Second Life é uma vida paralela à vida real.